“Head-up” duplo para o EMBRAER 190!!!
Enviado: Qui Jan 12, 2006 11:57 am
Jatos Embraer 190 da JetBlue terão “Head-up display” duplo
A Embraer e a Flight Dynamics, uma unidade de negócios da Rockwell Collins, estão desenvolvendo um Sistema de Guiagem por “Head-up” (Head-up Guidance System - HGS®) duplo para o EMBRAER 190, conforme contrato de US$ 60 milhões assinado com o cliente lançador do EMBRAER 190, a JetBlue Airways.
O Head-up Display é um equipamento que permite ao piloto visualizar simultaneamente, por meio de uma tela transparente, imagens externas e informações de vôo, tais como a altitude da aeronave, bem como sua velocidade, altitude e direção de vôo. Isto permite ao piloto manter sua total concentração no ambiente externo à aeronave enquanto recebe informações relevantes do vôo.
A entrada em operação do sistema, no ano de 2005, deverá marcar a primeira utilização comercial de Head-up display duplo, ou seja, com dois indicadores, um para uso do piloto e outro para uso do co-piloto.
O sistema de guiagem por Head-up HGS-5600 da Flight Dyamics, empresa pertencente à Rockwell Collins, baseia-se na tecnologia dos monitores de cristal líquido (Liquid Crystal Displays - LCD) para aprimorar a qualidade e confiabilidade das imagens. O sistema foi desenvolvido para aperfeiçoar a capacidade de percepção situacional do piloto durante todas as fases do vôo, melhorar a eficiência da tripulação assim como a performance operacional da aeronave. O HGS também permitirá pouso CAT IIIa em condições climáticas desfavoráveis, e guiagem para decolagens sob condições de baixa visibilidade. O HGS funcionará de maneira integrada com o PRIMUS Epic, sistema aviônico fabricado pela Honeywell e que equipa o EMBRAER 190.
A JetBlue encomendou 100 aviões EMBRAER 190 e tem opções para outras 100 destas aeronaves.
“Um dos principais benefícios deste novo sistema é o de permitir que as tripulações dos aviões EMBRAER 190 realizem todas as aproximações para pouso com a mesma eficiência, em boas ou más condições climáticas, a partir do assento esquerdo ou do direito, seja em pistas equipadas com o sistema ILS (de pouso por instrumentos), ou naquelas em que o procedimento é visual. Isto reduzirá os custos de treinamento da tripulação e aumentará as margens de segurança na nossa operação”, disse Usto Schultz, Vice-Presidente do Programa EMBRAER 190 da JetBlue.
“Acrescentar o HGS da Flight Dynamics à cabine de comando do EMBRAER 190 é um outro indicativo da gama de avançadas características desta nova família de aeronaves”, disse Luís Carlos Affonso, Vice-Presidente para Engenharia e Desenvolvimento de Novos Produtos da Embraer. “Estamos muito entusiasmados em trabalhar com a Rockwell Collins neste programa, que sabemos não apenas aumentará a eficiência do piloto, como também reduzirá custos para o operador.”
“A certificação do HGS duplo no EMBRAER 190 estabelece um novo padrão para a aviação comercial”, disse Bob Chiusano, Vice-Presidente Executivo e Chefe de Operações da Rockwell Collins Commercial Systems. “Head-up displays oferecem uma vantagem comprovada para operadores, e nós esperamos que surjam outros programas como este.”
O HGS da Flight Dynamics oferece um amplo campo de visão e uma clara indicação da simbologia de vôo, permitindo ao piloto visualizar informações fiéis, ainda que em meio a intenso vento cruzado, e, desta forma, controlar melhor o ângulo de aproximação e a energia da aeronave em condições difíceis de aproximação. Tecnologias de última geração, como visão sintética, podem ser mostradas na tela HGS.
Aviação Brasil / Embraer
http://www.aviacaobrasil.com.br/noticias/noticias_filtro.php?id=786&sessao=news&fld_filtro_ano=2004&fld_filtro_mes=07
Embraer HGS Applications
Rollout Guidance/Runway Distance Remaining/Deceleration Cue
This presentation provides the basis for reducing visibility minimums for Category III approaches. HGS increases the effectiveness of braking and reverse-thrust management, and helps determine stopping distance more accurately.
Traffic Collision Avoidance System (TCAS) Resolution Advisory
HGS provides a flight path target that corresponds to the TCAS vertical speed command, indicating the flight path required to achieve the desired rate of climb or decent.
Tailstrike Avoidance
The advance indication of a potential tailstrike provides pilots with sufficient time to correct airplane attitude, reducing the risk of aircraft damage and associated repair and out-of-service costs.
Unusual Attitude
The unusual attitude format is immediately displayed after an aircraft upset. This intuitive presentation allows the pilot to correct attitude in minimal time and return the aircraft to a safe-flight condition.
A Embraer e a Flight Dynamics, uma unidade de negócios da Rockwell Collins, estão desenvolvendo um Sistema de Guiagem por “Head-up” (Head-up Guidance System - HGS®) duplo para o EMBRAER 190, conforme contrato de US$ 60 milhões assinado com o cliente lançador do EMBRAER 190, a JetBlue Airways.
O Head-up Display é um equipamento que permite ao piloto visualizar simultaneamente, por meio de uma tela transparente, imagens externas e informações de vôo, tais como a altitude da aeronave, bem como sua velocidade, altitude e direção de vôo. Isto permite ao piloto manter sua total concentração no ambiente externo à aeronave enquanto recebe informações relevantes do vôo.
A entrada em operação do sistema, no ano de 2005, deverá marcar a primeira utilização comercial de Head-up display duplo, ou seja, com dois indicadores, um para uso do piloto e outro para uso do co-piloto.
O sistema de guiagem por Head-up HGS-5600 da Flight Dyamics, empresa pertencente à Rockwell Collins, baseia-se na tecnologia dos monitores de cristal líquido (Liquid Crystal Displays - LCD) para aprimorar a qualidade e confiabilidade das imagens. O sistema foi desenvolvido para aperfeiçoar a capacidade de percepção situacional do piloto durante todas as fases do vôo, melhorar a eficiência da tripulação assim como a performance operacional da aeronave. O HGS também permitirá pouso CAT IIIa em condições climáticas desfavoráveis, e guiagem para decolagens sob condições de baixa visibilidade. O HGS funcionará de maneira integrada com o PRIMUS Epic, sistema aviônico fabricado pela Honeywell e que equipa o EMBRAER 190.
A JetBlue encomendou 100 aviões EMBRAER 190 e tem opções para outras 100 destas aeronaves.
“Um dos principais benefícios deste novo sistema é o de permitir que as tripulações dos aviões EMBRAER 190 realizem todas as aproximações para pouso com a mesma eficiência, em boas ou más condições climáticas, a partir do assento esquerdo ou do direito, seja em pistas equipadas com o sistema ILS (de pouso por instrumentos), ou naquelas em que o procedimento é visual. Isto reduzirá os custos de treinamento da tripulação e aumentará as margens de segurança na nossa operação”, disse Usto Schultz, Vice-Presidente do Programa EMBRAER 190 da JetBlue.
“Acrescentar o HGS da Flight Dynamics à cabine de comando do EMBRAER 190 é um outro indicativo da gama de avançadas características desta nova família de aeronaves”, disse Luís Carlos Affonso, Vice-Presidente para Engenharia e Desenvolvimento de Novos Produtos da Embraer. “Estamos muito entusiasmados em trabalhar com a Rockwell Collins neste programa, que sabemos não apenas aumentará a eficiência do piloto, como também reduzirá custos para o operador.”
“A certificação do HGS duplo no EMBRAER 190 estabelece um novo padrão para a aviação comercial”, disse Bob Chiusano, Vice-Presidente Executivo e Chefe de Operações da Rockwell Collins Commercial Systems. “Head-up displays oferecem uma vantagem comprovada para operadores, e nós esperamos que surjam outros programas como este.”
O HGS da Flight Dynamics oferece um amplo campo de visão e uma clara indicação da simbologia de vôo, permitindo ao piloto visualizar informações fiéis, ainda que em meio a intenso vento cruzado, e, desta forma, controlar melhor o ângulo de aproximação e a energia da aeronave em condições difíceis de aproximação. Tecnologias de última geração, como visão sintética, podem ser mostradas na tela HGS.
Aviação Brasil / Embraer
http://www.aviacaobrasil.com.br/noticias/noticias_filtro.php?id=786&sessao=news&fld_filtro_ano=2004&fld_filtro_mes=07




This presentation provides the basis for reducing visibility minimums for Category III approaches. HGS increases the effectiveness of braking and reverse-thrust management, and helps determine stopping distance more accurately.


HGS provides a flight path target that corresponds to the TCAS vertical speed command, indicating the flight path required to achieve the desired rate of climb or decent.


The advance indication of a potential tailstrike provides pilots with sufficient time to correct airplane attitude, reducing the risk of aircraft damage and associated repair and out-of-service costs.


The unusual attitude format is immediately displayed after an aircraft upset. This intuitive presentation allows the pilot to correct attitude in minimal time and return the aircraft to a safe-flight condition.