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F-16 e limitações operacionais
Enviado: Qua Jun 14, 2006 3:53 pm
por Strider
“F-16 não serve para a Argentina”
Em recente entrevista coletiva improvisada, o Chefe do Estado-Maior Geral da Fuerza Aérea Argentina, Brigadeiro Eduardo A. Schiaffino, surpreendeu a todos. Perguntado se se planejava adquirir aeronaves F-16 para substituir os Mirage, ele respondeu: “O F-16 não serve para a Argentina. No sul venta muito e isso levanta muitas pedras na pista; mesmo que ela tenha sido limpa, isso não é suficiente para garantir a operação segura de um avião que tem a tomada de ar tão próxima do solo. Pode se ter acabado de limpar a pista e imediatamente um golpe de vento volta a torná-la sem condições de operar”. (Santiago Rivas – Juan Carlos Cicalesi)
Eta aviãozinho ruim, não voa se tiver poeira, além de ruim é enjoado.
Deve ter alergia
Enviado: Qua Jun 14, 2006 4:11 pm
por FinkenHeinle
Por sinal, um mito já por vezes desfeito...
Enviado: Qua Jun 14, 2006 4:20 pm
por Morcego
engraçado, eles não parecem ter tido problema algum para decolarem pleno deserto e fritar AZAR-QUAWI.
Enviado: Qua Jun 14, 2006 4:31 pm
por talharim
Eu falei pra vcs que a Argentina é tarada pelos F-18.
Não se trata de o F-16 ser ruim ou não para eles.
Isso é desculpa para comprarem o F-18.
Nós brasileiros temos tesão pelo Flanker,os Argentinos tem tesão pelo F-18.
Enviado: Qua Jun 14, 2006 5:31 pm
por Degan
Eta aviãozinho ruim, não voa se tiver poeira, além de ruim é enjoado.
Lo que sucede es que el F-16 es una tremenda estafa….una "bosta" con alas, que solo la compran los amantes del tío Sam….que adoran la “coleira”…
Eu falei pra vcs que a Argentina é tarada pelos F-18.
En Argentinas, hay amantes del EFA, el Rafale, el F-16, el F-18, el J-10, del M2k-5….etc….
Igual que en Brasil…
Saludos cordiales,
Re: F-16 e limitações operacionais
Enviado: Qua Jun 14, 2006 8:29 pm
por Penguin
Eta aviãozinho ruim, não voa se tiver poeira, além de ruim é enjoado.
Deve ter alergia
Só chamando a equipe do Mythbusters...
FOTOS DE F-16 POUSANDO E DECOLANDO EM MEIO A UMA TEMPESTADE DE AREIA
http://www.af.mil/shared/media/photodb/ ... 8H-004.jpg
OPERATION IRAQI FREEDOM -- An F-16CJ deployed to the 363rd Air Expeditionary Wing takes off for a mission during a sand storm on March 25. Aircraft move around the clock to support Operation Iraqi Freedom at a forward deployed location in Southwest Asia. Operation Iraqi Freedom is the multi-national coalition effort to liberate the Iraqi people, eliminate Iraq's weapons of mass destruction and the regime of Saddam Hussein. (U.S. Air Force photo by Staff Sgt. Matthew
http://www.af.mil/shared/media/photodb/ ... 2B-012.jpg
Sand storm
OPERATION IRAQI FREEDOM -- An Army Blackhawk helicopter sits quietly on the ground as an F-16 Fighting Falcon lands during a severe sand storm at a forward-deployed location supporting Operation Iraqi Freedom. (U.S. Air Force photo by Master Sgt. Terry L. Blevins)
Enviado: Qua Jun 14, 2006 9:26 pm
por Carlos Lima
Eu acho que se tem uma coisa que o F16 nao possui, sao as limitacoes dadas pela reportagem...
Ele eh uma aeronave muito bem construida e pensada, essa historia de areia no motor eh conversa fiada.
Quanto a ingestao de objetos pelas turbinas de aeronaves isso pode acontecer com qualquer aeronave, e os F18 nao estao excluidos (vide as inspecoes que as tripulacoes fazem no convoo de PA quando do inicio das operacoes aereas todas os dias!
[]s
CB_Lima
Enviado: Qua Jun 14, 2006 9:28 pm
por rodman
Um dos militares FAB que fazia parte da equipe de analize do programa F-X disse quase a mesma coisa:
"Cada vez que o F-16 for decolar, teremos que passar um aspirador de pó na pista"
Como já mencionaram isso não deve ser problema para areia, más pequenas pedras, ou até mesmo rebites ou um pequeno parafuso pode causar um estrago que trará um bom custo de manutenção, e acaba afetando o indice de disponibilidade da aeronave.
A troca de um motor desses é bem rápida, você pode usar outro enquanto o danificado vai para a manutenção, más é um transtorno que é melhor evitar, ainda mais que iriamos comprar em pequena quantidade.
Más é muito relativo, vai depender dos riscos que o operador pretende assumir, o F-16 é um ótimo avião, se é ideal para um ou para outro é outro caso.
Saca isso:
F 16 limitações
Enviado: Qua Jun 14, 2006 9:36 pm
por juarez castro
Quem já teve a oportunidade de participar de um dia de operações de um esquadrão de F 5 na FAB sabe que um dos procedimentos de rotina, antes do inicio das operações é o "paseio nas taxiway, que inclui muitas vezes, o comandante do esquadrão, para procurar objetos que possam ser sugados pelos motores do F 5.
Essa história de aspirador de pó na pista, é pura "balela".
Grande abraço
Enviado: Qua Jun 14, 2006 9:39 pm
por Carlos Mathias
Nada como um caça com telas nas entradas de ar dos motores...
Enviado: Qua Jun 14, 2006 9:46 pm
por Degan
Como este....???
La verdad, es que las últimas versiones de Mig-29 y Su-3X ya no tienen ese aditamento...
Saludos,
Re: F 16 limitações
Enviado: Qua Jun 14, 2006 9:48 pm
por rodman
juarez castro escreveu:Quem já teve a oportunidade de participar de um dia de operações de um esquadrão de F 5 na FAB sabe que um dos procedimentos de rotina, antes do inicio das operações é o "paseio nas taxiway, que inclui muitas vezes, o comandante do esquadrão, para procurar objetos que possam ser sugados pelos motores do F 5.
Essa história de aspirador de pó na pista, é pura "balela".
Grande abraço
Realmente já vi isso acontecer em vários lugares do mundo, inclusive porta-aviões da US NAVY.
Enviado: Qua Jun 14, 2006 10:00 pm
por Plinio Jr
Isto é o papo mais retardado que inventaram, o avião opera no meio das tempestades de areia no Iraque, na neve com a Noruega e Dinamarca, em países tropicais como Tailândia, Singapura entre outras variações de clima e situações diversas.
Quanto a detritos, qualquer aeronave está sujeito a eles e o que venta na Argentina, venta no Chile tbm, temos o Degan de testemunha....
Enviado: Qua Jun 14, 2006 10:31 pm
por Degan
temos o Degan de testemunha....
Siiiii.....!!!!
Re: F-16 e limitações operacionais
Enviado: Qua Jun 14, 2006 10:32 pm
por rodman
Strider escreveu: No sul venta muito e isso levanta muitas pedras na pista;
mesmo que ela tenha sido limpa,
isso não é suficiente para garantir a operação segura de um avião que tem a
tomada de ar tão próxima do solo.
Pode se ter
acabado de limpar a pista e imediatamente um golpe de vento volta a torná-la
sem condições de operar”.
(Santiago Rivas – Juan Carlos Cicalesi)
Eta aviãozinho ruim, não voa se tiver poeira, além de ruim é enjoado.
Deve ter alergia
Ele foi bem especifico, pode se lipar a pista más
mante-la limpa é a preocupação, mesmo assim isso tem como ser contornado, dá se um jeito, concreta tudo, planta grama em volta, coloca se barreiras para conter.
descobrimos uma grande arma contra nossos amigos chilenos, é só desenvolvermos um tipo de container para nossos A-1, não precisa nem de CCIP/CCRP, eles espalham um monte de para fusos nas pistas dos F-16 do Degan, ou os do Chaves, não parafusos não pois é só passar um imã, espalha pedras mesmo,
.
Uma nova classe de armas, "Quase-não-letal", solução de baixa tecnologia.