Colômbia compra 46 'tanques' para uso doméstico

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Cabral
Avançado
Avançado
Agradeceu: 4 vezes
Agradeceram: 4 vezes

Colômbia compra 46 'tanques' para uso doméstico

#1 Mensagem por Cabral » Seg Fev 23, 2004 10:18 pm

23/02/2004 - 21h19
Colômbia compra 46 tanques para "uso doméstico"
da Folha Online

O governo da Colômbia anunciou nesta segunda-feira a compra de até 46 tanques franceses para proteger a infra-estrutura do país, muito visada pelas guerrilhas esquerdistas e pelos grupos paramilitares direitistas que travam uma guerra civil no país há 40 anos.

Segundo o governo, os tanques, comprados da Espanha por US$ 6 milhões cada, são para "uso doméstico" e não devem ser vistos como sinal de alerta pela vizinha Venezuela.

Ontem (22), ofensivas do exército contra os paramilitares e as guerrilhas das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e do ELN (Exército de Libertação Nacional) deixaram 60 mortos no país, entre eles dez soldados.

Com 17.000 combatentes, as Farc são o principal grupo insurgente do país. As AUC (Autodefesas Unidas da Colômbia), que contam com 10.000 membros, estão comprometidas com um processo de paz e de desarmamento com o governo do presidente Alvaro Uribe.

Com agências internacionais

Alguém ouviu algo mais sobre essa compra ? Seriam MBTs modernos?
Abraços,
Cabral

Guilherme
Sênior
Sênior
Agradeceu: 66 vezes
Agradeceram: 59 vezes

#2 Mensagem por Guilherme » Ter Fev 24, 2004 12:09 am

Deve ser moderno sim, pra custar 6 milhoes de dolares cada.

Deve ser tanque LeClerc. É um MBT excelente, muito moderno, com ótima blindagem e avançados sistemas eletronicos.

Spetsnaz
Sênior
Sênior

#3 Mensagem por Spetsnaz » Ter Fev 24, 2004 1:55 am

A Espanha tem Leclerc ??? será que não é o AMX?

Guilherme
Sênior
Sênior

#4 Mensagem por Guilherme » Ter Fev 24, 2004 3:12 am

Essa noticia tah estranha, pq se eles estao comprando tanques franceses da Espanha, devem ser tanques usados. Por outro lado, a 6 milhoes cada, deve ser um tanque novo, mas acho que nem o M1A2 deve custar isso.

Se forem 46 tanques a 6 milhoes de dolares por todos eles, aí sim.

Spetsnaz
Sênior
Sênior

Eram os AMX-30 hehe!

#5 Mensagem por Spetsnaz » Ter Fev 24, 2004 11:39 am

Colômbia deve comprar tanques para combater rebeldes

23/02/04
18:09

BOGOTÁ (Reuters) - O governo colombiano disse na segunda-feira que pretende comprar 46 tanques da Espanha como parte da campanha militar do presidente Álvaro Uribe contra as guerrilhas armadas do país.

O ministro da Defesa, Jorge Alberto Uribe, disse em uma entrevista coletiva que os tanques AMX-30, de fabricação francesa, custarão 6 milhões de dólares e protegerão estradas, rodovias e a infra-estrutura fundamental para impedir atos de sabotagem cometidos por rebeldes de esquerda e paramilitares de direita.

Há cerca de 40 mil combatentes ilegais espalhados pelas montanhas andinas e selvas colombianas, travando uma guerra de quatro décadas que causa milhares de mortes todos os anos.

Os tanques devem chegar ao país no fim deste ano.

O ministro da Defesa Uribe, que não é parente do presidente, desmentiu uma afirmação publicada pela revista Cambio Colombiano no domingo de que o governo estaria planejando colocar tanques ao longo da frágil fronteira com a Venezuela.

"Os tanques são exclusivamente para uso interno. A Colômbia nunca travou uma guerra e nunca irá provocar um ato belicoso contra algum de seus vizinhos", disse o ministro aos repórteres.

As relações entre Colômbia e Venezuela ficaram tensas nos últimos anos em meio a acusações por autoridades colombianas e norte-americanas de que o presidente esquerdista Hugo Chávez apóia e abriga rebeldes marxistas.

Chávez nega as acusações e afirma que a Colômbia não está fazendo o suficiente para impedir que a guerra ultrapasse a fronteira.

No mês passado, aviões militares da Venezuela sobrevoaram a selva perto da fronteira com a Colômbia para trazer de volta uma coluna de combatentes armadas que havia cruzado a fronteira e entrado em conflito com a Guarda Nacional. Em dezembro, sete guardas nacionais venezuelanos foram mortos em emboscadas atribuídas a paramilitares colombianos.

Desde que assumiu o cargo em 2002, o presidente colombiano Álvaro Uribe, aliado estreito dos Estados Unidos, lançou uma ofensiva militar contra os guerrilheiros ilegais e cortou as linhas de fornecimento dos rebeldes, forçando as guerrilhas a um recuo tático.

.........................................................

Eu acho que 6 milhões são os 46 tanques neh..

Guilherme
Sênior
Sênior

#6 Mensagem por Guilherme » Ter Fev 24, 2004 12:11 pm

Esse AMX-30 eh bom ?

Não me agrada a ideia do EB ter menos tanques que o Exercito do Chile. Espero que eles comprem logo mais algumas centenas de tanques. Se for pra comprar Leopard 1 não-modernizado, eh melhor nem comprar. O M-60 eh bem melhor. Já que é muito difícil o EB comprar tanques novos, espero que o EB se interesse por Leopard 2 usados que existem em muita quantidade na Europa.

Spetsnaz
Sênior
Sênior

WWW.FAS.ORG

#7 Mensagem por Spetsnaz » Ter Fev 24, 2004 12:31 pm

AMX 30

Giat Industries has built and delivered to a dozen armies almost 2,300 AMX 30 main battle tanks, as well as 1,100 derivative versions (155 GCT self-propelled howitzers, anti-aircraft missile or gun systems, armoured recovery vehicles, etc.). The AMX 30 B2 is an improved version of the AMX 30, either by rebuilding or by production of new tanks, equipped with an automatic fire control system (COTAC) enabling it to fire a ammunition arrow (Vo 1525 m/s). The tank is well profiled, strongly armed, endowed with a very good mobility and a great autonomy. It is protected only from small gauge weapons and the effects of artillery. The AMX 30 B2 is able to fight in a contaminated atmosphere and to cross in immersion of the water levels 2 depth m (4 m with snorkel). It is intended for all missions requiring operations in traditional or nuclear environments power: direct destruction of the enemy forces, and in priority of the armoured forces immediate and major exploitation of the effects of the others weapons, in particular of the nuclear weapon. It equips tank regiments. It is encased in rolled plates and castings, entirely welded; traditional turret, entirely cast, of very shaped form.

Crew - 4 men
Weight in commands of combat - neighbor of 36 T
Power - 680 CH with 2400 rpm disengageable ventilator
Average consumption - gas oil - 200 l/100 km / gasoline - 230 l/100 km
Autonomy - 500 km or 16 hours with the gas oil 420 km or 14 hours with the gasoline
Speed - average on the road 45 km/h / maximum on road 65 km/h
Principal Armament - 1 gun of 105 mm, Mle F2 with semi-automatic loading
Effective Range - approximately 2000 m

Imagem

Imagem

Imagem

alex
Sênior
Sênior
Agradeceu: 10 vezes
Agradeceram: 79 vezes

#8 Mensagem por alex » Ter Fev 24, 2004 1:20 pm

O AMX-30 não eh um tanque moderno no estado de arte mas eh um equipamento eficaz para a Colombia. Deve ser usado mesmo para a proteção contra a guerrilha, mas sempre com um olho aberto em direção ao Problemático Chavez na Venezuela.
As conclusões que podemos tomar deste fato são:
- veja como um pais com pouco dinheiro pode adquirir um equipamento usado alterar o equilibtio da regiião (exemplo recente O Chile e suas fragatas
Argntina e Peru não devem ter gostado nada da noticia).
Estou exagerando? Talvez, mas veja o Brasil não tem nenhum equipamento equivalente em quantidade e qualidade na fronteira com a colombia ou Venezuela.
- Aumenta o problema logistico para o Brasil
Se a Venezuela resolver adquiralguma coisa parecida (tanques) aquela fronteira ficaria mais "quente". Nossos batalhões/brigadas não tem carros leves ou tanques pra bloquear uma invasão de fronteira
.Como fica ? vai ter louco pensando em levar tanques do Parana e Rio Grande do Sul para Lá? dificill

Guilherme,
Apesar de eu também querer o Leopard 2 , o problema nãoeh só o preço, como ele tem 62 toneladas o uso dele em territorio nacional ficaria restrito em varias malhas rodoviárias e ferroviarias. O exercito esta tendo este problema desde que adquiriu o Leopard 1 e M-60, pois suas carretas estavam preparadas para o M-41, pontes e varias estradas não aguentam um tanque mais pesado.
A unica noticia boa é que também ficaria dificil para algum inimigo invadir o país com esses mesmos tanques

Spetsnaz
Sênior
Sênior

#9 Mensagem por Spetsnaz » Ter Fev 24, 2004 1:29 pm

Bom Alex.. na minha opinião.. um carro de combate naquela região (Amazonica).. com solo extremamente mole e humido.. não seria uma coisa muito inteligente a se fazer ... um grupo relativamente pequeno.. com armas anti-tanque eficientes (RPG-7 eficiente e barata q dói) ... faria um estrago bem legal nos CC ... os Colombianos que se cuidem hehe.. não vejo motivo para o Brasil ter CC's naquela região.. afinal a melhor região para se ter este tipo de carro é o Sul do Pais.. e é aonde nós temos hehe.. pois é um cenario ideal para a operação de tanques... locais planos e talz ..

Spetsnaz
Sênior
Sênior

#10 Mensagem por Spetsnaz » Ter Fev 24, 2004 1:32 pm

E vou falar mais.. na minha opinião os Carros de Combates estão com seus dias contados...

alex
Sênior
Sênior
Agradeceu: 10 vezes
Agradeceram: 79 vezes

#11 Mensagem por alex » Ter Fev 24, 2004 1:47 pm

olá Spetsnaz,
Pelo que eu sei o Exercito queia uma unidade de carros de combate em Roraima (ou rondonia? , faço sempre esta confuzão) pois há terreno para uso destes.e não os adquiriu por falta de .... dinheiro, de novo...
o uso destes n a fronteira Colombia/Venezuela se daria para proteger os povoados, na selva nem pensar... e apoio de artilharia ....
e do jeito que vai o dematamento da Amazonia .....

Guilherme
Sênior
Sênior

#12 Mensagem por Guilherme » Ter Fev 24, 2004 1:49 pm

alex escreveu:Guilherme,
Apesar de eu também querer o Leopard 2 , o problema nãoeh só o preço, como ele tem 62 toneladas o uso dele em territorio nacional ficaria restrito em varias malhas rodoviárias e ferroviarias. O exercito esta tendo este problema desde que adquiriu o Leopard 1 e M-60, pois suas carretas estavam preparadas para o M-41, pontes e varias estradas não aguentam um tanque mais pesado.
A unica noticia boa é que também ficaria dificil para algum inimigo invadir o país com esses mesmos tanques

Esse problema de estradas/ferrovias não suportarem tanques mais pesados surgiria mais cedo ou mais tarde. Já deviam ter pensado nisso, antes mesmo de ter adquirido os M-60 e Leopard 1. Esses M-41 do EB são uma vergonha, eles precisam parar pra atirar. Já deviam ter virado sucata há muito tempo.

Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 419 vezes

#13 Mensagem por Marechal-do-ar » Ter Fev 24, 2004 3:07 pm

Spetsnaz escreveu:E vou falar mais.. na minha opinião os Carros de Combates estão com seus dias contados...

Por que? Na minha opinião é a infantaria como nós conhecemos hoje que sta com os dias contados.

Spetsnaz
Sênior
Sênior

#14 Mensagem por Spetsnaz » Ter Fev 24, 2004 3:30 pm

Marechal-do-ar escreveu:
Spetsnaz escreveu:E vou falar mais.. na minha opinião os Carros de Combates estão com seus dias contados...

Por que? Na minha opinião é a infantaria como nós conhecemos hoje que sta com os dias contados.

Bom... o Carro de Combate na minha opinião não é tão eficiente como a infantaria.. que pra mim.. vai ser algo que sempre vai exstir... é barato e agil.. já o CC é Caro.. bem caro... e não se pode usar em certos locais.. além do fato que é extremamente vulneravel a ataques aéreos... é dificil alguem em um tanque não ficar com medo se tiver um Apache ou um Hokum ou um A-10 caçando ele... não vou dizer que ele não é importante para uma campanha de guerra... mas que ele não é tão necessario.. e outra.. já demonstrou a vulnerabilidade a infantaria armada com misseis anti-tanque ou até armas anti tanque não guiadas como as baratissimas RPG-7 ... o poderoso M1A1/A2 ... foi imobilizado por uns 3 soldados mal alimentados .. mas com armas baratas e eficientes... sei lá.. eu por ex.. jamais me sentiria a vontade dentro de um CC ... hehe

Em relação a infantaria eu concordo com você... nos paises com verbas ela vai se informatizar .... ter roupas novas e ultra modernas e resistentes.. mas ´nem 1/6 dos paises do mundo podem ter essa tecnologia.. então eu acho que a infantaria vai ser algo que vai demorar bastante para mudar drasticamente...

LEO
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Contato:

#15 Mensagem por LEO » Ter Fev 24, 2004 3:38 pm

Na Região Amazônica, existem apenas 2 unidades que operam carros blindados:

- O 23º Pelotão de Cavalaria Mecanizado - Marabá/PA

e

- O 12º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado - Roraima/RO

Que veículos estas unidades operam, Cascavéis, Urutus ou ambos?

"Veni, vidi, vinci" - Júlio Cesar

http://www.jornalopcao.com.br/index.asp ... djornal=43

Every time you feed a troll, God kills a kitten. Please, think of the kittens
Responder