é bem menor que o Almirante irizar
O NApOc ARY RONGEL é o antigo M/V POLAR QUEEN.
As Operações Antártica são apoiadas em relação a transporte de material, de pessoal e de pesquisa científica realizada no mar pelo Navio de Apoio Oceanográfico (NApOc) ARY RONGEL, pertencente à Marinha do Brasil, o qual não possui equipamentos militares a bordo.
O NApOc ARY RONGEL é o antigo M/V POLAR QUEEN, pertencente à firma norueguesa Rieber Shipping A/S e utilizado desde a sua construção em 1981 em expedições no Mar do Norte, no Ártico e na Antártica. Sua aquisição teve como finalidade substituir o NApOc BARÃO DE TEFFÉ. Foi incorporado à Marinha do Brasil em 25/04/1994 e realizou no verão de 1994/95 a sua primeira Operação Antártica, a OA XIII. Foi projetado para operar em campo de gelo fragmentado e está catalogado na classe "Ice Class 1A1" . Possui as seguintes características:
Comprimento total: 75,20m
Boca moldada: 13,00m
Calado máximo: 6,20m
Velocidade de cruzeiro: 11 nós
Velocidade máxima: 15 nós
Autonomia: 60 dias
Facilidades de manobras: Piloto automático, três thrusters elétricos (hélice transversal)e Joystic para manobras combinadas e eixo e thrusters.
Propulsor: Um eixo e hélice de quatro pás com passo controlado acionado por 2 motores de 2.250HP cada
Tripulação: Transporta 99 pessoas, sendo que 27 vagas são destinadas a pesquisadores e pessoal da Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SIRM).
Deslocamento: 1.050 ton (dwt), 1.982 ton (grt).
Dimensões: 75.32 m de comprimento, 13.06 m de boca e 6.20 m de calado.
Propulsão: diesel; 2 motor diesel de 6 cilindros Krupp-Mak 6M453Ak gerando 4.500 bhp, acoplado a 1 eixo com hélice de passo controlável. Equipado com bow e stern thrusters.
Combustível: 790 toneladas.
Eletricidade: 1 gerador de 1.720 kW e 3 de 200 kW.
Velocidade: máxima de 14.5 nós.
Raio de Ação: 17.000 milhas náuticas à 12 nós e 60 dias de autonomia.
Armamento: nenhum.
Sensores: 2 radares de navegação.
Equipamentos: Possui duas portas de carga lateral, sendo uma de 3,5 x 3 e outra por 2,75 x 2,5; um guindaste com capacidade para 6 toneladas e um pau de carga com capacidade para 25 toneladas. Tem capacidade para 1.760 m3 de carga, dois porões de 18.9 por 5.0.
Aeronaves: 2 helicópteros Hélibras UH-12/13 Esquilo.
Código Internacional de Chamada: PWAR
Tripulação: 70 homens, sendo 19 oficiais e 53 praças, mais uma equipe de 22 cientistas.
e nao é quebra-gelo, acho que nem o chile tem rompehielos
Mas eles mandam o chuck norris e ele da conta do gelo