Página 1 de 1
Rotina de um piloto
Enviado: Seg Mai 08, 2006 10:20 pm
por Ricardo
Pessoal,
Vi aquele vídeo do A4 mencionado em outro tópico e fiquei pensando, como leigo que sou sobre o assunto, sobre a rotina dos pilotos desses aviões, especialmente quando penso na informação de que a maioria deles, aviões, está sem condições de vôo.
O que esses caras fazem no dia-a-dia? Com que frequência eles pilotam o A4? Quantas vezes já dispararam um míssil desse avião? Há algum armamento de ataque disponíve, tipo bombas? Os pilotos estão prontos para uma situação de combate real?
Bom, se alguém puder me esclarecer, agradeço.
Ricardo
Re: Rotina de um piloto
Enviado: Ter Mai 09, 2006 4:43 pm
por Strider
Ricardo escreveu:Pessoal,
Vi aquele vídeo do A4 mencionado em outro tópico e fiquei pensando, como leigo que sou sobre o assunto, sobre a rotina dos pilotos desses aviões, especialmente quando penso na informação de que a maioria deles, aviões, está sem condições de vôo.
O que esses caras fazem no dia-a-dia? Com que frequência eles pilotam o A4? Quantas vezes já dispararam um míssil desse avião? Há algum armamento de ataque disponíve, tipo bombas? Os pilotos estão prontos para uma situação de combate real?
Bom, se alguém puder me esclarecer, agradeço.
Ricardo
Devido as condições financeiras das FAs, os pilotos voam muito pouco, quase não disparam armas reais (praticam apenas disparos simulados) e por isso possuem um nível de prontidão operacional inadequado.
Resumo: Falta de Verbas
Enviado: Qua Mai 10, 2006 1:26 pm
por Vinicius Pimenta
Bom, falando sobre o Esquadrão VF-1 da MB. O Esquadrão está voando, de certa maneira até razoavalmente, mas ainda quém do necessário. Disparos de armas reais que eu me lembre só com a validação dos mísseis AIM-9H que vieram junto com os A-4, e isso tem tempo.
Outros armamentos disponíveis? Não sei mas imagino que em caso de necessidade, se não tiver, pega com a FAB (bombas).
Pilotos prontos para o combate? Eu diria que alguns sim, principalmente os que estão voando há mais tempo e os que estão treinando agora com a FAB.
Eu já estive no VF-1, o profissionalismo lá me saltou aos olhos de maneira positiva. Há problemas, principalmente de ordem financeira, como em todo lugar.
Não acho que assim que o São Paulo estiver novamente operativo nós possamos considerar que temos um esquadrão pronto para o combate sob quaisquer circunstâncias.
Aliás, a grande verdade é que o VF-1 ainda está em formação. Dêem tempo ao tempo.
Enviado: Qua Mai 10, 2006 1:41 pm
por Luiz Bastos
Vinicius Pimenta escreveu:Bom, falando sobre o Esquadrão VF-1 da MB. O Esquadrão está voando, de certa maneira até razoavalmente, mas ainda quém do necessário. Disparos de armas reais que eu me lembre só com a validação dos mísseis AIM-9H que vieram junto com os A-4, e isso tem tempo.
Outros armamentos disponíveis? Não sei mas imagino que em caso de necessidade, se não tiver, pega com a FAB (bombas).
Pilotos prontos para o combate? Eu diria que alguns sim, principalmente os que estão voando há mais tempo e os que estão treinando agora com a FAB.
Eu já estive no VF-1, o profissionalismo lá me saltou aos olhos de maneira positiva. Há problemas, principalmente de ordem financeira, como em todo lugar.
Não acho que assim que o São Paulo estiver novamente operativo nós possamos considerar que temos um esquadrão pronto para o combate sob quaisquer circunstâncias.
Aliás, a grande verdade é que o VF-1 ainda está em formação. Dêem tempo ao tempo.
Grande Guru.
Faltou a informacao principal...... Quantos avioes ainda voam?
E se puder.... Os salarios dos pilotos tem sofrido atraso?
Quanto ao video, de meus paraberns ao Padilha. Ele arrebenta sempre..... A musica tambem foi muito bem escolhida, mas faltou em minha opiniao, uma manobra de perseguicao de um caca ao outro para ficar mais emocionante. Mas mesmo assim ficou muito bom.
Abracos
Enviado: Qua Mai 10, 2006 9:29 pm
por Vinicius Pimenta
Luis,
Faltou a informacao principal...... Quantos avioes ainda voam?
Segundo o contrato vigente com a LMAASA, 6. Quantos estão realmente voando, eu não sei. Espero que a LMAASA tenha cumprido o contrato.
E se puder.... Os salarios dos pilotos tem sofrido atraso?
De forma alguma! Claro que não! Eles são oficias da Marinha antes de tudo. O governo federal não paga os salários dos servidores em geral em atraso.
Quanto ao video, de meus paraberns ao Padilha. Ele arrebenta sempre..... A musica tambem foi muito bem escolhida, mas faltou em minha opiniao, uma manobra de perseguicao de um caca ao outro para ficar mais emocionante. Mas mesmo assim ficou muito bom.
Esse vídeo infelizmente não é nosso.
Enviado: Qua Mai 10, 2006 11:38 pm
por A-29
O Juarez nos falou em algum tópico perdido que os esquadrões de caça da FAB são formados, em teoria, é claro, por 18 aeronaves, sendo 4 esquadrilhas de 4 aeronaves e mais duas em reserva. Tudo bem, mas qual é a quantidade estimada de pilotos para um esquadrão de caça? Existe algum tipo de proporção entre pilotos por aeronave? E mais, os pilotos estão sempre divididos em esquadrilhas mesmo em nível administrativo ou elas são formadas apenas na hora do vôo com os pilotos disponíveis?
Já quanto à mb, lembro de ter lido em algum lugar que ela pretendia compor seu esquadrão de caça com cerca de 40 pilotos, dos quais teríamos já uns 20, eu acho, formados. É isso mesmo?
Enviado: Qui Mai 11, 2006 4:17 pm
por A-29
Apenas ilustrando minha questão acima, estima-se que os esquadrões espanhóis de Typhoons sejam formados por 18 aeronaves e 21 pilotos.
http://www.flightglobal.com/Articles/2006/03/14/Navigation/185/205440/Military+operations+Spanish+steps.html
Each of Spain’s four frontline Eurofighter squadrons will have a complement of 18 aircraft and 21 pilots