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A-4
Enviado: Sáb Mar 13, 2004 9:09 pm
por Sniper
ai galera gostaria de saber se a curto/médio prazo existe algum programa de modernização dos A-4 da MB?
FLOW!

Enviado: Sáb Mar 13, 2004 9:55 pm
por FinkenHeinle
Ólá Novamente Sniper,
Só gostaria de pedir que coloque esse tópico na categotia "Forças Navais", certo?
Aquele abraço...
Enviado: Sáb Mar 13, 2004 10:57 pm
por Sniper
foi mal!

estou começando... mas valeu pelotoque!!
Enviado: Sáb Mar 13, 2004 11:01 pm
por FinkenHeinle
Sem problemas Sniper, sempre q a gente começa dá umas cagada assim, mas não é nada...
Ahh, e sorte que vc não pegou um kra cri cri, que só ia te dar um puxão de orelha, hehehehe... brincadeira...
No mais, aquele abraço...
Enviado: Dom Mar 14, 2004 12:19 am
por Malandro
Seja bem vindo , Sniper !

Enviado: Dom Mar 14, 2004 12:45 am
por Vinicius Pimenta
Fala Sniper, seja bem-vindo!
Segundo os planos da MB, a modernização dos A-4 deveria ter sido iniciada em 2003! Mas pela tradicional falta de recursos, não há previsão. A modernização será praticamente idêntica a dos F-5M da FAB.
Enviado: Dom Mar 14, 2004 10:02 am
por Sniper
valeu galera!

Enviado: Dom Mar 14, 2004 11:26 am
por César
Opa! Chegando atrasado mas deixa eu falar também.
Seja bem-vindo Sniper! 8)

Que tenhamos boas discussões aqui no DB.
Grande Abraço
César
Enviado: Dom Mar 14, 2004 9:13 pm
por Sniper
valeu César!
Enviado: Ter Mar 16, 2004 3:57 pm
por FinkenHeinle
Olá Sniper,
Na verdade, ainda não respondi ao tópico...
A MB, segundo informações, já teria planejado uma modernização dos AF-1, mas, a já conhecida falta de verba teria impedido uma modernização.
Segundo informações, ela seria no padrão Br, para comunalizar, e para operar os mesmos mísseis que o F-5Br...
Enviado: Qui Mar 18, 2004 1:22 am
por Fuznav
Bem a curto prazo seria a compra d uma aeronve d alerta antecipado, já existe um estudo na Embraer.
Médio prazo uma modernização padrão F-5BR.
Não fiquem assustados s entre 2008 e 2010 aparecer um novo caça. Por enquanto está em estudo, mas vai ser um caça no estado da arte.
Enviado: Qui Mar 18, 2004 1:37 am
por FinkenHeinle
Fuznav escreveu:Bem a curto prazo seria a compra d uma aeronve d alerta antecipado, já existe um estudo na Embraer.
Médio prazo uma modernização padrão F-5BR.
Não fiquem assustados s entre 2008 e 2010 aparecer um novo caça. Por enquanto está em estudo, mas vai ser um caça no estado da arte.
Olá FuzNav,
E na opinião dos colegas, quais seriam as opções?
Na minha opinião, seriam algumas opções, apenas, como os F-18A/B/C/D, com preferência para A/B, que ainda poderiam operar no São Paulo. Aí teríamos também os MiG-29, Harriers de vários modelos, ou seja, são poucas opções...
Enviado: Qui Mar 18, 2004 2:43 pm
por VICTOR
André,
Os Hornets A/B/C/D têm tamanho e peso semelhantes, diferenciando-se mais nos sistemas. A versão maior e mais pesada é o Super Hornet (E/F). Então, a versão C/D poderia se encaixar.
Tipos de operação de Navios Aeródromos:
- CATOBAR (lançamento catapultado, pouso por cabos). NAes dos EUA, França e nosso A-12.
- STOBAR (decolagem curta, pouso por cabos). Rússia e (daqui alguns anos) Índia, com o Gorshkov.
- STOVL (Harriers com ski-jump, pouso vertical). GB, Espanha, Itália, Tailândia, índia hoje (com o ex-Hermes).
Ou seja, para operar do A-12 sem dispendiosas adaptações, são opções de caças:
- A-4
- F/A-18
- Super Étendard
- Rafale? Não sei se a catapulta agüenta
Existem Hornets de segunda mão que são utilizados em bases terrestres, sem desgastar tanto suas estruturas como com o uso em navios-aeródromos. São os Hornets de países como Canadá, Finlândia, Austrália e mesmo os dos Fuzileiros Navais dos EUA (USMC). Apesar de alguns esquadrões do USMC operarem nos NAes, para racionalizar recursos, ainda há muitos deles operando do chão.
O A-12 não tem ski-jump, então operar Harriers dali tornaria necessário fazer alterações estruturais (problema: $$$$).
O MiG-29 opera sem catapulta. A modificação para torná-lo compatível com isso seria adaptar o sistema de trem de pouso, não sei o preço disso, mas barato não deve ser. Mesma coisa com o Su-33 Flanker-D.

O problema é: vai haver continuidade após o NAeSP, ou seja, vale a pena comprar novos caças se a vida útil do A-12 não será tão longa assim? Por exemplo, comprar caças novos que não sabemos se terão um NAe daqui a dez ou quinze anos? É preciso lembrar que o A-12 custou 12 milhões, o equivalente a um terço de um caça do FX, em média. Haverá um negócio da China desses quando o A-12 se aposentar?
E depois? Se a Barroso já virou uma novela (ou filme de terror), imagine construir um novo NAe... A opção seria se aliar a três países com planos de desenvolver NAes nos próximos 10 ou 15 anos:
- Índia
- Rússia
- China
De preferência os 3 de uma vez só...
Sendo assim, eu penso que o melhor para o A-12 seria modernizar os A-4, e escolher o F-MB-X conforme quem for o futuro A-13, como for seu sistema de lançamento / recuperação etc.
Enviado: Qui Mar 18, 2004 5:58 pm
por FinkenHeinle
Concordo da primeira à última linha.
A questão que fica é: qual é o melhor tipo de NAe para operarmos?
Eu, à princípio, prefiro os convencionais. Desta forma, no caso de comprarmos um NAe (tanto faz, nacional ou importado), usaríamos os A-4 modernizados no São Paulo, e depois um misto de A4-Br e F-18Br. Depois, com o fim da vida útil dos AF-1, os "AF-2" seriam usados, também no "A-13", já que o A-12 teria completado sua vida útil antes do F-18. Então, se escolheria um caça convencional para operar no "A-13".
Este poderia ser o futuro PAK-FA, com a possível participação do Brasil no seu desenvolvimento.
Creio que seria uma boa, não???
Enviado: Qui Mar 18, 2004 6:02 pm
por FinkenHeinle
Aliás, me esqueci de comentar que, para usar o F-18, teríamos que regular a catapulta para 25.000 Kg, que é o seu máximo. Isso, porém, desgastaria ela demais.
Será que seria caro/difícil trocá-la?