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VANT Brasil

Enviado: Ter Nov 28, 2006 7:41 am
por Luiz Padilha
Senhores,
Não é trocadilho não! :lol:
Vejam e acompanhem como andam nossas investidas neste campo que sem duvida, é o futuro.

http://br.wrs.yahoo.com/_ylt=A0geulANym ... TA_IAE.pdf

Abraços,

Padilha

Enviado: Ter Nov 28, 2006 4:19 pm
por fredom
Interessante na apresentação do CTA nos slides é q, ouve a união do CTA do CTEX da Marinha(nao lembro o nome do instituto de pesquisa) e da Avibras, fazendo o codesenvolvimento do VANT cada uma adptando as suas necessidades mas utilizando sistemas sensiveis compativeis uns com os outros.
pelo q me recordo é um dos poucos projetos em q as tres forças trabalham juntas.

Enviado: Dom Abr 15, 2007 10:42 pm
por Slip Junior
Enquanto muitos falam dos projetos da Embravant, do CTA, do Exército, da compra dos modelos israelenses, surge uma excelente notícia para todos os brasileiros.

Será apresentado oficialmente durante a LAAD, o FS-01 Watchdog que é fruto de uma parceria da UFMG com a Flight Solutions e é um modelo de médio-pequeno porte (sinceramente, não conheço muito bem a classificação de UAV's então se essa definição estiver incorreta, por favor, corrijam) e relativamente avançado.

Preço? Segundo o Band News, algo na faixa de US$ 200 mil.

Mercado? Segundo o mesmo canal, a empresa espera vender entre 5-8 unidades ainda em 2007.

Mais informações em:

http://www.ufmg.br/online/arquivos/005527.shtml
http://www.flightsolutions.com.br/index/index.html

Abraços

Enviado: Seg Abr 16, 2007 3:00 am
por Túlio
Slip Junior escreveu:Enquanto muitos falam dos projetos da Embravant, do CTA, do Exército, da compra dos modelos israelenses, surge uma excelente notícia para todos os brasileiros.

Será apresentado oficialmente durante a LAAD, o FS-01 Watchdog que é fruto de uma parceria da UFMG com a Flight Solutions e é um modelo de médio-pequeno porte (sinceramente, não conheço muito bem a classificação de UAV's então se essa definição estiver incorreta, por favor, corrijam) e relativamente avançado.

Preço? Segundo o Band News, algo na faixa de US$ 200 mil.

Mercado? Segundo o mesmo canal, a empresa espera vender entre 5-8 unidades ainda em 2007.

Mais informações em:

http://www.ufmg.br/online/arquivos/005527.shtml
http://www.flightsolutions.com.br/index/index.html

Abraços


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13/04/07 às 20:46Universidade de Minas exibe protótipo de aviões-robôsPor Eduardo Kattah

Belo Horizonte, 13 (AE) - A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) apresentou hoje o protótipo de duas aeronaves autônomas e não-tripuladas (avião-robô), as primeiras desenvolvidas com tecnologia 100% nacional. Além de não contar com piloto, esse tipo de aeronave tem a capacidade de tomar decisões a partir de informações sensoriais processadas pelo sistema computacional embarcado. O avião-robô é uma nova ferramenta para atividades econômicas e militares, como o monitoramento de fronteiras e águas territoriais, pulverizações de lavouras e inspeções de linhas de transmissão.

A tecnologia desenvolvida é fruto de estudos multidisciplinares iniciados em 2004 e que envolvem professores da Escola de Engenharia e do Instituto de Ciências Exatas (Icex) da UFMG.

"Agora podemos dizer que temos no Brasil tecnologia suficiente e que nos leva a uma posição de competitividade internacional nessa área", disse o coordenador do projeto Sistemas de Desenvolvimento de Veículos Aéreos Autônomos e Não-Tripulados (Sidevaan), Mário Fernando Montenegro Campos.

Campos observa que a autonomia da aeronave envolve a integração de vários subsistemas eletrônicos, de controle, de comunicação e de processamento em tempo real. "Informações adquiridas de diversos sensores, como GPS, sensores inerciais e barométricos são processados em alta velocidade, possibilitando a navegação do veículo segundo planos de vôo previamente estabelecidos." O primeiro vôo autônomo foi feito no dia 3, na região metropolitana de Belo Horizonte, e classificado como um "marco da aeronáutica nacional" pelo pesquisador Paulo Iscold, da Engenharia Mecânica. Os primeiros testes foram feitos em um aeromodelo comercial e o vôo foi realizado por um modelo compacto (AkVS), de 2 metros de envergadura. Mas, de acordo com os pesquisadores, toda a tecnologia pode ser transportada para veículos maiores. Mercado militar - O protótipo maior que será oferecido como produto comercial foi batizado de FS-01 Watchdog, com envergadura de 4,7 metros. O FS01 tem médio alcance (até 70 km do ponto-base), média altitude (7 mil metros) e capacidade de carga de 30 kg, entre combustível e equipamentos. A aeronave desenvolve velocidade de 70 a 200 km/h.

Os aviões-robôs serão expostos na Latin American Air and Defense - a maior feira de produtos militares da América Latina -, entre os dias 17 e 20, no Rio, pela empresa recém-criada Flight Solutions, que tem sede em Belo Horizonte.

A empresa negocia com a UFMG uma parceria para a comercialização das aeronaves. O diretor da Flight Solutions, Leandro Maia, acredita que no próximo semestre os produtos já estarão disponíveis, ao custo estimado de US$ 200 mil (FS-01) e US$ 50 mil (AkVS). Ele avalia que o mercado militar deverá se interessar primeiro pela tecnologia.

"É um mercado concreto. As Forças Armadas de diversos países já utilizam a tecnologia. O mercado civil ainda está em fase de amadurecimento, a agricultura de precisão é algo que no País está nascendo agora", observou. Agência Estado

Enviado: Seg Abr 16, 2007 9:37 am
por Sniper
Que achado hein Slip! Parabéns! [009]

Um VANT 100% nacional, e me parece já estar bastante desenvolvido! :shock:

Agora vamos aguardar o apoio da TAB a Flight Soluctions... :? :roll:

Enviado: Seg Abr 16, 2007 5:10 pm
por hayes
Acho que é uma ótima notícia o fato de o setor privado continuar interessado em nosso mercado de defesa, e em termos de tecnologia, é boa notícia também.

Acredito que nossas FFAA deveriam ter um Programa de VANT's integrado, não as ações esparsas que vemos hoje.

Enviado: Seg Abr 16, 2007 6:06 pm
por Matheus
Outra notícia legal é o desenvolvimento de um radar de abertura sintética por empresas brasileiras...

Enviado: Sáb Abr 21, 2007 5:59 pm
por oraculobq
Pra Falar a verdade parece que ele tem pouca autonomia e capacidade de carga util.

Mas o mais importante do projeto é o potencial de crescimento.
Saindo do zero se fez isso, agora é só estudar mais e ver onde se pode melhorar.

Ponto Para a UFMG e a FlyghtSolutions.