Página 1 de 1

País "neutro" analisará caixas-pretas, diz Aeronáu

Enviado: Seg Out 09, 2006 12:26 am
por jambockrs
Meus prezados:
País "neutro" analisará caixas-pretas, diz Aeronáutica
18:53 08/10, atualizada às 19:35 08/10 - Redação com Agência Estado

O Comandante da Aeronáutica, Brigadeiro Luiz Carlos Bueno, reiterou neste domingo que as caixas-pretas do jato executivo Legacy e do Boeing da Gol foram enviadas para serem analisadas no Canadá porque o país é um "lugar neutro", além de ser a sede da Organização da Aviação Civil Internacional (Oaci). O choque entre os dois aviões matou 154 pessoas.
Bueno disse que o objetivo principal das investigações sobre o acidente não é apontar culpados, mas esclarecer quais foram as causas do ocorrido. "Ninguém está em busca de culpados, mas sim em busca das causas que ocasionaram este acontecimento, para que algo assim não se repita", disse o comandante, após participar da cerimônia da troca da bandeira nacional, na Praça dos Três Poderes.
Bueno também evitou comentar a pressão que alguns congressistas norte-americanos vêm fazendo para que os dois pilotos do Legacy, Joseph Lepore e Jan Paladino, sejam liberados pelas autoridades brasileiras para voltar aos Estados Unidos. "A parte política não é conosco. Não faz parte das atribuições da Aeronáutica opinar sobre isso." Para ele, a presença dos pilotos no Brasil ajuda na apuração das causas do acidente, enquanto a comissão de investigação julgar necessário. O porta-voz da Associação de Pilotos da American Airlines, Denis Breslin, criticou autoridades e imprensa brasileiras pelo tratamento dado aos pilotos do Legacy, e disse que pilotos americanos estão optando por não voar para o Brasil, em vista do que consideram uma injustiça.
Durante a solenidade da troca da bandeira nacional, conduzida pela Aeronáutica, foi feito um minuto de silêncio em homenagem às vítimas da Gol. Bueno acompanhou o evento no palanque de honra, acompanhado do ministro da Defesa, Waldir Pires.
O comandante da Aeronáutica evitou fazer comentários sobre o andamento das investigações. "Só vamos poder nos pronunciar após o encerramento da investigação", disse, mais de uma vez, o militar. Sobre o tempo que levará para que as investigações sejam concluída, Bueno disse que será "o tempo necessário". O Brigadeiro voltou a dizer, entretanto, que no dia do acidente o controle aéreo do País estava funcionando normalmente. "Se teve algum problema, quem vai averiguar é a investigação."
Após participar da solenidade de troca da bandeira, o ministro Waldir Pires foi até a Base Aérea de Brasília encontrar-se com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que embarcava para São Paulo para participar do debate da TV Bandeirantes. Pires, que esteve sábado visitando o local do acidente, foi fazer um relato ao presidente da situação dos trabalhos de resgate dos corpos. Segundo ele, Lula ficou satisfeito com os esforços dos homens da Aeronáutica que estão trabalhando no local do acidente.
Investigações
O jato Legacy colidiu com o Boeing da Gol, provocando o maior acidente da história brasileira, que matou 154 pessoas. A Aeronáutica acredita que tudo foi provocado porque, embora o jato dispusesse de um sofisticado sistema anticolisão, o transponder que permitiria seu funcionamento estava inoperante. E responsabilizou o piloto do Legacy, Joseph Lepore, pelo acidente.
Legacy fica no Brasil
O desembargador João Mariozi, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, concedeu ontem uma liminar (decisão provisória) que impede de sair do Brasil a aeronave Legacy envolvida no acidente com o Boeing da Gol. O objetivo do processo, movido pelos advogados Paulo Ramalho e Marcelo Moura de Souza, é garantir o pagamento de indenização a Bernardo Álvares da Silva Campos, que perdeu no acidente a mulher Patrícia de Souza Moreira, funcionária da Nokia.
Um abraço e até mais...

Enviado: Seg Out 09, 2006 8:11 am
por Marechal-do-ar
Muzarela, calabresa ou napolitana?

Enviado: Seg Out 09, 2006 8:33 am
por Alcantara
Marechal-do-ar escreveu:Muzarela, calabresa ou napolitana?

Americana (com bacon)... :roll:

Enviado: Seg Out 09, 2006 8:42 am
por Piffer
O Canadá é neutro?

Não duvido que irão fazer um trabalho sério. Isso é tradição da OACI. Chamar a OACI de neutra, tudo bem, mas o Canadá...

Enviado: Seg Out 09, 2006 11:40 am
por rodman
Logo no Canadá onde está uma das maiores concorrentes da Embraer, bem hoje até a a Embraer já está começando a concorer com a Boeing.

Más creio que dá para confiar, a falha parece que foi humana mesmo, nada a ver com o equipamento da Embraer ou a Boeing, entretanto há duvida quanto aos sistemas do Legacy, más considero tal falha uma possibilidade muito remota.

Enviado: Seg Out 09, 2006 12:45 pm
por Paisano
Prezados colegas, vamos concentrar o debate desse tema no tópico "Gol 1907", cujo link segue abaixo:

http://defesabrasil.com/forum/viewtopic ... highlight=

Um abraço.