BVR na FAB
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- Sintra
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Tem uns erros engraçados no artigo...
O preço do RAFALE ser menos salgado que o dos outros aparelhos Ocidentais... Quando se desconhece o preço da concorrência Ocidental, os nºs mais recentes do Gripen (oferta à Noruega e Dinamarca) e Tiffie (a mais recente oferta à Turquia) também indicam uma clara descida de preços... Os Russos oferecerem um radar AESA para o SU35... Quando não existe nenhum radar AESA (o "IRBIS" é um desenvolvimento do "Bars" e o que foi testado até agora foi com uma antena PESA) para o Su35...
Ou esta
Por comparação as possibilidades reais da familia Flanker neste momento resume-se ao R77 e a uma familia de misseis, a R27, equivalentes ao Sparrow e ao Super 530 (bom, ok, também tem uma versão IR)...
Outras
A versão Ramjet do R77 foi-se, o bureau que investigava os propulsores ramjet já fechou à uns tempitos, noticia da Janes no longinquo ano de 2005, no mês de Novembro, as noticias mais recentes que têm saido da Russia indicam que os tipos têm andado a trabalhar em versões mais avançadas do R77, mas SEM ramjet...
O R-37 nunca entrou ao serviço, tal como o avião que o deveria transportar, a versão "upgraded" do Mig 31, o R-37M nunca passou de um proposta da Vympel que tudo indica ficou guardada algures num estirador, falta de dinheiro.
Outra
Que eu saiba não existe uma unica descrição que confirme a utilização de materiais compostos na estrutura do SU35 BM, nem na página do fabricante, nem na descrição efectuada pela JANES. A diminuição de peso foi conseguida em relação a um SU30MKI através do abandono da estrutura de "canard" e pelo facto de ser uma versão monolugar por contraponto ao SU30...
Etc...
ps- Se alguém arranjar documentação que prove que eu estou enganado, agradeço que me indiquem (a sério, gosto de andar actualizado sobre estas coisas)
Abraços
O preço do RAFALE ser menos salgado que o dos outros aparelhos Ocidentais... Quando se desconhece o preço da concorrência Ocidental, os nºs mais recentes do Gripen (oferta à Noruega e Dinamarca) e Tiffie (a mais recente oferta à Turquia) também indicam uma clara descida de preços... Os Russos oferecerem um radar AESA para o SU35... Quando não existe nenhum radar AESA (o "IRBIS" é um desenvolvimento do "Bars" e o que foi testado até agora foi com uma antena PESA) para o Su35...
Ou esta
As opções de mísseis BVR são relativamente poucas com o MICA EM e IR e o Meteor. Para diminuir os custos de aquisição a FAB pode pedir a exclusão do IRST (OSF) e dos sistemas de guerra eletrônica sofisticados.
Por comparação as possibilidades reais da familia Flanker neste momento resume-se ao R77 e a uma familia de misseis, a R27, equivalentes ao Sparrow e ao Super 530 (bom, ok, também tem uma versão IR)...
Outras
O Meteor, a versão ramjet do R-77 e o R-37M devem ser as únicas opções no futuro, além do AIM-120D se for disponibilizado pelos EUA.
A versão Ramjet do R77 foi-se, o bureau que investigava os propulsores ramjet já fechou à uns tempitos, noticia da Janes no longinquo ano de 2005, no mês de Novembro, as noticias mais recentes que têm saido da Russia indicam que os tipos têm andado a trabalhar em versões mais avançadas do R77, mas SEM ramjet...
O R-37 nunca entrou ao serviço, tal como o avião que o deveria transportar, a versão "upgraded" do Mig 31, o R-37M nunca passou de um proposta da Vympel que tudo indica ficou guardada algures num estirador, falta de dinheiro.
Outra
será duas toneladas mais leve com o uso de materiais compostos na estrutura.
Que eu saiba não existe uma unica descrição que confirme a utilização de materiais compostos na estrutura do SU35 BM, nem na página do fabricante, nem na descrição efectuada pela JANES. A diminuição de peso foi conseguida em relação a um SU30MKI através do abandono da estrutura de "canard" e pelo facto de ser uma versão monolugar por contraponto ao SU30...
Etc...
ps- Se alguém arranjar documentação que prove que eu estou enganado, agradeço que me indiquem (a sério, gosto de andar actualizado sobre estas coisas)
Abraços
Você tem os documentos que dizem isso? Veja bem, DOCUMENTOS. Artigo de revista, notícia e tal não vale. Só serve DOCUMENTO. De antemão, acho que documento no caso só se for do governo russo, pois que é o único com capacidade e autoridade para gerar documentos relativos a aviões russos.
Os preços. Todos baixaram, mas o Rafale na oferta ao Brasil baixou mais, a ponto de tornar-se uma opção ante o SU-35. Qaunto? Não sei, não tenho o documento.
Os preços. Todos baixaram, mas o Rafale na oferta ao Brasil baixou mais, a ponto de tornar-se uma opção ante o SU-35. Qaunto? Não sei, não tenho o documento.
- Sintra
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Carlos Mathias escreveu:Você tem os documentos que dizem isso? Veja bem, DOCUMENTOS. Artigo de revista, notícia e tal não vale. Só serve DOCUMENTO. De antemão, acho que documento no caso só se for do governo russo, pois que é o único com capacidade e autoridade para gerar documentos relativos a aviões russos.
Os preços. Todos baixaram, mas o Rafale na oferta ao Brasil baixou mais, a ponto de tornar-se uma opção ante o SU-35. Qaunto? Não sei, não tenho o documento.
Sim, Carlos, praticamente tudo o que afirmei em cima vem directamente dos respectivos construtores... ou da força aérea Russa...
Se forem ao site da Knaapo, na descrição do SU35 BM não aparece uma unica menção a materiais compósitos, só conheço outra descrição do SU35 BM que é a da Janes, também não refere materiais compósitos.
O Mig31BM nunca entrou ao serviço, isso é confirmado pela própria Força Aérea Russa, o que fez com que o trabalho desenvolvido pela Vympel no K37 fosse colocado no "congelador, e se o K-37 ainda chegou ao estado de protótipo com alguns disparos o K37M nem a esse estadio de desenvolvimento chegou. Quanto à história dos propulsores Ramjet do R77, a noticia foi da Jane´s, não tenho qualquer outra confirmação, mas é significativo que as noticias que têm saido a lume por parte da Vympel no ultimo ano e meio, nem por uma vez se tenham referido a um R77 Ramjet. Quanto à antena do prototipo do IRBIS ser PESA, Carlos, todos os documentos que você aqui colocou indicam claramente isso.
Abraços
- Bolovo
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Eu gosto do Sistema de Armas, mas só que ele puxa a sardinha demais para alguns gostos... e o melhor, ele joga as informações lá SEM FUENTES e temos que acreditar. Não que eu esteja duvidando da credibildade do site, eu adoro o Sda, mas também lá não está a verdade absoluta.
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Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
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- soultrain
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Sintra escreveu:Carlos Mathias escreveu:Você tem os documentos que dizem isso? Veja bem, DOCUMENTOS. Artigo de revista, notícia e tal não vale. Só serve DOCUMENTO. De antemão, acho que documento no caso só se for do governo russo, pois que é o único com capacidade e autoridade para gerar documentos relativos a aviões russos.
Os preços. Todos baixaram, mas o Rafale na oferta ao Brasil baixou mais, a ponto de tornar-se uma opção ante o SU-35. Qaunto? Não sei, não tenho o documento.
Sim, Carlos, praticamente tudo o que afirmei em cima vem directamente dos respectivos construtores... ou da força aérea Russa...
Se forem ao site da Knaapo, na descrição do SU35 BM não aparece uma unica menção a materiais compósitos, só conheço outra descrição do SU35 BM que é a da Janes, também não refere materiais compósitos.
O Mig31BM nunca entrou ao serviço, isso é confirmado pela própria Força Aérea Russa, o que fez com que o trabalho desenvolvido pela Vympel no K37 fosse colocado no "congelador, e se o K-37 ainda chegou ao estado de protótipo com alguns disparos o K37M nem a esse estadio de desenvolvimento chegou. Quanto à história dos propulsores Ramjet do R77, a noticia foi da Jane´s, não tenho qualquer outra confirmação, mas é significativo que as noticias que têm saido a lume por parte da Vympel no ultimo ano e meio, nem por uma vez se tenham referido a um R77 Ramjet. Quanto à antena do prototipo do IRBIS ser PESA, Carlos, todos os documentos que você aqui colocou indicam claramente isso.
Abraços
Engraçado, tinha a ideia que o SU, não sei se desde o principio, eram "monocoque" e esse era todo em material composito. Já vi fotografias da fábrica e pareceu-me isso. Vou pesquisar.
[[]]'s
"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento"
NJ
Sintra, você já viu um filminho da KNAAPO onde mostra-se as mudanças de um SU-35BM? Pois bem, numa parte lá, aparece que a estrutura do avião e superfícies são novas. Agora me diz, se várias fontes dizem que são compósitos - coisa nada difícil de se produzir hoje - e a KNAAPO mostra essa troca de materiais, você acha que eles trocaram aço por cobre, alumínio, titânio ou algo não furtivo? Se alguém aqui entende russo, pode dar uma idéia do que se fala. Mas uma modernização BM onde apenas troca-se radar? Por favor Sintra.
http://www.youtube.com/watch?v=JrOAFRx9Zm4
http://www.youtube.com/watch?v=JrOAFRx9Zm4
- Mapinguari
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Carlos Mathias escreveu:Você tem os documentos que dizem isso? Veja bem, DOCUMENTOS. Artigo de revista, notícia e tal não vale. Só serve DOCUMENTO. De antemão, acho que documento no caso só se for do governo russo, pois que é o único com capacidade e autoridade para gerar documentos relativos a aviões russos.
Os preços. Todos baixaram, mas o Rafale na oferta ao Brasil baixou mais, a ponto de tornar-se uma opção ante o SU-35. Qaunto? Não sei, não tenho o documento.
Ô, Carlos! O nosso amigo portuga já disse que as informações que ele citou são do site da Knaapo. Ou o site da Knaapo não é mais confiável do que o do Sistema de Armas em relação à informações sobre os modelos do Flanker?
Aliás, por falar nisso, também não confiaria num documento de fabricante russo. Eles vivem anunciando coisas que nunca cumprem.
Mapinguari
- Sintra
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Carlos Mathias escreveu:Sintra, você já viu um filminho da KNAAPO onde mostra-se as mudanças de um SU-35BM? Pois bem, numa parte lá, aparece que a estrutura do avião e superfícies são novas. Agora me diz, se várias fontes dizem que são compósitos - coisa nada difícil de se produzir hoje - e a KNAAPO mostra essa troca de materiais, você acha que eles trocaram aço por cobre, alumínio, titânio ou algo não furtivo? Se alguém aqui entende russo, pode dar uma idéia do que se fala. Mas uma modernização BM onde apenas troca-se radar? Por favor Sintra.
http://www.youtube.com/watch?v=JrOAFRx9Zm4
Sim , eu conheço o filme.
Não existe nenhuma fonte ligada ao construtor a dizer que se tratam de materiais compósitos...
http://www.knaapo.ru/eng/products/military/SU-35.wbp
Ainda não vi uma unica fonte que o indicasse excepto foristas e o supracitado artigo que está coberto de erros. E já agora outra situação, o SU35BM é apresentado como um "upgrade" para os aviões de combate actualmente ao serviço, se uma boa parte da estrutura do avião fosse alterada isso iria modificar completamente o centro de gravidade do mesmo, o que alteraria por completo toda a programação do FCS, etc, etc, etc. Não me lembro de nenhum upgrade que fosse tão longe, mas até pode acontecer, duvido, mas não digo que seja impossivel.
Mas alguém aqui já viu QUALQUER avião de combate Russo a utilizar compósitos na sua estrutura?- Eu não...
Eventualmente acontecerá, mas acho estranhissimo que alguém se baseie em suposições para colocar um artigo daqueles, COBERTO de erros facilmente demonstráveis na net...
Eu até posso estar errado e basta que a KNAAPO ou a Sukhoi o indiquem que dou o braço a torcer, mas neste exacto momento parece-me que existe mais suposições que certezas. Não seria eu a colocar um artigo daqueles na net com evidências tão ténues.
Abraços
- soultrain
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Sintra escreveu:O Flanker é todo em metal, aluminio, titânio, etc...
Abraços
Bom eu tambem cometi o erro inicialmente (chumbei a primeira vez em materiais II ), mas bolas um tijolo é um material compósito.
O aluminio nas suas várias ligas é o metal mais nobre da aviação nomeadamente a de litium.
Portanto se tem ligas de aluminio e titânio o Flanker é feito de compósitos.
A mim parece-me que com muito menos metais que um F-16 por exemplo.
Vejam este video:
http://www.youtube.com/watch?v=RS3jsIbJ5Ow
[[]]'s
"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento"
NJ
Sintra, eu sou "flankeiro" assumido, você eu percebo que é, digamos assim, bem menos que eu. Então, eu não vou discutir se a Rússia tem capacidade de fazer materiais compostos com você, eu acho que tem sim. Sobre o programa BM, ele é aplicável a aeronaves antigas e novas. Nas antigas é óbvio que não se muda a estrutura do avião, nas novas eu acho que, também pela lógica, é óbvio que a estrutura muda. Vocês estão tentando dizer que a Rússia vai fabricar um avião novo, onde as tecnologias do PAK-FA serão usadas de acordo com as diretrizes do programa e, mesmo assim vão fazer um avião estruturalmente igual ao SU-27S, é isso mesmo que vocês pensam? Não posso acreditar, sinceramente. Seria como se eu dissesse que o Gripen usa as tecnologias do Draken, num mero programa de modernização de aviônicos e motores num estrutura da época do Elvis.
Mapinguari, se não vamos confiar num documento do fabricante russo, vamos confiar em quem? Na net? E quem diz a verdade? Os sites ingleses e americanos, sempre tãããão isentos? Assim fica difícil, né? Se é o fabricante é mentiroso, se é um site é mentiroso, se é uma notícia é mentiroso, enfim, tudo o que fala em melhorias no avião é mentira? Vamos ter um pouquinho só de boa vontade e crer minimamente na capacidade russa de fazer aviões, certo? Eu sei da sua predileção pelo Gripen, o qual eu acho sinceramente tratar-se de uma excelente aeronave e que faria um ótimo serviço na FAB. Mas, mesmo eu sendo da torcida Flanker, não fico aqui dizendo que a SAAB é mentirosa, que a Suécia(governo) é mentirosa e que qualquer coisa que sai falando em melhorias no avião é mentira. Eu prefiro em princípio acreditar que todos são honestos, até prove-se o contrário. Então, vejamos o que está escrito no site da KNAAPO:
Disso podemos concluir, com um pouco de boa vontade, que foram feitas melhorias em termos de furtividade, assim, não existe verdadeiramente razão para não acreditar que a KNAAPO não possa ter mudado o material da estrutura e revestimentos do avião. TODOS, vejam bem, TODOS os fabricantes de avião assim o fazem quando querem chegar a este objetivo, porque a KNAAPO faria algo mirabolante? Pô, um F-18 não difere muito no desenho geral de um SU-35, mas é aceito que seu RCS hoje seja de 1m2. Não houve mudança "de forma" significativa no avião, então, mesmo num avião grande é possível sim reduzir o RCS para 1m2. Canopi e prato do radar, esses dois acrescentam muito ao RCS, fora motor e entrada de ar. Nestas partes já foram descritas as modificações feitas no SU-35, nada de mirabolante, apenas o mesmo que todos fazem. Então, de onde vem essa impossibilidade toda amigos?
Abraços!
Mapinguari, se não vamos confiar num documento do fabricante russo, vamos confiar em quem? Na net? E quem diz a verdade? Os sites ingleses e americanos, sempre tãããão isentos? Assim fica difícil, né? Se é o fabricante é mentiroso, se é um site é mentiroso, se é uma notícia é mentiroso, enfim, tudo o que fala em melhorias no avião é mentira? Vamos ter um pouquinho só de boa vontade e crer minimamente na capacidade russa de fazer aviões, certo? Eu sei da sua predileção pelo Gripen, o qual eu acho sinceramente tratar-se de uma excelente aeronave e que faria um ótimo serviço na FAB. Mas, mesmo eu sendo da torcida Flanker, não fico aqui dizendo que a SAAB é mentirosa, que a Suécia(governo) é mentirosa e que qualquer coisa que sai falando em melhorias no avião é mentira. Eu prefiro em princípio acreditar que todos são honestos, até prove-se o contrário. Então, vejamos o que está escrito no site da KNAAPO:
The Su-35 merits are the following:
* Supreme flight performance, superagility mode
* Long range information targeting system
* Advanced jam-resistant secure communication system providing data link between the aircraft and ground-based command centers
* High-performance air-to-air and air-to-surface long- medium-, and short-range guided weapon mounted externally on 14 hardpoints
* High-performance EW and ECM systems
* Electronic reconnaissance system
* Design features aimed at stealth capability enhancement
* New indication and signaling system with Multifunctional Display, notable for its enlarged capacity and advanced quality of provided data
* In-flight refueling system.
Disso podemos concluir, com um pouco de boa vontade, que foram feitas melhorias em termos de furtividade, assim, não existe verdadeiramente razão para não acreditar que a KNAAPO não possa ter mudado o material da estrutura e revestimentos do avião. TODOS, vejam bem, TODOS os fabricantes de avião assim o fazem quando querem chegar a este objetivo, porque a KNAAPO faria algo mirabolante? Pô, um F-18 não difere muito no desenho geral de um SU-35, mas é aceito que seu RCS hoje seja de 1m2. Não houve mudança "de forma" significativa no avião, então, mesmo num avião grande é possível sim reduzir o RCS para 1m2. Canopi e prato do radar, esses dois acrescentam muito ao RCS, fora motor e entrada de ar. Nestas partes já foram descritas as modificações feitas no SU-35, nada de mirabolante, apenas o mesmo que todos fazem. Então, de onde vem essa impossibilidade toda amigos?
Abraços!
- Carlos Lima
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Olá
Acho que realmente não dá para negar que é um fato de que todos os países com alguma capacidade aeronáutica industrial vem tentando reduzir o RCS das suas aeronaves (até por aqui os nossos F-5 sofreram uma pequena redução ).
Não acho que os russos deixariam passar essa... o que acho que ninguém sabe é como eles aplicarão o seu conhecimento de materiais compostos e de redução de assinatura na prática nas suas aeronaves. (vão arredondá-las, vão "enquadradá-las", vão usar plasma, vão utilizar angulos assimétricos, etc ).
Todos sabemos que conhecimentos dessa natureza ainda estão sob a cortina de ferro...
O que se vê/lê por aí são comentários genéricos, mas a curiosidade é ver o que os russos efetivamente vão mostrar na prática.
Isso gera muita especulação, mas não acho que não deve haver dúvida de que eles farão bom uso de tais tecnologias.
Quanto a história do Gripen com o Draken, você quase acertou Já que várias tecnologias em uso no Gripen podem encontrar a sua origem no Draken (mas isso é normal e bem comum)
[]s
CB_Lima
Acho que realmente não dá para negar que é um fato de que todos os países com alguma capacidade aeronáutica industrial vem tentando reduzir o RCS das suas aeronaves (até por aqui os nossos F-5 sofreram uma pequena redução ).
Não acho que os russos deixariam passar essa... o que acho que ninguém sabe é como eles aplicarão o seu conhecimento de materiais compostos e de redução de assinatura na prática nas suas aeronaves. (vão arredondá-las, vão "enquadradá-las", vão usar plasma, vão utilizar angulos assimétricos, etc ).
Todos sabemos que conhecimentos dessa natureza ainda estão sob a cortina de ferro...
O que se vê/lê por aí são comentários genéricos, mas a curiosidade é ver o que os russos efetivamente vão mostrar na prática.
Isso gera muita especulação, mas não acho que não deve haver dúvida de que eles farão bom uso de tais tecnologias.
Quanto a história do Gripen com o Draken, você quase acertou Já que várias tecnologias em uso no Gripen podem encontrar a sua origem no Draken (mas isso é normal e bem comum)
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CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima