Página 1 de 2

Operação Leão

Enviado: Sex Nov 18, 2005 9:50 pm
por Lauro Melo

Enviado: Sex Nov 18, 2005 11:53 pm
por Lauro Melo

Enviado: Sex Nov 18, 2005 11:55 pm
por Lauro Melo
quinta-feira, 17 de novembro de 2005 - 17:06h
Embarque de tropa e embarcações de desembarque no NDD Ceará Em 16 de novembro, 121 militares, uma embarcação de desembarque de carga geral (EDCG) e duas embarcações de desembarque de viatura e material (EDVM) embarcaram no navio de desembarque de docas Ceará (NDD Ceará).
O embarque da EDCG e da EDVM é realizado alagando-se parcialmente o convés-doca do NDD, de modo que as embarcações possam entrar nessa navegando com as próprias máquinas.
São as EDCG e EDVM, juntamente com os helicópteros, que transportam para a terra a tropa e os equipamentos dos fuzileiros navais da Marinha do Brasil numa operação de desembarque anfíbio.
Imagem
Imagem
Imagem

https://www.mar.mil.br/leao/noticias/1711_embarque.htm

https://www.mar.mil.br/leao/noticias/1711_embarque.htm

https://www.mar.mil.br/leao/noticias/1711_embarque.htm

Enviado: Sáb Nov 19, 2005 12:01 am
por Lauro Melo
Brigada terá 1.200 pára-quedistas na Operação Leão II
A Operação Leão II, que se realizará a partir do próximo dia 21 até o dia 30 deste mês, apesar de ser coordenada pela Marinha, contará com a participação do Exército e da Força Aérea (FAB), uma vez que a proposta do Ministério da Defesa é promover uma maior integração entre as três Forças Armadas.
O Exército participará através da Brigada de Infantaria Pára-quedista, localizado na Vila Militar de Deodoro, no Rio de Janeiro. Nesta quarta-feira, 16, o Comandante da Brigada, general João Francisco Ferreira, emitiu sua orden de operações aos demais comandantes, explicando a situação fictícia criada para a Leão II e as estratégias e as ações que serão desenvolvidas durante esses dez dias. Serão 1.200 pará-quedistas, o maior número entre todas as operações realizadas nesse ano.
A Brigada de Infantaria Pára-quedista, entre outras ações, será responsável pela segurança dos aeroportos para que sejam realizados os pousos dos aviões da Força Aérea e o conseqüente resgate dos brasileiros no país Gama. Na quinta-feira, 24, ocorrerão os dois primeiros saltos: um pela parte da manhã, em São Pedro d'Alange (nome fictício de São Pedro da Aldeia) e outro à tarde, em Tupy (Campos). Na sexta-feira, 25, o salto será em Itambo (Itaperuna).
No planejamento de ações da Brigada, o Exército conta com uma pré-concentração no País Azul, aliado do país Penta (por este se localizar em outro continente), na cidade de São Sebastião (fictícia Rio de Janeiro). Reunidos a Brigada, os aviões da FAB e os meios da Marinha, estará tudo pronto para a ação no país Gama.

Enviado: Sáb Nov 19, 2005 2:04 am
por Vinicius Pimenta
Olha aí, Rui! É assim que o Brasil faz hoje! Pouco? Pode ser. Mas é o a nossa realidade. Não me parecem ser muitos países no hemisfério sul com capacidade semelhante.

Enviado: Sáb Nov 19, 2005 10:58 am
por Lauro Melo

O vídeo é muito bom, alguém saberia informar, qual navio dispara o MM-40 no final do vídeo ? Quer dizer acho que é o MM-40 !
Abraços,

Enviado: Sáb Nov 19, 2005 12:16 pm
por Slip Junior
Não sei precisar o navio exatamente (me pareceu ser a V-32) mas certamente é uma corveta classe Inhauma.

Abraços

Exercicio

Enviado: Sáb Nov 19, 2005 12:54 pm
por cabeça de martelo
Tá porreiro!
É só pena as Forças Armadas Brasileiras estarem tão carentes orçamentalmente (até nisso nós estamos no mm barco)! :oops:

Enviado: Sáb Nov 19, 2005 1:33 pm
por Lauro Melo
Slip Junior escreveu:Não sei precisar o navio exatamente (me pareceu ser a V-32) mas certamente é uma corveta classe Inhauma.
Abraços

Valeu Slip :wink: . Eu estava imaginando uma corveta, mas não tinha certeza, pois a imagem é rápida. Agora Sim ! :wink:
Abraços,

Enviado: Sáb Nov 19, 2005 2:05 pm
por Lauro Melo
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Enviado: Sáb Nov 19, 2005 2:07 pm
por Lauro Melo
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Enviado: Seg Nov 21, 2005 1:28 pm
por Lauro Melo
Imagem
Imagem
Pára-quedistas são lançadas na região de Itapemirim - ES
Tropas pára-quedistas de Comandos Anfíbios da Marinha do Brasil foram recepcionadas pelas Forças Especiais do Exército Brasileiro na região de Itapemirim – ES, no dia 19 de novembro de 2005, lançados pôr aeronaves Hércules do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa da Força Aérea Brasileira, com o objetivo de levantar a presença de tropas e equipamentos militares do inimigo na região e acompanhá-los durante a operação
Foi o primeiro evento operativo combinado que reuniu militares das Forças Especiais do Exército Brasileiro, de Comandos Anfíbios da Marinha e pilotos da Força Aérea, observando-se claramente a presença das três Forças Armadas operando em conjunto em proveito da Operação LEÃO II.

Enviado: Seg Nov 21, 2005 2:06 pm
por Lauro Melo
A importância da integração entre as três forças
A Operação Leão II, que terá início no dia 21 de novembro e reunirá as três Forças Armadas Brasileiras, simulará o resgate de brasileiros em território estrangeiro e envolverá os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, onde serão empregados cerca de 5800 militares da Marinha, Exército e Aeronáutica. De grande relevância para o treinamento do emprego combinado das três forças, a operação começou a ser planejada em 2003. No ano passado, foi executada como Jogo de Guerra, onde pôde ser analisada mais detalhadamente. Agora, o trabalho de dois anos poderá ser posto em prática. O comandante do Comando Combinado Atlântico, Almirante de Esquadra Moura Neto, responsável pela coordenação da operação fala sobre a importância de Leão II para as Forças Armadas:
Quando começaram as operações combinadas?
• De uma maneira formal, as grandes operações começaram há pouco tempo. Porém já eram realizadas antes mesmo da criação do Ministério da Defesa, em 1999, quando o comando das três forças foi unificado. As operações eram realizadas em nível regional, em escala menor. Os Distritos Navais já mantinham contato com o Exército e a Aeronáutica e realizavam operações conjuntas.
Qual a relevância da Leão II para a Marinha?
• Essa operação é de extrema importância pois nela a Marinha realiza um desembarque anfíbio, que é uma de suas operações mais complexas. Todos os anos realizamos uma série de operações, que culminam com uma de maior envergadura, que nesse caso é a Leão II.
Quando começaram as preparações para a operação?
• Esta é uma operação muito complexa e exige um planejamento antecipado e bastante detalhado. Em julho desse ano começamos de fato a planejar junto com as outras forças. Das grandes operações combinadas, essa é a primeira que a Marinha coordena.

Enviado: Ter Nov 22, 2005 1:42 am
por Vinicius Pimenta
Pena que notícias boas geram repercusão bem menor. Se fosse notícia ruim, os urubus de plantão (não necessariamente do DB :lol: ) já estariam gritando. Já notícia boa...

Não sei se alguém parou para se dar conta da magnitude dessa operação. Gente, tem muita coisa ruim a ser feita, mas dá uma boa analisada nesse site e vejam com seus próprios olhos um pouco do que podemos fazer. Poderia ser melhor? Claro, sempre pode. Mas não deixa de ser um belo exercício.

Enviado: Ter Nov 22, 2005 11:55 am
por Rui Elias Maltez
Vinicius:

Olha aí, Rui! É assim que o Brasil faz hoje! Pouco? Pode ser. Mas é o a nossa realidade. Não me parecem ser muitos países no hemisfério sul com capacidade semelhante.


:shock:

Mas o que é que eu disse relativamente a esse exercício? :?