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Como sabem, eu gosto de plantar confusão

Enviado: Sex Fev 09, 2007 6:06 pm
por Pepê Rezende
Eu não pude resistir a um tema, enquanto espero seis páginas de opinião par ler. Como deveria ser nosso futuro submarino nuclear?

Explico:

A maioria dos submarinos nucleares prioriza a velocidade. Com isso, necessitam de caixas de transmissão extremamente pesadas e complexas, feitas com material composto para reduzir o ruído. O armamento principal são de quatro a seis tubos de torpedo (a maioria de 533mm, alguns russos usam dois tubos de 650mm em conjunto).

Poucos submarinos fora da Rússia usam VLS para mísseis de cruzeiro ou antinavio. As características (quase) universais são:

1. Velocidade entre 30 e 36 nós
2. De quatro a seis tubos de torpedo
3. De 90 a 125 metros de comprimento
4. Caixas de redução de material composto acopladas à turbina

Em minha humilde opinião, poderíamos priorizar um submarino de caráter dfensivo, capaz de operar nas proximidades da costa (em termos de submarinos nucleares, o que significa projetar força a até 500 milhas do litoral), que tivesse a discreção como parâmetro principal. O truque seria usar geradores elétricos ligados à turbina, o que foi testado com sucesso pela US Navy (seus submarinos precisavam conter os SSBN soviéticos a mais de 2.500 milhas, por isso optaram pelas caixas de redução, uma solução bem mais cara).

O submarino teria as seguintes característica:

1. Velocidade entre 20 e 25 nós
2. De quatro a seis tubos de torpedo, complementados por 24 lançadores verticais de mísseis antinavios ou de cruzeiro
3. De 90 a 125 metros de comprimento
4. Geradores elétricos acoplados à turbina

Em lugar de operar visando alvos específicos, ele poderia disparar submerso uma salva de 24 mísseis contra uma força tarefa, se aproximar sorrateiramente usando sistemas passivos de detecção e aí usar seus torpedos.

O que acham?

Pepê

PS: Não esperem que eu participe da discussão, pois meu tempo anda uma #$%#@!

Enviado: Sex Fev 09, 2007 6:09 pm
por Degan
Submarinos nucleares para operar cerca de la costa y sin ruido....???

1) No aprovechas la mucho mayor autonomía del SSN, pues un SSK también funciona bien si no se proyecta
2) Por definición un SSN es bastante más ruidoso que un SSK...

Así, matas las ventajas del SSN.... :?

Enviado: Sex Fev 09, 2007 6:22 pm
por Carlos Mathias
Com a diferença que um SSN, mesmo "elétrico", pode ficar muito mais tempo submerso que qualquer SSK, com ou sem AIP. Além do mais, u uso dos motores elétricos seria justamente para aumentar a discreção do SSN, sacrificando a alta velocidade. Todos os outros parâmetros seriam mantidos.

Enviado: Sex Fev 09, 2007 6:28 pm
por Brasileiro
Acho que 24 lançadores verticais de mísseis fora da nossa realidade, mesmo sendo muito otimista. Seria interessante algo entre 10 e 15, pois mísseis de cruzeiro são muito precisos e pontuais e mísseis anti-navio não precisariam ser muitos pois são complementados pelos torpedos e podem ser lançados pelos tubos horizontais.
E por fim, um submarino de 120 metros de comprimento é grande demais. Estou falando em uma configuração semelhante à do Amur 950 (12 tubos VLS e 8 horizontais) só que com o dobro do deslocamento.


abraços]

Enviado: Sex Fev 09, 2007 6:36 pm
por Degan
Carlos Mathias escreveu:Com a diferença que um SSN, mesmo "elétrico", pode ficar muito mais tempo submerso que qualquer SSK, com ou sem AIP. Além do mais, u uso dos motores elétricos seria justamente para aumentar a discreção do SSN, sacrificando a alta velocidade. Todos os outros parâmetros seriam mantidos.


Respecto a permanecer sumergido, si...pero ese esa es una ventaja que no paga el INMENSO costo de un SSN...
Además, lo que hace ruidoso a un SSN no es el sistema de engranajes (reductor), sino que lo es el reactor en si, además, igual tienes que tener reductores entre las turbinas de vapor y los generadores eléctricos...

Enviado: Sex Fev 09, 2007 6:41 pm
por Carlos Mathias
Perfeito, mas a vantagem de autonomia do SSN é infinitamente maior. Quer dizer, quase, pelo menos até trocar o combustível nuclear. Fora poder sutentar velocidade elevada indefinidamente. Vale à pena, prá quem pode pagar.

Enviado: Sex Fev 09, 2007 7:01 pm
por Vinicius Pimenta
Não creio que a proposta seja um discussão de convencional x nuclear e sim COMO deveria ser um nuclear brasileiro. Portanto, vamos buscar essa linha de raciocínio, não a outra discussão já batida.

Enviado: Sex Fev 09, 2007 8:41 pm
por Einsamkeit
Poderiamos seguir por padrao o Barracuda frances

Enviado: Sex Fev 09, 2007 9:33 pm
por Sintra
Tópico muito interessante

Estou a olhar para as caracteristicas técnicas do HMS Dreadnought (o SSN e não o couraçado :wink: ) e calculo que a vossa industria fosse capaz de colocar na água um navio equivalente/superior a um submarino com mais de quarenta anos de idade...

Antes de mais vou fazer uma observação, o futuro "Dreadnought" Brasileiro é uma arma nuclear e como tal deverá ser capaz de operar "ofensivamente" e sozinho se necessário for, porque caso a ideia for cobrir a vossa costa e zona maritima exclusiva, os "Tupis" chegam, bastam e fazem o trabalho muitissimo bem.

Velocidade e Alcance

Então o vosso futuro Submarino é um "full fledged Hunter Killer", menos que isto e mais vale seguir pela via convencional.Tendo este facto em mente, ficam imediatamente delineados os dois primeiros KUR (requisitos técnicos)
KUR 1- "A nova classe de Submarinos de ataque provisoriamente nomeada como PIRANHA deverá ser capaz de atingir uma velocidade em submersão que o capacite para a perseguição de alvos militares tanto acima como abaixo da superficie, sendo o objectivo os 27 nós"
KUR 2- "A nova classe de Submarinos de ataque deverá ser capaz de cobrir toda a costa Brasileira e restante Atlântico Sul submergido, numa unica viagem e no final deverá poder manter-se "on station" durante sete dias. Tendo em conta que o tempo de navegação submerso dependerá em 1ª instância das provisões que os marinheiros consomem, os navios da classe Piranha deverão ter um armazém que possibilite abastecer a sua tripulação por um periodo nunca inferior a 35 dias"

Portanto, um "Hunter Killer", capaz de perseguir qualquer fragata Atlântico acima, ou Atlântico abaixo, muito menos que 27 nós e deixamos de o poder fazer (eu sei que a mania agora é fazer submarinos a navegar a 25 nós, chamamem-me saudosista). O periodo de 35 dias chega para perseguir uma frota por metade do Oceano, por comparação nos novos Barracuda Franceses o nº é de 50 dias, mas o Submarino Brasileiro não é tão ambicioso.

Armamento

O minimo são torpedos, misseis anti navio e minas, mas vamos acrescentar um ferrão de longo alcance ao "Piranha"...

KUR 3 - "A nova classe de Submarinos de ataque deverá estar equipada com 6 tubos de 533mm e o magazine de munições terá uma capacidade de 20/22 Torpedos/misseis"
KUR 4 - "A nova classe de Submarinos de ataque deverá poder contar com a utilização de misseis mar-mar, mar-terra, torpedos e minas"
KUR 5 - "A nova classe de Submarinos de ataque deverá utilizar, por questões logisticas, os mesmos misseis anti navios e torpedos actualmente utilizados ou planeados para a actual classe "TUPI" e futura classe baseada no IKL 214"
KUR 6 - "A nova classe de Submarinos de ataque deverá utilizar um missil de cruzeiro mar-terra de nova geração com um alcance nunca inferior a 1000 km´s e com um diâmetro inferior a 533 mm´s"

Sensores

Aqui vamos agarrar no que o IKL214 já trás e colocar no "Piranha"...
Um ferrão de 1000 km´s... E porquê?- Já que vamos gastar dinheiro aproveitemos, um SSN é a plataforma ideal para o disparo de um missil de cruzeiro, e se os Espanhois, os Holandeses, os Britânicos, os Franceses, os Coreanos e mais uma série série de gente pode brincar ao "long reach", o Brasil também o pode fazer. Mas não se trata apenas de um capricho, a criação de uma arma como o SSN não corresponde apenas a factores especificamente militares, também corresponde a factores politicos, o chamado "Fuck Off Factor", apenas as Potências dispõe de uma tal arma... Quem é que quer um lugar no Conselho de Segurança? :twisted:
E já agora porque não VLS?- É simples, SÃO GRANDES COMO CARAÇAS, e para se enfiar um VLS num submarino este precisa de ser grande, e neste exacto momento o Brasil prepara-se para construir um IKL214 e não um "Typhoon", mesmo o navio que estou a descrever já é capaz de atingir o dobro do "displacement" do submarino Alemão

A partir destes KUR´s podemos desenhar as especificações técnicas do navio.

Tirado do Site Naval Technology no ano de 2013

"Specification´s of the PIRANHA Nuclear Strike Submarine - Brazilian Navy"

Displacement: 3500 t surfaced
4000 t submerged
Length: 85 m
Beam: 8 m
Draught: 7 m
Propulsion: 2 turboreductors groups (15 MW propulsion alternator feeding electric engines)
Nuclear reactor 100 MW
2 emergency electric engines
Speed: Over 27 knots submerged/ 20 knots surfaced
Range: 5 years (nuclear)
35 days of food
Operating depth: more than 300 m officially, 400 m estimated
Complement: 50 Officer´s and petty Officer´s
Armament: 6 x 533 mm tubes
22 Missiles/torpedoes including :

Naval Scalp missiles
Exocet missiles
DM5 torpedoes

Sensors and processing systems: Integrated Sensor Underwater System ISUS 90, BAE Systems Link 11 tactical data link, the sensor suite of the "Piranha" submarine also includes the sonar systems (Flank Array Sonar), an attack periscope and an optronic mast.

First Ship of the class, the "S-35 Piranha", was commissioned on the 23 January 2013. Three more ship´s are scheduled to be comissioned on the following year´s:

S-36 Santa Catarina - June 2014
S-37 Rio Grande do sul - August 2015
S-38 Paraná - December 2016


Espero que os colegas Brasileiros gostem do vosso "Piranha" :D
Cumprimentos :wink:

Enviado: Sex Fev 09, 2007 9:42 pm
por Sintra
Pepê

Disparar 24 misseis anti navio e aproximar-se SORRATEIRAMENTE :shock: :twisted:

Se isto é ser sorrateiro, chiça :wink: :twisted:

Cumprimentos :wink:

Enviado: Sex Fev 09, 2007 9:45 pm
por Einsamkeit
Muito bom Sintra

Correçoes:

o Torpedo é DM5 = Deutsches Modell

E os Nomes

S-36 Santa Catarina
S-37 Rio Grande do sul
S-38 Paraná

Embora gostaria de um deslocamento igual ao do barracuda frances, pareceu-me adequado, tenho em mente que o comprimento seria 110m só nao lembro onde eu li

Enviado: Sex Fev 09, 2007 9:51 pm
por Sintra
Einsamkeit escreveu:Muito bom Sintra

Correçoes:

o Torpedo é DM5 = Deutsches Modell

E os Nomes

S-36 Santa Catarina
S-37 Rio Grande do sul
S-38 Paraná

Embora gostaria de um deslocamento igual ao do barracuda frances, pareceu-me adequado, tenho em mente que o comprimento seria 110m só nao lembro onde eu li


Claro que é DM5 :lol: :lol: :lol: :lol:
Estava com a cabeça numa conversa que tive nos ultimos dias acerca de TLAM´s, VLS MK41 e Standard´s SM2 num outro fórum...
Mudei os nomes, o displacemente basei-me nalguns navios já antiguinhos e não no Barracuda.

Abraços :wink:

Enviado: Sex Fev 09, 2007 9:57 pm
por Einsamkeit
Mas os Franceses nao estavam tendo problemas no rubis exatamente pelo tamanho muito reduzido?

Vejo que por padrao, tanto Swiftsure - Astute, Rubis - Barracuda e L.A - Virginia sao bastante maiores

Alguem sabe o Diametro do Brahmos?

Enviado: Sex Fev 09, 2007 10:05 pm
por Sintra
Einsamkeit escreveu:Mas os Franceses nao estavam tendo problemas no rubis exatamente pelo tamanho muito reduzido?

Vejo que por padrao, tanto Swiftsure - Astute, Rubis - Barracuda e L.A - Virginia sao bastante maiores

Alguem sabe o Diametro do Brahmos?


Um RUBIS é um navio muito mais pequeno do que o que eu desenhei.
Mantive o "bicho" propositadamente pequeno, creio que seria um passo maior que as pernas para a industria Brasileira passar de um navio de 1700 ton para algo como um Astute. Podemos sempre criar um outro navio, a segunda geração, para entrar ao serviço em 2030 :wink:

Enviado: Sex Fev 09, 2007 10:06 pm
por Sintra
Einsamkeit escreveu:
Alguem sabe o Diametro do Brahmos?

Ligeiramente mais de 60 cm :wink: