Brasil e Portugal terão cooperação na área de submarinos

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Koslova
Sênior
Sênior

#1 Mensagem por Koslova » Qua Mar 21, 2007 6:21 pm

Brasília, 21 Mar (Lusa) - As forças armadas do Brasil e de Portugal poderão exercer uma cooperação futura na área dos submarinos, afirmou nesta quarta-feira à Agência Lusa o chefe da delegação do Estado-Maior da Armada portuguesa, almirante João Carvalho Abreu.

O almirante veio a Brasília participar da 5ª Reunião do Estado-Maior das Marinhas do Brasil e de Portugal, que acontece de dois em dois anos, alternadamente, em cada país.

Segundo o oficial, a chegada dos submarinos alemães classe 209 PN a Portugal, em 2010, em substituição aos antigos de origem francesa, da década de 60, permitirá que esta seja uma futura área de cooperação com o Brasil, que também tem submarinos alemães e está expandindo sua frota.

O almirante Carvalho Abreu lembrou que o custo dos dois U-209 PN é de 1 bilhão de euros (cerca de R$ 2,7 bilhão) e que os submarinos estão sendo construídos em Kiel, Alemanha, nas instalações do estaleiro Howaldtswerke Deutsche Werft (HDW).

O Brasil já participa de exercícios navais da marinha portuguesa e vice-versa, mas sua participação em operações no âmbito da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) depende, entretanto, de uma autorização especial da própria organização.

Chegada da corte portuguesa ao Brasil

Na 5ª Reunião do Estado-Maior das Marinhas do Brasil e de Portugal, os oficiais dos dois países trocaram informações sobre assuntos de natureza operacional em várias áreas, como aquisição de novos meios, treino e intercâmbio, tendo manifestado a intenção de celebrar com eventos culturais os dois séculos da chegada da corte portuguesa ao Brasil.

"Pela parte de Portugal há um interesse de celebrar a partida da marinha portuguesa em 29 de novembro de 1807, com chegada em 22 de janeiro de 1808 a Salvador e a 7 de março ao Rio de Janeiro", afirmou o almirante Carvalho Abreu.

Além disso, ficou acordado que o veleiro português Sagres vai participar do desfile naval em setembro, no Rio de Janeiro, nas comemoração do bicentenário do nascimento do patrono da Marinha do Brasil, almirante Tamandaré.

"É o veleiro mais bonito do mundo, até porque ostenta as Cruzes de Cristo", afirmou Carvalho Abreu.

Troca de informações

O almirante disse ainda que a intenção das Marinhas do Brasil e de Portugal é melhorar ainda mais a qualidade das trocas de informação.

A delegação da marinha portuguesa, composta por três oficiais, viaja nesta quarta-feira para o Rio de Janeiro, onde visitará o arsenal da Marinha do Brasil, o centro de análises de sistemas navais, a Empresa Gerencial de Projetos Navais (Emgepron), o Corpo de Fuzileiros Navais, além de uma embarcação e do Museu Naval.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6597 vezes
Agradeceram: 6930 vezes
Contato:

#2 Mensagem por Túlio » Qua Mar 21, 2007 7:04 pm

Não sei se é o veleiro mais bonito do mundo, mas sem dúvida é um seríssimo concorrente ao título...

Imagem

cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1213 vezes
Agradeceram: 3070 vezes

#3 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Mar 21, 2007 7:47 pm

Vamos ver no que vai dar...esperemos que não se fique pelas intenções (como a Comunidade Lusófona)! :?

Charlie Golf
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#4 Mensagem por Charlie Golf » Qua Mar 21, 2007 7:58 pm

Óptimas notícias. :D

A cooperação na área dos submarinos faz todo o sentido dado o Brasil se preparar para receber os U-214 e Portugal os U-209PN, que são, basicamente, idênticos ao U-214.
:arrow: http://www.areamilitar.net/Analise/anal ... Materia=15

Na área de Defesa, não têm havido assim tantos protocolos de cooperação entre os nossos dois países como inicialmente se poderia supor, nem mesmo no âmbito da CPLP. Por exemplo, recordo-me que as tripulações dos futuros P-3 Orion da FAB deveriam ser treinadas aqui em Portugal, nomeadamente junto com os P-3P da Esquadra 601 "Lobos", sedeada na Base Aérea do Montijo, mas que esse acordo foi por água abaixo após a escolha da EADS-CASA para modernizar os antigos P-3A.

Esperemos agora que este seja um dos primeiros passos para uma cooperação mais activa entre ambos os nossos países. :wink:

Um abraço,
Carlos Jorge Gomes

"SIC ITUR AD ASTRA"
(Deste modo alcançamos as estrelas)
Jorge Freire
Avançado
Avançado
Agradeceu: 3 vezes

#5 Mensagem por Jorge Freire » Qua Mar 21, 2007 8:31 pm

Túlio escreveu:Não sei se é o veleiro mais bonito do mundo, mas sem dúvida é um seríssimo concorrente ao título...

Imagem

Antes de ir para a Armada Portuguesa foi o brasileiro Guanabara!, e é gêmeo do USCG Eagle!

Não se queixe, não se explique, não se desculpe. Aja ou saia. Faça ou vá embora.
B. Disraeli
soultrain
Sênior
Sênior

#6 Mensagem por soultrain » Qua Mar 21, 2007 9:15 pm

N.R.P. Sagres

O N.R.P. "Sagres" foi construído, em 1937, nos estaleiros Blohm & Voss (Hamburgo), tendo recebido o nome de "Albert Leo Schlageter". Foi o terceiro de uma série de quatro navios construídos para a marinha alemã que incluía o "Horst Vessel" (actual "Eagle" dos Estados Unidos), o Gorch Fock (actual "Tovarish" da Ucrânia) e um outro casco, nunca concluído nem aparelhado. Um quinto navio, o "Mircea", foi propositadamente construído para a marinha romena. O aparelho do navio não concluído encontra-se no actual Gorch Fock, navio-escola alemão, construído em 1958, de acordo com os mesmos planos. Este facto atesta bem o valor das qualidades náuticas dos navios construídos vinte anos antes.
Em 1945, o "Albert Leo Schlageter", danificado durante a guerra, foi capturado em Bremerhaven pelas forças americanas e posteriormente cedido ao Brasil, em 1948.

Em 1962 Portugal adquire-o ao Brasil para substituir o então N.R.P. "Sagres". Este tinha sido também um navio alemão, o "Rickmer Rickmers", construído em 1896, em Bremerhaven. Durante a 1ª Guerra Mundial foi tomado por Portugal nos Açores, no porto da Horta, em 1916. Nessa altura foi-lhe então dado o nome "Flores" e posto à disposição dos ingleses que o utilizaram para transportar material de guerra. Após o final da guerra, o veleiro foi devolvido pela Inglaterra e terminou a sua utilização como navio mercante. Em 1924, é então incorporado na marinha portuguesa, como navio-escola. Esta razão explica o facto de, nomeadamente no estrangeiro, o actual N.R.P. "Sagres" ser muitas vezes apelidado, erradamente, de "Sagres II". Na realidade este é o terceiro navio-escola com o nome "Sagres". O primeiro foi uma corveta em madeira, construída em 1858, em Inglaterra, que armava em galera. Fundeada no rio Douro serviu como navio-escola, para alunos-marinheiros, entre 1882 e 1898.
http://www.marinha.pt/Marinha/PT/Menu/DescobrirMarinha/MeiosOperacionais/Superficie/treino_vela/nrpsagres.htm

Quanto à cooperação, não deve passar de discurso de visita de boas intenções, espero sinceramente que passe da teoria à prática.

[[]]'s

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
henriquejr
Sênior
Sênior
Agradeceu: 384 vezes
Agradeceram: 433 vezes

#7 Mensagem por henriquejr » Qui Mar 22, 2007 1:51 pm

Alguem tem fotos do Cisne Branco para comparar com o navio Portuga? Acho que o nosso é mais bonito!

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#8 Mensagem por Túlio » Qui Mar 22, 2007 2:10 pm

Imagem

U-20 NAVIO-VELEIRO CISNE BRANCO

CARACTERÍSTICAS:
Deslocamento (toneladas): 1.038 ton
Dimensões (metros): 76 m (249 pés) de comprimento, 10,5 m de boca e 4,80 m de calado.
Velocidade máxima: à vela de 11,0 nós e a motor 17,5 nós.
Raio de Ação (milhas): 1.250 milhas
Tripulação: 51 homens, sendo 10 oficiais, mais 31 tripulantes em treinamento.
Armamento: 2 Canhões de Salva 47 mm.

ImagemImagem

cabeça de martelo
Sênior
Sênior

#9 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Mar 22, 2007 2:30 pm

Na minha humilde opinião sem as Cruzes de Cristo não é a mesma coisa...é algo que torna o Sagres verdadeiramente único! :wink:

Sniper
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#10 Mensagem por Sniper » Qui Mar 22, 2007 2:31 pm

As velas Brancas são muito feias. Deveríam colocar algum símbolo relacionado a marinha nelas, como a Cruz de Cristo do veleiro Portugues! :wink:

Imagem
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#11 Mensagem por Túlio » Qui Mar 22, 2007 2:40 pm

Vou contar a história deste desvirtuamento:

Li aquela parte da citação sobre o veleiro tuga e fiquei curioso. Fui à página da MP e puxei a foto: fiquei extasiado, LINDO DE DOER, POWS!!!

Daí quis repartir com os colegas, então foi solicitada a foto do Cisne, também lindíssimo mas, me perdoem os compatriotas, não conheço nenhum que supere o Sagres... :cry:

Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#12 Mensagem por Marino » Qui Mar 22, 2007 3:11 pm

Túlio, mais uma chance: clique no link das fotos e me diga depois se mantêm sua posição.

https://www.mar.mil.br/u20/#

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#13 Mensagem por Túlio » Qui Mar 22, 2007 3:48 pm

Marino escreveu:Túlio, mais uma chance: clique no link das fotos e me diga depois se mantêm sua posição.

Ô cupincha, me adescurpes, não quis ferir teus brios, eis que posso te agarantir que ninguém aqui no DB é mais Patriota do que eu, além de Nacionalista. Tanto que me dói ver colega nosso botando o nosso Presidente abaixo do c* do cachorro ao mesmo tempo em que louva o dos EUA. E nem sou Petista nem Lulista, não gosto de nenhum dos dois, mas os prefiro a qualquer forma de domínio estrangeiro e lutaria por isso. E me injuria ver gente nascida e criada aqui menosprezando tudo o que somos e temos, ao mesmo tempo em que louva as maravilhas que são os europeus e os ianques.

Não obstante, creio que o tuga com aquelas cruzes ARREBENTA!!! Dói de tão lindo...

Não falei que o nosso não o é também, e lembro-te que as duas fotos menores que postei vieram justamente do site que mencionaste.

!!!Valews!!!

Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#14 Mensagem por Marino » Qui Mar 22, 2007 4:06 pm

Caro amigo, nenhum brio ferido. É que eu já tive a oportunidade de ver de perto o Cisne Branco, e é uma maravilha de navio.
Forte abraço.

cabeça de martelo
Sênior
Sênior

#15 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Mar 22, 2007 5:17 pm

Marino escreveu:Túlio, mais uma chance: clique no link das fotos e me diga depois se mantêm sua posição.

Não consigo ver nada...a janela aparece vazia. :(

Responder