Slip Junior escreveu:Enquanto muitos falam dos projetos da Embravant, do CTA, do Exército, da compra dos modelos israelenses, surge uma excelente notícia para todos os brasileiros.
Será apresentado oficialmente durante a LAAD, o FS-01 Watchdog que é fruto de uma parceria da UFMG com a Flight Solutions e é um modelo de médio-pequeno porte (sinceramente, não conheço muito bem a classificação de UAV's então se essa definição estiver incorreta, por favor, corrijam) e relativamente avançado.
Preço? Segundo o Band News, algo na faixa de US$ 200 mil.
Mercado? Segundo o mesmo canal, a empresa espera vender entre 5-8 unidades ainda em 2007.
Mais informações em:
http://www.ufmg.br/online/arquivos/005527.shtml http://www.flightsolutions.com.br/index/index.html Abraços
13/04/07 às 20:46Universidade de Minas exibe protótipo de aviões-robôsPor Eduardo Kattah
Belo Horizonte, 13 (AE) - A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) apresentou hoje o protótipo de duas aeronaves autônomas e não-tripuladas (avião-robô), as primeiras desenvolvidas com tecnologia 100% nacional. Além de não contar com piloto, esse tipo de aeronave tem a capacidade de tomar decisões a partir de informações sensoriais processadas pelo sistema computacional embarcado. O avião-robô é uma nova ferramenta para atividades econômicas e militares, como o monitoramento de fronteiras e águas territoriais, pulverizações de lavouras e inspeções de linhas de transmissão.
A tecnologia desenvolvida é fruto de estudos multidisciplinares iniciados em 2004 e que envolvem professores da Escola de Engenharia e do Instituto de Ciências Exatas (Icex) da UFMG.
"Agora podemos dizer que temos no Brasil tecnologia suficiente e que nos leva a uma posição de competitividade internacional nessa área", disse o coordenador do projeto Sistemas de Desenvolvimento de Veículos Aéreos Autônomos e Não-Tripulados (Sidevaan), Mário Fernando Montenegro Campos.
Campos observa que a autonomia da aeronave envolve a integração de vários subsistemas eletrônicos, de controle, de comunicação e de processamento em tempo real. "Informações adquiridas de diversos sensores, como GPS, sensores inerciais e barométricos são processados em alta velocidade, possibilitando a navegação do veículo segundo planos de vôo previamente estabelecidos." O primeiro vôo autônomo foi feito no dia 3, na região metropolitana de Belo Horizonte, e classificado como um "marco da aeronáutica nacional" pelo pesquisador Paulo Iscold, da Engenharia Mecânica. Os primeiros testes foram feitos em um aeromodelo comercial e o vôo foi realizado por um modelo compacto (AkVS), de 2 metros de envergadura. Mas, de acordo com os pesquisadores, toda a tecnologia pode ser transportada para veículos maiores. Mercado militar - O protótipo maior que será oferecido como produto comercial foi batizado de FS-01 Watchdog, com envergadura de 4,7 metros. O FS01 tem médio alcance (até 70 km do ponto-base), média altitude (7 mil metros) e capacidade de carga de 30 kg, entre combustível e equipamentos. A aeronave desenvolve velocidade de 70 a 200 km/h.
Os aviões-robôs serão expostos na Latin American Air and Defense - a maior feira de produtos militares da América Latina -, entre os dias 17 e 20, no Rio, pela empresa recém-criada Flight Solutions, que tem sede em Belo Horizonte.
A empresa negocia com a UFMG uma parceria para a comercialização das aeronaves. O diretor da Flight Solutions, Leandro Maia, acredita que no próximo semestre os produtos já estarão disponíveis, ao custo estimado de US$ 200 mil (FS-01) e US$ 50 mil (AkVS). Ele avalia que o mercado militar deverá se interessar primeiro pela tecnologia.
"É um mercado concreto. As Forças Armadas de diversos países já utilizam a tecnologia. O mercado civil ainda está em fase de amadurecimento, a agricultura de precisão é algo que no País está nascendo agora", observou. Agência Estado