Aviões monocromáticos economizam petróleo
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Aviões monocromáticos economizam petróleo
Boeing cria avião de 1 cor para economizar combustível
O próximo avião da Boeing terá apenas uma cor. Mas esta decisão, de acordo com o jornal espanhol El País, não está relacionada com as tendências do design moderno, mas responde a uma decisão técnica. Os engenheiros do líder mundial de fabricação de aviões descobriram que as cores produzem resistência ao ar e, por isso, gastam mais combustível.
Por esta razão, o novo modelo de avião, o 787-Deamliner, terá uma superfície lisa, fina e contínua, sem as irregularidades que produzem as capas de pintura.
Segundo a companhia norte-americana, esta pequena mudança permitirá economia de 113.562 litros de querosene de aviação por ano. A quantidade poupada é significativa para as companhias aéreas, tendo em conta o preço atual do querosene de aviação e suas previsões de aumento.
A tecnologia se beseia no chamado fluxo laminado das correntes de ar, que evita o atrito com os fluxos turbulentos, o que deriva em um menor consumo de combustível. Traduzido para a linguagem corrente, significa que se deve manter um tipo concreto de lâminas de ar em contato com o avião para que o resto do ar se mova mais rápido em lâminas paralelas.
Para conseguir isso, os engenheiros chegaram à conclusão que é necessário eliminar os desenhos da cor. Assim, o novo 787 será cinza porque complementa a aparência metálica da zona de carga ou dos passageiros.
Outros avanços
O modelo 787-Dreamliner é a última aposta da Boeing. Será comercializado em 2008 e, segundo a companhia, apresenta vários avanços tecnológicos, além da pintura.
Fuselagem e asas elaboradas com materiais compostos, motores de tecnologia avançada, peso reduzido entre 13,6 mil e 18,15 mil quilos graças à fabricação de fuselagens de uma peça única, gasto de combustível reduzido de 20% em relação a modelos do mesmo porte e uma manutenção cerca de 30% mais barata são algumas das vantagens da aeronave.
A Boeing recebeu a encomenda de 38 empresas aéreas, que já realizaram 471 pedidos deste modelo. A expectativa é fabricar 3,5 mil unidades em 20 anos (2004-2023), chegando a conquistar mais da metade do mercado.
Acredita-se que novas gerações de aviões de apenas uma cor irão subtituir a médio prazo os atuais Boeing 737NG e até mesmo os Airbus 320.
O próximo avião da Boeing terá apenas uma cor. Mas esta decisão, de acordo com o jornal espanhol El País, não está relacionada com as tendências do design moderno, mas responde a uma decisão técnica. Os engenheiros do líder mundial de fabricação de aviões descobriram que as cores produzem resistência ao ar e, por isso, gastam mais combustível.
Por esta razão, o novo modelo de avião, o 787-Deamliner, terá uma superfície lisa, fina e contínua, sem as irregularidades que produzem as capas de pintura.
Segundo a companhia norte-americana, esta pequena mudança permitirá economia de 113.562 litros de querosene de aviação por ano. A quantidade poupada é significativa para as companhias aéreas, tendo em conta o preço atual do querosene de aviação e suas previsões de aumento.
A tecnologia se beseia no chamado fluxo laminado das correntes de ar, que evita o atrito com os fluxos turbulentos, o que deriva em um menor consumo de combustível. Traduzido para a linguagem corrente, significa que se deve manter um tipo concreto de lâminas de ar em contato com o avião para que o resto do ar se mova mais rápido em lâminas paralelas.
Para conseguir isso, os engenheiros chegaram à conclusão que é necessário eliminar os desenhos da cor. Assim, o novo 787 será cinza porque complementa a aparência metálica da zona de carga ou dos passageiros.
Outros avanços
O modelo 787-Dreamliner é a última aposta da Boeing. Será comercializado em 2008 e, segundo a companhia, apresenta vários avanços tecnológicos, além da pintura.
Fuselagem e asas elaboradas com materiais compostos, motores de tecnologia avançada, peso reduzido entre 13,6 mil e 18,15 mil quilos graças à fabricação de fuselagens de uma peça única, gasto de combustível reduzido de 20% em relação a modelos do mesmo porte e uma manutenção cerca de 30% mais barata são algumas das vantagens da aeronave.
A Boeing recebeu a encomenda de 38 empresas aéreas, que já realizaram 471 pedidos deste modelo. A expectativa é fabricar 3,5 mil unidades em 20 anos (2004-2023), chegando a conquistar mais da metade do mercado.
Acredita-se que novas gerações de aviões de apenas uma cor irão subtituir a médio prazo os atuais Boeing 737NG e até mesmo os Airbus 320.
"Uma nação que confia em seus direitos, em vez de confiar em seus soldados, engana-se a si mesma e prepara sua própria queda."
Rui Barbosa
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A tecnologia se beseia no chamado fluxo laminado das correntes de ar, que evita o atrito com os fluxos turbulentos, o que deriva em um menor consumo de combustível. Traduzido para a linguagem corrente, significa que se deve manter um tipo concreto de lâminas de ar em contato com o avião para que o resto do ar se mova mais rápido em lâminas paralelas.
Em embarcações de regata, usamos um conceito semelhante, a carena é tratada de modo que uma camada d'água adere ao casco e o barco não entra em contato com o meio onde se desloca. A carena é polida e depois lixada com lixa 600 até a água ficar uniformemente espalhada na superfície.
Não se queixe, não se explique, não se desculpe. Aja ou saia. Faça ou vá embora.
B. Disraeli
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pois é
Saiu isso no defesanet........pois é superfície superpolida, menos arrasto e o fluxo de ar corre melhor(logo maior penetração e menor arrasto=melhor consumo)...........igual as tubulações de escapamento de veiculos preparados(tuning)......vc manda polir internamente toda a tubulação de escapamento de um veículo, e o resultado é um fluxo mais rápido de saída dos gases e o carro fica mais econômico e de 3 a 5% com mais potência......hi viajei.....isso é um forum militar ......por falar nisso SKYWAY......vc não faz parte do corsaclube???
Quem é mais louco? O louco ou os loucos que o seguem?? (Obiwan Kenobi)
3x1 nos Argentinos , tem coisas que o cartão de credito não compra!!
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- Skyway
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Re: pois é
MARCOS RIBEIRO escreveu:Saiu isso no defesanet........pois é superfície superpolida, menos arrasto e o fluxo de ar corre melhor(logo maior penetração e menor arrasto=melhor consumo)...........igual as tubulações de escapamento de veiculos preparados(tuning)......vc manda polir internamente toda a tubulação de escapamento de um veículo, e o resultado é um fluxo mais rápido de saída dos gases e o carro fica mais econômico e de 3 a 5% com mais potência......hi viajei.....isso é um forum militar ......por falar nisso SKYWAY......vc não faz parte do corsaclube???
Já lhe mandei uma MP a muito tempo atras Marcosign...ops....digo...Marcos Ribeiro.
Sou eu sim Marcos. E o corsinha 1.8?
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