Navios das descobertas
Enviado: Seg Ago 14, 2006 4:04 pm
http://defesabrasil.com/forum/viewtopic.php?p=158959#158959
Continuo aqui a falar do tema, para evitar colocar mais textos no tópico do reconhecimento.
= = =
Sobre os navios que chegaram ao Brasil:
A esquadra de Cabral era constituida por varios navios, de entre eles os principais eram Naus, que são ligeiramente mais compridas e menos largas que as Carracas.
Quando chegaram "oficialmente" ao Brasil em 1500, os portugueses já tinham atingido um grande desenvolvimento naval, mas esse desenvolvimento tinha como objectivo não o Brasil, mas sim o dominio do Oceano Indico.
Mas os navios eram já então de tonelagem muito considerável, e tinham o objectivo de transportar especiarias para vender na Europa.
A caravela, não é um navio de transporte, mas continuou a ser utilizada como navio de apoio, e incluida em algumas viagens.
As esquadras que se preparavam para seguir para a India, eram constituidas por carracas (algumas armadas), Naus, normalmente com mais canhões e outros navios mais pequenos, entre os quais se encontram as caravelas.
A caravela portuguesa é claramente inspirada nos navios dos árabes, porque tinham capacidade de navegar contra o vento. Basta ver os barcos que os árabes ainda hoje utilizam para ver de onde os portugueses copiaram.
O que os portugueses fizeram depois, foi incluir várias técnicas de navegação aprendidas nas caravelas para criar outros tipos de navios, em que se incluem a S.Catarina do Monte Sinai, ou o mais famoso "Botafogo" (por exemplo).
Na imagem mais conhecida da esquadra de Cabral, note em baixo à direita, um dos navios afundados.
Pelo aparelho vélico (a parte que está fora de água) pode-se adivinhar uma caravela.
Os restantes navios são carracas ou naus.
Cumprimentos
Continuo aqui a falar do tema, para evitar colocar mais textos no tópico do reconhecimento.
= = =
Sobre os navios que chegaram ao Brasil:
A esquadra de Cabral era constituida por varios navios, de entre eles os principais eram Naus, que são ligeiramente mais compridas e menos largas que as Carracas.
Quando chegaram "oficialmente" ao Brasil em 1500, os portugueses já tinham atingido um grande desenvolvimento naval, mas esse desenvolvimento tinha como objectivo não o Brasil, mas sim o dominio do Oceano Indico.
Mas os navios eram já então de tonelagem muito considerável, e tinham o objectivo de transportar especiarias para vender na Europa.
A caravela, não é um navio de transporte, mas continuou a ser utilizada como navio de apoio, e incluida em algumas viagens.
As esquadras que se preparavam para seguir para a India, eram constituidas por carracas (algumas armadas), Naus, normalmente com mais canhões e outros navios mais pequenos, entre os quais se encontram as caravelas.
A caravela portuguesa é claramente inspirada nos navios dos árabes, porque tinham capacidade de navegar contra o vento. Basta ver os barcos que os árabes ainda hoje utilizam para ver de onde os portugueses copiaram.
O que os portugueses fizeram depois, foi incluir várias técnicas de navegação aprendidas nas caravelas para criar outros tipos de navios, em que se incluem a S.Catarina do Monte Sinai, ou o mais famoso "Botafogo" (por exemplo).
Na imagem mais conhecida da esquadra de Cabral, note em baixo à direita, um dos navios afundados.
Pelo aparelho vélico (a parte que está fora de água) pode-se adivinhar uma caravela.
Os restantes navios são carracas ou naus.
Cumprimentos