Página 1 de 6

7 de Setembro de 2006 - 184 Anos de Independência do Brasil

Enviado: Qui Set 07, 2006 9:34 am
por Paisano
Independência do Brasil

Fonte: http://www.brasilescola.com/

1. A revolução do Porto

Com a transferência da Corte portuguesa para o Brasil, em 1808, Portugal mergulhou numa grave crise. A invasão do país pelo exército de Napoleão Bonaparte desorganizou a produção do vinho e do azeite. Pouco depois, a abertura dos portos brasileiros levou os comerciantes portugueses a perderem o mercado colonial para a Inglaterra. Diante desta crise, várias cidades portuguesas fizeram manifestações de militares e civis contra o governo estrangeiro e absolutista. Exigindo a volta imediata de dom João a Portugal.

As primeiras notícias da Revolução do Porto chegaram ao Brasil ainda em 1820. O movimento inspirou diversas rebeliões locais da população insatisfeita.

2. Um momento de indefinições

Inicialmente, a elite brasileira apoiou as Cortes portuguesas. Afinal, os latifundiários, os altos funcionários e alguns comerciantes do Rio de Janeiro foram chamados a participar do novo governo. Em 1821, o governo português aumentou as taxas alfandegárias sobre as mercadorias importadas da Inglaterra. Com isso, Portugal pretendia recuperar o monopólio comercial sobre o Brasil. No mesmo ano, as Cortes enviaram tropas ao Rio de Janeiro e Pernambuco, para reforçar a vigilância na Colônia.

3. Os partidos políticos em formação

A elite agro-exportadora fundou um partido político, o Partido Brasileiro, ao lado de periódicos como o Despertador Brasiliense e o Regulador Brasílico-Luso. Os comerciantes portugueses, concentrados no Nordeste e beneficiados pelo monopólio da Coroa, foram contrários a independência do Brasil. Com o apoio de alguns militares do Reino, eles fundaram o Partido Português. Já a classe média que havia se formado no Rio de Janeiro, composta por funcionários públicos, profissionais liberais, militares e padres, assumiu uma posição mais radical em favor da independência.

4. Dom Pedro decide ficar

Embora com idéias diferentes, o Partido Brasileiro e os liberais radicais se uniram na luta pela independência. Por sua vez, as Cortes de Lisboa, em sua tentativa de recolonizar o Brasil, passaram a exigir mais insistentemente o retorno de dom Pedro a Portugal. Preocupados com essa exigência, os dois grupos políticos, organizaram um grande abaixo assinado, pedindo ao príncipe regente que ele não abandonasse o Brasil. No dia 9 de janeiro de 1822, após receber o documento com as assinaturas pedindo a sua permanência no Brasil, dom Pedro tomou a decisão de ficar. "Como é para o bem de todos e felicidade geral da nação, estou pronto: diga ao povo que fico", declarou o príncipe regente ao grupo de pessoas que lhe foi entregar o abaixo-assinado. Esse fato ficou conhecido como o Dia do Fico. A decisão de dom Pedro de desobedecer as Cortes Portuguesas foi o início do rompimento das relações do governo brasileiro com o governo português. A partir daí os acontecimentos se precipitaram e o Brasil caminhou rapidamente para sua independência.

5. Processos para a Independência do Brasil

As cortes portuguesas consideravam ilegal o governo de dom Pedro e ameaçaram enviar tropas ao Brasil, caso seu retorno à Europa fosse mais uma vez adiado. Quando a decisão de Portugal chegou no Brasil, José Bonifácio, enviou-lhe as mensagens vindas de Portugal. Dom Pedro as recebeu no dia 7 de setembro de 1822, às margens do riacho do Ipiranga. Junto a correspondência estava uma carta de seu ministro, aconselhando-o a tomar uma atitude imediata. Ali mesmo, às margens do riacho e na presença de uma pequena comitiva, dom Pedro levantou a sua espada e gritou "Independência ou Morte", assim estava declarada a Independência do Brasil, após trezentos anos de colonização.

6. Pós Independência

Após proclamada a independência do Brasil, os dois primeiros países a reconhecer a independência brasileira foram países norte-americanos, os Estados Unidos e o México.

Portugal, ainda tentou sem sucesso que o novo império brasileiro retomasse a condição de colônia, mas como não era possível exigiu um valor de 2 milhões de libras esterlinas para reconhecer a independência do Brasil, sem recursos Dom Pedro recorreu a um empréstimo a Inglaterra, outro país que reconheceu logo a independência brasileira.

Apesar do processo de independência do Brasil, a nova condição brasileira não beneficiou a classe mais pobre, pois estes nem sequer entenderam o processo de independência, este fato não modificou em nada as camadas sociais, a estrutura agrária continuou a mesma, a escravidão continuou e a distribuição de renda continuou desigual.

Apesar de ser bonita a história do rompimento com Portugal, a independência do Brasil teve vários aspectos negativos. Na sua maioria, foi uma independência das elites, que ganharam mais liberdade econômica e política.

Enviado: Qui Set 07, 2006 10:22 am
por BrasileiroBR
Imagem

Enviado: Qui Set 07, 2006 10:59 am
por Túlio
Hoje é Sete de Setembro.

VIVA O BRASIL, PAÍS DO MELHOR POVO, DA MELHOR TERRA E DOS PIORES POLÍTICOS!


Lembrei da MB e seus futuros '214' AIP a serem feitos no AMRJ e fiquei mais feliz ainda, POWS!!!

Enviado: Qui Set 07, 2006 11:41 am
por FinkenHeinle
Esta é para os tugas...


Hehehe, nada melhor que chutar os traseiros reais dos Holandeses, dos Portugueses, e os traseiros Republicanos dos Argentinos, Paraguaios, Uruguaios, e quetales... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

:( :( :( :(

Bateu uma vontade de ser colônia agora... O Túlio quaase acertou, mas também temos o PIOR POVO...

Enviado: Qui Set 07, 2006 12:08 pm
por Guillermo Muñoz
Parabeins pelo Dia da Independencia!!!!! :D :D
Tomara que cedo mostrem fotos dos M2000 voando nel Planalto nos topicos da Força Aerea!!
Feliz Día Brasil!!!!!!!! :idea:
Salu2

Enviado: Qui Set 07, 2006 12:19 pm
por P44
Parabéns !!!! :D

Do que vocês se livraram hein???
Corrupção, compadrio, chico-espertismo, etc etc etc :mrgreen:

Botem aí mas é umas BRASILEIRAS jeitosas, tá legal???? 8-]


E quanto a AIPs, e IKLs e AMRJs, eu esperava para ver, como S. Tomé, afinal vcs são governados por descendentes de Tugas :twisted: , que não sabem se há NPOs, LPDs, OHPs...KDs...etc etc :twisted:

Já lá dizia o "povão":
"Não estejas já a contar com o ovo no cú da galinha!"

o povão é que sabe!

[009] FELIZ INDEPENDÊNCIA!

(que nós há muito que perdemos a nossa :roll: )

Enviado: Qui Set 07, 2006 12:35 pm
por CFB
VIVA A INDEPENDENCIA, alquem tem fotos do desfile em Brasília

Enviado: Qui Set 07, 2006 2:20 pm
por BrasileiroBR
SÓ SEI QUE QUASEEEEEEEE ENCOSTEI NOS MIRAGE.. DE TAO BAIXO QUE ELES TAVAM......

bonitoooo d++

aquele sonzão... pensaaaaa.. 6 MIRAGES um pertinho do outro... baixinhoooo!!!


E NEM PRECISEI SAIR de casa! huuhhuhuuh

Enviado: Qui Set 07, 2006 4:11 pm
por Renato Grilo
Pelo amor de Deus!!!!Fotos!!!!!
Este ano fiquei em minha pequena cidade.... assistindo o desfile..... mas aqui só tem tiro de guerra... mas meu filho gostou de ver os soldados....

Todo ano vou para São Paulo, mas já tava de saco cheio de ver Bandeirantes e tucanos... e o único blindado ser o Urutu que levava o comandante..... Este ano pareceu ser melhor.... a TV cultura transmitiu ao vivo..... teve 1 AMX e 4 t-27.... 1 urutu e 4 cascavéis + Land Rover.

Mas o pior de tudo são os comentários.... O Urutu é um veículo de reconhecimento e o Cascavel de Ataque..... Pensei que os Urutu eram para transporte de tropas e o Cascavel para reconhecimento....

Depois vem um bunitão da FAb e na passagem do A-1 a reporter solicita: Fale um pouco sobre esse caça...ele tem uma grande autonomia né... pode ser reabastecido em voo, não é mesmo? e ele responde.... não... este que veio para São Paulo não pode ser abastecido em voo, mas temos aeronaves que podem...... Daí quando mostram o A-1 passando... lá está o probe de reabastecimento..... bem fechado na imagem... pareceu até que o cinegrafista escutou...rsrsrrsr.. MAs foi legal...

Enviado: Qui Set 07, 2006 4:15 pm
por AMX
BrasileiroBR escreveu:SÓ SEI QUE QUASEEEEEEEE ENCOSTEI NOS MIRAGE.. DE TAO BAIXO QUE ELES TAVAM......

bonitoooo d++

aquele sonzão... pensaaaaa.. 6 MIRAGES um pertinho do outro... baixinhoooo!!!


E NEM PRECISEI SAIR de casa! huuhhuhuuh



Eu só vi 4 Mirage... E eles não passaram tão baixo assim, passaram a um altura bem maior que a dos ministérios... Mas pode ser que eu tenha visto errado!

Enviado: Qui Set 07, 2006 4:32 pm
por Bolovo
Imagem
An army battalion participates in a parade in commemoration of Brazilian National Day, in Brasilia, Brazil, on Thursday, Sept. 7, 2006. (AP Photo/Eraldo Peres)

Imagem
Cadets of the Military Academy participate in a parade in commemoration of Brazilian National Day, in Brasilia, Brazil, on Thursday, Sept. 7, 2006. (AP Photo/Eraldo Peres)

Imagem
Imagem
Brazil's President Luiz Inacio Lula da Silva and first lady Marisa Leticia, ride in a car during a military parade in commemoration of Brazilian National Day, in Brasilia, Brazil, on Thursday, Sept. 7, 2006. (AP Photo/Eraldo Peres)

Enviado: Qui Set 07, 2006 4:38 pm
por lelobh
tulio escreveu:Hoje é Sete de Setembro.

VIVA O BRASIL, PAÍS DO MELHOR POVO, DA MELHOR TERRA E DOS PIORES POLÍTICOS!


Lembrei da MB e seus futuros '214' AIP a serem feitos no AMRJ e fiquei mais feliz ainda, POWS!!!

Só para lembrar nossos políticos são o reflexo da nossa sociedade. :wink:

PARABÉNS AO BRASIL!!! NOSSA PÁTRIA AMADA!

Enviado: Qui Set 07, 2006 4:50 pm
por lelobh
Aqui em BH o desfile é sempre cretino. O EB daqui ou não tem nada ou não mostra nada. A FAB nem merece comentários. Deveria ter vergonha de mostrar aqueles DOIS T-27. Vi o colega reclamando do URUTU, aqui nem isso tem! Valeu pelas forças do Estado de Minas. PM, CIVIL, Bombeiros...

Enviado: Qui Set 07, 2006 4:56 pm
por Einsamkeit
O Eb todo deveria estar comendo pao de queijo, Uai

:twisted:

Enviado: Qui Set 07, 2006 4:56 pm
por lelobh
BrasileiroBR escreveu:Imagem


Que imagem bonita!