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Meko x

Enviado: Sex Mar 17, 2006 2:05 pm
por tagos
Boas. Alguem sabe me dizer qual é o pais que vai comprar estas fragatas? (se já ouver algum)
E o preço do mesmo?

As caracteristicas:

Main characteristics ship platform MEKO® X:
Length, overall: 151.00 m
max. breadth: 25.80 m
Draught: 5.80 m
Displacemant: approx. 8,000 t
Max. cruising speed: > 28 kn
Range: > 6,000 nm
Endurance: 45 days
Crew: 120

Propulsion:
all-electric POD's

The MEKO® X is the latest member of the MEKO® design family which today includes the MEKO®, the MEKO® A and the MEKO® DELTA frigates and corvettes.
Defining fixed requirements for a surface combatant which is intended to enter service in the first half of the next decade is not a logic process. Thus, an Operational Concept Document (OCD) which is based on assumptions regarding future requirements has been prepared for this vessel. This document outlines assumed operational needs, which were then used to develop the MEKO® X.

The MEKO® X will be a future surface combatant capable of sustained national and coalition operations in a multi-threat scenario. This ship provides a new level of capabilities in all warfare areas. It includes aspects of Network Centric Warfare as well as a broad spectrum of interoperability concerning joined or combined operations. It will possess a combat system able to perform Area Air Defence including Theatre Ballistic Missile Defence in combined task groups, surveillance operations, long range surface actions and stand-off ASW attacks with distance weapons as well as enhanced strategic power projection to support land operations.

Due to this size, the platform incorporates a number of technical features which result in a high survivability of the structure as well as of all systems by fully exploiting, among others, the philosophies of physical distribution of the systems or their redundancies.
Enhancement of the structural survivability is being realised by the introduction of four longitudinal boxgirders over more than 80 % of the ship's length and by six double-walled bulkheads. The objective of these measures is, in case of a hit, to reduce and contain the extend of destruction of the total weapon system "Ship" in order to preserve its capability to move on and to continue the combat mission.
The hull lines are designed following the Delta-Hull form principles which are applied to the MEKO® DELTA class frigates for the first time.

The MEKO® X will have an all-electric propulsion plant with two podded drives. The fundamental advantages and benefits of an all-electric ship are widely known. However, it is worthwhile to recall the major benefits:

* Increased vessel safety
* Higher flexibility
* Lower operating costs
* Enhanced availability, reliability and maintainability

The electric power for propulsion and ship's service loads is supplied from four diesel generator sets and one gas turbine generator set. Due to the energy demand for the propulsion plant a 6,6 kV medium-voltage (MV) is used. There are four consumers of power on the system, two propulsion converters and two ship service transformers.


Algumas imagens:

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Este video mostra como se entra para o hangar deste navio. Acho fabuloso.

http://212.72.173.53/en/db_static_popup ... =257&text=



Fonte: (Blohm + Voss) http://212.72.173.53/en/page.php?page_id=PG-205

Enviado: Sex Mar 17, 2006 2:09 pm
por Einsamkeit
Se nao me engano a Meko X tem 128Celulas vls, navio para poucos, ela parece ser mais avançada que a AB

Enviado: Sex Mar 17, 2006 3:01 pm
por Rui Elias Maltez
Trata-se de um projecto possivel de ser realizado se houver compradores.

Trata-se de um destroier ao nível ou superior às AB's americanas e ás futuras Type45 inglesas (a rondar as 8.000 ton de deslocamento).

Tagos:

Esse é um projecto possivel, uma ideia, mas para já não há compradores.

Enviado: Sex Mar 17, 2006 3:19 pm
por tagos
Eu ca a pensar que estas eram as ideais para Portugal. :lol: :lol: :lol:
Mas parece que é melhor esquecer. Se elas são assim tão boas devem ter um preço maluco.

Enviado: Sex Mar 17, 2006 4:07 pm
por JNSA
tagos escreveu:Eu ca a pensar que estas eram as ideais para Portugal. :lol: :lol: :lol:
Mas parece que é melhor esquecer. Se elas são assim tão boas devem ter um preço maluco.


As MEKO-X, se alguma vez "sairem do papel" e forem decentemente equipadas, estarão entre os mais caros navios de guerra do mundo (excluindo os CVN/CV).

Imaginemos uma MEKO X com este armamento:
- 2 peças de 76mm (ou de 127mm, se couberem)
- 8 RBS15Mk3 + 8 MILAS
-Aster 15/30/45 (respectivamente, defesa "local", de área e anti-mísseis balísticos)
-Scalp Naval
-2 NH90 TTH

Seria na prática um dos mais bem equipados navios de escolta de todo o mundo, mas também um dos mais caros... Seguramente acima dos Type 45, ou seja, dependendo do número de células VLS, poderia custar algo como mil milhões de euros por unidade (possivelmente mais)...

Infelizmente está um pouco fora das nossas capacidades... :wink:

Enviado: Sex Mar 17, 2006 4:57 pm
por WalterGaudério
Rui Elias Maltez escreveu:Trata-se de um projecto possivel de ser realizado se houver compradores.

Trata-se de um destroier ao nível ou superior às AB's americanas e ás futuras Type45 inglesas (a rondar as 8.000 ton de deslocamento).

Tagos:

Esse é um projecto possivel, uma ideia, mas para já não há compradores.


Colegas boa tarde.

Só para esclarecer.

O projeto "MEKO X" foi pensado especificamente para participar da concorrência(concurso) para navios de defesa de área realizado pela RAN(Royal Australian Navy). Para substituir os destróieres classe Charles F Adams/Adelaide

Walter

Enviado: Sex Mar 17, 2006 5:15 pm
por Mazagão
Bom Mais barato há a MEKO D :lol:

MEKO D

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Enviado: Ter Mar 21, 2006 11:23 am
por Rui Elias Maltez
Cicloneprojekt:

Se assim é, eu acho bem irralista por parte de Blomm & Voss ter apresentado uma "bisarma" dessas à Austrália.

Só mesmo EUA ou Rússia para adquirirem uma coisa assim, ou quem sabe, um dia a China.

A menos que a ideia fosse apresentar o máximo de possibilidades a partir da plataforma de 8.000 ton de deslocametento, e a partir daí ir "desbastando" de acordo com as necessidades do eventual comprador.

Desse modo, os custos desceria muito.

Digamos que uma F-100 espanhola de 5.000 ton de delocamento com AEGIS, peça de 127mm, e capacidades ASW custa cerca de 650 milhões de euros.

Imagine-se o custo de uma Meko-X como a que foi apresentada :?

Mas a Austrália acabará por ficar com boas fragatas tipo AB americanas, eventualmente menos armadas e equipadas.

A Navantia espanhola também está na corrida, com um projecto baseado as suas F-100.

_____________


Quanto às Meko D apresentadas pelo colega Mazagão, eu por mim, acharia um excelente projecto para daqui a 15 anos poder substituir as Vasco da Gama portuguesas.

Uma classe de 6 fragatas, sendo 3 configuradas para AAW e outras 3 para usos gerais.

Já que eu não acredito que haja vontade em colocar Portugal num projecto multi-nacional, como o das FREMM, que a mim me pareciam uma boa solução para o futuro nda Marinha portuguesa.

______________


Tagos:

Como vê, para Portugal é completamete irrealista pensar em plataformas desse tamanho e com esse grau de equipamento.

Talvez para daqui a 20 anos se possa pensar em fragatas medianaos para substituir as Vasco da Gama. :cry:

Enviado: Ter Mar 21, 2006 11:04 pm
por Mazagão
Sim de facto as MEKO X são monstros comparadas as MEKO D, sem falar do custo. As MEKO D se não me engano ainda estão no estado de projeto, mas se houver vontade, talvez no caso de Portugal isto seja mais importante que a necessidade, de substituir as Vasco da Gama a MEKO D seria uma boa opção.

O que seria interessante era que Portugal tentasse encontrar parceiros para desenvolver este projeto. Já que, como foi mencionado, não parece haver vontade en colaborar em projetos actuais (FREMM).

Então, quais as marinhas europeias com as quais Portugal poderia cooperar? Havera mais alguém que poderia vir a substituir as suas MEKO por umas novas?

Cumprimentos

Enviado: Qua Mar 22, 2006 8:10 am
por P44
do segurança e defesa (já tem uns tempos)

Apresentados mais dois tipos de fragatas MEKO
O estaleiro alemão Blohm + Voss mostrou, na feira Pacific 2004, realizada em Sidney, na Austrália, alguns dos mais recentes desenvolvimentos em termos de navios de escolta projetados segundo o conceito MEKO, lançado nos anos 70. Até o presente mais de 60 fragatas e corvetas MEKO já foram entregues ou encomendadas à B+V ou a estaleiros associados.
Uma das novidades é a fragata MEKO D (Delta), que recebeu essa denominação devido ao inovador conceito no qual a boca máxima é na popa, diminuindo o arrasto ao longo de uma faixa maior de velocidades. A MEKO D emprega a filosofia de “duas ilhas”, de forma que, em caso de avarias, funções vitais como suprimento de energia, propulsão, governo, comunicações, etc. podem passar a ser comandadas a partir da outra “ilha”. O navio é multifunção, e possui grande capacidade de guerra andiaérea e antisubmarino, podendo também ser empregado em ações litorâneas.

A B+V apresentou também a MEKO X, mais novo membro da “família” MEKO, desenvolvida a partir da MEKO D. A “X” dá ênfase à capacidade antiaérea e apoio a operações de desembarque, incluindo todos os aspectos da assim chamada “Network Centric Warfare”, visando também a interoperabilidade em operações conjuntas ou combinadas. Ambos os projetos (MEKO D e MEKO X) podem utilizar todos os tipos de sistemas propulsão, inclusive o elétrico.

Abaixo A MEKO D (foto de cima) e a MEKO X (foto de baixo) (Fotos: Blohm + Voss).
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Então, quais as marinhas europeias com as quais Portugal poderia cooperar? Havera mais alguém que poderia vir a substituir as suas MEKO por umas novas?


Bom, até hoje as MEKO foram projectados pela Alemanha mas são TODAS para exportação.
A Grécia , a Turquia e Portugal são os utilizadores Europeus das Meko.
Acho que a MEKO D seria bastante interessante para nós e talvez estivesse ao alcance das nossas "bolsas".

Houvesse vontade politica para tal... :roll:

Enviado: Qua Mar 22, 2006 8:15 am
por P44
Já agora uma curiosidade, a forma "X" do perfil das MEKO

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Signature reduction: A further characteristic of the MEKO concept is the continuous reduction in ship signature.

Blohm + Voss says the radar reflecting surface has been drastically reduced by the systematic use of the X-form in the design both of the hull area and of the superstructures.

The infrared signature has been significantly reduced by dispensing with stacks and, instead, conducting the exhaust to the rear. Seawater spraying into the horizontally arranged exhaust pipeslowers the emission temperature to less than 100°C.

Acoustic and magnetic signatures have been reduced by paying special attention to fine-tuning the long established and well-proven concepts, such as degaussing systems and flexibly mounted bearings.

http://www.marinelog.com/DOCS/NEWSMMIII/MMIIIJan18.html

Enviado: Qua Mar 22, 2006 1:19 pm
por Rui Elias Maltez
João:

Então, quais as marinhas europeias com as quais Portugal poderia cooperar? Havera mais alguém que poderia vir a substituir as suas MEKO por umas novas?


Talvez um dia, lá para 2020 possamos trocar as nossas 3 VdG pelas Meko D.

Talvez saisse mais barato, se a encomenda portuguesa fosse em conjunto com a grega :?

Enviado: Qua Mar 22, 2006 4:49 pm
por Mazagão
Talvez saisse mais barato, se a encomenda portuguesa fosse em conjunto com a grega :?


Quem sabe, é uma questão de tentar, mas últimamente Portugal e os programas multinacionais não se têm dado bem, refiro-me aqui ao programa A400M. Mas dúvido que sózinho Portugal consiga os meios necessários, deveria-se apostar mais na cooperação. De qualquer modo só espero que os meios necessários sejam adquiridos com os gregos ou sem os gregos [034]

Enviado: Qui Mar 23, 2006 10:36 am
por Rui Elias Maltez
Mazagão:


Neste tópico estão as minhas ideias e as de outros colegas sobre o futuro da nossa marinha oceânica de superfície.

http://defesabrasil.com/forum/viewtopic.php?t=4925

Acho que a Marinha portugesa se está a fundar e no horizonte não vejo salvamento possivel, a menos que as coisas mudem rapidamente.

Infelizmente não há tradições de coooperção em projectos no que respeita a fragatas.

Portugal sempre contou consigo próprio, e dados os custos que as modernas plataformas navais representam, sem cooperação com outros países ou concertação nas compras, não vejo como possamos futuramente renovar a nossa Marinha.

Por esse caminho só vejo duas saídas possiveis:

Ou passaremos no futuro a comprar usado, o que houver, ou teremos que ficar pelas Meko, de configuração mais simples, para que os custos não sejam altos.

Mesmo as nossa Meko-200 são sub-armadas se comparadas com as gregas ou turcas, e nem sequer há calendário para a sua modernização.

Eu gostaria de manter a esperança, mas para já vejo o horizonte com núvens muito negras sobre a nossa Marinha.

Enviado: Qui Mar 23, 2006 7:23 pm
por JLRC
Rui Elias Maltez escreveu:
Mesmo as nossa Meko-200 são sub-armadas se comparadas com as gregas ou turcas, e nem sequer há calendário para a sua modernização.


Rui

Porque é que as nossas Meko são sub-armadas em relação às gregas e turcas?