Isso te responde!
Maceió
11h59, 16 de janeiro de 2007
Maceió recebe “Avisos de Instrução” da Marinha do Brasil
Da Redação
A partir de amanhã, até o dia 22 de janeiro, estará traçado no Porto de Maceió, o Grupo Tarefa 10.1, composto pelos Avisos de Instrução (AvIn): U10 Aspirante Nascimento, U11 Guarda-Marinha Jansen, e U12 Guarda-Marinha Brito.
As embarcações, que têm comprimento de 28 metros e desenvolvem até 12 nós de velocidade máxima, possuem acomodações para quatro oficiais, 18 aspirantes e 12 praças. Como armamento, trazem a bordo uma metralhadora Browning calibre 50.
As embarcações são comandadas pelo capitão-tenente Paulo Roberto Blanco Ozório,
e vêem de Salvador, numa viagem de instrução que deixou o Rio de Janeiro no dia 4 de janeiro.
Os navios realizam diversos exercícios com os aspirantes (alunos da Escola Naval) visando complementar, a bordo, o ensino profissional-naval ministrado nas salas de aula.
Os Avisos estarão abertos à visitação pública nos dias 20 e 21, das 14h às 17h.
A Escola Naval
A Escola Naval é a mais antiga instituição de ensino de nível superior do Brasil. Foi criada em 1782, em Lisboa, Portugal, pela Rainha D. Maria I. Com a vinda da Família Real para o Brasil, veio para o Rio de Janeiro em 1808, a bordo da nau "Conde D. Henrique".
Instalada, ao longo dos anos, em diferentes localidades, inclusive a bordo de navios, fixou-se definitivamente na Ilha de Villegagnon em 1938. Seu propósito é formar Oficiais de Marinha para os postos iniciais das carreiras dos Corpos da Armada (CA), Fuzileiros Navais (CFN) e Intendentes da Marinha (CIM).
Fonte: Com informações da Capitania dos Portos
http://www.alagoas24horas.com.br/conteudo/?vCod=22521