Página 1 de 3
RAH-66 Comanche - Cancelado!
Enviado: Seg Fev 23, 2004 5:32 pm
por Spetsnaz
Pentágono cancela projeto para desenvolvimento de novo helicóptero
Washington, 23 (AE-AP) - O Pentágono desistiu de fabricar o helicóptero Comanche, abandonando um projeto multibilionário para desenvolver um nova geração de aeronaves para missões de reconhecimento, informaram hoje autoridades.
O Comanche deveria ser fabricado pela Boeing Co. e a Sikorsky Aircraft Corp.
Com cerca de US$ 8 bilhões já investidos no projeto, mas com a linha de produção ainda não iniciada, o cancelamento é um dos maiores da história das Forças Armadas americanas. Ele segue-se à decisão em 2002 do Pentágono de suspender o programa de artilharia Crusader - contra a vontade dos comandantes do Exército.
The Associated Press
Enviado: Ter Fev 24, 2004 2:31 pm
por César
Enviado: Ter Fev 24, 2004 3:32 pm
por Spetsnaz
Não o pior de tudo é ler que eles já gastaram:
US$ 8 bilhões ... para cancelar...
Enviado: Ter Fev 24, 2004 4:30 pm
por Slip Junior
Apenas mais demonstração que não é de nossa exclusividade o fato de que homens de paletó muitas vezes acabam comprometendo o trabalho dos homens da farda.
Realmente, lamentável.
Abraços
Enviado: Ter Fev 24, 2004 11:56 pm
por César
Apenas mais demonstração que não é de nossa exclusividade o fato de que homens de paletó muitas vezes acabam comprometendo o trabalho dos homens da farda.
Concordo plenamente. Só espero que essa sina não venha cair aqui no Barsil denovo. Mas, aparentemente, será essa sua frase que vai definir projetos e programas importantes para a nossa defesa(vide PFCEAB).
Realmente, lamentável.
Só se for pra eles, acho que muito país que não simpatiza com esse crescente poderio militar, deve ter ficado bem feliz com essa decisão.
Abraço a todos
César
Enviado: Qua Fev 25, 2004 1:36 am
por César
Tem uma matéria, saíu no DefesaNet, acho que eles não fizeram uma escolha ruim, aparentemente.
Líderes do US Army Recomendam o Cancelamento do Programa de Helicóptero Comanche
Kathleen T. Rhem
American Forces Press Service
WASHINGTON, 23 Feb. 2003 - Líderes do US Army recomendaram o cancelamento do multibilionário programa de helicóptero Comanche, citando um estudo do US Army que sugere que os fundos poderiam ser melhor usados em outras áreas da aviação do exército.
Secretário, em exercício, do exército Brownlee anunciou que o Chefe do Estado Maior, Gen. Peter Schoomaker, recomendou o cancelamento do Programa de Helicóptero Comanche, que está em desenvolvimento há 21 anos, após um longo estudo sobre a aviação do US Army, nos aspectos de tecnologia e estrutura.
Os quase U$14 bilhões de dólares alocados ao programa, de agora até 2011 será direcionado para outros programas da aviação do exército.
O estudo "reflete as lições aprendidas e experiências ganhas nestes 2 anos e meio de combate na Guerra Global ao Terror ( global war on terror) e também aos teatro de operações previstos nos futuro," Brownlee afirmou uma conferência de imprensa no Pentágono.
Ele afirmou que o estudo mostra que as capacidades do RAH-66 Comanche, um helicóptero de reconhecimento armado, traria à força não são "consistentes" com as necessidades mais vitais da aviação do exército. Conforme o Estudo , estas necessidades incluem, no upgrade, modernização e reconstrução das frotas de helicópteros de transporte, ataque, e emprego geral do US Army, substituindo os aviões antigos na forças de reseva, afirmou Brownlee.
"Nossos planos revisados alcançam até o ano de 2011, incluem a compra de 800 novas unidades para as forças ativas e de reserva, e a melhoria, upgrade, modernização e repotencialização de cerca de 1.400 unidades," ele afirmou.
Brownlee disse que ele e o Gen. Schoomaker iniciaram o dia com um "briefing" para o Congresso sobre os planos da aviação e a proposição de alterar o orçamento da defesa para o ano fiscal de 2005.
Schoomaker também mencionou que os líderes do US Army tinham a confirmação do apoio do Presidente Bush e do Secretário de Defesa Donald Rumsfeld, que os fundos pevia\mente alocados ao RAH-66 Comanche permanecerão alocados a aviação do exército.
Ambos líderes do US Army sugeriram que os fundo já gastos no desenvolvimento do Comanche não serão desperdiçados, pois a força e a indústria aprendeu e incorporou uma série de tecnologias e lições ao longo do desenvolvimento.
Brownlee afirmou que as avançadas tecnologias do RAH-66 formarão a base tecnológica " pesquisa e desenvolvimento aplicáveis às iniciativas futuras da aviação do exército." Ele especificamente menciona o "Joint Multirole Helicopter" e o "Joint Airlift Aircraft programs".
Schoomaker disse que é importante não ver somente, como o fim do Comanche," mas do "conserto da Aviação do US Army -- para hoje e o futuro."
O cancelamento do Programa do Comanche está sendo apresentado a todos como um Plano Mestre de reestruturação das brigadas de aviação do US Army, afirmou Brownlee. Oficiais planejam "standardize" as brigadas de aviação no US Army e proporcionar a modularidade e flexibilidade e as capacidades expedicionárias que são tão essenciais às atividades do US Army hoje e no futuro," ele afirmou.
"É uma grande decisão ," afirmou Schoomaker . "Nós sabemos que é uma grande decisão, mas é a decisão correta."
Agora, estava aqui, pensando com os meus botões....
1) O Comanche é um helicóptero caro;
2) Helicópteros de ataque provaram ter grandes limitações, em missões ofensivas, e de apoio à combates urbanos, fato sinalizado pela Guerra no Iraque, e até no ataque à Somália, em 1993(bem que na época, não foram helos de ataque que foram abatidos..);
3) A tecnologia de invisibilidade do Comanche, além de cara, é inútil para um helicóptero que voa à baixa altura, e cujas principais ameaças não são mísseis guiados por radar, mas sim Manpads ou AAA, e mesmo lança granadas primitivos como os difundidos RPG, que já derrubaram tantos;
4) Com certeza, qualquer ameaça atual pode ser enfrentada pelos AH-64D, desde que operados de maneira adequada, sem estar expostos a tantas ameaças.
Portanto, mudo a minha opinião. O US Army, pode ter feito a decisão acertada, talvez, ao ter parado de investir tanto em um projeto, que se revela não tão necessário, no cenário atual, além de só servir para cobertura de colunas blindadas, e não para missões ofensivas.
Mas não deixa de ser um belo helicóptero.
Adios.......
Abraço a todos
César
Enviado: Qua Fev 25, 2004 8:14 am
por VICTOR
É importante observar que o RAH-66 seria o substituto do OH-58D Kiowa Warrior, nas funções de escolta/observação/reconhecimento, e não do AH-64 Apache. O Comanche não seria um helicóptero de ataque, sendo essa apenas uma função secundária.
Por um lado, a decisão faz sentido pelo preço enorme que o RAH-66 custou, sem ser verdadeiramente stealth ao radar (coisa impossível para um helicóptero, por causa dos rotores aparentemente), e sem acrescentar muito ao que já há de tecnologia, e sendo que não há mais falanges de cavalaria blidada invadindo a EuropaOcidental para ele defender.
Por outro, acho estranho o cancelamento porque o Kiowa Warrior tem sido uma das principais vítimas de quedas no Iraque, podendo isso signigficar que há algo de errado no conceito, e o Comanche poderia se encaixar aí.
Enviado: Qua Fev 25, 2004 12:24 pm
por VICTOR
Por sinal, mais um Kiowa Warrior foi abatido hoje. Impressionante como esse modelo vem sendo o mais castigado de uns meses para cá...
Mais um helicóptero dos EUA cai no Iraque
Heditha - Um helicóptero norte-americano OH-58 Kiowa caiu hoje em um rio ao oeste de Bagdá. Autoridades militares dos EUA informaram que houve “duas vítimas”, mas sem explicitar se elas estavam mortas ou feridas - o aparelho transportava dois tripulantes. Em Haditha, Emad Rasheed, de 45 anos, disse ter visto dois helicópteros dos EUA patrulhando a área e um deles ser atingido por um míssil. Com este acidente, os EUA já perderam 14 helicópteros desde que a ocupação do Iraque começou, em maio passado. A maioria das aeronaves foi atingida por fogo inimigo.
AE-AP
Enviado: Qua Fev 25, 2004 2:23 pm
por Spetsnaz
VICTOR escreveu:Por sinal, mais um Kiowa Warrior foi abatido hoje. Impressionante como esse modelo vem sendo o mais castigado de uns meses para cá...
Mais um helicóptero dos EUA cai no Iraque
Heditha - Um helicóptero norte-americano OH-58 Kiowa caiu hoje em um rio ao oeste de Bagdá. Autoridades militares dos EUA informaram que houve “duas vítimas”, mas sem explicitar se elas estavam mortas ou feridas - o aparelho transportava dois tripulantes. Em Haditha, Emad Rasheed, de 45 anos, disse ter visto dois helicópteros dos EUA patrulhando a área e um deles ser atingido por um míssil. Com este acidente, os EUA já perderam 14 helicópteros desde que a ocupação do Iraque começou, em maio passado. A maioria das aeronaves foi atingida por fogo inimigo.
AE-AP
Bom Victor.. o porque do Kiowa cair mais é simples.. ele é sempre usado pois é de reconhecimendo .. voa baixo .. ou seja é alvo para armas mais leves ... e RPG's ... aposto que se fossem os comanches ia acontecer a mesma coisa.. afinal q q adianta ser Stealth se o inimigo nem radar tem ...
Enviado: Qua Fev 25, 2004 5:12 pm
por VICTOR
Não, o conceito stealth é mais abrangente, envolvendo não só radar mas também emissões de calor, ruído e mesmo detecção visual, além da agilidade sem precedentes, mesmo para helicópteros leves. Ele seria quatro vezes mais difícil de ver e seis vezes mais difícil de ouvir do que o Longbow Apache:
link
Enviado: Qua Fev 25, 2004 8:46 pm
por Spetsnaz
VICTOR escreveu:Não, o conceito stealth é mais abrangente, envolvendo não só radar mas também emissões de calor, ruído e mesmo detecção visual, além da agilidade sem precedentes, mesmo para helicópteros leves. Ele seria quatro vezes mais difícil de ver e seis vezes mais difícil de ouvir do que o Longbow Apache:
link
Claro.. mas o helicoptero por si só.. jamais será silencioso.. e por mais silencioso que o comanche seja ele faz bastante barulho ... emissão de calor .. tá.. mas RPG não vai atras de calor ... mas e os Iglas.. Strelas ?? tá esses até talvez possam ter alguns tiros despistados ... detecção visual... bom eu acho dificil .... algo voando é algo voando hehe eu particularmente acho o AH-1 Cobra mais dificil de se ver ..e só lembrando que ele foi o primeiro helicoptero desse genero (em tanden) .. é claro.. os estadounidenses não gastaram uma puta fortuna para fazer nada.. o Comanche é um PUTA helicoptero .. mas não vale oq ele é .. e não será tão mais eficiente que os atuais ... exatamente porque ele foi projetado para um conflito que jamais existiu e que talvez jamais existirá ...
Enviado: Qua Fev 25, 2004 10:28 pm
por VICTOR
Você resumiu bem: é uma máquina excepcional, que teve o projeto cortado por não acrescentar tanto em termos práticos se for colocado o preço na comparação, e (acho eu) principalmente pelo fato de os EUA não terem inimigos hi-tech em suas previsões.
Agora, eu discordaria disso:
algo voando é algo voando hehe eu particularmente acho o AH-1 Cobra mais dificil de se ver
Com aqueles esquis fixos e armamento externo? Sei não cara...
Enviado: Qua Fev 25, 2004 10:37 pm
por Spetsnaz
VICTOR escreveu:Agora, eu discordaria disso:
algo voando é algo voando hehe eu particularmente acho o AH-1 Cobra mais dificil de se ver
Com aqueles esquis fixos e armamento externo? Sei não cara...
C já viu um Cobra de frente cara??? é um Lápis a parada uehuehe.. MTO fino.. principalmente as primeiras versões (as da Guerra do Vietnã) ..
AH-1 Cobra
RAH-66 Comanche
AH-1 Cobra de frente
RAH-66 Comanche de frente
Enviado: Qua Fev 25, 2004 10:41 pm
por Spetsnaz
A.. para quem não sabe..
F-22 .. o F é de Fighter
B-1 .. o B é de Bomber
C-17 .. o C é de Cargo
AH .. o A é de Atack o H é de Helicopter
CH .. o C é de Cargo o H é de Helicopter
RAH .. o R é de Recon .. o A é de Atack o H é de Helicopter
e por ae vai!!
e tipow ... siglas da OTAN...
Su-27 .. Flanker
Mig-29 .. Fulcrum
esses F's tbm são de Fighters .. os de carga terão apelidos com C .. .e por ae vai.. .por ex.
An-124 .. Condor .. C de Cargo
hehehe
Enviado: Qua Fev 25, 2004 10:42 pm
por Spetsnaz
A só lembrando Victor.. que no Comanche existe a opção de se colocar Armamentos em uma "Asinha" externa .. .e tipow... os Esquis do Cobra... a uma certa distancia .. nem dá para perceber ...