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Envolvidos no acidente da Gol receberão recomendações
Agência Estado - 19:43 15/10
OTTAWA -As análises do conteúdo das caixas-pretas do Boeing 737-800 da Gol e do jatinho Legacy da ExcelAir podem ainda não ser conclusivas, mas indicam que recomendações devem ser feitas a todas as partes envolvidas na tragédia do vôo 1907 - o que inclui o controle do tráfego aéreo brasileiro. A informação é do coronel Rufino Antônio da Silva Ferreira, chefe da Divisão de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Dipaa) e presidente da comissão que investiga as causas do acidente com o vôo 1907 da Gol, no Canadá.
"Sempre há algo que pode ser melhorado", afirmou Ferreira. Ele lidera uma equipe que investiga desde a cultura gerencial das empresas envolvidas no acidente até o trabalho feito pelo controle aéreo brasileiro. "Tudo deve ser questionado e revisto", resumiu. Entram também na lista de recomendações os aviões e equipamentos que foram instalados neles. Até a infra-estrutura dos aeroportos de São José dos Campos e Manaus, de onde decolaram o Legacy e o Boeing 737-800, respectivamente, vai ser analisada. De acordo com Ferreira, algumas recomendações podem ser feitas antes mesmo do fim das investigações que, por enquanto, não têm data para terminar.
A retirada e a análise dos dados das caixas-pretas continuam sendo feitas nos laboratórios do Conselho de Segurança dos Transportes do Canadá (Transportation Safety Board), perto do aeroporto de Ottawa. Não há data prevista para o fim dos trabalhos. Por conta disso, o coronel Rufino Ferreira também não tem data para voltar ao Brasil. Isso porque, assim que for encontrado, o cilindro contendo as gravações de voz da cabine do Boeing 737-800 já tem destino certo: vai ser enviado imediatamente para a capital canadense. "Já tenho uma equipe preparada para nos enviar esse cilindro", disse.
Ferreira afirmou que todo o conteúdo das caixas-pretas foi recuperado, incluindo os dados de vôo do Boeing 737-800, cujo cilindro ficou danificado com o impacto. Com o conteúdo de três das quatro caixas-pretas, os técnicos dos laboratórios do Conselho de Segurança dos Transportes produziram gráficos e animações próximas da realidade. Todo esse material vai ser levado para o Brasil quando os trabalhos em Ottawa terminarem.
Questionado se as caixas-pretas do Legacy indicavam se houve variação na altitude de vôo ou se estão gravados os contatos que o controle aéreo afirma ter feito com os pilotos do jatinho, ele foi evasivo: "Dados separados não servem para nada", afirmou o coronel. "É preciso cruzar esses dados com o que está sendo pedido, por exemplo, ao controle do tráfego aéreo no Brasil." Logo em seguida, completou: "A expectativa de chegar a resultados a curto prazo é impossível."
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