Acho que posso ajudar...
Vou tentar ajudar traduzindo os pontos mais importantes:
Isso 'e uma traducao livre e nao ao pe da letra...

(por favor me corrijam caso achem inconsistencias na minha traducao)
Titulo: F-22 Invisivel e mortal...
Introducao:
Ao iniciar a sua vida operacional, o F-22 vem atraindo interesse para que seja avaliado o quanto o "invisivel" Raptor 'e adequado para a tarefa de principal aeronave de caca (americana).
Como parte de uma serie de artigos sobre o F-22, Michael Fabey voou na cabine traseira de um F-15D enquanto pilotos de F-15 (Eagle) e Raptors mostraram as suas capacidades ar-ar sobre os ceus da base aerea de Tyndall Florida.
Inicio da Materia:
O F-22 esta provando que 'e uma aeronave de caca (dog-fighter) afinal.
O artigo comeca elogiando a participacao do F-22 nos exercicios realizados no Alaska e cita um combate aonde o F-22 utilizou os seus canhoes para atacar um F-16 sem ser detectado.
Essa e outras revelacoes sao importantes no periodo aonde o 27 Esquadrao de ca'ca (equipado com o F-22)incia o seu primeiro ano como "Forca expedicionaria" em um lugar ainda desconhecido (se eu nao me engano 'e em Kadena no Japao).
Al'em disso a primeira unidade equipada com o F-22 (o 94 esquadrao de caca) ira participar da manobra Red Flag em Fevereiro (esta acontecendo no momento).
O uso do canhao 'e uma capacidade do F-22 que os planejadores nao esperam utilizar j'a que ele foi projetado para operar alem do alcance visual. No exercicio "Aguia do Norte" (Northen Eagle) realizado no verao passado das 144 vitorias alcancadas pelo F-22, somente 3 foram no "alcance visua" - 2 com o sidewinder e 1 com o canhao.
Nesse exercicio o F-22 nao teve a oportunidade de mostrar as suas manobras "cobra", manobras com alto "angulo de ataque" e fora do angulo de visada assim como as suas capacidades unicas de "apontar o nariz" simplesmente porque os adversarios nao sabiam que o F-22 estava l'a at'e serem "mortos".
Os pilotos de Raptor concordam que sua posicao preferencial 'e a alta altitude bem acima dos outros cacas adotando um perfil de voo que economiza combustivel enquanto vasculham o ceu e a terra em busca de alvos.
A partir de altitudes bem altas o F-22 utiliza surprecruise por grandes periodos de tempo com o objetivo de percorrer centenas de milhas de espaco aereo antes de um caca inimigo conseguir por em risco aeronaves amigas ou de alto valor (AEW ou Tanque por exemplo).
Uma das mais importantes revelacoes sobre o F-22 foi a demonstracao de suas capacidades de coordenar o espaco aereo identificando e apontando outras aeronaves para os seus alvos bem antes que os sensores dessas proprias aeronaves pudessem detectar os seus alvos.
O F-22 possui em alguns cenarios possui vantagens sobre o AWACS pois esta mais perto da frente de batalha do que essas aeronaves.
O radar atual do F-22 'e dito como tendo mais do que 100 milhas de alcance (na verdade algo perto de 125 - 150 milhas - o do F-15 possui 65milhas de alcance). E 'e dito que a proxima geracao de radares possuira o alcance de 250 ou mais milhas.
A abilidade que o Raptor possui de se aproximar do inimigo sem ser detectado (stealth), permite o Raptor operar em aeras aonde aeronaves convencionais nao poderiam operar normalmente.
Os pilotos de Raptor disfrutam das mais diversas informacoes sobre o campo de batalha de maneira facil de ser lida e assimilada.
"Quando um piloto de Raptor coloca o seu cursor (no radar) sobre uma aeronave amiga, imediatamente 'e informado quem aquela aeronave est'a a ponto de enganjar e com isso caso 2 aeronaves amigas estejam a ponto de enganjar a mesma aeronave "inimiga" o Raptor 'e capaz de informar facilmente os pilotos amigos desse erro para que a distribuicao de alvos seja otimizada"
Da maneira que a aeronave foi projetada 'e capaz do Raptor operar com (por exemplo) 3 outras aeronaves "sem-piloto" e quando uma delas por exemplo 'e iluminada por um sistema de defesa aerea inimiga, o piloto de Raptor pode simplesmente clicar no "icone" de uma dessas aeronaves sem piloto e coordena-las para atacar/interferir, etc no sistema de defesa que esta ameacando a aeronave sem-piloto em questao.
'E assustador presenciar os videos de combate do Raptor na medida em que eles sao feitos em praticamente 100% silencio de radio (em comparacao a outras aeronaves).
Como o Raptor pode operar bem mais proximo do campo de batalha, em varios cenarios ele foi capaz de "localizar" alvos que aeronaves AWACS nao conseguiram - por exemplo helicopteros voando baixo em um vale.
E facil para o Raptor no momento recolher informacao, mas 'e mais dificil para ele distribui-la sem ser detectado ao faze-lo. Os datalinks ja foram comprados mas ainda nao estao operacionais.
Ele opera altitudes bem elevadas pois isso traz vantagens com relacao a velocidade, tiro e consumo de combustivel. 65000 pes 'e a altitude oficial informada pelo pentagono (algo em torno de 20/22000 mil metros).
Nao muitos "dog-fights" ocorreram pois o Raptor tem o objetivo de detectar e atacar os seus alvos com o minimo de exposicao possivel.
... o artigo continua (outra parte) mas infelizmente nao tenho mais como continuar traduzindo no momento.
Caso alguem nao continue eu coloco o resto assim que tiver um tempo. (estou para comecar a pagina 4 de 8 do artigo).
[]s
CB_Lima