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VARIG recorre ao govêrno, buscando uma tábua de salvação

Enviado: Ter Abr 04, 2006 11:07 pm
por jambockrs
Meus prezados:
Brasília - Pressionada pelo agravamento das dificuldades financeiras, a diretoria da Varig voltou a recorrer ao governo em busca de uma tábua de salvação. Segundo fontes, o presidente da companhia, Marcelo Bottini, encaminhou na segunda mensagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva solicitando uma audiência com urgência para relatar a situação da empresa. Na mensagem, segundo as fontes, Bottini alerta que a Varig corre o risco de paralisar suas operações "nas próximas horas."

Nesta terça, a Infraero, estatal que administra os aeroportos brasileiros, deu um ultimato à Varig: se a companhia aérea não retomar os pagamentos diários das tarifas de operação nos aeroportos até o final desta semana, a estatal ameaça passar a cobrar os valores à vista nos aeroportos, no início de cada vôo da empresa. Com isso, várias rotas podem deixar de ser operadas e os clientes desses vôos poderão saber disso somente momentos antes da decolagem. A Varig deve R$ 116 milhões à Infraero.

Na correspondência encaminha formalmente à Varig, a estatal afirma que "houve uma quebra de compromisso" por parte da companhia aérea, que acertou na última sexta-feira que retomaria o pagamento diário das tarifas aeroportuárias na segunda-feira passada, mas não o fez. A Varig deve recolher em média R$ 900 mil por dia ao governo para poder usar as instalações dos aeroportos para pousos e decolagens.

De acordo com fontes da Infraero, a inadimplência da Varig foi tratada nesta terça pela diretoria da estatal, que preferiu não fixar uma data-limite para início das cobranças à vista. No entanto, um tempo considerado "razoável" é até o final desta semana. "A estatal tentou evitar a todo custo essa medida (cobrança à vista), que é dura e pode agravar ainda mais a situação da Varig. Mas a Infraero também não pode se furtar aos seus deveres" comentou uma fonte do governo. A Infraero não descarta a possibilidade de apresentar à justiça uma nova ação de cobrança contra a Varig.
Dívida
A dívida da Varig com a Infraero se refere ao período de 1º de setembro de 2005 a 14 de março de 2006, quando vigorou uma liminar da Justiça Federal do Rio de Janeiro impedindo a cobrança diária das tarifas de operação. A decisão judicial, no entanto, foi derrubada no dia 23 de março pelo Tribunal Regional Federal do Rio. A companhia quer que a Infraero espere até a publicação do acórdão (decisão final) da derrubada da liminar no Diário de Justiça para retomar a cobrança diária. A estatal aceita esperar a publicação para renegociar o débito passado, mas quer o pagamento do fluxo diário imediatamente.

O governo também já começa a analisar um plano de contingência para o caso de suspensão de vôos da Varig. Normalmente, as linhas que deixam de operar são redistribuídas entre outras companhias. Hoje, dirigentes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) receberam representantes da TAM e o presidente da Gol, Constantino Jr. A diretora Denise Aires de Abreu, da Anac, informou que foram "visitas de cortesia".
fonte: Estadão Online
Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
jambock@brturbo.com.br

Enviado: Qua Abr 05, 2006 11:02 am
por rodrigo
05/04/2006 - 09h06
Em mensagem a Lula, Varig ameaça parar

ELIANE CANTANHÊDE
Colunista da Folha de S.Paulo

O presidente da Varig, Marcelo Bottini, encaminhou e-mail para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, via seu secretário particular, Gilberto Carvalho, em que pede audiência de emergência para tratar da crise da aérea. O e-mail, de anteontem, foi lacônico e dramático, alertando de que a Varig poderá parar "nas próximas horas".

O governo, porém, não tem respostas para a crise financeira nem mesmo mais um plano de salvamento da companhia, porque todos os atores envolvidos nessa discussão desde a posse de Lula, em janeiro de 2003, não estão mais nos seus cargos ou vivem dificuldades políticas.

A única contribuição objetiva que o governo pode dar à Varig, com R$ 7 bilhões em dívidas, não é exatamente à companhia, mas aos seus usuários: o ex-diretor-geral do já extinto DAC (Departamento de Aviação Civil), brigadeiro Jorge Godinho, deixou pronto para a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) um "plano de contingência" para cobrir as rotas da empresa.

Os presidentes da TAM, Marco Antônio Bologna, e da Gol, Constantino Júnior, estiveram em Brasília ontem para conversas em separado na Anac sobre a crise da Varig e como essas empresas poderiam garantir a normalidade do setor.

A TAM tem frota ociosa, e a Gol está recebendo cinco novos Boeings 737-800. Além disso, não está descartada a participação da novata BRA.

Oficialmente, a Anac disse que as reuniões já estavam agendadas para outros assuntos.

As aéreas nacionais também poderão entrar nas rotas internacionais numa fase emergencial e de transição, mas o "plano B" deixado por Godinho incluía negociações com empresas estrangeiras do grupo Star Alliance, do qual a Varig faz parte.

Mas há entraves legais, porque as leis exigem reciprocidade. Para passar linhas de uma empresa para outra, é necessário o governo brasileiro formalizar uma troca de ofícios para os países de destino.

Segundo consultores ouvidos pela Folha, nas rotas nacionais TAM e Gol poderiam absorver a demanda da Varig com relativa tranqüilidade. Nas internacionais, entretanto, a TAM, por exemplo, levaria pelo menos um ano para conseguir absorver as freqüências deixadas pela Varig.

Lula sempre determinou que houvesse prioridade para a Varig. Quem cuidava da crise no início do governo eram o ministro José Dirceu, que caiu da Casa Civil, e o também ministro José Viegas, que se demitiu da Defesa.

Apesar de não avalizados pelos ministérios da Fazenda e da Justiça, ambos deixaram alinhavado um plano para a mais tradicional companhia aérea brasileira, dividindo a Varig em duas --uma manteria o passivo, considerado impagável, e a outra, "limpa", herdaria as rotas internacionais.

Ao assumir a Casa Civil, a ministra Dilma Rousseff deixou o tema de lado. E o novo ministro da Defesa, o vice-presidente José Alencar, jogou fora todos os planos do antecessor e partiu do zero para uma nova proposta --a transformação das dívidas em ações aos credores. Até por obstáculos legais, a idéia não decolou.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinh ... 6582.shtml

Fica aqui a mesma torcida que tive com a VASP, tomara que quebre sem cair nenhum avião.

Enviado: Qua Abr 05, 2006 1:57 pm
por Carlos Mathias
Fica aqui a mesma torcida que tive com a VASP, tomara que quebre sem cair nenhum avião.


Que coisa triste de se dizer numa hora destas... Você acredita em tudo que sai na imprensa? Você acreditou que José Dirceu estava "empenhado" numa solução para a VARIG? :(

Enviado: Qua Abr 05, 2006 2:06 pm
por rodrigo
05/04/2006 - 11h21
Varig descarta parar vôos, mas admite caixa "limitado"
CLARICE SPITZ
da Folha Online, no Rio

O presidente da Varig, Marcelo Bottini, descartou a paralisação das operações da companhia aérea, mas admitiu que sua situação de caixa é "limitada".

Segundo reportagem publicada hoje pelo jornal Folha de S.Paulo, o próprio Bottini enviou um e-mail para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em que solicitiva uma audiência de emergência e afirmava que a empresa poderia parar "nas próximas horas".

Hoje, na assembléia de credores da Varig, Bottini disse ter solicitado a audiência com Lula para detalhar a situação da empresa, mas afirmou que esse encontro não ocorreu e não comentou o e-mail.

Ele afirmou que a Varig tem "pressa" para que qualquer proposta de compra da companhia aérea seja analisada, uma vez que a empresa tem poucos recursos em caixa para pagar fornecedores.

A VarigLog, ex-subsidiária de transporte de cargas da Varig, apresentou nesta semana proposta de compra da ex-controladora que prevê uma injeção de US$ 350 milhões para manter a companhia voando.

Segundo credores, no entanto, a proposta também prevê o corte de cerca de 5.000 funcionários e a devolução de mais de 20 aeronaves, o que desagradou os sindicatos.

Além disso, a oferta da VarigLog prevê a separação das Varig em duas. A "nova Varig" ficaria com os ativos e teria condições de se recuperar da crise financeira. A "velha Varig" ficaria com as dívidas dos credores, que chegam a R$ 7 bilhões.

Os credores não gostaram inicialmente da proposta porque teriam uma pequena participação de 5% na "nova Varig" --acham isso pouco para receber todo dinheiro emprestado de volta.

Ao comentar a proposta da VarigLog, Bottini disse: "Eu aprovo qualquer proposta que seja um investimento na Varig que possa apresentar a ela solução de continuidade. A proposta é bastante complexa."

"Em todas as negociações que nós participamos, ela começa de uma maneira e depois vai se aperfeiçoando", completou.

O presidente da Varig disse também que a empresa encaminhou um pedido à Infraero (que administra aeroportos), à BR Distribuidora (que fornece combustíveis) e aos principais fornecedores em que pede uma linha de crédito até o segundo semestre.

Durante a assembléia de credores da Varig que ocorreu nesta manhã, a proposta da VarigLog não foi analisada.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinh ... 6592.shtml

Enviado: Qui Abr 06, 2006 6:09 am
por gral
Carlos Mathias escreveu:Que coisa triste de se dizer numa hora destas... Você acredita em tudo que sai na imprensa? Você acreditou que José Dirceu estava "empenhado" numa solução para a VARIG? :(


Você sabia que quando o Lula assumiu, o presidente da TAM era compadre do José Dirceu(literalmente; o Dirceu é padrinho da filha do cara)? Depois a TAM trocou de presidente, mas o fato é que a VARIG não dispõe de nenhuma boa vontade por parte do governo federal. Aliás, isso acontece desde o governo José Sarney.

Enviado: Sáb Abr 08, 2006 11:16 am
por Carlos Mathias
Sei disso e outras coisas bem cabeludas por tráz desta "crise" da VARIG. Essa coisa aí da TAM já sabemos há muito tempo.

Enviado: Sáb Abr 08, 2006 5:04 pm
por FinkenHeinle
Manchete do Correio do Povo, um dia desses:

"Governo promete solução para a VARIG".


E tem gente que acredita... Fazem 10 anos que dizem isso... O mesmo tempo que dizem que o Trensurb vai vir pra Novo Hamburgo...

E tem gente que ainda acredita no Papai Noel, no Coelhinho da Páscoa...

Tem mais é que deixar falir... Os incompetentes que dêem lugar para os que têm competência... Vide Gol, TAM, etc...

Enviado: Sáb Abr 08, 2006 5:06 pm
por FinkenHeinle
gral escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Que coisa triste de se dizer numa hora destas... Você acredita em tudo que sai na imprensa? Você acreditou que José Dirceu estava "empenhado" numa solução para a VARIG? :(


Você sabia que quando o Lula assumiu, o presidente da TAM era compadre do José Dirceu(literalmente; o Dirceu é padrinho da filha do cara)? Depois a TAM trocou de presidente, mas o fato é que a VARIG não dispõe de nenhuma boa vontade por parte do governo federal. Aliás, isso acontece desde o governo José Sarney.

A VARIG não precisaria de boa vontade se fosse competente...


Sem mais...

Enviado: Dom Abr 09, 2006 10:10 am
por cebola
Algumas vezes na vida a ignorancia é uma benção.

A VARIG não quer doação de nem um único centavo do dinheiro público. Seria mais do que suficiente para solucionar os problemas da compania se o governo, simplesmente pagasse os 4 BI que deve.
Alguém se lembra da negociata que o BNDES fez pra vender a VLOG e a VEM por 1/10 do que elas valiam?
Cada vez mais me convenço que cada povo tem o governo que merece..................

Enviado: Dom Abr 09, 2006 10:52 am
por FinkenHeinle
cebola escreveu:Algumas vezes na vida a ignorancia é uma benção.

A VARIG não quer doação de nem um único centavo do dinheiro público. Seria mais do que suficiente para solucionar os problemas da compania se o governo, simplesmente pagasse os 4 BI que deve.
Alguém se lembra da negociata que o BNDES fez pra vender a VLOG e a VEM por 1/10 do que elas valiam?
Cada vez mais me convenço que cada povo tem o governo que merece..................

Sim Cebola...


Da mesma forma, o Gov. deveria pagar valores que deve à TAM, mas ela não está choramingando que está mal por culpa do Gov., e sim foi à luta, e hoje é uma Cia. saneada, e lucrativa.

Enquanto a VARIG choramingava benesses do GOv., a TAM se reformava. Enquanto a VARIG choramingava os problemas da vida, a TAM foi à luta...

Essa é a diferença. A diferença é que a TAM, à despeito de seus problemas, e ela teve problemas semelhantes aos da Varig, enfrentou-os de frente. A Varig se esquivou, esperando pela ajuda governamental que nunca veio.

Os menos competentes devem ceder lugar aos mais competentes. Isso é do mercado.

Enviado: Dom Abr 09, 2006 10:36 pm
por rodrigo
Seria mais do que suficiente para solucionar os problemas da compania se o governo, simplesmente pagasse os 4 BI que deve.
Que 4 bi são esses?

Enviado: Dom Abr 09, 2006 10:55 pm
por Carlos Mathias
Esse dinheiro, que se fosse pago hoje com as devidas correções passaria dos 5 bi, é decorrente dos planos econômicos fracassados implantados por sucessivos governos e congelamento de tarifas. As empresas velhas são hoje as que sofrem as consequências destes planos. Aliás das "velhas" só a VARIG ainda existe, ou seja, TODAS elas eram mal administradas, numa espécie de epidemia de incompetência. Coincidentemente, as novas, que não passaram pela hiperinflação e etc, já pegaram a economia estável e juros razoáveis. Portanto, com suas dívidas novas e sem efeitos de planos antigos. Estranhamente, o acordo para tungar parte da correção devida ao dinheiro do fundo de garantia de todos os trabalhadores, feito entre a justiça e o governo, saiu rapidamente, creio que menos de um mês. Esta ação da VARIG já está decidida e a derrota do governo é irrecorrível. Porém, mais uma vez , misteriosamente a assinatura que condenaria o governo a pagar o que deve não sai de jeito nenhum. Aposto uma mariola que, após a quebra e a assunção da empresa por uma "outra", este dinheiro vai rapidamente sair e ser pago, limpando a empresa e milagrosamente tornado-a lucrativa e valiosa. Uma coisa tem-se que reconhecer, tá difícil de derrubar a véinha.


Algumas vezes na vida a ignorancia é uma benção.

Enviado: Seg Abr 10, 2006 7:33 am
por gral
Carlos Mathias escreveu:Uma coisa tem-se que reconhecer, tá difícil de derrubar a véinha.


Isso é. Pelo menos 15 anos de má administração, pressão do governo, da TAM, e agora da Gol... é difícil acreditar que a VARIG ainda está de pé, embora cambaleante.

Enviado: Seg Abr 10, 2006 10:49 am
por rodrigo
Conheço bem essa ação da VARIG que está no STF. Todas as grandes companhias tem ações iguais. A Transbrasil recebeu o dela e o resultado está aí. São os chamados ´´esqueletos`` judiciais.

Enviado: Seg Abr 10, 2006 11:03 am
por Guilherme
A VARIG deveria ter feito mudanças na sua gestão há muito tempo. Tomara que sejam realizadas mudanças e a empresa sobreviva.