Ranking das Marinhas militares

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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JLRC
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Ranking das Marinhas militares

#1 Mensagem por JLRC » Qua Dez 14, 2005 3:06 pm

São várias as maneiras de classificar as marinhas. O método mais usado é somar as toneladas standard dos navios combatentes mais as toneladas à superfície dos submarinos. Como navios combatentes consideram-se os submarinos, porta-aviões, cruzadores, destroyers, fragatas, corvetas, patrulhas, lança-minas, draga e caça-minas. Usando este método obtive a seguinte classificação do Top Ten em 01-01-06:

1º Estados Unidos - 2.080.230 t
2º Rússia - 903.885 t
3º R. P. China - 438.220 t
4º Japão - 269.830 t
5º Grã-Bretanha - 247.563 t
6º França - 218.572 t
7º Índia - 189.561 t
8º Turquia - 102.389 t
9º Coreia do Sul - 98.017 t
10º Itália - 95.648 t

Como nota mais saliente as subidas espectaculares das Marinhas asiáticas e a descida não menos espectacular da GB do 3º lugar para o 5º e da França do 4º para o 6º. Por outro lado, se somarmos todas as marinhas que compõem a UE, obteriamos o número impressionante de 980.097 t, o que lhe daria o 2º lugar.




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#2 Mensagem por Delta Dagger » Qua Dez 14, 2005 7:57 pm

Sabe qual a classificação do Brasil pelo mesmo critério?
Tem alguma classificação da AL?
Abs




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#3 Mensagem por Bolovo » Qua Dez 14, 2005 8:03 pm

Vamos encher nossos navios com chumbo. Ganharemos dos EUA nessa lista facil facil. 8-]




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#4 Mensagem por FinkenHeinle » Qua Dez 14, 2005 8:19 pm

Bolovo escreveu:Vamos encher nossos navios com chumbo. Ganharemos dos EUA nessa lista facil facil. 8-]

Hahahaha...




Atte.
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#5 Mensagem por nestor » Qua Dez 14, 2005 9:03 pm





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#6 Mensagem por Dinivan » Qui Dez 15, 2005 7:01 am

Ese ranking ya está un poco desfasado...




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#7 Mensagem por old » Qui Dez 15, 2005 7:35 am

Esa clasificacion es absolutamente inutil, por favor sumar las toneladas de desplazamiento de los buques, cuando un barco moderno es mucho mas capaz y letal que lo puedan ser 3 o 4 mas viejos.


Clasificacion invalida.




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#8 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qui Dez 15, 2005 12:40 pm

Interessante o artigo aqui referido pelo coelga Nestor que pondera as capacidades das marinhas do mundo com base em diversos critéros mais rebuscado que a linearidade da simples tonelagem de deeslocameto meramente somada.

Nesse ranking, o Brasil aparece num honroso 12º lugar (è frente, nomeadamente da Turquia, Taiwan, Grécia ou Austrália), embora seja referida a obsolescência de algumas (ou da generalidade das suas plataformas.

De notar que Portugal, merecidamente nem aparece, e é mandado para o saco de quem escreveu o artigo, dos páises que se limitam ter praticamente uma marinha costeira. :oops:

Em que lugar ficará Portugal com as 3 VdG, as 2 OHP, o LPD e os 2 Sub's (neste caso os P-3 Orion não entrariam, já que está entregues à FAP e não à Marinha)?




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#9 Mensagem por P44 » Qui Dez 15, 2005 12:51 pm

200º :?:




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#10 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qui Dez 15, 2005 12:55 pm

Eu agora não tenho pachorra para fazer o cálculo com base nos critérios do artigo da Revista Naval, mas acho que poderiamos ficar nos 25 primeiros.

Se em vez de 5, tivessemos 7 fragatas, 3 sub's em vez de 2 e um segundo LPD (como eu acharia o ideal para as nossas necessidades e capacidades orçamentais), ficariamos nos 20 primeiros, talvez.

Penso eu de que... :?




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#11 Mensagem por P44 » Qui Dez 15, 2005 1:00 pm

Tu nem UM LPD tens, já tás a inventar um 2º????? :mrgreen:

:lol: :lol:

Mas são toneladas FISICAS ou TEORICAS / Imaginárias???

:wink:




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#12 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qui Dez 15, 2005 1:33 pm

O critério do JLRC é o da tonelagem standard, como a que se media usualmente na 2ª Grande Guerra por exemplo.

Mas por ser muito simplista, já que metia no mesmo saco porta-aviões e draga-minas, velhos e novos, é muito enganadora.

O critério apresentado no artigo da Revista Naval parece-me um bom critério, embora possam também haver outros.

Procura discutir e colocar no ranking mais a qualidade que apenas a quantidade, em toneladas.




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#13 Mensagem por JLRC » Qui Dez 15, 2005 1:50 pm

Delta Dagger escreveu:Sabe qual a classificação do Brasil pelo mesmo critério?
Tem alguma classificação da AL?
Abs


O Brasil aparece num honroso 14º lugar com 81.932 t. Devo recordar que este é o método mais utilizado internacionalmente, como por exemplo no "Combat Fleets of the World", tradução americana do "Flottes de Combat". Devo lembrar que os navios anfíbios, por so só, não são navios de combate pois precisam de serem escoltados e portanto não entram nestas contas. Se os juntarmos, então a liderança dos EUA ainda fica mais reforçada. Já agora e por curiosidade, a Espanha está em 12º lugar com 84.056 t. Portugal tem 22.609 t e está à frente da Noruega com 22.485 t, da Polónia com 19.034 t e da Suécia com 15.779 t. Não sei qual a posição no Ranking porque só contalibizei as 14 primeiras marinhas.
Quanto à classificação do Nestor considero-a mais "falsa" que esta por ser totalmente subjectiva. A atribuição de pontos depende do critério subjectivo de quem os atribuiu enquanto que a que apresentei é 100% objectiva.
Cumprimentos

PS: As contas são da minha autoria, mas o Ranking ficou semelhante ao do "Flottes de Combat", visto termos seguido o mesmo método.




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#14 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qui Dez 15, 2005 2:16 pm

JLRC:

Nessa contas Portugal ainda aparece com as 4 João Belo e as corvetas todas, e os 3 submarinos ou já só com as 2 João Belo ainda operacionais e os 2 submarinos?




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#15 Mensagem por JLRC » Qui Dez 15, 2005 2:43 pm

Rui Elias Maltez escreveu:JLRC:

Nessa contas Portugal ainda aparece com as 4 João Belo e as corvetas todas, e os 3 submarinos ou já só com as 2 João Belo ainda operacionais e os 2 submarinos?


Se leu com atenção o meu 1º post reparou que a data se refere a 01-01-06, logo só entram as as 3 VdG, as 2 João Belo, o Barracuda, etc. Somar a tonelagem de navios já abatidos seria fazer batota. E eu como bom benfiquista não sou batoteiro, o mesmo já não digo de lagartos e dragões :lol: e então de adeptos do Nacional da Madeira, nem se fala, tiraram o curso todo na (di)Faculdade de Direito. São aldrabões licensiados :twisted:




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