REGRESSO À LUA

Área para discussão de tudo que envolve a aviação civil e atividades aeroespaciais em geral como aeronaves, empresas aéreas, fabricantes, foguetes entre outros.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

REGRESSO À LUA

#1 Mensagem por Rui Elias Maltez » Ter Abr 11, 2006 5:23 am

NASA vai regressar à Lua

2006/04/11 | 08:36 http://www.portrugaldiario.iol.pt

A missão está marcada para 2008 e visa encontrar água para servir de combustíveis em missões futuras

Imagem

A Agência espacial norte-americana (NASA) anunciou segunda-feira que pretende lançar em 2008 uma nave montada num satélite para alcançar o pólo sul lunar e encontrar água que possa servir como combustível em missões futuras.

A pequena nave viajará junto com o satélite «Lunar Reconnaissance Orbiter» (LRO) num foguetão que partirá do Centro Espacial Kennedy, na Florida, com destino à Lua. Quando chegar ao satélite natural da terra, a nave divide-se em duas partes, sendo que a parte superior é que fará o impacto com uma cratera na região do pólo sul lunar.

A restante parte da nave servirá para analisar a nuvem que levantará a explosão para determinar a existência de água e de outros compostos.

Segundo o engenheiro do Centro de Investigações da NASA Daniel Andrews, «isto dá à agência espacial uma excelente oportunidade para responder à pergunta sobre a existência de água congelada na Lua».

Por outro lado, de acordo com o director do Programa de Exploração Lunar Robótica e director-adjunto do Centro de Investigação, Marvin Christensen, «se encontrarem quantidades substanciais [de água], esta poderia ser utilizada pelos astronautas que visitassem a Lua para fabricar combustível para os foguetões».

A missão faz parte dos preparativos já iniciados pela NASA para o regresso dos seus astronautas à Lua na sequência de um plano anunciado há dois anos pelo presidente norte-americano, George W. Bush, que também inclui, em décadas futuras, a viagem de tripulações a Marte.




Imagem
Responder