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Qual seria o helicóptero ASW ideal para MB?

Enviado: Dom Fev 19, 2006 2:30 pm
por Carcará
Sabemos da urgente necessidade da atualização e/ou troca das aeronaves ASW na MB. Dentre as opções existentes no mercado cada uma possui suas vantagens e desvantagens. De acordo com a doutrina e necessidades da nossa marinha, qual destas opções seria a ideal?

Enviado: Dom Fev 19, 2006 2:37 pm
por Carcará
* Cougar - A MB já domina sua operação e possui a compatibilidade para lançamento dos Exocet.

* Seahank - Sucesso de vendas, mais potente e possibilidade de padronização com a FAB e o EB.

* Merlin - Mais capaz que os anteriores, porém preço bem acima da realidade enfrentada pela MB. Com valores gastos da aquisição poderia levar mais células dos outros modelos.

*Modernização dos SH-3 - Não considero viável devido ao número de células e tempo de vida útil.

*S-92 - :?:

*NH-90 - :?:

Dúvidas, dúvidas... :roll: :roll:

Enviado: Dom Fev 19, 2006 4:58 pm
por Bolovo
O Merlin é o ideal. Merlin + Lynx na MB seria tudo.


Mas como a MB tá meio mal das pernas, o Seahawk já tá de bom tamanho.

E já que a FAB, EB já estão pegando o BH, ele seria uma mão na roda na logistica.

Seria legal.

Enviado: Dom Fev 19, 2006 5:15 pm
por Carlos Lima
Acho o Merlin muito bom, mas o seu problema é o tamanho (ele é enorme)... mas para caber no SP e no Rio de Janeiro/Ceará acho que dá...

Além do mais o Merlin pode vir nas versões ASW ou AEW&C (como na RN e na Itália) economizando plataforma.

Sonhar não custa nada :)

Mas acho que o Seahawk já ajuda bastante e provavelmente é mais $$$$$ barato 8-]

[]s

CB_lima

Enviado: Dom Fev 19, 2006 6:35 pm
por FinkenHeinle
A questão é: ideal em QUE sentido?!


Se for meramente Operacional, diria que é o Merlin.

Se for em termos de Custos, a coisa muda de figura.

Do ponto de vista global, acho que o Sea Hawk seria o ideal.

Enviado: Dom Fev 19, 2006 7:30 pm
por Vinicius Pimenta
Concordo com o Finken. Depende do ponto de vista.

O que vai balizar a escolha vai ser a questão de custos, não adianta.

O ideal do ponto de vista operacional nem sempre vai ser o ideal para a realidade.

Enviado: Dom Fev 19, 2006 8:48 pm
por Alcantara
Vocês sabiam que a Embraer tem participação no projeto e na construção do Sikorsky S-92 Helibus / H-92 Superhawk :?: A Embraer é a responsável pelos sponsons e pelo sistema de combustível (cerca de 4% da aeronave). Os outros parceiros de risco da Sikorsky são a japonesa Mitsubishi Heavy Industries (7.5%, responsável pela cabine principal), a espanhola Gamesa (7% - interior da cabine e carcaça da transmissão), a chinesa Jingdezhen Helicopter Group (2% - pilone e plano de cauda) e a taiwanesa AIDC (6.5% - plataforma de vôo).

Como é baseado no S-70 / H-60 Black Hawk, creio que a manutenção não seria tão difícil, ainda mais se o Black Hawk for adotado como helicóptero utilitário padrão na FAB e no EB.

Se isso acontecesse, por uma questão de custos, seria até lógico adotar o Superhawk. Imaginem os benefícios que poderiamos ter com uma linha logística quase unificada abrangendo os Black Hawk e os Superhawk dos três ramos das nossas Forças Armadas? Imaginem a redução de custos que poderia ser alcançada!

Ele poderia substituir os Super Pumas / Cougars utilizados como utilitários na FAB, na MB e no EB (se bem que no caso do EB, os seus Cougars só seriam substituídos depois pois são mais novos e tem mais tempo de uso pela frente). A MB, por sua vez, também poderia utilizar uma versão ASW / AsuW dos Superhawk, unificando as suas plataformas utilitárias / especializadas de porte médio / grande (com suas versões específicas, claro).



The Sikorsky H-92 SUPERHAWK. Ready to serve the military for the 21st century.

Based on proven BLACK HAWK® technology, the Sikorsky H-92 SUPERHAWK is built for the rigors of military missions. With its large cabin, survivable design and enhanced range, the SUPERHAWK does it all. It can perform austere to all-weather operations in arctic cold, ice, desert heat, at temperatures anywhere from -40ºC to +55ºC, day and night. The SUPERHAWK is ready to serve all branches of the military in a broad range of missions.

Well-equipped to take on the job, the SUPERHAWK gives you everything you've ever wanted in a military helicopter. Some of the features that make the SUPERHAWK the ideal choice for performance include: scramble start in less than two minutes; a 6-foot wide aft ramp for easy loading and unloading of cargo and troops; the ability to outlift the competition by 1500 lbs. at 300 nautical mile range.

The SUPERHAWK can be configured to match your missions. As a systems integrator, we deliver the right systems for the job, including extensive electronic warfare equipment, navigation system controls and displays, infrared suppression, refueling probe, weapons, Terrain Following/Terrain Avoidance (TF/TA) radar and Forward Looking Infrared (FLIR).

Mission flexibility and low operating costs were identified as primary design criteria - and the result is a high performance, versatile helicopter that is the safest and most economical in its class.

http://www.sikorsky.com/details/0,,CLI1_DIV69_ETI1583,00.html




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Já que a Embraer faz parte do programa, já pensou se ela consegue aumentar a sua participação? :lol:

Agora, extrapolando esse exercício de imaginação e já entrando na fase do sonho, que tal uma linha de montagem por aqui, em SJC ou GPX?




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Bem, mas se trantando de Brasil, e sendo época de Carnaval, convem lembrar do refrão daquele samba:

Sonhaaaar, não custa nada... :wink:



Abraços!!!

Enviado: Dom Fev 19, 2006 9:39 pm
por CFB
Realmente se o Brasil escolher o S-92 naum sera mal escolha o problema e q eu acho q ele deve ser mttt grande p/ operar em nossas fragatas, me corriga se eu estiver errado

Enviado: Dom Fev 19, 2006 11:20 pm
por Alcantara
CFB escreveu:Realmente se o Brasil escolher o S-92 naum sera mal escolha o problema e q eu acho q ele deve ser mttt grande p/ operar em nossas fragatas, me corriga se eu estiver errado

Mas se você for pensar bem, dentre as opções disponíveis nesta enquete, qual poderia ser usada nas nossas fragatas?

:?: Seahawk
:?: Cougar
:?: Merlin
:?: SH-3
:?: NH-90

A resposta é: nenhum deles. Nesse caso, o fato do S-92 / H-92 ser grande não é demérito e não o tira do páreo.

O fato é o seguinte: seja qual for o modelo escolhido, ele não vai operar nos navios de escolta atuais. É bom frisar isso. Não vai operar quer seja porque a impotética aquisição seria a médio prazo, quer seja porque as escoltas atuais não foram projetadas para usar aeronaves deste porte. Na época em que nossas fragatas e corvetas foram construídas o conceito de uso dos helicópteros era outro, no qual os helicópteros atuavam como uma extenção do sistema de armas do navio e eram pouca coisa mais do que transportadores de torpedos, quase sem meios autonomos para detectar e engajar seus alvos. De alguns anos para cá o enfoque mudou completamente. As aeronaves são parte importantíssimas do sistema de armas, mais ainda do que antes, mas só que agora eles possuem sensores próprios que os pemitem efetuar a sua missão de forma autônoma. Com essa mudança de enfoque os helicópteros ASuW/ASW se tornaram muito mais letais, só que isso trouxe consigo, porém, um inevitável acréscimo de tamanho e peso. Podem reparar que, refletindo isso, todos os helicópteros navais modernos são maiores dos que os Lynx.

Se a MB for realmente operar helicópteros modernos embarcados nas suas escoltas, elas terão que, forçosamente, ser obrigadas a possuir hangares grandes o suficiente para abrigar pelo menos uma aeronave desta.

É sabido que a MB pretende substituir as atuais escoltas por uma "família" de navios de combate projetados e construídos aqui mesmo, com versões AAW e ASW/ASuW. Se forem dotados de hangares apropriados, elas poderão utilizar qualquer uma das opções relatadas. E estaria aberta uma grande oportunidade para se adotar um heli maior e mais capaz do que os que possuímos atualmente.




Abraços!!! :lol:

Enviado: Seg Fev 20, 2006 5:42 am
por Carcará
Alcantara escreveu:Vocês sabiam que a Embraer tem participação no projeto e na construção do Sikorsky S-92 Helibus / H-92 Superhawk :?: A Embraer é a responsável pelos sponsons e pelo sistema de combustível (cerca de 4% da aeronave). Os outros parceiros de risco da Sikorsky são a japonesa Mitsubishi Heavy Industries (7.5%, responsável pela cabine principal), a espanhola Gamesa (7% - interior da cabine e carcaça da transmissão), a chinesa Jingdezhen Helicopter Group (2% - pilone e plano de cauda) e a taiwanesa AIDC (6.5% - plataforma de vôo).

Como é baseado no S-70 / H-60 Black Hawk, creio que a manutenção não seria tão difícil, ainda mais se o Black Hawk for adotado como helicóptero utilitário padrão na FAB e no EB.

Se isso acontecesse, por uma questão de custos, seria até lógico adotar o Superhawk. Imaginem os benefícios que poderiamos ter com uma linha logística quase unificada abrangendo os Black Hawk e os Superhawk dos três ramos das nossas Forças Armadas? Imaginem a redução de custos que poderia ser alcançada!

Ele poderia substituir os Super Pumas / Cougars utilizados como utilitários na FAB, na MB e no EB (se bem que no caso do EB, os seus Cougars só seriam substituídos depois pois são mais novos e tem mais tempo de uso pela frente). A MB, por sua vez, também poderia utilizar uma versão ASW / AsuW dos Superhawk, unificando as suas plataformas utilitárias / especializadas de porte médio / grande (com suas versões específicas, claro).



The Sikorsky H-92 SUPERHAWK. Ready to serve the military for the 21st century.

Based on proven BLACK HAWK® technology, the Sikorsky H-92 SUPERHAWK is built for the rigors of military missions. With its large cabin, survivable design and enhanced range, the SUPERHAWK does it all. It can perform austere to all-weather operations in arctic cold, ice, desert heat, at temperatures anywhere from -40ºC to +55ºC, day and night. The SUPERHAWK is ready to serve all branches of the military in a broad range of missions.

Well-equipped to take on the job, the SUPERHAWK gives you everything you've ever wanted in a military helicopter. Some of the features that make the SUPERHAWK the ideal choice for performance include: scramble start in less than two minutes; a 6-foot wide aft ramp for easy loading and unloading of cargo and troops; the ability to outlift the competition by 1500 lbs. at 300 nautical mile range.

The SUPERHAWK can be configured to match your missions. As a systems integrator, we deliver the right systems for the job, including extensive electronic warfare equipment, navigation system controls and displays, infrared suppression, refueling probe, weapons, Terrain Following/Terrain Avoidance (TF/TA) radar and Forward Looking Infrared (FLIR).

Mission flexibility and low operating costs were identified as primary design criteria - and the result is a high performance, versatile helicopter that is the safest and most economical in its class.

http://www.sikorsky.com/details/0,,CLI1_DIV69_ETI1583,00.html




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Já que a Embraer faz parte do programa, já pensou se ela consegue aumentar a sua participação? :lol:

Agora, extrapolando esse exercício de imaginação e já entrando na fase do sonho, que tal uma linha de montagem por aqui, em SJC ou GPX?




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Bem, mas se trantando de Brasil, e sendo época de Carnaval, convem lembrar do refrão daquele samba:

Sonhaaaar, não custa nada... :wink:



Abraços!!!



Realmente uma belíssima aeronave. Vocês que são feras aqui no fórum, teriam como colocar as fotos das outras aves?

Enviado: Seg Fev 20, 2006 8:11 am
por Rui Elias Maltez
Uma vez que o Exército está a adquiri Black-Hawk, o mais lógico seria adquirir Sea-Hawk para a MB de modo a terem uma maior padronização de helis.

Mas temos que analizar que a MB tem para ASW os Linx que operam a partir das vossa fragatas.

Para mim, acho que poderiam manter os Linx a voar mis uns anos a bordo das Niteroi e se um dia houver planos para a aquisição de novas fragatas, apostar nessa altura nos NH-90 para a Marinha, que são helis médios, que podem ser operados a partir das fragatas e até a partir dos C-30 e do A-12.

Padronização para todas as plataformas navais.

Ou em alternativa, os NH-90 para as fragatas, nas suas versões ASW e CSAR, e EH-101 CSAR para o futuro do A-12 e eventualmente um seu substituto (o A-13?).

Em qualquer caso isso seria, para mim o ideal.

Para já, e em termos de orçamento, talvez fosse vantajoso o Sea-Hawk 60, como os que são utilizados em muitas e boas marinhas mundiais.

Ou seja:

Com o tempo, ir abatendo os "Sapões" e Cougar para Marinha e Exército, bem como os velhos Sea-King, e conseguir uma padronização de BH para o Exército, e de SH60 para a Marinha, bem como 10 helis maiores para operar nos navios de projecção (para mim o ideal seria o EH-101), mas bem poderia ser o S-92.

Enviado: Seg Fev 20, 2006 10:23 am
por J.Ricardo
Na enquete eu votei no Merlin, mas não havia lido as mensagem postadas, depois de ver que a Embraer participa do projeto do S-92, a coisa muda de figura, é uma excelente aeronave e tem $$$ brasileiro investido, então meu voto vai para o S-92!

Enviado: Seg Fev 20, 2006 10:45 am
por Rui Elias Maltez
Sim, mas tanto o S-92 como o Merlin são helis demasiadamente grandes para operarem a partir de fragatas.

E para funcção CSAR e ASW não seriam necessárias plataformas tão grandes.

Esses helicópteros grandes seriam para o A-12 e seu substituto futuro (se o houver), essencialmente para SAR e desembarque de forças.

Ou seja:

Para as fragatas Niteroi, os Linx actuais (ASW e CSAR).

Para fragatas futuras, adquiriur uma força de NH-90 que também poderiam operar nos navios de projecção.

Alternativa:

SH-60, para padronizar com os BH da FAB e Exército.

Se optarem por helis médios maiores, que possam transportar cerca de 17 ton, então poderiam para os navios de projecção optar pelos Merlin, ou pelos motivos apontados, os S-92, como o fez o Canadá.

Enviado: Seg Fev 20, 2006 10:52 am
por Alcantara
Rui Elias Maltez escreveu:Uma vez que o Exército está a adquiri Black-Hawk, o mais lógico seria adquirir Sea-Hawk para a MB de modo a terem uma maior padronização de helis.

Mas temos que analizar que a MB tem para ASW os Linx que operam a partir das vossa fragatas.

Para mim, acho que poderiam manter os Linx a voar mis uns anos a bordo das Niteroi e se um dia houver planos para a aquisição de novas fragatas, apostar nessa altura nos NH-90 para a Marinha, que são helis médios, que podem ser operados a partir das fragatas e até a partir dos C-30 e do A-12.

Padronização para todas as plataformas navais.

Ou em alternativa, os NH-90 para as fragatas, nas suas versões ASW e CSAR, e EH-101 CSAR para o futuro do A-12 e eventualmente um seu substituto (o A-13?).

Em qualquer caso isso seria, para mim o ideal.

Para já, e em termos de orçamento, talvez fosse vantajoso o Sea-Hawk 60, como os que são utilizados em muitas e boas marinhas mundiais.

Ou seja:

Com o tempo, ir abatendo os "Sapões" e Cougar para Marinha e Exército, bem como os velhos Sea-King, e conseguir uma padronização de BH para o Exército, e de SH60 para a Marinha, bem como 10 helis maiores para operar nos navios de projecção (para mim o ideal seria o EH-101), mas bem poderia ser o S-92.

Rui, só detalhe que julgo importante, os nossos Lynx NÃO possuem equipamentos ASW. Eles são voltados (e equipados) para tarefas ASuW e esclarecimento. São quase os caças da Esquadra, hehehe... Quando atuam na função ASW, o fazem dentro daquele molde que comentei antes: guiados pelos navios ou pelos SH-3H, transportando torpedos leves. E só. Atuam, por tanto, na filosofia antiga.

A idéia de padronização é boa, mas se for para ter dois tipos de helicópteros, um médio e outro grande, eu acho que traria mais economia se os dois fossem da mesma "família", por isso votei no S-92.

Eu tenho certeza que o MinDef pensa em padronização, redução de custos, etc... resta ver o que vai acontecer.

Enviado: Seg Fev 20, 2006 10:59 am
por Lauro Melo
Vão ser de 8 a 12 Seahawk SH-60 H usados.