Índia: Gripen bem colocado

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
midnight
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes

Índia: Gripen bem colocado

#1 Mensagem por midnight » Qua Fev 21, 2007 7:55 pm

Imagem

A recente realização de uma feira aeronáutica na União Indiana, a Aero India, veio deitar alguma luz sobre os programas indianos de aquisição de armamentos.

Um deles, prevê a aquisição de um total de 126 caças, que deverão substituir os MiG-21 presentemente ao serviço naquele país.

A Índia, dispõe de uma frota extremamente variada e diversificada, que inclui aeronaves europeias e russas, mas na corrida para o fornecimento destes 126 aviões estão concorrentes muito diversificados.
Os americanos da Boeing e da Lockeed apresentam o F-18 e o F-16 respectivamente. Os russos apresentaram a última versão do Mig-29, chamada de MiG-35 enquanto que da Europa há uma proposta para o fornecimento de Mirage-2000V ou Mirage, Eurofighter Typhoon e finalmente o Saab Gripen.

O avião sueco esteve presente na Aero India e foi co-pilotado por pilotos indianos que se mostraram impressionados com as capacidades e qualidades demonstradas pelo avião sueco.

Os mesmos militares indianos, quando perguntados sobre os aviões de origem americana, colocaram em causa a sua modernidade, afirmando que o F-16, por exemplo era uma aeronave relativamente antiquada.

Os americanos, apressaram-se a afirmar que o F-16 E/F, está entre os mais modernos aviões do mundo, tendo sido modernizado durante todo o seu período de vida. A sua qualidade é garantida pelos mais de quatro mil F-16 vendidos em todo o mundo, segundo os representantes da Lockeed.

Na corrida, está também a Boeing, que da mesma forma que a SAAB, se propõe fabricar as aeronaves na Índia, com total transferência de tecnologia para os indianos, juntamente com uma licença para o fabrico local da aeronave.

As possibilidades da SAAB, foram consideradas como muito boas, pelos representantes da empresa, que consideram que o Gripen, oferece vantagens sobre os outros concorrentes em todos os quesitos analisados, desde a capacidade de combate BVR (Para Além do Campo Visual), a capacidade para combate aproximado ou a capacidade para ataque ao solo ou reconhecimento.

A possibilidade de venda do Gripen, tem no entanto sobre si a sombra dos problemas com escândalos de corrupção que envolveram a Saab na venda dos seus aviões para a República Checa, e que também já ocorreram no passado, na própria Índia com a tentativa de vender peças de artilharia de 155mm ao exército indiano.

A Índia tem sido um dos principais clientes de armamentos russos, mas a sua presente (favorável) situação financeira e uma certa liberalização na possibilidade de vendas de armas por parte dos países ocidentais, permitem ao país jogar com a possibilidade de comprar produtos europeus ou mesmo americanos, para garantir melhores preços e condições por parte da Rússia.

http://www.areamilitar.net/noticias/noticias.aspx?nrnot=330

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#2 Mensagem por Bolovo » Qua Fev 21, 2007 7:59 pm

Apesar de gostar do Gripen, acho difícil ele emplacar a Índia (mas ainda tem o Brasil). 8-]

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6424 vezes
Agradeceram: 6782 vezes
Contato:

#3 Mensagem por Túlio » Qua Fev 21, 2007 8:05 pm

Bolovo escreveu:Apesar de gostar do Gripen, acho difícil ele emplacar a Índia (mas ainda tem o Brasil). 8-]

"...escândalos de corrupção que envolveram a Saab na venda dos seus aviões para a República Checa, e que também já ocorreram no passado, na própria Índia com a tentativa de vender peças de artilharia de 155mm ao exército indiano. "

AGORA eu acredito que o Gripen tenha mesmo chance aqui... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Benke
Sênior
Sênior

#4 Mensagem por Benke » Qua Fev 21, 2007 8:08 pm

Tbm acho difícil, por causa das parcerias com o PK: RB70, TP43, Erieye, C2 F21. A não ser que consigam convencer a India (FH77, Archer, CGM3) que uma parceria não inviabiliza a outra.

Benke
Sênior
Sênior

#5 Mensagem por Benke » Qua Fev 21, 2007 8:11 pm

Ouvi que a BAE está sendo investigada, não a Saab...

faterra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 89 vezes
Agradeceram: 79 vezes

#6 Mensagem por faterra » Qua Fev 21, 2007 8:21 pm

Na corrida, está também a Boeing, que da mesma forma que a SAAB, se propõe fabricar as aeronaves na Índia, com total transferência de tecnologia para os indianos, juntamente com uma licença para o fabrico local da aeronave.

Alguma coisa está errada. A Índia está confiando nas promessas americanas? Quanto à SAAB, se dependesse única e exclusivamente dela, poderia até acontecer. Mas, e os equipamentos e armamentos americanos agregados ao Gripen? :roll:

midnight
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes

#7 Mensagem por midnight » Qua Fev 21, 2007 8:27 pm

Também acho que não emplaca essa venda, isso está me cheirando que a Índia está tentando conseguir um poder maior nas negociações de materiais russos, e assim conseguir melhores preços.

Editado pela última vez por midnight em Qua Fev 21, 2007 8:28 pm, em um total de 1 vez.
Sintra
Sênior
Sênior
Localização: Emirado de Al-Guheirão que fica no Califado de AL-Sintra

#8 Mensagem por Sintra » Qua Fev 21, 2007 8:27 pm

Não passa de uma noticia baseada num texto da própria SAAB, estavam à espera do quê? :wink:
"Sim, não temos quase hipóteses nenhumas porque os Indianos têm um protótipo em fase de testes de um avião na mesma classe de tamanho e peso?" :shock: 8-] :lol: :lol: :lol:

Abraços :wink:

Benke
Sênior
Sênior

#9 Mensagem por Benke » Qua Fev 21, 2007 8:42 pm

Talvez chegaram num beco sem saída com o LCA?? :shock:

Editado pela última vez por Benke em Qua Fev 21, 2007 9:06 pm, em um total de 2 vezes.
Sintra
Sênior
Sênior
Localização: Emirado de Al-Guheirão que fica no Califado de AL-Sintra

#10 Mensagem por Sintra » Qua Fev 21, 2007 8:49 pm

Benke escreveu:Talvez chegaram à um beco sem saída com o LCA?? :shock:
É uma possibilidade bem real...

faterra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 89 vezes
Agradeceram: 79 vezes

#11 Mensagem por faterra » Qua Fev 21, 2007 10:26 pm

A FA indiana, guardadas as devidas proporções, características, etc. é muito parecida com a FAB, no que diz respeito à diversificação de seus caças. Isto, hoje em dia, deve ser um pesadelo para eles na logística. Mas o que mais me intriga é a continuação de tais práticas. Recentemente ela comprou uns 40 Su-30MKI. Agora está licitando a compra de mais 126 caças, sendo que o caça pode ser Mirage, Rafale, F16, F-18, Mig, Gripen, sem falar nos EF2000, mais Su-30 (o que seria mais lógico, no meu modo de ver) e outros que porventura passar pela sua frente, ou um mix de todos ou de alguns.
Afinal, qual é a política dela ao fazer este sarapatéu? Será que ela tem pavor de tornar-se dependente a um só fornecedor?

Carlos Mathias

#12 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Fev 21, 2007 11:30 pm

Pelo que eu sei, seria SU-30MKI + MIG-35 e talvezzzzzzz outro. Mas acredito no jogo de cena prá dar uma emparedada nos russos. O MIG-35 tá muito bom e pelo preço, não tem nada igual no mercado. Fora o radar AESA, agora.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Alcantara
Sênior
Sênior
Agradeceu: 215 vezes
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

#13 Mensagem por Alcantara » Qui Fev 22, 2007 9:56 am

Rapaz, belas fotos, estas.
Resolvendo o problema de alcance e usando instrumentos e aviônicos modernos, acho que não ficaria muito triste se a FAB o pegasse para substituir TODOS os caças atuais (manteria o AMX MLU pois este é um veículo especializado para ataque). :roll:

Abraços!!! :wink:

"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
chm0d
Sênior
Sênior
Contato:

#14 Mensagem por chm0d » Qui Fev 22, 2007 10:06 am

Mig-29 ja é bonito, esse ai então... belas fotos!!!

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6424 vezes
Agradeceram: 6782 vezes
Contato:

#15 Mensagem por Túlio » Qui Fev 22, 2007 11:33 am

O que é aquilo embaixo da entrada de ar? Outro IRST? Na outra, em segundo plano, também tem alguma kôza que não sei o que é...

Responder