Substituição classe Greenhalgh

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Qual seria a melhor opção ?

Classe Oliver Hazard Perry
13
18%
Classe Spruance
13
18%
Classe Audacious
1
1%
Type 22 Batch 3 (?)
30
42%
Classe Bremen (?)
11
15%
Classe Cassard
4
6%
Classe Tourville (?)
0
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Substituição classe Greenhalgh

#1 Mensagem por talharim » Dom Dez 11, 2005 5:38 pm

Pessoal,estive hoje visitando os navios da MB atracados no porto de Santos (fragata Niterói F-40,fragata Defensora F-41,Fragata Bosísio F-48 e fragata Rademaker F-49) e ouvi a mesma coisa das tripulações dos 4 navios :

"As fragatas classe Greenhalgh serão desativadas em 2009"

Creio que o todo mundo da MB já deve ter recebido essa informação,é uma decisão que já foi tomada pelo alto comando da MB e não tem volta.

Inclusive segundo informação passada pelo pessoal dos navios atracados é de que o único motivo de baixa precoce (eu esperava vê-los operando na MB até 2015) seria o alto custo de manutenção dessa classe de navios (principalmente das turbinas).

Isso quer dizer que daqui a apenas 3 anos + 3 das nossas melhores escoltas darão baixa !

A MB já deve estar buscando alternativas para substituição desses 3 navios.Na pior das hipóteses devem vir 3 navios e na melhor das hipóteses devem vir 5 (contando com a reposição das Pará que já deram baixa).


Os navios em questão estavam em exercício de tiro contra drones.A fragata Rademaker lançou um drone e a fragata Niterói lançou um míssil Albatros mas não acertou o alvo.Depois foi a vez da Niterói lançar um drone e a Rademaker lançou um míssil Seawolf e este acertou o alvo.

Enfim,coloquei as opções na enquete considerada mais viáveis pois estamos falando de um curto prazo de 3 anos e sabemos que temos poucas opções de escolha de navios usados no mercado.

Como o ideal seria a aquisição de uma única classe de navios,os únicos navios disponíveis em boa quantidade para aquisição imediata seriam as OHP ou Spruance americanas.

Obs : As opções com ? eu não sei se estariam disponíveis para venda até 2009.

Falows,




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#2 Mensagem por talharim » Dom Dez 11, 2005 5:40 pm

Já viram a merda que fiz ? 8-]

Por favor coloquem este tópico na seção correta ?

Falows,




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#3 Mensagem por Matheus » Dom Dez 11, 2005 5:46 pm

Se a questão da desativação é o custo de manutenção, a SPRUANCE fica fora de cogitação. A coisa vai engrossar pra MB. Minha sugestão seria apertar o governo pra a construção de uma nova classe de fragatas que terminaria substituindo as Niterói lá por 2020. Aí teríamos que segurar mais um pouco as T22 até o recebimento das primeiras fragatas. Para isso teria que ser aprovado o tal de PRM, e cumprido.




Editado pela última vez por Matheus em Dom Dez 11, 2005 6:16 pm, em um total de 1 vez.
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#4 Mensagem por Bolovo » Dom Dez 11, 2005 6:12 pm

MCD-SM escreveu:Se aquestão da desativação é o custo de manutenção, a SPRUANCE fica fora de cogitação. A coisa vai engrossar pra MB. Minha suestão seria aperatr o governo pra a construção de uma nova classe de fragatas que terminaria substituindo as Niterói lá por 2020. Aí teríamos que segurar mais um pouco as T22 até o recebimento das primeiras fragatas. Para isso teria que ser aprovado o tal de PRM, e cumprido.

Exatamente. Penso a mesma coisa.




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#5 Mensagem por Matheus » Dom Dez 11, 2005 6:24 pm

Parecem que as Bremem estão sendo ou serão modernizadas, ou seja, não estarão disponíveis. As T22 batc 3 seria um sonho, mas não sei se estarão disponíveis. Aliás não entendo porque a UK vendeu T23 e não a T22 pro Chile...Se fosse usados gostaria das Cassard pelo AAW mas acho que também não estão dsiponíveis. Sei lá, é esperar para ver...




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#6 Mensagem por talharim » Dom Dez 11, 2005 7:38 pm

MCD-SM escreveu:
Se a questão da desativação é o custo de manutenção, a SPRUANCE fica fora de cogitação.


Eu acho que o motivo da desativação não é simplesmente "o navio é muito caro de se manter" ,mas o que deu para entender é que a MB vem tendo muita dificuldade para manter as turbinas de propulsão da classe Greenhalgh =O Porquê é um mistério,e deve ser muito grave a ponto de desativarem os 3 navios até 2009 quando poderiam navegar sem problemas até 2020,talvez alguém melhor informado como o Vinícius ou o Padilha possa responder.

----------------------------------------------------------------------

Eu acho que a MB vai adquirir navios americanos.

Todo mundo já sabe que nesse ano foi oferecido para a MB um navio da classe Spruance.Se o navio foi oferecido é porque a MB demonstrou interesse nessa classe.

Eu acho que a MB compra 2 Spruance e 2 ou 3 OHP da USNAVY,totalizando 5 navios.

E de lambuja vem um navio-tanque oceânico.

Se esse pacote se concretizar será declarado o fim da utilização de Exocet pela MB.A troca seria inevitável por Harpoon.




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#7 Mensagem por Matheus » Dom Dez 11, 2005 8:31 pm

E o monte de exocet operado pela MB na Nit, Inhaúma? Prefiro o Harpoon do que o Exocet, mas tem aquele velho problema dos sistemas americanos...




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#8 Mensagem por Bolovo » Dom Dez 11, 2005 8:36 pm

MCD-SM escreveu:E o monte de exocet operado pela MB na Nit, Inhaúma? Prefiro o Harpoon do que o Exocet, mas tem aquele velho problema dos sistemas americanos...

O Harpoon é liberado para nós, até a versão mais moderna. A Marinha Brasileira tem bons laços com os EUA, tanto que nós compramos o Torpedo Mk48 mais poderoso e moderno que existe. Faz poucos anos que a US Navy propos a venda de um lote de Harpoon para nós equiparmos os CT da Classe Pará.




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#9 Mensagem por Matheus » Dom Dez 11, 2005 8:43 pm

eu sei, mas se um dia viessem a ser usados contra um membro da Otan, como ficaria? Talvez fosse facilmente jammeado...sei lá, pode ser paranóia, mas gostaria de vê-los aqui. Não somente em novas fragatas, mas tb no P-3. Aposto nas OHP, pelo custo de operação, mas será mais uma sucata na MB daqui uns 10 dando problema...se pegarmos a Spruance não vamos ter grana pra opera-las, a não ser que compramos duas para substituir as Type 22 e Pará. Mas a quantidade de fragatas ficaria meio limitado com apenas 8. O legal da Spruance é que pode receber facilmente mísseis mar-ar de médio longo/alcance. Talvez o ESSM possa ser o nosso míssil para defesa aérea de médio alcance.




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#10 Mensagem por talharim » Dom Dez 11, 2005 8:58 pm

Aí tem coisa nessa oferta de Spruance para a MB por parte do governo americano.

Vejam bem,desde 1989 o governo americano não ofertava um navio de guerra para o Brasil (somente navios de suporte logístico).

E como uma oferta dessas não é a "esmo",um país tem que demonstrar interesse para o navio ser ofertado oficialmente..............Sei lá :roll: pode dar qualquer coisa,a MB pode recusar.........mas se não vierem Spruance vem OHP.

Até porque perguntei para o pessoal dos navios se a MB estava buscando escoltas para substituírem as nossas Type-22 eles me disseram que a MB estava tentando "comprar navios americanos ou se não der tentariam comprar navios ingleses". As tripulações dos navios com certeza estão bem informados,só não podem falar mais por ordem superior.......




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#11 Mensagem por Lucas SSBN » Dom Dez 11, 2005 8:59 pm

MCD-SM escreveu:Parecem que as Bremem estão sendo ou serão modernizadas, ou seja, não estarão disponíveis. As T22 batc 3 seria um sonho, mas não sei se estarão disponíveis. Aliás não entendo porque a UK vendeu T23 e não a T22 pro Chile...Se fosse usados gostaria das Cassard pelo AAW mas acho que também não estão dsiponíveis. Sei lá, é esperar para ver...

As Bremem também foram oferecidas ao Chile antes da compra das Type 23.




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#12 Mensagem por Lucas SSBN » Dom Dez 11, 2005 9:02 pm

talharim escreveu:Aí tem coisa nessa oferta de Spruance para a MB por parte do governo americano.
Vejam bem,desde 1989 o governo americano não ofertava um navio de guerra para o Brasil (somente navios de suporte logístico).
E como uma oferta dessas não é a "esmo",um país tem que demonstrar interesse para o navio ser ofertado oficialmente..............Sei lá :roll: pode dar qualquer coisa,a MB pode recusar.........mas se não vierem Spruance vem OHP.
Até porque perguntei para o pessoal dos navios se a MB estava buscando escoltas para substituírem as nossas Type-22 eles me disseram que a MB estava tentando "comprar navios americanos ou se não der tentariam comprar navios ingleses". As tripulações dos navios com certeza estão bem informados,só não podem falar mais por ordem superior.......

Acho que vão ser as Classe Oliver Hazard Perry.
E como uma oferta dessas não é a "esmo",um país tem que demonstrar interesse para o navio ser ofertado oficialmente..............Sei lá :roll: pode dar qualquer coisa,a MB pode recusar

Verdade !




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#13 Mensagem por talharim » Dom Dez 11, 2005 9:12 pm

Agora algumas fotos da visitação pública dia 11-12-2005 :

Imagem
Fragatas Niterói e Defensora.

Imagem
Fragatas Niterói e Defensora

Imagem
Lançador MM-40 Exocet Fragata Niterói

Imagem
Canhão Bofors 40mm Fragata Defensora

Imagem
Fragata Niterói

Imagem
Super Lynx Fragata Defensora

Imagem
Demonstração armamento Fragata Defensora

Imagem
Demonstração armamento Fragata Defensora

Imagem
Canhão Bofors 40mm Fragata Niterói.




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#14 Mensagem por Duka » Dom Dez 11, 2005 9:14 pm

Acho q deviam escolher uma classe q depois tbm pudesse substituir as Nitérói.




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#15 Mensagem por Bolovo » Dom Dez 11, 2005 9:31 pm

Duka escreveu:Acho q deviam escolher uma classe q depois tbm pudesse substituir as Nitérói.

Por mim deveriam escolher uma classe que substiuisse as Pará, Greenhalgh por primeiro e as Niteroi, Inhauma e Barroso mais tarde. Meu sonho seria a F100 espanhola hehehe mas isso é improvavel. :cry:




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