FAB e a definição de seu Sistema Antiaéreo ( RFI e RFP )

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Lucas SSBN
Avançado
Avançado
Contato:

FAB e a definição de seu Sistema Antiaéreo ( RFI e RFP )

#1 Mensagem por Lucas SSBN » Dom Abr 02, 2006 12:33 pm

Prezados Amigos,
Esta noticia era para ser "secreta" e só ser divulgada quando todas as etapas já estivessem concluídas.
Mas como a noticia “vazou” então eu posso divulgar.
( "vazou" até para quem não devia )

Em meados de Março/2006, em um encontro de palestra sobre artilharia antiaérea na AMAN, foi informado de algumas novidades :
( infelizmente quase nada para o EB )

1 ) A FAB emitiu o RFI ( Request For Information ) no inicio 2005 e recebeu as respostas também em 2005.

2 ) O RFP ( Request For Proposal ) ( já foi emitido com as respostas esperadas para o setembro 2006.

3 ) A escolha vai acontecer ainda em 2006, dentro do gestão Bueno.

4 ) O RFP ( Request For Proposal ) é para 3 baterias completas e mais 1 ( uma ) opção de compra.

A ) Bateria 1 - Rio De Janeiro - 2008
B ) Bateria 2 - Rio Grande Do Sul - 2009
C ) Bateria 3 - Brasília - 2010

D ) Amazonas ( A ser adquirida e operada pelo Exercito, desque a analise que esta em curso, em separado da FAB, aprove o MESMO sistema )

5 ) Aparentemente quem leva larga vantagem é a SAAB - ERICSSON ( com o sistema de armas Giraffe AMB, HARD e BAMSE )

( O fato pode ser notado pelas recentes propagandas nas Revistas Tecnologia & Defesa, Segurança & Defesa e Revista Força Aérea, propagandas da ERICSSON e SAAB )

Interessante notar que aos poucos a FAB vai “tomando” uma diretriz que antes era determinada ao EB.
Se a situação continuar assim, aos poucos veremos apenas uma força, a FAB, que recebe cada vez mais investimentos e parece não ter fim.

Algumas pessoas que tiveram contato com o pessoal da FAB, ficaram ainda mais “assustados” com outras informações.
# Os mísseis BVR vão chegar assim que os 12 primeiros F-5 M estiverem operacionais.
# O novo RFI (Request For Information ) do FX vai ser emitindo no 2º semestre de 2007, e o RFP (Request For Proposal ) no segundo semestre de 2008. A decisão do FX sai no 2º semestre de 2009. ( Isto não é fato confirmado )
# Até Julho 2 Black Hawk já estarão em Manaus.
e tem mais ainda..............

Pobre EB...............

"Quando Cheguei nas Agulhas Negras
eu tinha que estudar, resolvi me exercitar.
Na tropa perguntaram : Como é que vou ficar ? Burro, bem burro, burro mas forte."
Quadrinha: Academia Militar de Agulhas Negras
http://www.aman.ensino.eb.br/
nemesis
Avançado
Avançado
Agradeceu: 3 vezes
Contato:

#2 Mensagem por nemesis » Dom Abr 02, 2006 12:50 pm

Request For Information , Request For Proposal :roll: , essas frases me da arrepiam na espinha..... (vide fx)

verdade lucas, o reaparelhamento da fab se arrastou por muito tempo atrapalhando os planos das outras forças e envelhecendo ainda mais o exercito e a marinha....

sempre em busca da batida perfeita
Outro Lado Rock:
Brasileiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 239 vezes
Agradeceram: 546 vezes

#3 Mensagem por Brasileiro » Dom Abr 02, 2006 12:51 pm

Isso é realmente muito bom.
Mas também me preocupa o fato do Exército estar ficando "para trás". Até a Marinha parece estar disputando recursos (helicópteros, modernização de A-12 e caças, submarino novo, modsub, etc).
A FAB "gostosona" ganhando todos os recursos e a Marinha na cola, e o Exército ficando com a "rapa". Eu acho isso muito preocupante, qual o problema do Exército? Será que o MinDef só tem olhos pra FAB??? :evil:

A propósito. A Bateria de mísseis do Exército na Amazônia será para defender a base de helicópteros de Manaus?
Uma outra coisa que saiu do que eu imaginava é que uma das Baterias da FAB não ficará em Anápolis, e sim em Brasília (protegendo a cabeça daqueles corruptos vagabundos que deveriam ir todos para o inferno).

abraços]

ZeRo4
Sênior
Sênior

#4 Mensagem por ZeRo4 » Dom Abr 02, 2006 12:56 pm

E ae Lucas, blz??? Primeiramente, obrigado pelas informações, agora vamos a algumas considerações:

5 ) Aparentemente quem leva larga vantagem é a SAAB - ERICSSON (
com o sistema de armas Giraffe AMB, HARD e BAMSE )

Essa parte eu não entendi... bem o Giraffe é o radar que opera no BAMSE, já o HARD é um outro radar (banda X, 20km de alcance...) usados em sistemas de menor porte como o ASRAD-R.

Não há motivo para que a FAB compre o BAMSE (que é guiado por CLOS e já conta com os radares completos) e também compre o HARD a não ser que esteja pensando em comprar também um sistema de menor alcance e maior mobilidade (i.e ASRAD-R ?).

Se isto se concretizar, eu to até vendo a salada-mista de mísseis na FAB!!! MAA-1, A-Darter, R-Darter, Bamse e Bolide. Triste ver isso... parece que a FAB anda na contra-mão, enquanto todos estão tentando integrar a logística, a FAB deseja ampliar mais ainda.

D ) Amazonas ( A ser adquirida e operada pelo Exercito, desque a analise que esta em curso, em separado da FAB, aprove o MESMO sistema )

Acho difícil o EB escolher o BAMSE pq creio que não consegue chegar nas necessidades operacionais do EB! O Bamse demora cerca de dez minutos para ser preparado para o disparo além de não ter lá muita mobilidade/transportabilidade.

Caso a FAB escolha realmente o BAMSE creio que a melhor opção para o EB ficaria a cargo do Umkhonto ou Pantsyr-S1.

As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
ZeRo4
Sênior
Sênior

#5 Mensagem por ZeRo4 » Dom Abr 02, 2006 12:58 pm

Pra quem não conhece o ASRAD-R/HARD...

Imagem

FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Agradeceu: 6 vezes
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#6 Mensagem por FinkenHeinle » Dom Abr 02, 2006 2:25 pm

A mais importante pergunta deveria ser:

- Qual a participação do MinDef e das outras duas Forças na definição dos requisitos?!

Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Agradeceu: 6 vezes
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#7 Mensagem por FinkenHeinle » Dom Abr 02, 2006 2:30 pm

ZeRo4 escreveu:Pra quem não conhece o ASRAD-R/HARD...

Acho que esse sistema poderia ser muito interessante ao EB.

De qualquer forma, o Zero tem razão quanto ao fato da FAB estar entrando numa Salada Mista desgraçada, sem contar com a participação do MinDef e das outras Forças na definição de prioridades, requisitos, etc...

Me digam: afinal, para que serve o MinDef?!

Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
cido
Júnior
Júnior

#8 Mensagem por cido » Dom Abr 02, 2006 2:40 pm

8-]

Futuro Caçador FAB
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Agradeceu: 319 vezes
Agradeceram: 557 vezes

#9 Mensagem por Pablo Maica » Dom Abr 02, 2006 3:02 pm

FinkenHeinle escreveu:
ZeRo4 escreveu:Pra quem não conhece o ASRAD-R/HARD...

Acho que esse sistema poderia ser muito interessante ao EB.

De qualquer forma, o Zero tem razão quanto ao fato da FAB estar entrando numa Salada Mista desgraçada, sem contar com a participação do MinDef e das outras Forças na definição de prioridades, requisitos, etc...

Ultimamente so serve pra emprega mais um ministro... :?

Um abraço e t+ :D

LEO
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Contato:

#10 Mensagem por LEO » Dom Abr 02, 2006 3:15 pm

Boa notícia.

Todos nós gostaríamos de ver a FAB (ou o EB, que seja) com S-300 ou qualquer coisa do tipo.

Mas caso a notícia se confirme, é uma boa notícia. É preciso começar pelo básico, ou seja, pelos sistemas de curto alcance.

Já quanto a questão logística, acho que no caso do ASRAD isso não seria um problema tão grande, uma vez que o sistema pode ser armado com o Igla ou o Mistral, por exemplo.

"Veni, vidi, vinci" - Júlio Cesar

http://www.jornalopcao.com.br/index.asp ... djornal=43

Every time you feed a troll, God kills a kitten. Please, think of the kittens
talharim
Sênior
Sênior
Agradeceram: 212 vezes

#11 Mensagem por talharim » Dom Abr 02, 2006 9:17 pm

Aliás vc sabia que o indicado para o cargo de Ministro da Defesa é um ex exilado político do golpe de 1964.Ex Comunista "camarada de armas" do Dirceu e Dilma Roussef com treinamento em Cuba e tudo ?

O EB (principalmente) vai comer o pão que o diabo amassou com esse ministro podem anotar o que disse !

Bela indicação do retardado mental do nosso presidente.

ZeRo4
Sênior
Sênior

#12 Mensagem por ZeRo4 » Dom Abr 02, 2006 9:25 pm

FinkenHeinle escreveu:Acho que esse sistema poderia ser muito interessante ao EB.

Hummm... veja bem! Creio que para comprar esse sistema, seria de melhor valia comprar o Machbet, pq além de contar também com quatro mísseis, também possui um Vulcam 20mm além de poder operar qualquer míssil IR atual, tais como Stinger, Strela, Mistral, Igla e etc.

Também não gosto deste sistema pois é guiado a lasaer, o que inviabiliza o enganjamento de múltiplos alvos além de "prender" o atirador no alvo até o momento do mesmo ser destruído.

FinkenHeinle escreveu:De qualquer forma, o Zero tem razão quanto ao fato da FAB estar entrando numa Salada Mista desgraçada, sem contar com a participação do MinDef e das outras Forças na definição de prioridades, requisitos, etc...

Essa salada-mista é que eu quero ver! Mas uma vez sem necessidade... mas não vejo outra escolha de quem optou pelo Mirage2000-C podendo optar por Gripen, F-16MLU ou Su-27SM.

Brasileiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 239 vezes
Agradeceram: 546 vezes

#13 Mensagem por Brasileiro » Dom Abr 02, 2006 9:26 pm

# Os mísseis BVR vão chegar assim que os 12 primeiros F-5 M estiverem operacionais.

Esses são aqueles 10 R-Darter "usados" da África do Sul para testes, ou serão já mísseis novos, operacionais???

abraços]

ZeRo4
Sênior
Sênior

#14 Mensagem por ZeRo4 » Dom Abr 02, 2006 9:36 pm

LEO escreveu:Já quanto a questão logística, acho que no caso do ASRAD isso não seria um problema tão grande, uma vez que o sistema pode ser armado com o Igla ou o Mistral, por exemplo.

De onde você tirou essa informação? Até onde eu sei o ASRAD-R opera com o míssil Bolide guiado a laser.

JL
Sênior
Sênior
Agradeceram: 63 vezes

#15 Mensagem por JL » Dom Abr 02, 2006 9:51 pm

Se a FAB vier a compra o BAMSE, parabéns, vai estar bem servida. Se optasse pelo Spyder, também parabéns. Três baterias é pouco mas melhor que nada. E na guerra moderna o primeiro alvo são as bases aéreas e o Brasil precisa de defesa, pelo menos de dissuação.

Quanto o Exército, este sempre esteve atrasado, em comparação com a FAB e a Marinha e creio que vai continuar assim, talvez seja pelo seu tamanho, pois o Exército sempre prefere quantidade em detrimento de qualidade, seja como for o Exército é muito maior que a FAB e suga muito mais recursos. Com relação as armas AA o Exército precisa de armas móveis, blindadas, operando principalmente abaixa altitude contra armas stand-off e helis.

Dos cosas te pido señor, la victoria y el regreso, pero si una sola haz de darme, que sea la victoria.
Responder