Página 1 de 1
Helicóptero da FAB auxilia na busca aos fugitivos
Enviado: Qui Fev 15, 2007 9:30 am
por Poti Camarão
Um motim de presos no presídio provisório na cidade de Caraúbas, interior do Rio Grande do Norte, resultou na fuga de oito homens considerados como de alta periculosidade. Dois deles foram mortos numa troca de tiros com a polícia. Dois policiais militares e um menor foram alvejados a balas e ainda uma agente penitenciária foi arrastada como refém pelo bando que se evadiu em uma viatura tipo Santana.
Imediatamente após a fuga em massa do presídio provisório de Caraúbas acontecer, uma série de providências com vistas a capturá-los passou a ser adotada. O capitão José Deques Alves, coordenador das penitenciárias do Estado do Rio Grande do Norte, que estava de passagem pela região, intermediou o deslocamento de Natal, de uma aeronave tipo helicóptero de prefixo A-50, 9783, pertencente à Força Aérea Brasileira (FAB), que chegou à cidade por volta das 16h30 e depois de receber orientações da polícia levantou vôo em direção ao provável local onde os fugitivos poderiam estar escondidos, uma caatinga próxima ao assentamento Pontal da Mata. Lá foi onde a agente penitenciária foi liberada.
Uma chuva fina que caiu por toda a tarde e início da noite impossibilitou que a caçada aos presos também pudesse ser feita por terra, tendo em vista as estradas vicinais se tornarem escorregadias, e portanto, sem condições de tráfego. As buscas por via aérea foram encerradas antes do anoitecer sem que nenhuns dos sete homens tivessem sido encontrados. Os trabalhos devem ser iniciados nas primeiras horas do dia de hoje.
Enviado: Qui Fev 15, 2007 9:36 am
por Poti Camarão
O detalhe é que o helicóptero da Polícia Militar do Rio Grande do Norte estava emprestado ao Governo do Maranhão, numa caçada a assaltantes de bancos naqueles estado.
A aeronave retornou ao RN no dia de hoje para auxiliar nas buscas aos fugitivos do presídio. Ainda não sei informar se o helicóptero da FAB deixará o local com a sua chegada.
Enviado: Qui Fev 15, 2007 11:52 am
por Skyway
A polícia do Rio está vendo com a Força Aérea a possibilidade de utilizar Esquilos ou até mesmo Pumas para mover tropas da PM com maior facilidade.
Essa notícia, é oficial e foi dada a mais ou menos uma semana, não sei a quantas anda esse processo.
E quanto a notícia postada acima pelo colega, por que as buscas de encerraram com o anoitecer?
Vôo noturno com óculos de visão noturna não é ainda totalmente difundido na FAB?
Enviado: Qui Fev 15, 2007 12:11 pm
por Piffer
Vôo noturno com óculos de visão noturna não é ainda totalmente difundido na FAB?
Não.
Enviado: Qui Fev 15, 2007 12:17 pm
por Skyway
Poxa, curto e grosso....desculpe.....hehehhehe Tô zuando!
Valeu Piffer!
Enviado: Qui Fev 15, 2007 12:33 pm
por Piffer
Hehehe... Respondi falando ao telefone e fazendo umas outras coisinhas aqui em casa...
Vamos lá:
1 - Não existe nenhum Esquilo no Brasil homologado para voar com NVG. Tem um ou dois Fennecs nossos aqui prontinhos, apenas esperando a homologação do CTA.
Os sapões da FAB que voam com NVG ou vieram prontos dos EUA ou foram montados por uma empresa alemã. O EB quis fazer o processo apenas com empresas nacionais. Nenhuma empresa brasileira nunca fez isso e sempre falta algum detalhezinho.
2 - O vôo com NVG é extremamente técnico e de risco elevado que faz isso, tem que treinar o tempo todo. Aqui no Brasil eu sei do pessoal do 5/8 em Santa Maria e dos Cougar e BH do 4o BAvEx. Mesmo assim, são apenas algumas tripulações habilitadas; não é a unidade todas que voa com NVG.
3 - Você tem que ter o mapa de risco da região para limitar a altura mínima do vôo. França, Inglaterra e os EUA (pra dizer os que eu conheço) tem sistemas para isso no país todo. Nós não temos.
Abraços,
Enviado: Qui Fev 15, 2007 2:18 pm
por Poti Camarão
Ao meio-dia de hoje (15) o helicóptero Esquilo da FAB continuava auxiliando a polícia na caçada aos fugitivos do presídio.
Na manhã de hoje 5 bandidos foram avistados pelo helicóptero, que de imediato acionou as equipes em terra. No desespero para tomar um carro de assalto numa rodovia, eles se enganaram e foram parar um carro da polícia. Levaram chumbo e um deles foi morto pelos policiais.
Os quatro adentraram na caatinga e estão cercados.
Quando tiver mais informações que envolva o uso do Heli da FAB, volto a postar.
Enviado: Sex Fev 16, 2007 9:53 am
por Poti Camarão
A chuva prejudicou as buscas realizadas pelo Heli da FAB. Na tarde de ontem a aeronave retornou à Natal.
Enviado: Sáb Fev 17, 2007 10:04 am
por Poti Camarão
Polícia mata mais quatro fugitivos
Mais quatro integrantes do grupo que fugiu do presídio provisório de Caraúbas tombam mortos. Um deles foi encontrado sem vida em um matagal, distante 12 quilômetros do centro da cidade de Campo Grande e mais três foram mortos pela Polícia Militar, na localidade de Sítio Atoleiro, às margens do rio Umari, no município de Upanema. Dois bandidos ainda estão embrenhados na caatinga.
Até o início da noite de ontem, a caçada continuava, e contava com o apoio do Potiguar I, o Helicóptero de prefixo PR-YFF pertencente ao Governo do Estado. O Helicóptero Esquilo da FAB já havia retornado a Natal com a chegada da aeronave da PM.