Primeiro vôo de uma mulher no Joker
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
Primeiro vôo de uma mulher no Joker
Ontem a Asp.Fernanda Gortz fez o seu vôo no A-29 esquadrão Joker. No vôo a Aspirante teve como companhia o Comandante do Joker, Ten-Coronel Celso, seguindo a tradição da FAB. A data significa um marco na FAB, pois ela se tornou a primeira mulher a voar em um esquadrão de caça.
- BrasileiroBR
- Sênior
- Mensagens: 969
- Registrado em: Seg Jun 19, 2006 12:14 am
- Localização: Brasilia - BRASIL sil sil
- Agradeceu: 4 vezes
- Agradeceram: 16 vezes
- Poti Camarão
- Sênior
- Mensagens: 819
- Registrado em: Ter Mai 23, 2006 10:16 pm
- Localização: Natal - Brasil
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 2 vezes
FAB tem piloto mulher no comando de avião de caça
A carioca Fernanda Gorth, 23, realizou um sonho pessoal na tarde de ontem. A bordo de uma aeronave avaliada em cinco milhões de dólares, foi a primeira mulher brasileira a pilotar uma A-29 Super Tucano, aeronave de combate utilizada no sistema de vigilância da Amazônia. O vôo durou cerca de 80 minutos e partiu da base aérea de Natal, em Parnamirim, às 15h.
‘‘Esse vôo serviu para conhecer a aeronave. Fiquei muito feliz de ter começado essa etapa do curso’’, avaliou Fernanda. A carioca disse que o sonho de ser piloto povoa sua mente desde criança. As influências ajudaram. Ela tem pai e namorado pilotos. ‘‘As pessoas acham diferente, às vezes não acreditam que eu faço isso mesmo, mas quando percebem que é verdade, adoram’’, conta.
O vôo realizado na tarde ontem - de instrução - é etapa do Curso de Especialização Operacional (CEO) que começou no dia 5 de fevereiro. Com duração de 11 meses tem como finalidade preparar pilotos para o combate. Indagada se, havendo necessidade, iria para a guerra, não demorou na resposta: ‘‘Sim’’. A piloto lembra para assumir o posto que escolheu é preciso ter muita dedicação e saber enfrentar dificuldades. ‘‘As condições de trabalho são muito extremas’’, avalia.
Fernanda integra o Segundo Esquadrão do Quinto Grupo de Aviação (2º/5º GAV), Esquadrão Joker - responsável pela formação dos pilotos de caça. O comandante da BANT e instrutor de vôo de Fernanda, tenente coronel aviador Celso Araújo, fez breve avaliação exercício da aluna. ‘‘Esse primeiro vôo é uma adaptação a aeronave. Mas ela voou tranquila para a primeira missão. Ela está acima das expectativas exigidas nesse momento’’, disse.
Antes de pilotar o caça da FAB, Fernanda treinou 30 dias no chão. Mas antes disso, percorreu um longo caminho. Em Entre 1998 e 2006 estudou na Academia da Força Aérea (AFA) na primeira turma formada só por mulheres. Das 11 jovens que concluíram o Curso de Formação de Oficiais Aviadores na AFA, em Pirassununga (SP), cinco estão sendo treinadas em Natal, sendo três na aviação de caça e duas na de asas rotativas (helicóptero). As demais estão em Fortaleza, para treinamento nas aviações de Patrulha, Transporte e Reconhecimento.
Fernanda foi escolhida por uma multinacional a ilustrar o livro das 25 mulheres notáveis do Brasil. ‘‘Achei isso uma loucura’’, disse.
A carioca Fernanda Gorth, 23, realizou um sonho pessoal na tarde de ontem. A bordo de uma aeronave avaliada em cinco milhões de dólares, foi a primeira mulher brasileira a pilotar uma A-29 Super Tucano, aeronave de combate utilizada no sistema de vigilância da Amazônia. O vôo durou cerca de 80 minutos e partiu da base aérea de Natal, em Parnamirim, às 15h.
‘‘Esse vôo serviu para conhecer a aeronave. Fiquei muito feliz de ter começado essa etapa do curso’’, avaliou Fernanda. A carioca disse que o sonho de ser piloto povoa sua mente desde criança. As influências ajudaram. Ela tem pai e namorado pilotos. ‘‘As pessoas acham diferente, às vezes não acreditam que eu faço isso mesmo, mas quando percebem que é verdade, adoram’’, conta.
O vôo realizado na tarde ontem - de instrução - é etapa do Curso de Especialização Operacional (CEO) que começou no dia 5 de fevereiro. Com duração de 11 meses tem como finalidade preparar pilotos para o combate. Indagada se, havendo necessidade, iria para a guerra, não demorou na resposta: ‘‘Sim’’. A piloto lembra para assumir o posto que escolheu é preciso ter muita dedicação e saber enfrentar dificuldades. ‘‘As condições de trabalho são muito extremas’’, avalia.
Fernanda integra o Segundo Esquadrão do Quinto Grupo de Aviação (2º/5º GAV), Esquadrão Joker - responsável pela formação dos pilotos de caça. O comandante da BANT e instrutor de vôo de Fernanda, tenente coronel aviador Celso Araújo, fez breve avaliação exercício da aluna. ‘‘Esse primeiro vôo é uma adaptação a aeronave. Mas ela voou tranquila para a primeira missão. Ela está acima das expectativas exigidas nesse momento’’, disse.
Antes de pilotar o caça da FAB, Fernanda treinou 30 dias no chão. Mas antes disso, percorreu um longo caminho. Em Entre 1998 e 2006 estudou na Academia da Força Aérea (AFA) na primeira turma formada só por mulheres. Das 11 jovens que concluíram o Curso de Formação de Oficiais Aviadores na AFA, em Pirassununga (SP), cinco estão sendo treinadas em Natal, sendo três na aviação de caça e duas na de asas rotativas (helicóptero). As demais estão em Fortaleza, para treinamento nas aviações de Patrulha, Transporte e Reconhecimento.
Fernanda foi escolhida por uma multinacional a ilustrar o livro das 25 mulheres notáveis do Brasil. ‘‘Achei isso uma loucura’’, disse.
- jambockrs
- Sênior
- Mensagens: 2617
- Registrado em: Sex Jun 10, 2005 1:45 am
- Localização: Porto Alegre/RS
- Agradeceu: 427 vezes
- Agradeceram: 180 vezes
Meus prezados:
Comandante da Base Aérea não é o Ten. Cel. Av. Celso Araujo pela simples razão que Comando de Base Aérea é privativa de Coronel Aviador. O Ten. Cel. Celso deve ser o comandante do 2º/5º GAV.
Curso de quatro anos, iniciando em 1998 e terminando em 2006?
Em verdade o curso da Fernanda começou em 2003.
Mas, abstraindo estes pequenos erros, a notícia é muito boa e constitue um "furo", pois próprio site da FAB ainda não deu esta informação.
A Fernanda, que foi pioneira no T-25, agora o é no T-29. Olha a moça fazendo história.
Comprei, hoje, a edição da Aero Magazine. A reportagem está muito boa.
Um abraço e até mais...
Comandante da Base Aérea não é o Ten. Cel. Av. Celso Araujo pela simples razão que Comando de Base Aérea é privativa de Coronel Aviador. O Ten. Cel. Celso deve ser o comandante do 2º/5º GAV.
Curso de quatro anos, iniciando em 1998 e terminando em 2006?
Em verdade o curso da Fernanda começou em 2003.
Mas, abstraindo estes pequenos erros, a notícia é muito boa e constitue um "furo", pois próprio site da FAB ainda não deu esta informação.
A Fernanda, que foi pioneira no T-25, agora o é no T-29. Olha a moça fazendo história.
Comprei, hoje, a edição da Aero Magazine. A reportagem está muito boa.
Um abraço e até mais...