Página 1 de 13
Já Flutuam!
Enviado: Dom Out 02, 2005 7:28 pm
por zawevo
Os 2 NPO já flutuam
P360 futuro Viana do Castelo
cumprimentos
Enviado: Dom Out 02, 2005 7:39 pm
por Einsamkeit
Belissima foto, parecem bem grandes eles. eles tem possibilidade de receber helicopteros?
Enviado: Dom Out 02, 2005 8:01 pm
por Nautilus
Belissima foto, parecem bem grandes eles. eles tem possibilidade de receber helicopteros?
_________________
Têm.
Enviado: Dom Out 02, 2005 8:30 pm
por Einsamkeit
Seria uma otima aquisiçao para o Brasil e Argentina, mais como nossos governos nao tem visao, capaz de o brasil comprar uma Barroso, que é 5x mais cara para fazer o mesmo trabalho.
sabes quanto custou cada uma?
Enviado: Dom Out 02, 2005 8:57 pm
por The Baaz
Einsamkeit escreveu:Seria uma otima aquisiçao para o Brasil e Argentina, mais como nossos governos nao tem visao, capaz de o brasil comprar uma Barroso, que é 5x mais cara para fazer o mesmo trabalho.
sabes quanto custou cada uma?
Pode ser 5x mais cara, não se sabe, mas pelo menos foi projetada e construída aqui, com mão de obra e tudo o mais nacional.
Enviado: Dom Out 02, 2005 9:21 pm
por Einsamkeit
Baaz, como navio de guerra tem seus meritos, mais aquele navio portugues é de construçao nada especifica, quase todos seus sistemas sao Civis, logicamente o projeto nos seria repassado.
Enviado: Dom Out 02, 2005 10:43 pm
por FinkenHeinle
Conforme já havia falado ao Raul,
Novamente parabenizo a Marinha de Portugal pelo projeto.
Apesar da humildade do Raul, é assim que começam as coisas. Ninguém começa com uma AEGIS, mas, como dizem os chineses, "uma longa jornada começa sempre com o primeiro passo"!
Raul, demais colegas portugueses, parabéns pelo feito! Merece destaque, e particularmente à mim deu ótima impressão!
Enviado: Dom Out 02, 2005 11:05 pm
por Einsamkeit
Mais suponho eu que ele seja armado com algumas metralhadoras nos lados e na popa nao?
Enviado: Seg Out 03, 2005 5:55 am
por P44
Amigo Zawevo
Bela Foto!!!!!!
Entretanto deixo aqui noticia pulbicada ontem no DN.
Espero que não venham a existir atrasos no programa
Vergonhoso a ausência de qq membro do governo
Enviado: Seg Out 03, 2005 6:09 am
por P44
Mais uma vez deixo aqui as caracteristicas dos Navios, especialmente pra os Colegas Brasileiros:
fonte: Estaleiros Navais de Viana do Castelo
NPO-2000 (2 em construção + 6 previstas)P 360 - NRP Viana do Castelo
P 361 - NRP Figueira da Foz (?)
Comprimento fora a fora
83,10 m
Comprimento na linha de água
76,80 m
Pontal ao convés
6,90 m
Pontal ao convés superior
9,60 m
Boca na linha de água
12,26 m
Boca máxima
12,95 m
Imersão
3,69 m
Deslocamento
1600 t
Velocidade máxima mantida
20 nós
Alojamentos (nº de camarotes)
25
Guarnição (oficiais sargentos e praças)
35 pessoas
Alojamento adicional
32 pessoas
Autonomia
Combustível-5000 milhas em 14 dias a 15 nós (margem 20%)
Água doce : 30 dias
Propulsão
2 motores diesel de 3900 KW cada a 1000 r.p.m.
2 motores eléctricos de 200 KW (baixa velocidade) a 1000 r.p.m.
Hélices 2 x Ø 2550 mm - passo variável - 5 pás
Produção de energia eléctrica
4 alternadores diesel de 362 kW cada
Sistemas de comando e controlo
Sistema integrador de informação
Sistema integrado de gestão de plataforma
Sistema integrado de navegação
Sistema integrado de comunicações
MF/HF/VHF/UHF, incluindo terminal satélite
INMARSAT, equipamentos GMDSS e acesso ao SIFICAP
Meios de socorro, transporte e fiscalização
2 embarcações semi-rígidas
botes
Armamento
1 peça de artilharia de 40 mm
Prevista a entrega para Abril/2006 (P 360) e Agosto/2006 (P361)
Versão modificada para combate á poluição NCPCaracterísticas Principais
Comprimento fora a fora
83,10 m
Comprimento na linha de água
76,80 m
Pontal (Ao convés principal - Pavimento 1)
6,90 m
Pontal (Ao convés superior - pavimento 01)
9,60 m
Boca na linha de água
12,26 m
Boca máxima
12,95 m
Deslocamento
1.600 t
Imersão
3,69 m
Velocidade máxima mantida
20 nós
Velocidade mínima mantida durante várias horas
[1;2] nós
Alojamentos (Nº de camarotes)
25
Guarnição (oficiais sargentos e praças)
35 pessoas
Alojamento adicional
32 pessoas
Autonomia
Combustível - 3000 milhas a 13 nós (margem de 20%)
Água doce : 30 dias
Propulsão
2 motores diesel de 3900 KW cada a 1000 r.p.m.
2 motores eléctricos de 200 KW (baixa velocidade) a 1000 r.p.m.
Hélices 2 x Ø 2550 mm - passo variável - 5 pás
Produção de energia eléctrica
4 alternadores diesel de 362 kW cada
Sistemas de comando e controlo
Sistema integrador de informação
Sistema integrado de gestão de plataforma
Sistema integrado de navegação
Sistema integrado de comunicações
MF/HF/VHF/UHF, incluindo terminal satélite
INMARSAT, equipamentos GMDSS e acesso ao SIFICAP
Meios de socorro, transporte e fiscalização
2 embarcações semi-rígidas
botes
Sistema de recolha e trasfega de poluentes
Este navio terá instalado :
um sistema para recolha e trasfega dos poluentes de média e alta viscosidade derramados no mar.
Um Enrolador de Barreira. O enchimento das barreiras será efectuado por um compressor portátil operado por apenas um homem.
Um Sistema de Lançamento de Dispersante por ambos os bordos.
Dois tanques flutuantes portáteis do tipo "Unibag", de 50 m3 cada um.
Uma Serpentina interna de circulação de vapor, com tomadas de admissão e purga que permitem o aquecimento dos produtos poluentes existentes no exterior dos tanques, até 200 m3 de capacidade, para facilitar a sua extracção e desembarque.
Embarcação de combate à poluição
1 embarcação adequada para operar num meio com hidrocarbonetos para efeitos de combate à poluição.
Armamento
1 peça de artilharia de 40 mm
Entrega prevista para Abril e Setembro de 2007
Enviado: Seg Out 03, 2005 6:41 am
por Rui Elias Maltez
À vista, parecem melhores e mais imponetes que no desenho esquemático apresentado.
Terão a peça de 40m na proa, e posibilidade de poderem operar com um heli.
Serão 10 unidades.
Finalmente começa a materializar-se algo para a Marinha, se bem que será com pena, embora sabendo que nada é eterno ver as velhas corvetas BdA eJC a serem abatidas antes que esses navios estejam incoporados nos efectivos da Armada.
També tenho pena que pelo menos em 4 unidades não lhes sejam aplicados sistemas de armas que os tornem em "corvetas", mais artilhados para determinados teatros bélicos onde poderiam ser úteis.
Não sendo navios revolucionários, nem especialmente complexos, são naviosà medida das nossas possibilidades, e que dão resposta à urgente renovação da nossa frota de patrulhões oceânicos.
Aguardo que o ritmo da sua construção seja rápido, e que em breve se possa começar a ver o esboço do nosso futuro NavPol.
Enviado: Seg Out 03, 2005 6:56 am
por pt
Infelizmente serão oito NPO's e não 10
Serão 10 se contarmos com os 2 NCP's
Cumprimentos
Enviado: Seg Out 03, 2005 7:15 am
por Rui Elias Maltez
Eu sei, PT:
Eu incluo os NCP, já que estruturalmente são semelhantes e estão armados com a mesma peça de 40mm.
De resto é bom que assim seja, porque se fossem meramente especializados nessa tarefa, poderiam correr o risco de permanecerem anos à espera de uma tragédia.
Esta opção por mais mais polivalentes foi, na minha opinião, muito positiva.
__________________
Com remate, acho que se poderia aproveitar este conceito de uma polivalência possivel, para poder virem a ser construidos navios patrulhas costeiros no futuro, que podessem possuir a capacidade de caça/draga-minas.
Enviado: Seg Out 03, 2005 7:33 am
por JNSA
Finalmente boas notícias!
Só tenho pena do tempo que ainda vão demorar a entrar ao serviço, visto que, como o Rui disse, a frota de corvetas já se encontra num nível muito baixo de operacionalidade, e como tal, precisam de substituto urgente. Mas o que interessa é que esse substituto já está efectivamente a caminho...
O seu a seu dono
Enviado: Seg Out 03, 2005 8:00 am
por zawevo
Agradeçam as fotos ao Jorge Sottomayor.
A ele é que se deve dar todo o crédito.
Cumprimentos