Página 1 de 1
J-35 Draken
Enviado: Qui Fev 08, 2007 2:01 pm
por otaolive
Navegando em outro fórum achei isto:
http://www.f10kamratforening.se/Flygplan/35C/35C.asf
É um vídeo do Draken fazendo um "Cobra".
Pelo que percebi ele se sustenta bem menos em alto ângulo de ataque que um Sukhoi ou um Mig, sem mencionar o F-22 ou aviões mais novos que possuem TVC.
Mas mesmo assim achei bem interessante.
Será que um Mirage III poderia fazer isso? Afinal eram aviões de mesma época certo?
Abraços
Enviado: Qui Fev 08, 2007 2:22 pm
por Túlio
É uma Cobra, sim. Notaram, quando aparecem dois aviões, o que o que faz a manobra perde de velocidade? Imagino o que passaria na 'cabeça' de um AAM chegando para abater a aeronave, o Doppler iria endoidar e dar reset, e aí já passou...
E, segundo a RFA, era o que os MIII brazucas faziam contra os Matusas da AdlA...
Enviado: Qui Fev 08, 2007 3:18 pm
por Pablo Maica
É o Beam... manobra de guinada brusca em 90 graus, que faz com que a aéronave mude de direção rapiamente ficando "invisivel" so radar do avião inimigo por alguns segundos... o bastente para se poisicionar em vantagem.
Um abraço e t+
Enviado: Qui Fev 08, 2007 5:17 pm
por Copello
tulio escreveu:É uma Cobra, sim. Notaram, quando aparecem dois aviões, o que o que faz a manobra perde de velocidade? Imagino o que passaria na 'cabeça' de um AAM chegando para abater a aeronave, o Doppler iria endoidar e dar reset, e aí já passou...
E, segundo a RFA, era o que os MIII brazucas faziam contra os Matusas da AdlA...
Conta melhor essa história ae Túlio, os franceses devem ter ficado loucos!
E me tire uma dúvida se o MIII executa essa manobra o M-2000 provavelmente também deve executar né?
Ou será que o fly-by-wire impede esse tipo de movimento?
Enviado: Qui Fev 08, 2007 8:19 pm
por rodman
Copello escreveu:tulio escreveu:É uma Cobra, sim. Notaram, quando aparecem dois aviões, o que o que faz a manobra perde de velocidade? Imagino o que passaria na 'cabeça' de um AAM chegando para abater a aeronave, o Doppler iria endoidar e dar reset, e aí já passou...
E, segundo a RFA, era o que os MIII brazucas faziam contra os Matusas da AdlA...
Conta melhor essa história ae Túlio, os franceses devem ter ficado loucos!
De acordo com Carlos Lorch, na RFA, disse que quando tirava fotos no pátio de aeronaves durante a Mistral II, ele disse que começou a notar um estranho comportamento por parte dos pilotos franceses, depois de descerem de suas aeronaves ao voltar dos combates, coçavam a cabeça, gesticulavam, discutindo com seus alas, e corriam para o Debriefing com cara de poucos amigos, e isso se repetiu no dia seguinte.
Por outro lado, o pessoal do GDA não conseguiam esconder o entusiasmo, que se espalhou rapidamente pela base, ele disse que não entendeu o que estava acontecendo, como sempre o que realmente esta acontecendo não escapa para nós que estamos do lado de fora.
Uma coisa ele percebeu, nosso pessoal estava dando uma escovada nos Franceses.
Mirage III X Mirage 2000 em? Nessas é que vemos o que faz a tecnologia, quando se ignora as táticas e capacidade dos pilotos.
Enviado: Sex Fev 09, 2007 8:15 am
por Jacobs
Na verdade o BEAM por si so não é nenhuma manobra brusca. Consiste em colocar a ameaça num angulo de 90º graus em relação ao bico do avião. Isso faz com que o radar inimigo detecte o contato, porém ele é excluido, por ser categorizado como terreno.
Enviado: Sex Fev 09, 2007 3:03 pm
por Bolovo
rodman escreveu:Copello escreveu:tulio escreveu:É uma Cobra, sim. Notaram, quando aparecem dois aviões, o que o que faz a manobra perde de velocidade? Imagino o que passaria na 'cabeça' de um AAM chegando para abater a aeronave, o Doppler iria endoidar e dar reset, e aí já passou...
E, segundo a RFA, era o que os MIII brazucas faziam contra os Matusas da AdlA...
Conta melhor essa história ae Túlio, os franceses devem ter ficado loucos!
De acordo com Carlos Lorch, na RFA, disse que quando tirava fotos no pátio de aeronaves durante a Mistral II, ele disse que começou a notar um estranho comportamento por parte dos pilotos franceses, depois de descerem de suas aeronaves ao voltar dos combates, coçavam a cabeça, gesticulavam, discutindo com seus alas, e corriam para o Debriefing com cara de poucos amigos, e isso se repetiu no dia seguinte.
Por outro lado, o pessoal do GDA não conseguiam esconder o entusiasmo, que se espalhou rapidamente pela base, ele disse que não entendeu o que estava acontecendo, como sempre o que realmente esta acontecendo não escapa para nós que estamos do lado de fora.
Uma coisa ele percebeu, nosso pessoal estava dando uma escovada nos Franceses.
Mirage III X Mirage 2000 em? Nessas é que vemos o que faz a tecnologia, quando se ignora as táticas e capacidade dos pilotos.
Isso porque não era permitido o uso de BVR por parte dos franceses...
Enviado: Sex Fev 09, 2007 11:25 pm
por rodman
Bolovo escreveu:rodman escreveu:Copello escreveu:tulio escreveu:É uma Cobra, sim. Notaram, quando aparecem dois aviões, o que o que faz a manobra perde de velocidade? Imagino o que passaria na 'cabeça' de um AAM chegando para abater a aeronave, o Doppler iria endoidar e dar reset, e aí já passou...
E, segundo a RFA, era o que os MIII brazucas faziam contra os Matusas da AdlA...
Conta melhor essa história ae Túlio, os franceses devem ter ficado loucos!
De acordo com Carlos Lorch, na RFA, disse que quando tirava fotos no pátio de aeronaves durante a Mistral II, ele disse que começou a notar um estranho comportamento por parte dos pilotos franceses, depois de descerem de suas aeronaves ao voltar dos combates, coçavam a cabeça, gesticulavam, discutindo com seus alas, e corriam para o Debriefing com cara de poucos amigos, e isso se repetiu no dia seguinte.
Por outro lado, o pessoal do GDA não conseguiam esconder o entusiasmo, que se espalhou rapidamente pela base, ele disse que não entendeu o que estava acontecendo, como sempre o que realmente esta acontecendo não escapa para nós que estamos do lado de fora.
Uma coisa ele percebeu, nosso pessoal estava dando uma escovada nos Franceses.
Mirage III X Mirage 2000 em? Nessas é que vemos o que faz a tecnologia, quando se ignora as táticas e capacidade dos pilotos.
Isso porque não era permitido o uso de BVR por parte dos franceses...
Realmente, me esqueci deste detalhe.
Andei lendo que o Draken foi avaliado pela FAB antes da compra dos Mirage III, esse avião tem um desenho bem interessante.
Vi uns Drakens aparentemente bem preservados voando em um documentário, acho que aquela série Aviões de Guerra, e achei que os macacões dos pilotos pareciam ser da RAF, até ia tentar prestar mais atenção pra ver mais detalhes, mas ainda não consegui ver de novo, me deixou curioso.
Enviado: Sáb Fev 10, 2007 2:08 am
por Roberto
Eu penso que a manobra cobra seja um aperfeiçoamento dessa manobra executada pelos Draken, principalmente devido a uma melhor aerodinâmica dos caças russos.
Agora fica difícil se sustentar que os russos foram pioneiros nesse tipo de manobra, pois, como sabemos, os caças suecos são bem mais antigos.
Enviado: Sáb Fev 10, 2007 2:16 am
por Bolovo
O Draken é lindão, tem um estilo único (os suecos sabem mesmo fazer um caça).
Enviado: Sáb Fev 10, 2007 2:51 am
por Túlio
Bolovo escreveu:O Draken é lindão, tem um estilo único (os suecos sabem mesmo fazer um caça).
Além do que, no filme, a gente pode ver ele por baixo: é quase todo asa, POWS!!!
Enviado: Sáb Fev 10, 2007 10:39 pm
por hayes
Na época da compra dos Mirage III, os suecos ainda impunham problemas à exportação de material de defesa.
Enviado: Sáb Fev 10, 2007 11:00 pm
por Túlio
hayes escreveu:Na época da compra dos Mirage III, os suecos ainda impunham problemas à exportação de material de defesa.
Exato!
Estávamos sob uma ditadura militar e os Suecos NÃO negociavam armas com gente assim. Mas ao menos são gente coerente: à época do Vietnam os SEAL ianques tinham um requerimento tão duro para uma sub que apenas a Carl Gustav Sueca preenchia todos os quesitos. Quiseram colocar um pedido e adivinhem: NÃO! Não negociamos armas com Países que estão em guerra!
Tem que respeitar os Suecos...
Enviado: Dom Fev 11, 2007 5:38 pm
por LEO
tulio escreveu:NÃO! Não negociamos armas com Países que estão em guerra!
Tem que respeitar os Suecos...
Será que mantém esta filosofia? Porque comprar material bélico de um fornecedor que não negocia com quem está em guerra é meio... estranho, não?