PORTUGAL - POLÍCIA AÉREA
Enviado: Qua Mar 15, 2006 7:29 am
Para a defesa e protecção das instalações militares da Força Aérea Portuguesa, existe um corpo que se denomina Policia Aérea (PA).
Para poder visitar o site: http://policiaaerea2.no.sapo.pt
Para garantir essa protecção, a Policia Aérea possui algumas viaturas blindadas de origem europeia adquiridas nos anos 80 e 90.
O Condor, em nº de 12 unidades oferecem uma protecção às bases aéreas e já foram mesmo destacadas para participar em missões internacionais, como o mostra a foto da viatura acima, integrada na KFOR (Bósnia).
A PA também possui algumas unidades Mercedes-UNIMOG para protecção de campo:
Foto tirada no Campo de Tiro de Alcochete, vendo-se em segundo plano um Condor.
"O Condor é um veículo blindado (configuração 4x4) de origem alemã. Iniciou a sua produção em 1981, tendo sido produzidas perto de 600 unidades.
Portugal recebeu o primeiro lote de viaturas em 1984, quando o governo alemão doou cerca de 4 viaturas. Actualmente estima-se que se encontrem operacionais um total de 12 viaturas que se encontram ao serviço da Polícia Aérea. Esta unidade da Força Aérea é responsável por garantir a segurança das bases aéreas portuguesas, estando as viaturas distribuídas pelas várias bases aéreas. Cabe também a esta realizar operações de controlo aéreo táctico e comando, tendo sido, inclusive, destacadas algumas viaturas Condor para apoio às operações da KFOR.
As suas matrículas - à semelhança do que ocorre com os YP-408 - começam pela designação AM-58 (o AM, usado por todas as viaturas do ramo, significa Aeronaútica Militar). No chassis das viaturas blindadas da Polícia Aérea constam, ainda, a indicação da unidade a que pertencem."
Características:
Condor Thyssen Henschel
Origem: Alemanha
Peso 12 000 Kg
Equipagem 3+9
motor diesel Daimler-Benz de 168 hp-100 Km/h
Armamento -1 peça Rheinmetal TUR 1de 20 mm; 1 G 3 de 7,62 mm.
Outra viatura blindada de oito rodas é a DAF YP-408:
Por se tratar de uma viatura mais antiga, já alguns exemlares foram desactivados.
Características:
DAF YP-408
Origem: Holanda
Peso 12 000 Kg.
Equipagem 2+10
motor diesel DAF DS 575 de 165 hp-80 Km/h
Armamento- 1 metralhadora Browning de 12,7 mm.
"O YP-408 foi desenvolvido para o exército holandês pela DAF. Embora não seja um veículo anfíbio, o YP-408 consegue transpor cursos de água com uma profundidade até 120 cm. O primeiro protótipo foi recebido em 1963 e somente em 1990 o exército holandês começou a substitui-los gradualmente pelo YPR-765 APC. No total foram produzidos mais de 750 veículos em oito versões diferentes, incluindo uma anti-tanque.
Portugal adquiriu um total de 28 veículos tendo sido incorporados ao serviço da Polícia Aérea. À semelhança dos Condor estão destacado em várias bases aéreas portuguesas. Recentemente, a FAP procedeu ao abate de parte da frota, tendo reunido os restantes num número limitado de bases aéreas."
Para além destas, há naturalmente viaturas de apoio e transporte afectas à Força Aérea:
______________
Agradecimentos:
Pedro Monteiro e MilitaryZone (http://www.geocities.com/militaryzone_portugal/fap4.htm)
e
Duarte Mendonça