JAS 39 Gripen NAVAL no A-12! É Possível?
Enviado: Sáb Fev 11, 2006 6:20 pm
Neste momento no nosso Forum existem tópicos tratando do NAE São Paulo, http://defesabrasil.com/forum/viewtopic.php?t=4606 onde diversas e valiosas opiniões tem sido dadas,tanto dos que acreditam da validade de se possuir o A-12(meu caso),quanto daqueles que acham esta validade discutível,ou nenhuma. Alguns pontos contrários se baseiam na premissa,que a capacidade de defesa e ataque atual do Nae é fragil ou inexistente e as possibilidades de aeronaves de nova geração,poderem equipar e operar o Nae são quase nulas,dada as restrições impostas pelas catapultas , elevadores e paióis de abrigo.O Sitio Sistema de Armas:
http://sistemadearmas.sites.uol.com.br/ ... 03af2.html
, possui algumas tabelas interessantes,que muitos aqui ja devem ter tido a oportunidade de visitar, sobre estas restrições e as possibilidades existentes de operações de aeronaves no Nae, dentro das caracteristicas existentes.
Todos sabem que a Marinha tem em mente,que no futuro a Nae São Paulo deverá ser substituida pelo suposto A-13, e imaginando uma aeronave de transição,que poderá ser operada no novo Nae em conjunto quem sabe com outro vetor mais parrudo, proponho a questão do tópico.
Por ser o Jas39, um avião de bom preço,custo de manutenção razoável e principalmente por ter sido projetado para operar em pistas dispersas(aguenta o tranco) e ser de 4.a geração,se enquadrando no quesito tamanho e peso nas caracteristicas do A-12.
Esqueçamos as restrições orçamentárias,não durarão para sempre.
Que reforços seriam nescessários e modificações?
Seria uma boa opção?
Seria viável tecnicamente?
Os armamentos já incorporados,os que poderão ser incorporados?
O fato dos Sul-Africanos estarem operando o avião,poderiam render parcerias de algum tipo de desenvolvimento?
Qual míssel anti-navio?
Com a reforma em andamento e posterior instalação de Sistemas de defesa,com JAS 39 Naval tornaria-se o A-12 um meio de maior valor estratégico durante os próximos 10 a 15 anos?
São algumas questões,mas devem existir mais.
Eu fiz uma grande busca nós tópicos aeronáuticos do forum mas não achei tópicos referentes ao Gripen, só os abaixo citados,os outros comentários a respeito desta aeronave devem estar dentro dos tópicos sobre o FX.
O JAS 39 Gripen
Especificações
Tipo: Caça Multifunção
Ano: 1988
Operadores: África do Sul (28 encomendados) e Suécia
Motor: 1 Volvo Flygmotor RM12 (General Electric F404) com pós-combustor
Empuxo máximo militar 12.150lb (5.478 kg)
Com pós-combustão 17.800lb (8.090 kg)
Pesos:
Vazio 6.622 kg
Máximo na decolagem 12.473 kg
Dimensões:
Altura 4,50 m
Envergadura 8,40 m
Comprimento 14,10 m
Performances:
Vel. máxima em altitude Mach 1.75+
Teto de serviço 15.240m (50.000ft)
Carga G máxima +9
Autonomia:
Máxima 3.500Km**********
CAP 1.445 Km
Armamentos:
Ar-ar Mísseis ar-ar de curto alcance Rb 74 (AIM-9 Sidewinder), de longo alcance guiado por radar AIM-120 AMRAAM
Ar-Superfície Mísseis Rb 75 (AGM-65); anti-navio Rb 15F; casulos Bofors M70 para 7 foguetes; disseminador de submunições stand-off DWS 39, bombas guiadas a laser e não-guiadas,
Outros 1 canhão Mauser BK27 de 27 mm, tanques de combustível, pods de contra-medidas e de navegação/designador de alvos, carga bélica máxima de 6.500 kg em 8 fixações
JLRC
Video
http://defesabrasil.com/forum/viewtopic.php?t=2648
Fox
Album de Fotos
http://defesabrasil.com/forum/viewtopic.php?t=1994
Alguns comentários do tópico acima:
Einsamkeit escreveu:
Realmente o Gripen é um Belissimo aviao, Mais para o Brasil nao serve, ele cai como uma luva para paises ricos e pequenos, como Suecia, Hungria e etc. Para o brasil precisamos de caças bimotores e de Longo Alcançe como Su-35 e Rafale, e mais uma coisa, porque que ja que estao na Concorrencia o Rafale agora, nao é possivel a aquisiçao de F-15K?
O Gripen não foi feito para países ricos, seu custo de operação é baixíssimo. A África do Sul e a Hungria não me parecem exatamente exemplos de países ricos. Caças bimotores, esses sim são feitos para países com maiores orçamentos, pois são, no mínimo, duas vezes mais caros de operar que monomotores.
_________________
Vinicius Pimenta
Administrador
Portanto:polêmica ,mas e para operar embarcado?
http://sistemadearmas.sites.uol.com.br/ ... 03af2.html
, possui algumas tabelas interessantes,que muitos aqui ja devem ter tido a oportunidade de visitar, sobre estas restrições e as possibilidades existentes de operações de aeronaves no Nae, dentro das caracteristicas existentes.
Todos sabem que a Marinha tem em mente,que no futuro a Nae São Paulo deverá ser substituida pelo suposto A-13, e imaginando uma aeronave de transição,que poderá ser operada no novo Nae em conjunto quem sabe com outro vetor mais parrudo, proponho a questão do tópico.
Por ser o Jas39, um avião de bom preço,custo de manutenção razoável e principalmente por ter sido projetado para operar em pistas dispersas(aguenta o tranco) e ser de 4.a geração,se enquadrando no quesito tamanho e peso nas caracteristicas do A-12.
Esqueçamos as restrições orçamentárias,não durarão para sempre.
Que reforços seriam nescessários e modificações?
Seria uma boa opção?
Seria viável tecnicamente?
Os armamentos já incorporados,os que poderão ser incorporados?
O fato dos Sul-Africanos estarem operando o avião,poderiam render parcerias de algum tipo de desenvolvimento?
Qual míssel anti-navio?
Com a reforma em andamento e posterior instalação de Sistemas de defesa,com JAS 39 Naval tornaria-se o A-12 um meio de maior valor estratégico durante os próximos 10 a 15 anos?
São algumas questões,mas devem existir mais.
Eu fiz uma grande busca nós tópicos aeronáuticos do forum mas não achei tópicos referentes ao Gripen, só os abaixo citados,os outros comentários a respeito desta aeronave devem estar dentro dos tópicos sobre o FX.
O JAS 39 Gripen
Especificações
Tipo: Caça Multifunção
Ano: 1988
Operadores: África do Sul (28 encomendados) e Suécia
Motor: 1 Volvo Flygmotor RM12 (General Electric F404) com pós-combustor
Empuxo máximo militar 12.150lb (5.478 kg)
Com pós-combustão 17.800lb (8.090 kg)
Pesos:
Vazio 6.622 kg
Máximo na decolagem 12.473 kg
Dimensões:
Altura 4,50 m
Envergadura 8,40 m
Comprimento 14,10 m
Performances:
Vel. máxima em altitude Mach 1.75+
Teto de serviço 15.240m (50.000ft)
Carga G máxima +9
Autonomia:
Máxima 3.500Km**********
CAP 1.445 Km
Armamentos:
Ar-ar Mísseis ar-ar de curto alcance Rb 74 (AIM-9 Sidewinder), de longo alcance guiado por radar AIM-120 AMRAAM
Ar-Superfície Mísseis Rb 75 (AGM-65); anti-navio Rb 15F; casulos Bofors M70 para 7 foguetes; disseminador de submunições stand-off DWS 39, bombas guiadas a laser e não-guiadas,
Outros 1 canhão Mauser BK27 de 27 mm, tanques de combustível, pods de contra-medidas e de navegação/designador de alvos, carga bélica máxima de 6.500 kg em 8 fixações
JLRC
Video
http://defesabrasil.com/forum/viewtopic.php?t=2648
Fox
Album de Fotos
http://defesabrasil.com/forum/viewtopic.php?t=1994
Alguns comentários do tópico acima:
Einsamkeit escreveu:
Realmente o Gripen é um Belissimo aviao, Mais para o Brasil nao serve, ele cai como uma luva para paises ricos e pequenos, como Suecia, Hungria e etc. Para o brasil precisamos de caças bimotores e de Longo Alcançe como Su-35 e Rafale, e mais uma coisa, porque que ja que estao na Concorrencia o Rafale agora, nao é possivel a aquisiçao de F-15K?
O Gripen não foi feito para países ricos, seu custo de operação é baixíssimo. A África do Sul e a Hungria não me parecem exatamente exemplos de países ricos. Caças bimotores, esses sim são feitos para países com maiores orçamentos, pois são, no mínimo, duas vezes mais caros de operar que monomotores.
_________________
Vinicius Pimenta
Administrador
Portanto:polêmica ,mas e para operar embarcado?