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Especialista dá dicas de como sobreviver a acidente aéreo

Enviado: Dom Out 08, 2006 6:50 pm
por jambockrs
Meus prezados:
Especialista dá dicas de como sobreviver a acidente aéreo
Iracema Sodré - De Londres - BBC Brasil

90% dos acidentes aéreos têm sobreviventes
A queda do avião da Gol, que deixou 155 mortos na sexta-feira, reforçou o mito de que é praticamente impossível sobreviver a um acidente aéreo. Mas, de acordo com especialistas em segurança de vôo, isso não é verdade.
Os avanços tecnológicos dos últimos anos já fazem com que cerca de 90% das colisões de avião tenham sobreviventes. E as chances de sair vivo deste tipo de acidente aumentam dramaticamente se alguns cuidados básicos forem tomados.
O professor Ed Galea, da Universidade de Greenwich, em Londres, liderou um estudo que analisou 105 acidentes aéreos e ouviu relatos de mais de 2 mil sobreviventes.
Ele acredita que estar preparado para uma emergência pode fazer a diferença entre a vida e a morte.
"A idéia de que se houver um acidente todos vão morrer vem do fato de que a mídia só nos bombardeia com tragédias e não com as histórias bem-sucedidas", afirma Galea.
"Isso é muito perigoso porque faz com as que as pessoas desistam de tomar medidas que podem aumentar suas chances de sobrevivência no caso de um acidente."
Assentos
A pesquisa feita pela Universidade de Greenwich mostrou que a maioria dos sobreviventes de acidentes aéreos estava sentada até sete fileiras de distância da saída de emergência mais próxima.
Escolher um lugar no corredor - ou quando possível na primeira classe ou executiva, onde há menos gente e mais espaço - também facilitaria a saída da aeronave em caso de problemas.
Mas Galea frisa que mesmo que o passageiro esteja sentado em outra parte do avião, ele pode tomar algumas precauções simples para aumentar suas chances de sobrevivência.
A primeira delas é contar o número de assentos até as saídas de emergência mais próximas e planejar o que fazer no caso de um acidente. Desta forma, seria possível deixar o avião mesmo que ele esteja tomado por fumaça e os sinais que indicam o caminho não estejam visíveis.
Prestar atenção às instruções de emergências e se lembrar de como desafivelar o cinto de segurança são outros cuidados básicos.
"Quando estão nervosas, as pessoas tendem a achar que os cintos de segurança dos aviões funcionam como os dos carros e tentam apertar um botão que não existe", diz ele.
A pesquisa mostra ainda que a maior parte dos acidentes aéreos acontece durante a decolagem e a aterrissagem.
Seria importante, portanto, estar calçado nestes momentos, já que isso facilitaria a saída do avião, caso seja necessário andar em meios às ferragens.
Ed Galea aconselha também que famílias viajem sempre juntas. No momento do acidente, o mais comum é que as pessoas tentem reunir os familiares antes de sair do avião, o que pode fazer com que eles fiquem para trás ou tentem ir contra o fluxo dos demais passageiros.
"A família deve ter um plano. Por exemplo, a mãe pode ficar responsável por levar um dos filhos e o pai, o outro. Eles podem combinar de se dirigir a saídas diferentes ou à mesma. O importante é planejar com antecedência o que se vai fazer em caso de emergência", aconselha o especialista.
Sem sobreviventes
Apenas um em cada dez acidentes aéreos não tem sobreviventes. Nos demais, a chance de um passageiro sair vivo é de mais de 70%.
Ed Galea acredita que o acidente envolvendo o avião da Gol na Amazônia se encaixa na categoria mais perigosa, quando a aeronave já está em altitude de cruzeiro e o piloto perde o controle da aeronave.
Para o professor da Universidade de Greenwich, a asa do jato Legacy - que conseguiu pousar numa base aérea no Pará - pode ter atingido alguma parte fundamental do Boeing, o que teria feito o piloto da Gol perder o controle da aeronave.
"Quando isso acontece, a velocidade no momento da colisão é muito grande e as chances de sobrevivência são praticamente nulas. Se o piloto ainda tem algum controle, ele pode minimizar os danos causados pelo impacto."
Neste caso, a posição do passageiro no assento pode ser crucial. Colocar a cabeça entre as pernas, como mandam as instruções de segurança, protegeria tanto joelhos quanto o crânio e aumentaria as chances de que a pessoa permaneça consciente e tenha condições de sair da aeronave rapidamente depois da queda ou do pouso de emergência.
Mas apesar de defender que todos esses cuidados são essenciais, Ed Galea lembra que o avião ainda é um dos meios de transporte mais seguros e que a chance de um passageiro se ver em uma dessas situações é mínima.
Guia do sobrevivente
Esteja preparado para uma emergência
Escolha assentos no corredor e perto de uma saída de emergência
Conte o número de fileiras até saída de emergência mais próxima
Não tire os sapatos durante pouso e decolagem
Lembre-se de como desafivelar o cinto de segurança
Em caso de pouso forçado, coloque a cabeça entre as pernas
Se sobreviver ao impacto, saia do avião o mais rápido possível
Nunca infle o colete salva-vidas dentro do avião

Um abraço e até mais...
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Enviado: Dom Out 08, 2006 7:00 pm
por LEO
... Primeiro o passageiro deve sobreviver a queda de uma aeronave para depois procurar qualquer saída de emergência...

Pra mim, essas "recomendações" são pura besteira.

Enviado: Seg Out 09, 2006 11:05 am
por REGATEANO
O maior conselho: Não viaje de avião!

Enviado: Seg Out 09, 2006 11:15 am
por Bolovo
Francisco Daniel escreveu:O maior conselho: Não viaje de avião!

O maior: viaje! 8-]

Estatisticamente falando, é mais seguro voar do que andar a pé!

Enviado: Ter Out 10, 2006 12:56 pm
por xatoux
Simplesmente não viaje!

Enviado: Ter Out 10, 2006 1:00 pm
por Túlio
Bolovo escreveu:
Francisco Daniel escreveu:O maior conselho: Não viaje de avião!

O maior: viaje! 8-]

Estatisticamente falando, é mais seguro voar do que andar a pé!


Entonces, se bâmo a parar de andar a pé... :twisted: :twisted: :twisted:

Como, em 29/10, vai ganhar um assistencialista mesmo, que tale um programa de inclusão aeronáutica, uma bolsa-avião, um vale-transporte aéreo... :wink:

Enviado: Qui Out 12, 2006 5:32 pm
por FinkenHeinle
tulio escreveu:Entonces, se bâmo a parar de andar a pé... :twisted: :twisted: :twisted:

Como, em 29/10, vai ganhar um assistencialista mesmo, que tale um programa de inclusão aeronáutica, uma bolsa-avião, um vale-transporte aéreo... :wink:

Que nada... Bolsa-Cachaça dá mais votos... :twisted: