Parece que a "nossa" João Belo chegou ao fim da sua "vida activa".
Aqui transcrevo o que o Charlie me enviou, bem como 3 fotos:
Ao que parece a JB foi mesmo retirada de serviço pese embora a Marinha afirmasse ainda a semana passada que só em Janeiro é que seria abatida ao efectivo uma das fragatas da classe "João Belo".
Eu (...) estava a estranhar o perfilar dos navios frente à capital. Estes eram as fragatas F-483 e F-330, a corveta F-486 e os NRPs Bérrio e Creoula. Pouco depois aparece a JB a ser rebocada, no mesmo estado em que se encontra há já quase 2 meses. Como já tinha anteriormente afirmado no DB, a JB há algum tempo que se encontrava imobilizada.
Mas ao que interessa. A JB foi levada para Lisboa, mais propriamente para o interior da Rocha Conde D'Óbidos. Encontra-se lá atracada. Será que foi doada à Câmara Municipal de Lisboa para servir como Navio-museu? Outra coisa estranha é que o Arsenal acabou de comprar diversos materiais essenciais para as fragatas JB (de modo a mantê-las activas até à hipotética chegada das OHP) mas suspeito agora que esse material se destine em exclusivo à Sacadura Cabral dado ser esta a única fragata daquela classe que permanece (e permanecerá) operacional.
Navios perfilados no Tejo
a João Belo rebocada a caminho da Rocha Conde d'Óbidos
Entrando na Rocha, em Lisboa
Oxalá o Charlie tenha razão e a JB venha a ser preservada