O SUPER TANQUE !!!!!
Enviado: Sex Abr 21, 2006 5:11 pm
Olá pessoal ,vejo diversos assuntos relacionados a MBT´s da Segunda Guerra .
Más há ausência sobre o Sturmtiger (q sou fascinado), aqui vai algo sobre tal ,espero q vcs possam enriquecer mais estes dados ,ou sobre outros veículos "esquecidos no tempo" abraços :
O Sturmtiger (Sturmpanzer VI) ,foi desenvolvido durante a WWII pela Wehrmacht (somente 18 foram construídos ao todo) para servir como apoio de fogo pesado à infantaria contra fortificações em áreas urbanas ,era dotado de um morteiro naval de 38 cm RW61 L/5.4 (> 1,5 calibres) ,possuindo movimentação de 10º para as laterais e 0º até 85º de elevação) .Montados sobre chassis de Tiger I (última versão) que foram danificados em combate ou q estavam fora de serviço ,era capaz de penetrar até 2,5 m de concreto reforçado ,sendo q a torre foi modificada para uma espécie de caixa robusta e fixa que permitia uma área maior para a acomodação das quatorze salvas (350 Kg e 1,5 m cada )que ele conseguia transportar mais os 5 tripulantes ,a alimentação do canhão era do tipo 1+1 (uma pronta para disparo e a segunda localizada em um pré compartimento).
A arma principal dispunha de orifícios em torno da boca do tubo ,que serviam como exaustor para os gases criados pelo disparo ,em relação a arma principal também podia ser acoplada uma espécie de anel de aço ao redor do tubo ,servindo como contra-peso para aumentar a elevação e mira da mesma .
Um fator nada cômodo era que devido ao sistema de canalização dos gazes dos ôbus para fora do veículo (para evitar o sufocamento da tripulação), o veículo tinha de se mover para uma outra posição ,pois uma considerável nuvem de "fumaça" era levantada involuntariamente durante o disparo, revelando ao inimigo sua posição à kilômetros de distância.
Para a operação de municiamento do veículo ,era necessário sempre a utilização de seu guindaste manual localizado na parte superior do veículo (podia ser desmontado),para isso era preciso que toda a tripulação estivesse envolvida .
Extremamente robusto ,possuia blindagens de 150 mm frontal e 80 mm laterais ,em contrapartida devido ao seu motor de apenas 600 hp (450kW) e suas 68 t deslocava-se à ínfimos 40Km/h na estrada e 24Km/h em off-road .
Em se tratando das baixas dos Sturmtigers dentro do campo de batalha , em sua maioria era devido a problemas mecânicos e de combustível (comsumia 4,5 Litros/km ,com capacidade 540 Litros) ,graças a sua enorme blindagem podia ser destruído somente por ataques aéreos ou artilharia pesada .
Especialistas calculam que apenas um disparo seja capaz de destruir qualquer veículo e boa parte das edificações existentes
Em um certo dia de janeiro de 1945 um único disparo dele conseguio destruir 3 Shermans M-4 localizados em um vilarejo da Alemanha ,com isso provando seu firepower altíssimo.
Más há ausência sobre o Sturmtiger (q sou fascinado), aqui vai algo sobre tal ,espero q vcs possam enriquecer mais estes dados ,ou sobre outros veículos "esquecidos no tempo" abraços :
O Sturmtiger (Sturmpanzer VI) ,foi desenvolvido durante a WWII pela Wehrmacht (somente 18 foram construídos ao todo) para servir como apoio de fogo pesado à infantaria contra fortificações em áreas urbanas ,era dotado de um morteiro naval de 38 cm RW61 L/5.4 (> 1,5 calibres) ,possuindo movimentação de 10º para as laterais e 0º até 85º de elevação) .Montados sobre chassis de Tiger I (última versão) que foram danificados em combate ou q estavam fora de serviço ,era capaz de penetrar até 2,5 m de concreto reforçado ,sendo q a torre foi modificada para uma espécie de caixa robusta e fixa que permitia uma área maior para a acomodação das quatorze salvas (350 Kg e 1,5 m cada )que ele conseguia transportar mais os 5 tripulantes ,a alimentação do canhão era do tipo 1+1 (uma pronta para disparo e a segunda localizada em um pré compartimento).
A arma principal dispunha de orifícios em torno da boca do tubo ,que serviam como exaustor para os gases criados pelo disparo ,em relação a arma principal também podia ser acoplada uma espécie de anel de aço ao redor do tubo ,servindo como contra-peso para aumentar a elevação e mira da mesma .
Um fator nada cômodo era que devido ao sistema de canalização dos gazes dos ôbus para fora do veículo (para evitar o sufocamento da tripulação), o veículo tinha de se mover para uma outra posição ,pois uma considerável nuvem de "fumaça" era levantada involuntariamente durante o disparo, revelando ao inimigo sua posição à kilômetros de distância.
Para a operação de municiamento do veículo ,era necessário sempre a utilização de seu guindaste manual localizado na parte superior do veículo (podia ser desmontado),para isso era preciso que toda a tripulação estivesse envolvida .
Extremamente robusto ,possuia blindagens de 150 mm frontal e 80 mm laterais ,em contrapartida devido ao seu motor de apenas 600 hp (450kW) e suas 68 t deslocava-se à ínfimos 40Km/h na estrada e 24Km/h em off-road .
Em se tratando das baixas dos Sturmtigers dentro do campo de batalha , em sua maioria era devido a problemas mecânicos e de combustível (comsumia 4,5 Litros/km ,com capacidade 540 Litros) ,graças a sua enorme blindagem podia ser destruído somente por ataques aéreos ou artilharia pesada .
Especialistas calculam que apenas um disparo seja capaz de destruir qualquer veículo e boa parte das edificações existentes
Em um certo dia de janeiro de 1945 um único disparo dele conseguio destruir 3 Shermans M-4 localizados em um vilarejo da Alemanha ,com isso provando seu firepower altíssimo.