Ranking das Marinhas militares
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Ranking das Marinhas militares
São várias as maneiras de classificar as marinhas. O método mais usado é somar as toneladas standard dos navios combatentes mais as toneladas à superfície dos submarinos. Como navios combatentes consideram-se os submarinos, porta-aviões, cruzadores, destroyers, fragatas, corvetas, patrulhas, lança-minas, draga e caça-minas. Usando este método obtive a seguinte classificação do Top Ten em 01-01-06:
1º Estados Unidos - 2.080.230 t
2º Rússia - 903.885 t
3º R. P. China - 438.220 t
4º Japão - 269.830 t
5º Grã-Bretanha - 247.563 t
6º França - 218.572 t
7º Índia - 189.561 t
8º Turquia - 102.389 t
9º Coreia do Sul - 98.017 t
10º Itália - 95.648 t
Como nota mais saliente as subidas espectaculares das Marinhas asiáticas e a descida não menos espectacular da GB do 3º lugar para o 5º e da França do 4º para o 6º. Por outro lado, se somarmos todas as marinhas que compõem a UE, obteriamos o número impressionante de 980.097 t, o que lhe daria o 2º lugar.
1º Estados Unidos - 2.080.230 t
2º Rússia - 903.885 t
3º R. P. China - 438.220 t
4º Japão - 269.830 t
5º Grã-Bretanha - 247.563 t
6º França - 218.572 t
7º Índia - 189.561 t
8º Turquia - 102.389 t
9º Coreia do Sul - 98.017 t
10º Itália - 95.648 t
Como nota mais saliente as subidas espectaculares das Marinhas asiáticas e a descida não menos espectacular da GB do 3º lugar para o 5º e da França do 4º para o 6º. Por outro lado, se somarmos todas as marinhas que compõem a UE, obteriamos o número impressionante de 980.097 t, o que lhe daria o 2º lugar.
- Delta Dagger
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- Rui Elias Maltez
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Interessante o artigo aqui referido pelo coelga Nestor que pondera as capacidades das marinhas do mundo com base em diversos critéros mais rebuscado que a linearidade da simples tonelagem de deeslocameto meramente somada.
Nesse ranking, o Brasil aparece num honroso 12º lugar (è frente, nomeadamente da Turquia, Taiwan, Grécia ou Austrália), embora seja referida a obsolescência de algumas (ou da generalidade das suas plataformas.
De notar que Portugal, merecidamente nem aparece, e é mandado para o saco de quem escreveu o artigo, dos páises que se limitam ter praticamente uma marinha costeira.
Em que lugar ficará Portugal com as 3 VdG, as 2 OHP, o LPD e os 2 Sub's (neste caso os P-3 Orion não entrariam, já que está entregues à FAP e não à Marinha)?
Nesse ranking, o Brasil aparece num honroso 12º lugar (è frente, nomeadamente da Turquia, Taiwan, Grécia ou Austrália), embora seja referida a obsolescência de algumas (ou da generalidade das suas plataformas.
De notar que Portugal, merecidamente nem aparece, e é mandado para o saco de quem escreveu o artigo, dos páises que se limitam ter praticamente uma marinha costeira.
Em que lugar ficará Portugal com as 3 VdG, as 2 OHP, o LPD e os 2 Sub's (neste caso os P-3 Orion não entrariam, já que está entregues à FAP e não à Marinha)?
- P44
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- Rui Elias Maltez
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Eu agora não tenho pachorra para fazer o cálculo com base nos critérios do artigo da Revista Naval, mas acho que poderiamos ficar nos 25 primeiros.
Se em vez de 5, tivessemos 7 fragatas, 3 sub's em vez de 2 e um segundo LPD (como eu acharia o ideal para as nossas necessidades e capacidades orçamentais), ficariamos nos 20 primeiros, talvez.
Penso eu de que...
Se em vez de 5, tivessemos 7 fragatas, 3 sub's em vez de 2 e um segundo LPD (como eu acharia o ideal para as nossas necessidades e capacidades orçamentais), ficariamos nos 20 primeiros, talvez.
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- P44
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- Rui Elias Maltez
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O critério do JLRC é o da tonelagem standard, como a que se media usualmente na 2ª Grande Guerra por exemplo.
Mas por ser muito simplista, já que metia no mesmo saco porta-aviões e draga-minas, velhos e novos, é muito enganadora.
O critério apresentado no artigo da Revista Naval parece-me um bom critério, embora possam também haver outros.
Procura discutir e colocar no ranking mais a qualidade que apenas a quantidade, em toneladas.
Mas por ser muito simplista, já que metia no mesmo saco porta-aviões e draga-minas, velhos e novos, é muito enganadora.
O critério apresentado no artigo da Revista Naval parece-me um bom critério, embora possam também haver outros.
Procura discutir e colocar no ranking mais a qualidade que apenas a quantidade, em toneladas.
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Delta Dagger escreveu:Sabe qual a classificação do Brasil pelo mesmo critério?
Tem alguma classificação da AL?
Abs
O Brasil aparece num honroso 14º lugar com 81.932 t. Devo recordar que este é o método mais utilizado internacionalmente, como por exemplo no "Combat Fleets of the World", tradução americana do "Flottes de Combat". Devo lembrar que os navios anfíbios, por so só, não são navios de combate pois precisam de serem escoltados e portanto não entram nestas contas. Se os juntarmos, então a liderança dos EUA ainda fica mais reforçada. Já agora e por curiosidade, a Espanha está em 12º lugar com 84.056 t. Portugal tem 22.609 t e está à frente da Noruega com 22.485 t, da Polónia com 19.034 t e da Suécia com 15.779 t. Não sei qual a posição no Ranking porque só contalibizei as 14 primeiras marinhas.
Quanto à classificação do Nestor considero-a mais "falsa" que esta por ser totalmente subjectiva. A atribuição de pontos depende do critério subjectivo de quem os atribuiu enquanto que a que apresentei é 100% objectiva.
Cumprimentos
PS: As contas são da minha autoria, mas o Ranking ficou semelhante ao do "Flottes de Combat", visto termos seguido o mesmo método.
- Rui Elias Maltez
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Rui Elias Maltez escreveu:JLRC:
Nessa contas Portugal ainda aparece com as 4 João Belo e as corvetas todas, e os 3 submarinos ou já só com as 2 João Belo ainda operacionais e os 2 submarinos?
Se leu com atenção o meu 1º post reparou que a data se refere a 01-01-06, logo só entram as as 3 VdG, as 2 João Belo, o Barracuda, etc. Somar a tonelagem de navios já abatidos seria fazer batota. E eu como bom benfiquista não sou batoteiro, o mesmo já não digo de lagartos e dragões e então de adeptos do Nacional da Madeira, nem se fala, tiraram o curso todo na (di)Faculdade de Direito. São aldrabões licensiados