Página 1 de 3

Porta-aviões Alemao encontrado em águas polonesas

Enviado: Qui Jul 27, 2006 8:40 pm
por Einsamkeit
A companhia de petróleo polonesa Petrobaltic foi quem fez a descoberta no dia 12 de julho, no fundo do mar (80 metros de profundidade) a cerca de 60 quilômetros ao norte da cidade portuária de Gdansk (Danzig). Suspeitando que poderiam ser os destroços do porta-aviões Graf Zeppelin, a Marinha polonesa fez uma investigação, na terça-feira (25/07), para determinar que se tratava de fato do navio nazista.



A investigação foi feita com o uso de um robô subaquático guiado por controle remoto e equipamento sonar de fotografia com qualidade digital. "As análises das fotos sonares e comparações com documentos históricos mostram que se trata de fato do Graf Zeppelin."



"É a maior carcaça já encontrada no Mar Báltico", afirmou Jerzy Januczkowicz, presidente do clube de mergulhadores de Gdansk. O único porta-aviões alemão durante a 2ª Guerra Mundial foi lançado ao mar no dia 8 de dezembro de 1938, na cidade de Kiel, numa cerimônia que contou com a presença de Adolf Hitler.



Com 262 metros de comprimento e 36 metros de largura, foi projetado para transportar 42 aeronaves de guerra. Atingido pela artilharia inimiga, caiu nas mãos do Exército soviético em abril de 1945. Acredita-se, portanto, que os soviéticos tenham afundado o navio, apesar de se desconhecerem, até agora, detalhes da operação.



Suposições históricas



O que se sabe é que o porta-aviões construído em 1935 estava apenas 85% equipado e nunca foi visto em ação. Hitler era conhecido por não demonstrar interesse por este tipo de instrumento de guerra.



Após a rendição alemã, o destino da embarcação tornou-se incerto. De acordo com os termos da Comissão Tripartite dos países aliados, um navio de categoria C (danificado) deveria ter sido destruído ou afundado o mais tardar em 15 de agosto de 1946. Mas, em vez disso, os russos decidiram consertá-lo.



Em março de 1946, já estava novamente apto a navegar. A última foto conhecida do porta-aviões seria datada de 7 de abril de 1947, deixando a cidade de Swinoujscie (na época Swinemünde), carregado de contêineres, caixas e materiais de construção. Com isso, levantou-se a suspeita de que estaria sendo usado para carregar equipamentos de fábrica da Polônia e Alemanha para a União Soviética.



Por muitos anos, nenhuma outra informação a respeito do destino do navio foi divulgada. Especulou-se ser improvável que a carcaça tenha chegado a Leningrado, já que diziam que a chegada de tão larga e diferente embarcação seria notada pelos serviços de inteligência ocidentais. Tal suposição parecia implicar que a carcaça tivesse se perdido no mar durante travessia de Swinoujscie para Leningrado.



Uma explicação possível é a de que teria batido numa mina marítima no norte de Rügen, em 15 de agosto de 1947. Mas tal localidade, ao oeste de Swinoujscie, não estava na rota de Leningrado. A área altamente minada, mais ao norte, no Golfo da Finlândia, difícil de ser monitorada, seria o local mais provável onde teria afundado.



Difícil de afundar



Após a abertura de documentos do arquivo soviético, no entanto, surgiram novas informações. Aparentemente, o carregador foi rebocado para Leningrado. Lá, após ser descarregado, foi designado PO-101. Os russos esperavam poder repará-lo, mas ao concluírem que seria impraticável, o teriam levado de volta ao mar, para a mesma região de Swinoujscie.



Lá, a 16 de agosto de 1947, foi usado como alvo de treinamento de navios e aviões soviéticos. Os russos teriam colocado bombas aéreas no deque de pouso, hangares e até mesmo dentro da embarcação (para simular um carregador de munições de combate). Então, teriam lançado bombas de aeronaves e disparado torpedos nele.



O ato acabaria por obedecer a determinação do mandato tripartite e ainda proporcionar aos soviéticos a experiência de afundar porta-aviões. Nesta ocasião, a Guerra Fria já havia começado e os russos tinham consciência do grande número deste tipo de embarcação da Marinha norte-americana.



Após ser atingido por 24 bombas e projéteis, o navio ainda não havia afundado e teve que ser alvo de torpedos. A posição exata da embarcação se manteve desconhecida durante décadas, até a descoberta deste ano.

Enviado: Qui Jul 27, 2006 11:01 pm
por cesarw
Fantástico!
Não achastes uma foto do bichano?

Enviado: Qui Jul 27, 2006 11:18 pm
por Bolovo
cesarw escreveu:Fantástico!
Não achastes uma foto do bichano?

Batismo

Imagem
Imagem
Imagem


Maquete do que seria o Graf Zeppelin

Imagem
Imagem


Imagem
Polish Navy Commander Dariusz Beczek holds up an images showing with near certainty that a sunken ship in the Baltic Sea is the Graf Zeppelin, Nazi Germany's only aircraft carrier, on Thursday July 27, 2006 in Gdansk, Poland. The discovery is expected to shed more light on the fate of the ship, which was last seen 59 years ago. The top image shows a Nazi-era drawing of the ship, the second a sonar picture made this week by the Polish navy, and the last, a photograph made in the 1930s during the building of the ship. The size and other characterists of the old photographs and new sonar pictures match up exactly. (AP Photo/Wojtek Jakubowski )

Imagem
GDYNIA - - POLAND
A picture from an underwater camera shows the wreck of the Graf Zeppelin found in the Baltic Sea, Thursday 27 July 2006. The ship was identified as Graf Zeppelin, the Nazi aircraft carrier sunken by the Soviet Army, spokesman for the Polish Navy, Bartosz Zajda said on Thursday. The shipwreck was discovered by Petrobaltic company workers on July 12 some 55 km off the locality of Wladyslawowo at the depth of 80 metres. Zajda said the shipwreck will be left where it was found for its lifting to the surface is technically impossible. EPA/STEFAN KRASZEWSKI POLAND OUT BEST QUALITY AVAILABLE
EPA / STF / STEFAN KRASZEWSKI

Enviado: Sex Jul 28, 2006 8:40 am
por Alitson
Sem duvida a maior descoberta depois do Bismark, se não a maior... Parabéns...

Enviado: Sex Jul 28, 2006 8:48 am
por hancelo
estas fotos estão parecendo montagem.

Enviado: Sex Jul 28, 2006 9:46 am
por Strider
Se alguém tiver e for possível, postem fotos dos PA's Japoneses :D

Enviado: Sex Jul 28, 2006 10:02 am
por Guillermo Muñoz
Que buena noticia!!!
Después de todo, es muy legal ver pruebas materiales del "famoso" PA de Hitler, ya que hasta ahora, solo teníamos fotos y esa maqueta para constatar que realmente existió.
Muy buena noticia Eins!!!!
PArabienes!!!
Salu2

Enviado: Sex Jul 28, 2006 10:17 am
por Alitson
hancelo escreveu:estas fotos estão parecendo montagem.


É verdade, que montagem bem feita...

Imagem


hehehehehehe

Enviado: Sex Jul 28, 2006 10:26 am
por Rui Elias Maltez
Desconhecia em absoluto a existencia de um PA na Kriegsmarine do Reich :shock:

Mas havendo, isso ressuscita a questão levantada no tópico que há aí sobre os grandes couraçados da II Grande Guerra, e do porquê que a Alemanha não teria tentado um golpe de mão contra a costa leste americana, em vez de concentar o seus esforços navais no ataque com base na frota de U-Boat's a atacar os combios de reabastecimetso dos aliados.

Com um PA, escoltado pelos grandes Bismark e Tirpitz, e ainda uns cruzadores, poderiam constituir uma força temível para qualquer um.

E uma força de submarinos, criaria uma zona de exclusão para aproximação de vasos de guerra aliados.

Enviado: Sex Jul 28, 2006 10:38 am
por luis F. Silva
Rui Elias escreveu:
Mas havendo, isso ressuscita a questão levantada no tópico que há aí sobre os grandes couraçados da II Grande Guerra, e do porquê que a Alemanha não teria tentado um golpe de mão contra a costa leste americana, em vez de concentar o seus esforços navais no ataque com base na frota de U-Boat's a atacar os combios de reabastecimetso dos aliados.


Pois é, mas o Graf Zeppelin nunca chegou a estar operacional, por divergências entre a Lufwaffe e a Kriegsmarine, sobre quem operaria os aviões embarcados. Além de que Hitler não via com bons olhos a operação de P. Aviões.

O mesmo aconteceu com a marinha da Itália, que só depois da entrada em serviço do G. Garibaldi é que teve autorização de operar aviões de asa fixa.

E também foi o caso do Brasil, com o Minas Gerais em que os aviões Tracker eram operados pela FAB, e os helicópteros pela MB.

Enviado: Sex Jul 28, 2006 11:08 am
por Rui Elias Maltez
Ainda bem que os nazis eram um incompetentes do carácias. :mrgreen:

Enviado: Sex Jul 28, 2006 11:40 am
por hancelo
Imagem

está imagem, as dimenções das pessoas que estão nos circulos não batem teria que ser o inverso.

Enviado: Sex Jul 28, 2006 12:55 pm
por Alitson
Rui Elias Maltez escreveu:Ainda bem que os nazis eram um incompetentes do carácias. :mrgreen:



Incompetentes???????? Fala sério, até hoje ninguem produz navios e submarinos como eles... Vide a familia IKL, Meko 360/200/140/100/A100/A200 e assim vai...
Sem falar que os aliados, durante a 2a Guerra, nunca conseguiram afundar os grandes navios alemães, todos foram afundados por eles mesmo...

Enviado: Sex Jul 28, 2006 12:57 pm
por Rui Elias Maltez
Alitson:

Eu estou a falar do altos comandos nazis, dos estrategas, e não do material.

Enviado: Sex Jul 28, 2006 12:57 pm
por Alitson
hancelo escreveu:Imagem

está imagem, as dimenções das pessoas que estão nos circulos não batem teria que ser o inverso.


Entaum vamos chamar um especialista, pelo jeito tu naum acredita que ele existiu...