A FAB no século XXI

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Copello
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 269
Registrado em: Ter Jun 13, 2006 10:08 pm

A FAB no século XXI

#1 Mensagem por Copello » Sáb Jul 08, 2006 3:35 pm

Muito têm se comentado nesse fórum sobre a incapacidade da FAB perante outras FA do mundo e principalmente da América Latina.
Porém acho que o panorama está mudando e acredito que estamos em condições boas de operacionalidade. Vamos por tópicos:

--Aquisição dos Alx-- por mais que falem mal....é uma ótima plataforma para treinamento, é uma ótima opção para páises de 3º mundo, que sofrem com os gastos opracionais.

--Modernização dos F-5-- por mais que falem mal.....ao preço que foi realizada foi uma boa oportunidade para levar ao conhecimento dos pilotos os mais novos aviônicos usados nas mais modernas FAs.

--Aquisição dos Mirage 2000-- por mais que falem mal..... poderia estar pior..
imaginem se a gente estivesse voando mirage 3. E deu tempo ao próximo FX, que terá aeronaves mais novas e de geração realmente nova.

--Aquisição dos Impala-- essa nem eu entendi mas tudo bem.....

--Modernização dos AMX-- por mais que falem mal .....que avião de atque e bombardeio têm a capacidade dele? e ainda mais teve sua capacidade provada em combate e não fez feio.

--Aquisição e modernização dos c-130-- importantíssima para o transporte de tropas e material fornecendo o principal apoio logístico.

-- Aquisição dos P-3 Orion-- trouxe de volta a capacidade de patrulhamento e ataque anti-submarino que há muito foi perdida.

-- Aquisição dos Black Hawk-- um dos melhores helis do mundo...capacidade provada em combate....reforça a capacidade C-SAR da FAB.

--Aquisição dos R-99-- introduziu na FAB uma nova visão de combate com a possibilidade de oferecer datalink para a comunicação entre aeronaves ...além de possuir um dos melhores radares do mundo.

--Aquisição dos C-295-- reforça a capacidade de transporte aéreo logístico na Amazônia. Além de atuar em apoio ao SIVAM.

--CINDACTAS-- rede de radares que fornece a FAB uma capacidade de vigilância digna de 1º mundo.

-- Acordo com a Africa do Sul para produção do A-darter-- muito proveitosa não só em capacidade mas como em aprendizado, muito será aproveitado para finalização do Piranha e produções futuras.

--Aquisição de PODS de GE-- as mais novas aquisições da FAB trazem grande capacidade para os novos F-5 e AMX.. produtos com o selo de qualidade RAFAEL.

--Abertura do Projeto CT-X-- escolherá novas aeronaves que substituirão os Bandeirantes velhos de guerra, que prestarm ínumeros serviços a FAB e a populção brasileira.


Desculpem se esqueci de alguma coisa, mas essas são as principais modernizações que estão sendo realiazadas e acredito que num futuro próximo ainda teremos um caça que supra as nossas necessidades,
temos a maior, Força Aérea da América Latina e no futuro teremos a mais moderna, quando houver a integração de todos os sistemas.

Ai fica a pergunta que FA da América Latina possui essa capacidade e operacionalidade?

Um grande abraço aos pessimistas e aos adoradores de grandes aviões de caça. 8-] 8-] 8-]




Avatar do usuário
LEO
Sênior
Sênior
Mensagens: 3469
Registrado em: Sáb Fev 22, 2003 6:07 pm
Localização: Campinas/SP
Agradeceu: 1 vez
Contato:

#2 Mensagem por LEO » Sáb Jul 08, 2006 3:41 pm

Para os padrões da América Latina a FAB possui boa capacidade.

O problema, na minha opinião, é que todas as nossas Forças Armadas e também todas as da América Latina estão quase sempre um passo atrás em termos tecnológicos.

Claro, quem está "um passo a frente" tem dinheiro para isto...




"Veni, vidi, vinci" - Júlio Cesar

http://www.jornalopcao.com.br/index.asp ... djornal=43

Every time you feed a troll, God kills a kitten. Please, think of the kittens
juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: A FAB no século XXI

#3 Mensagem por juarez castro » Sáb Jul 08, 2006 4:09 pm

Copello escreveu:Muito têm se comentado nesse fórum sobre a incapacidade da FAB perante outras FA do mundo e principalmente da América Latina.
Porém acho que o panorama está mudando e acredito que estamos em condições boas de operacionalidade. Vamos por tópicos:

--Aquisição dos Alx-- por mais que falem mal....é uma ótima plataforma para treinamento, é uma ótima opção para páises de 3º mundo, que sofrem com os gastos opracionais.

Concordo, apenas acho a quantidade exagerada.

--Modernização dos F-5-- por mais que falem mal.....ao preço que foi realizada foi uma boa oportunidade para levar ao conhecimento dos pilotos os mais novos aviônicos usados nas mais modernas FAs.

Cocordo, se ela tivesse começado 10 anos antes. Hoje seria mais viável comprar um F16 MLU.

--Aquisição dos Mirage 2000-- por mais que falem mal..... poderia estar pior..
imaginem se a gente estivesse voando mirage 3. E deu tempo ao próximo FX, que terá aeronaves mais novas e de geração realmente nova.

Bem, isto eu não concordo, estes aviões foram adquiridos com o rótulo de suprir "urgente" a saída dos M III. O GDA só vai voltar a operacionalidade em 2008, ou seja não vão servir para o que foram comprados. Seria melhor investir este dinheiro armamento para os F5M e equipar o GDA com os mesmos.Essa compra não teve carater técnico-operacional, foi política , demagógica, cara e FRAUDOLENTA.

--Aquisição dos Impala-- essa nem eu entendi mas tudo bem.....

Mas uma vez política.....

--Modernização dos AMX-- por mais que falem mal .....que avião de atque e bombardeio têm a capacidade dele? e ainda mais teve sua capacidade provada em combate e não fez feio.

Concordo 100%.

--Aquisição e modernização dos c-130-- importantíssima para o transporte de tropas e material fornecendo o principal apoio logístico.a

Não precisavam tantas células.

-- Aquisição dos P-3 Orion-- trouxe de volta a capacidade de patrulhamento e ataque anti-submarino que há muito foi perdida.

Serão os esclarecedores marítimos mais caros da história.

-- Aquisição dos Black Hawk-- um dos melhores helis do mundo...capacidade provada em combate....reforça a capacidade C-SAR da FAB.

Concordo 100%

--Aquisição dos R-99-- introduziu na FAB uma nova visão de combate com a possibilidade de oferecer datalink para a comunicação entre aeronaves ...além de possuir um dos melhores radares do mundo.

Idem

--Aquisição dos C-295-- reforça a capacidade de transporte aéreo logístico na Amazônia. Além de atuar em apoio ao SIVAM.

idem

--CINDACTAS-- rede de radares que fornece a FAB uma capacidade de vigilância digna de 1º mundo.

Cindacta I, II e III precisam de urgente up date.

-- Acordo com a Africa do Sul para produção do A-darter-- muito proveitosa não só em capacidade mas como em aprendizado, muito será aproveitado para finalização do Piranha e produções futuras.

Concordo

--Aquisição de PODS de GE-- as mais novas aquisições da FAB trazem grande capacidade para os novos F-5 e AMX.. produtos com o selo de qualidade RAFAEL.

Concordo

--Abertura do Projeto CT-X-- escolherá novas aeronaves que substituirão os Bandeirantes velhos de guerra, que prestarm ínumeros serviços a FAB e a populção brasileira.

Uns 36 já estava de bom tamanho para o orçamento.


Desculpem se esqueci de alguma coisa, mas essas são as principais modernizações que estão sendo realiazadas e acredito que num futuro próximo ainda teremos um caça que supra as nossas necessidades,
temos a maior, Força Aérea da América Latina e no futuro teremos a mais moderna, quando houver a integração de todos os sistemas.

Faltou, na minha modesta opinição, o mais importante, a reestruturação fisica e operacional da força, pois de nada adianta você comprar e não ter recursos para manter operacional.

Ai fica a pergunta que FA da América Latina possui essa capacidade e operacionalidade?

Dentro de seu preceito operacional, a FACH é a mais operacional da América Latina.
PS. Esta frase não é minha, é de um Ten Cel Av., comandante de um esquadrão de caça da FAB.

Um grande abraço aos pessimistas e aos adoradores de grandes aviões de caça. 8-] 8-] 8-]


Grande abraço




Avatar do usuário
Degan
Sênior
Sênior
Mensagens: 4995
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 7:02 pm
Localização: Buin, Chile

#4 Mensagem por Degan » Sáb Jul 08, 2006 4:39 pm

Cualquier modernización en los SdA es bienvenida, pero....

1) Un F-16MLU es muchísimo más poderoso que un A-1 en ataque a tierra e interdicción y que un F-5M en caza intercepción...
2) Los F-5M son aviones livianos (¿lift?), es decir un complemento, no la base de la fuerza...esto es especialmente cierto ahora al ver los equipamientos del vecindario.
3) Los A-29 son buenos aviones policiales, pero distraen personal, infraestructura y dinero....sobretodo en ese numero ENORME...
4) El Mirage 2000C fue definitivamente una elección POLEMICA (por decirlo suavemente).
5) El programa A-Darter es interesante, lo malo es que “amarra” a la FAB a no tener armamento WVR moderno hasta el 2015...
6) El P-3Br debería ser un gasto de la MB.... :wink:

Por el contrario:

1) SIVAM es optimo
2) La capacidad de transporte es optima
3) Los R-99 son envidiables

Ai fica a pergunta que FA da América Latina possui essa capacidade e operacionalidade?


La pregunta es...¿qué fuerza aérea de LA puede cumplir con su misión de mejor forma?.

Saludos cordiales,




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
Avatar do usuário
LEO
Sênior
Sênior
Mensagens: 3469
Registrado em: Sáb Fev 22, 2003 6:07 pm
Localização: Campinas/SP
Agradeceu: 1 vez
Contato:

#5 Mensagem por LEO » Sáb Jul 08, 2006 5:15 pm

1) Un F-16MLU es muchísimo más poderoso que un A-1 en ataque a tierra e interdicción y que un F-5M en caza intercepción...


O F-16 é em toda sua história um dos melhores caças para ataque ao solo, principalmente quando equipado com seus devidos pods e armas. Porém, isso não tira o mérito de o AMX também ser uma aeronave competente naquilo que faz.

3) Los A-29 son buenos aviones policiales, pero distraen personal, infraestructura y dinero....sobretodo en ese numero ENORME...


Acho que não, os Super Tucano podem ser treinadores e eficiente aeronave para atuação no cenário amazônico. Além do que, mandar um caça pra interceptar aeronaves clandestinas sobre a Amazônia seria um desperdício.

5) El programa A-Darter es interesante, lo malo es que “amarra” a la FAB a no tener armamento WVR moderno hasta el 2015...


Talvez, mas dá uma experiência que o MAA-1 não proporcionou e demoraria um tempo maior para desenvolvermos por conta própria.

6) El P-3Br debería ser un gasto de la MB....


Também acho.




"Veni, vidi, vinci" - Júlio Cesar

http://www.jornalopcao.com.br/index.asp ... djornal=43

Every time you feed a troll, God kills a kitten. Please, think of the kittens
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

#6 Mensagem por Luís Henrique » Sáb Jul 08, 2006 6:56 pm

1) Un F-16MLU es muchísimo más poderoso que un A-1 en ataque a tierra e interdicción y que un F-5M en caza intercepción...


Sim mas o A-1M e o F-5M serão bem capazes também, a vantagem esta nos custos ja que suas modernizações custam entre U$ 6 e U$ 7 mi, a doutrina operacional e logística é pouco alterado e o treinamento também.

Sobre F-16MLU os custos seriam bem maiores e as dificuldades de treinamento e logística seriam bem maiores também.

Como a intenção é o FX2, as aeronaves A-1M e F-5M cumprirão bem o seu papel até a chegada de aeronaves novas, então não é tão necessário um investimento maior para um F-16 provisório.

3) Los A-29 son buenos aviones policiales, pero distraen personal, infraestructura y dinero....sobretodo en ese numero ENORME...


A FAB tem quase 70.000 homens. Uma pequena parte voa com caças mas tem muitos que voam com aviões de transporte. O Brasil tem a 2ª maior frota de aeronaves, apenas atrás dos EUA. Ter uma boa quantidade de aeronaves de treinamento é ótimo.

A Amazônia é imensa, ter uma boa quantidade de aeronaves é fundamental.

Além disso o projeto precisa de uma quantidade significativa de encomendas.

5) El programa A-Darter es interesante, lo malo es que “amarra” a la FAB a no tener armamento WVR moderno hasta el 2015...


Não tem nenhuma cláusula no contrato impedindo que a FAB compre um WVR de 4ª ou 5ª geração. Além disso ja foi cogitado melhorias no MAA-1A que o levariam para o mesmo patamar de um míssil de 4ª geração ou ficaria próximo disso. Se a FAB acha que o MAA-1A esta bom ou em curto tempo o MAA-1B então esta.

6) El P-3Br debería ser un gasto de la MB....


Este eu não gostei. Muito caro e poderia ter uma maior participação nacional se fosse o EMB-190 ou melhor, P-190.




CFB
Sênior
Sênior
Mensagens: 2326
Registrado em: Dom Mai 15, 2005 11:21 pm
Localização: Vila Velha - Es

#7 Mensagem por CFB » Dom Jul 09, 2006 2:11 pm

Acho q a FAB deveria adquirir akgum heli de grande porte p/ as operaçôes na Amazônia, e tb acho q a FAB tb deveria escolher um novo caça, mas como medida paliativa o q a FAB tem feito esta bom




Apesar de todos os problemas, ainda confio no Brasil
Avatar do usuário
LEO
Sênior
Sênior
Mensagens: 3469
Registrado em: Sáb Fev 22, 2003 6:07 pm
Localização: Campinas/SP
Agradeceu: 1 vez
Contato:

#8 Mensagem por LEO » Dom Jul 09, 2006 2:12 pm

CFB escreveu:Acho q a FAB deveria adquirir akgum heli de grande porte p/ as operaçôes na Amazônia


Se o CHX sair do papel, a FAB vai ter.




"Veni, vidi, vinci" - Júlio Cesar

http://www.jornalopcao.com.br/index.asp ... djornal=43

Every time you feed a troll, God kills a kitten. Please, think of the kittens
Avatar do usuário
REGATEANO
Sênior
Sênior
Mensagens: 1211
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 4:40 pm
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 3 vezes

#9 Mensagem por REGATEANO » Dom Jul 09, 2006 2:41 pm

Degan escreveu:Cualquier modernización en los SdA es bienvenida, pero....

1) Un F-16MLU es muchísimo más poderoso que un A-1 en ataque a tierra e interdicción y que un F-5M en caza intercepción...
2) Los F-5M son aviones livianos (¿lift?), es decir un complemento, no la base de la fuerza...esto es especialmente cierto ahora al ver los equipamientos del vecindario.
3) Los A-29 son buenos aviones policiales, pero distraen personal, infraestructura y dinero....sobretodo en ese numero ENORME...
4) El Mirage 2000C fue definitivamente una elección POLEMICA (por decirlo suavemente).
5) El programa A-Darter es interesante, lo malo es que “amarra” a la FAB a no tener armamento WVR moderno hasta el 2015...
6) El P-3Br debería ser un gasto de la MB.... :wink:

Por el contrario:

1) SIVAM es optimo
2) La capacidad de transporte es optima
3) Los R-99 son envidiables

Ai fica a pergunta que FA da América Latina possui essa capacidade e operacionalidade?


La pregunta es...¿qué fuerza aérea de LA puede cumplir con su misión de mejor forma?.

Saludos cordiales,


PQP!!! E vcs ainda comentam!




Avatar do usuário
Degan
Sênior
Sênior
Mensagens: 4995
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 7:02 pm
Localização: Buin, Chile

#10 Mensagem por Degan » Dom Jul 09, 2006 2:47 pm

Sin duda el A-1 es un avión útil que cumple con su misión....lo que yo intento explicar es que su costo en los ´89/´90 fue el doble del precio de un F-16...
Y ahora, a mediados de la década del 2000....seguir actualizando al A-1 y al F-5, cuando existe la opción mucho más capaz y económica en el largo plazo, llamada F-16MLU...no lo entiendo.

El punto está en que un F-5M o A-1 modernizados, al igual que un Mirage 2000C sin modernizar, difícilmente sean viables en la próxima década, significan una gran dificultad logística y obliga a la especialización del personal (ataque, caza e intercepción....).
Mucho mejor y con más futuro hubiera sido gastar todo eso en F-16MLU, armamento adecuado y conservar algunos F-5 como lift (transformándolos en biplaza).
El F-16MLU será el principal avión de las FFAA de Holanda, Bélgica, Portugal y Dinamarca hasta el año 2020.
El modelo (F-16) estará en servicio en la USAF hasta el año 2023, SINDO más del 50% de su equipamiento hasta el 2015...
En otras palabras, es una inversión con futuro...no es una inversión tampón...

Respecto al A-29...si, es un buen entrenador y avión policial....pero 99 es mucho y tiene un altísimo costo operacional indirecto.

Finalmente, respecto a misiles WVR para la FAB, el MAA-1B es muy dudoso....lo único oficial es el año 2015....aún no se ven los F-5M con HMS...

Saludos cordiales,




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
Avatar do usuário
LEO
Sênior
Sênior
Mensagens: 3469
Registrado em: Sáb Fev 22, 2003 6:07 pm
Localização: Campinas/SP
Agradeceu: 1 vez
Contato:

#11 Mensagem por LEO » Dom Jul 09, 2006 2:54 pm

Degan, só que um F-16 na FAB, mesmo sendo MLU, obrigaria a toda uma mudança de conceitos, logística, etc. Acho que você me entende :wink:

E diz a lenda que a operação do F-16 seria problemática por aqui.




"Veni, vidi, vinci" - Júlio Cesar

http://www.jornalopcao.com.br/index.asp ... djornal=43

Every time you feed a troll, God kills a kitten. Please, think of the kittens
Avatar do usuário
Degan
Sênior
Sênior
Mensagens: 4995
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 7:02 pm
Localização: Buin, Chile

#12 Mensagem por Degan » Dom Jul 09, 2006 4:29 pm

Degan, só que um F-16 na FAB, mesmo sendo MLU, obrigaria a toda uma mudança de conceitos, logística, etc. Acho que você me entende


Estoy de acuerdo, pero no hubo problemas en eso cuando se compraron los M2kC...
Mi idea es comprar una cantidad relevante de F-16MLU, vender los A-1 y disminuir a la mitad los F-5M...
Así, el cambio sería radical pero mucho más unificado.
Piensa que la electrónica completa de los F-5 y A-1 al ser cambiada, requiere cambios de logística, repuestos y capacitación...

E diz a lenda que a operação do F-16 seria problemática por aqui.


Si...leyenda...excepto para ciertos Flankeiros y Mirageiros... :lol:

Saludos cordiales,




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
Avatar do usuário
Patton
Sênior
Sênior
Mensagens: 1108
Registrado em: Sáb Ago 27, 2005 8:25 pm
Localização: Estados Unidos

#13 Mensagem por Patton » Dom Jul 09, 2006 4:51 pm

O que eu acho que a FAB deve fazer e' comparar 80 F-16MLU dos EUA usando a descuple das ameacas de Bolivia e Venezuela comprando armas avancadas da Russia. Se nao permitem uso do AMRAAM entao compra o metor criado pela EF-2000 e utiliza-lo nos F-16s.

Ou talves compra o F-18E...nao acho que ele esta bem caro.




Imagem
Imagem

"Agora eu quero que vocês se lembrem que nenhum filho de *** ganhou uma guerra morrendo de pena dele. Ela ganhou ao forçar o outro filho da *** a morrer pelo seu país"~
The Baaz
Sênior
Sênior
Mensagens: 1638
Registrado em: Dom Mai 02, 2004 3:56 pm
Localização: Palmas-PR
Contato:

#14 Mensagem por The Baaz » Dom Jul 09, 2006 8:12 pm

Patton escreveu:O que eu acho que a FAB deve fazer e' comparar 80 F-16MLU dos EUA usando a descuple das ameacas de Bolivia e Venezuela comprando armas avancadas da Russia. Se nao permitem uso do AMRAAM entao compra o metor criado pela EF-2000 e utiliza-lo nos F-16s.

Ou talves compra o F-18E...nao acho que ele esta bem caro.


E quem vai integrar o Meteor nos F-16? :roll:




Mens Sana, Corpore Sano.
The Baaz
juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

FAB século XXI

#15 Mensagem por juarez castro » Dom Jul 09, 2006 8:22 pm

Boa noite! Muita coisa melhorou na FAB, mas muita coisa em termos de pensamento precisa mudar e rápido. Por enquanto não adianta sonhar com CHX e por aí a fora.

Grande abraço




Responder