Atualmente estando em um nível de enriquecimento de urânio na casa dos 3,5% ,ainda muito longe dos 90% necessários para a suposta produção de um artefato atômico ,faz com que muitos países como os EUA e Israel fiquem com um pé atras.
Segundo dados revelados pelo próprio governo iraniano ,em aproximadamente 4 anos ele passará a contar com mais de 54.000 centrífugas de enriquecimento (muito mais que suas atuais 164) e infra-estruturas bem mais complexas ,dando assim autonomia suficiente para a produção de tal arma.
Um dos principais medos das demais nações (principalmente os EUA e Israel ) ,diz respeito à confiabilidade governamental iraniana ,pois trata-se de um governo instavel e em constantes atritos com grupos rebeldes locais ,que a qualquer momento podem tomar posse do país e de supostamente futuras parafernalhas nucleares .
Israel como seu principal inimigo ,e possível alvo nuclear ,teme por sua segurança ,sendo q a poucos dias enviou um satélite de monitoração para
acompanhar tais projetos iranianos.
Atualmente tal país conta com dois tipos de mísseis balísticos : o Shahab-3 com alcançe de 1.300km ,Shahab-4 com alcançe de 2.000km e a atual preucupação mundial:o recém adiquirido BM-25 de 2.500km.Ambos com capacidade de carregar ogivas atômicas.
Em relação a este último equipamento ,trata-se segundo a mídia ,de uma arma de fabricação soviética que foi vendida à Coréia do Norte (aonde foi incrementado seu poder) e que atualmente se encontra nas mãos dos iranianos.
Mísseis balísticos são classificados pelo alcançe em três tipos básicos:os MRBM (Medium Range Balistic Missile) com alcançe de 1.100km a 2.780km ; IRBM (Intermediary Range Balistic Missile) com alcançe de 2.780km a 5.600km ;ICBM (Intercontinental Balistic Missile) com incrível alcançe superior a 5.600 km
Com o prazo esgotado na sexta feira última (28/01/06) para que o Irã suspenda seu programa de enriquecimento de urânio ,sem que tal tenha feito ,fica iminente uma possível coalização americana em seu terrítório ,dentro de pouco tempo .
"O programa nuclear iraniano é como uma bala que já foi disparada ,não há como faze-la voltar" Assim foi definida sua atual posição.
Abraços :
![Very Happy :D](./images/smilies/icon_biggrin.gif)
![Very Happy :D](./images/smilies/icon_biggrin.gif)