Página 1 de 2
Novo Aeroporto Internacional de Lisboa
Enviado: Qua Nov 23, 2005 9:10 am
por Rui Elias Maltez
Está decidido:
O novo Aeroporto Internacional de Lisboa será na Ota, a cerca de 50 km. do centro de Lisboa, e deverá ser inaugurado em 2017.
As primeiras obras de terraplanagens começarão em 2007 e outras obras estruturais e concursos serão lançados/adjudicados em 2009.
O aeroporto terá 2 pistas paralelas, uma delas com capacidade para receber os grandes aviões, nomeadamente o A-380, terá um terminal de carga separado e espaço para estacionamento até 100 aviões.
O custo estimado ascende aos 3.000 milhões de euros.
Serão pagos com recurso a investimentos privados, fundos europeus e com recurso a verbas do Orçamento de Estado.
Enviado: Qua Nov 23, 2005 1:06 pm
por Tripeiro
Tenho curiosidade de saber qual é a opinão dos portugueses do forum. Eu sinceramente ainda não tenho opinião definida, apesar de estar reticente.
Enviado: Qua Nov 23, 2005 2:07 pm
por Rui Elias Maltez
Eu não percebo muito disso, mas acredito que com o fim do Figo Maduro na Portela (a área militar) o aeroprto poderia ser ampliado para operação comercial, nomeadamente para cargas, e assim dar para mais uns anos.
E com o TGV para Madrid e para o Porto é de crer que o movimento entre as 2 cidades e Lisboa baixe, porqu ehaverá mais gente a preferir o comboio ao avião.
Acho que o projecto é muito ambicioso para um país periférico como o nosso.
As grandes companhias que voam para todo o mundo nunca farão de Lisboa (Ota) um ponto central.
Alguém acredita que um voo da Britsh que venha de Tóquio ou de Sidney aterre em Lisboa, em vez de se dirigir directamente para Londres?
Depois, desses grandes aeroportos europeus (Londres, Paris, Frankfurte é que se fazem transbordos para os países mais periféricos, com recurso a aviões mais pequenos.
É muito raro que em Lisboa aterrem aviões de grande porte dessas companhias tipo Air France, British, Lufthansa, etc.
Poderá ser um grande aeroprto sub-aproveitado.
Mas como disse no início, não tenho grandes conhecimentos sobre essa matéria.
Enviado: Qua Nov 23, 2005 9:14 pm
por joaolx
Quando o Marquês de Pombal mandou construir a baixa de Lisboa foi criticado pela excessiva largura das ruas...Ele respondeu "Um dia ainda as vão achar estreitas..."
Penso que a OTA pode parecer demasiado distante e demasiado grande em 2005 mas em 2030/2040... quem poderá afirmar o mesmo????
Falei.
Enviado: Qui Nov 24, 2005 1:47 pm
por Rui Elias Maltez
João:
É por isso que eu não tenho muitas certezas nem num sentido nem no outro relativamete ao aeroporto.
Enviado: Sex Nov 25, 2005 2:26 pm
por P44
Eu partilho inteiramente da opinião do MST neste aspecto, com o País no estado em que está, com as finanças completamente de rastos, e aí está maia uma Obra Megalómana, a construir atrás do sol posto, paga pelo zé povinho , para meia duzia encherem os bolsos.
Enfim, vai ser o ultimo prego no caixão Portugal!
Força, continuem assim!
Enviado: Dom Nov 27, 2005 1:25 pm
por P44
Artigo de Opinião de Miguel Sousa Tavares, in Público, 25-11-05
Enviado: Dom Nov 27, 2005 1:51 pm
por joaolx
MST = Velho do Restelo
Enviado: Dom Nov 27, 2005 2:02 pm
por P44
joaolx escreveu:MST = Velho do Restelo
Chamar nomes é fácil...especialmente se não se tiverem argumentos para rebater!
Enviado: Seg Nov 28, 2005 1:22 am
por joaolx
Prefiro ver as coisas serem feitas, melhor ou pior mas serem feitas, é indiscutivel que o aeroporto de Lx tem que sair da Portela...Já aterraste na Portela??? Ainda bem que nunca houve ali um acidente...Já imaginaste o que seria um Avião daquele tamanho despenhar-se no centro de Lx???
Admito a discussão do local mas não da necessidade de um novo aeroporto.
Enviado: Seg Nov 28, 2005 9:37 am
por P44
joaolx escreveu:Prefiro ver as coisas serem feitas, melhor ou pior mas serem feitas, é indiscutivel que o aeroporto de Lx tem que sair da Portela...Já aterraste na Portela??? Ainda bem que nunca houve ali um acidente...Já imaginaste o que seria um Avião daquele tamanho despenhar-se no centro de Lx???
Já...imensas vezes!
O problema é que o Aeroporto á data da sua construção, estava praticamente separado de Lx.
A cidade NUNCa se devia ter expandido até ao LADO DA PISTA!
Mas parece que agora nos querem fazer crer que o Aeroporto foi construido DENTRO da cidade, o que é MENTIRA!
Admito a discussão do local mas não da necessidade de um novo aeroporto.
Aí estamos de acordo!
A Base do Montijo éra, a meu ver, uma óptima possibilidade de aproveitamento, para um 2º Aeroporto de Lisboa, para voos Chater e regionais, e para companhias sem ser "de bandeira"...
Reduzia-se o trafego na Portela (que não está saturado--longe disso!) e o Montijo tem facilidades de acesso rápido a Lisboa, plea Ponte Vasco da gama.
Agora desculpa, mas construir um aeroporto pra trás do sol posto???
Eu até ando bastante de avião, para apanhar um voo ao principio da manhã tenho de me levantar de madrugada...se o aeroporto fôr para a Ota , vou pra lá dormir de véspera?????????????????
Enviado: Seg Nov 28, 2005 6:27 pm
por joaolx
Acho que o tempo falado de ligação entre OTA e LX é de cerca de 20 minutos.
Enviado: Ter Nov 29, 2005 3:00 pm
por Rui Elias Maltez
Os aeropoprtos de Heathrow ou o Charles de Gaulle ficam relativamente longe de Londres e de Paris respectivamente e o novo aeroporto de Milão também.
O problema, para mim é que acho o plano um pouco ambicioso em termos de tamanho e capacidade (duas pistas e estacionamento para 100 aviões!), já que dificilmente pela posição periférica de Poprtugal o novo aeroporto poderá ser um hub de carga ou de passageiros.
Os grandes e muitos voos trans-continentais continuarão a ir para Paris, Frankfurte ou Londres.
Madrid e Lisboa estão contenados à periferia europeia.
Enviado: Ter Nov 29, 2005 6:34 pm
por manuel.liste
Rui Elias Maltez escreveu:Os aeropoprtos de Heathrow ou o Charles de Gaulle ficam relativamente longe de Londres e de Paris respectivamente e o novo aeroporto de Milão também.
O problema, para mim é que acho o plano um pouco ambicioso em termos de tamanho e capacidade (duas pistas e estacionamento para 100 aviões!), já que dificilmente pela posição periférica de Poprtugal o novo aeroporto poderá ser um hub de carga ou de passageiros.
Os grandes e muitos voos trans-continentais continuarão a ir para Paris, Frankfurte ou Londres.
Madrid e Lisboa estão contenados à periferia europeia.
Un pequeño comentario: Madrid es el quinto aeropuerto de Europa por número de pasajeros con 38,7 millones el año 2004, tras Heathrow, Frankfurt, París (Charles de Gaulle) y Amsterdam. Hay otros dos aeropuertos españoles entre los trece primeros.
Fuente:
aena.es
Enviado: Qua Nov 30, 2005 2:27 pm
por Rui Elias Maltez
Pois, Manuel:
Eu tinha-me esquecido, assim de repente que Espanha está no centro do Universo
E o Barajas?
Tem 2 pistas paralelas e espaço para estacionarem 100 aviões, de passageiros e carga?
O que eu acho é que se quer construir um aeroporto muito grande demais para a procura que irá ter.