Outros combustíveis?
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
-
- Intermediário
- Contato:
Outros combustíveis?
Não sei muito sobre os tipos de combustíveis usados por aviões... Mas seria possível voar com BioDiesel? Sei que a Neiva tem um Ipanema a álcool.
Talvez seja quere muito... Mas não seria interessante ver um avião com sistema Flex como temos nos carros? (quem sabe assim empurramos a tecnologia brasileira no mundo mais um pouco) E quais são as possibilidades de haver outros combustíveis? E quais tipos de aeronaves poderiam utilizar esses combustíveis?
Talvez seja quere muito... Mas não seria interessante ver um avião com sistema Flex como temos nos carros? (quem sabe assim empurramos a tecnologia brasileira no mundo mais um pouco) E quais são as possibilidades de haver outros combustíveis? E quais tipos de aeronaves poderiam utilizar esses combustíveis?
- Barao Vermelho
- Avançado
- FinkenHeinle
- Sênior
- Agradeceu: 6 vezes
- Agradeceram: 19 vezes
- Contato:
Re: Outros combustíveis?
rslrdx escreveu:Não sei muito sobre os tipos de combustíveis usados por aviões... Mas seria possível voar com BioDiesel? Sei que a Neiva tem um Ipanema a álcool.
Só se desenvolvermos aeronaves com Motores Diesel.
Atte.
André R. Finken Heinle
"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
André R. Finken Heinle
"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
- FinkenHeinle
- Sênior
- Contato:
talharim escreveu:Ninguém sabe o que se passa na Fazenda da Aeronáutica de Pirassununga.
Mas a TAB ultimamente tem comprado grandes quantidades de esperma de boi.
HAUHAUHAU...
Boa Talha...
Atte.
André R. Finken Heinle
Thomas Sowell
André R. Finken Heinle
Thomas Sowell
- mauri
- Sênior
- Agradeceu: 2 vezes
- Agradeceram: 105 vezes
FinkenHeinle escreveu:rslrdx escreveu:Não sei muito sobre os tipos de combustíveis usados por aviões... Mas seria possível voar com BioDiesel? Sei que a Neiva tem um Ipanema a álcool.
Só se desenvolvermos aeronaves com Motores Diesel.
Pode sim, inclusive ja foi até testado para a FAB, por um colega nosso cearense, o "pai do biodisel" vejam o link abaixo:
http://camaradaarcanjo.blogspot.com/200 ... chive.html
Mauri
- JOSE CARNEIRO
- Júnior
- Agradeceu: 1 vez
Não sei muito sobre os tipos de combustíveis usados por aviões... Mas seria possível voar com BioDiesel? Sei que a Neiva tem um Ipanema a álcool
Infelizmente vc é de São Paulo, se fosse de Brasília lhe convidaria para conhecer a Fábrica de BioDiesel da UnB (próxima a L4 norte).
Diferente do processo de transereficação, na UnB se utiliza craqueamento para a produção do biodiesel, utiliza-se na etapa final do processo uma torre de destilação semelhante a da produção do derivado de petróleo, mas ao invés do petróleo o insumo pode ser sebo de boi/oleogenosas.
Como no caso da torre de petróleo, há subprodutos, dentre eles biogasolina e bioquerosene. O processo de craquemento produz um combustível bastante semelhante ao derivado de petróleo, na realidade a única diferença significativa é a falta de enxofre (o que reduz a lubrificação), mas esta falta pode ser resolvida com o uso de aditivos, o que não é necessário pois a perda de lubrificação não é significativa.
Com propriedades praticamente iguais, o biocombustível por craquemaneto pode ser utilizado 100% sem adaptações no motor, o que é necessário no caso da transerificação.
O bioquerosene pode ser utilizado em aeronaves sem problemas. Basta otimizar a planta para produzi-lo em maiores quantidades, pois hoje ele é subproduto do biodiesel, portanto produzido em menor quantidade.
A Fábrica existes a um ou dois anos e parte da frota de veículos da UnB é mantida com o combustível nela produzido.
Há uma segunda fábrica já em funcionamento em um assentamento agrícola perto de Brasília.
Abraços.
- FinkenHeinle
- Sênior
- Contato:
mauri escreveu:Pode sim, inclusive ja foi até testado para a FAB, por um colega nosso cearense, o "pai do biodisel" vejam o link abaixo:
Mas eu falo do BioDiesel, que só pode ser usado em motores Ciclo Diesel!
Atte.
André R. Finken Heinle
Thomas Sowell
André R. Finken Heinle
Thomas Sowell