Militar de Barba?

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Don Pascual
Sênior
Sênior

Militar de Barba?

#1 Mensagem por Don Pascual » Qui Set 01, 2005 12:18 am

Na imensa maioria das FFAAs do mundo (incluindo-se ai o Brasil), com notavel exceçào da espanha, o uso da barba pelos militares é expressamente proibido. Os principais motivos para isso seria: para manter a uniformidade da tropa, e por questões higienicas. Parece que essa "moda" começou apenas no seculo XX, ja que são famosas as fartas barbas que os militares usavam no sec. XIX. atualmente, porem, são permitidas apenas a utilização de bigodes.
Bem, e o que isso tem a ver? É que eu encontrei uma foto de um General (acho) com barba numa foto do site do EB: Imagem. E dai me veio uma duvida, se os nossos militares tem permissão para usar barba, ou se precisam de premições especiais dos seus comandantes, e nesse caso, como se faz para comser uma dessas?
Sei que parece meio bobo e que não tem utilidade alguma, mas fiquei curioso em saber sobre isso

Einsamkeit
Sênior
Sênior
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#2 Mensagem por Einsamkeit » Qui Set 01, 2005 12:28 am

Acho que as estrelas no Ombro dele disem tudo, haha desde quando quem tem poder nao pode fazer o que quer?

:D :D

Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
Ricardo Rosa
Sênior
Sênior
Agradeceu: 88 vezes
Agradeceram: 4 vezes

#3 Mensagem por Ricardo Rosa » Qui Set 01, 2005 12:38 am

Boa noite a todos,

Sim Dom Pascual, os militares, pelo menos no caso do Brasil, precisam de permissão especial para usá-la, salvo em casos de: agudas alergias ou irritações de pele (que impessão a sua feitura diária) ou graves cicatrizes, na face, que gerem constrangimentos ao militar. Peço aos colegas militares do fórum que me corrijam se eu estiver errado.

Abraços.

Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#4 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qui Set 01, 2005 12:43 am

Eu acho que é por aí mesmo. Tudo que podemos dizer aqui são suposições. Mas pode ser um problema alérgico ou de natureza pessoal. Barbas só são permitidas em casos especiais.

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Lauro Melo
Sênior
Sênior
Contato:

Re: Militar de Barba?

#5 Mensagem por Lauro Melo » Qui Set 01, 2005 9:37 am

Don Pascual escreveu:Na imensa maioria das FFAAs do mundo (incluindo-se ai o Brasil), com notavel exceçào da espanha, o uso da barba pelos militares é expressamente proibido.

Don Pascual,

Ja viu fotos da FAS da Índia ? La quem não tem barba é 10 % ...

:lol: :lol: :lol: :lol:

"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
rodrigo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 221 vezes
Agradeceram: 424 vezes

#6 Mensagem por rodrigo » Qui Set 01, 2005 10:16 am

Esse General, não me lembro o nome, é de uma família de generais que está no EB desde a Guerra do Paraguai. Ele é a única exceção na restrição da barba, em nome da tradição e em homenagem à dedicação da família pelo Brasil.

"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Guerra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 135 vezes

#7 Mensagem por Guerra » Qui Set 01, 2005 10:32 am

Ricardo Rosa escreveu:Boa noite a todos,

Sim Dom Pascual, os militares, pelo menos no caso do Brasil, precisam de permissão especial para usá-la, salvo em casos de: agudas alergias ou irritações de pele (que impessão a sua feitura diária) ou graves cicatrizes, na face, que gerem constrangimentos ao militar. Peço aos colegas militares do fórum que me corrijam se eu estiver errado.

Abraços.

Esta certo Ricardo, além desses motivos tem o que o Rodrigo disse tradição de familia.

A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Guilherme
Sênior
Sênior
Agradeceu: 66 vezes
Agradeceram: 59 vezes

#8 Mensagem por Guilherme » Qui Set 01, 2005 11:39 am

Pelo que eu entendi, o general é a única restrição ao uso de barba (ele seria o único a usar barba no EB). Então não valem as restrições provocadas por irritação ou alergia?

Ou entendi errado, e esse general pode usar barba por uma questão de tradição, e outros usam barba por motivos de irritação/alergia?

Guerra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 135 vezes

#9 Mensagem por Guerra » Qui Set 01, 2005 11:44 am

Guilherme escreveu:Pelo que eu entendi, o general é a única restrição ao uso de barba (ele seria o único a usar barba no EB). Então não valem as restrições provocadas por irritação ou alergia?

Ou entendi errado, e esse general pode usar barba por uma questão de tradição, e outros usam barba por motivos de irritação/alergia?

Sim Guilherme. Um militar (qualquer um) pode usar barba por tardição. Eu ja vi um soldado que era tata....neto do Mallet. Outro exemplo são os Menna Barreto (lembra do Marcos Menna da banda de rock?) que estão no EB desde que satanas era criança. Outros podem usar por recomendação medica.

A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Ricardo Rosa
Sênior
Sênior
Agradeceu: 88 vezes
Agradeceram: 4 vezes

#10 Mensagem por Ricardo Rosa » Qui Set 01, 2005 2:40 pm

Esta certo Ricardo, além desses motivos tem o que o Rodrigo disse tradição de familia.

Caramba pessoal, essa eu não sabia.

Abraços.

Einsamkeit
Sênior
Sênior
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#11 Mensagem por Einsamkeit » Qui Set 01, 2005 4:05 pm

hahaha ter prestigio é outra coisa, se duvidar os descendentes do duque de caxias devem poder usar ate cabelo comprido, hahahahahaha.

Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
edson_spbr
Avançado
Avançado
Agradeceu: 5 vezes
Contato:

#12 Mensagem por edson_spbr » Qui Set 01, 2005 9:32 pm

Fui soldado do EB em 92, e realmente eu consegui uma autorização pelo médico de fazer a barba uma vez por dia, o normal seria 3 vezes ao dia!!

abraços!!

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#13 Mensagem por Bolovo » Qui Set 01, 2005 9:59 pm

edson_spbr escreveu:Fui soldado do EB em 92, e realmente eu consegui uma autorização pelo médico de fazer a barba uma vez por dia, o normal seria 3 vezes ao dia!!

abraços!!

Caramba! 3 vezes ao dia?!?!?!?!?

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#14 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sex Set 02, 2005 1:12 am

3 vezes :?: Para mim seria impossível. Eu nem posso fazer uma vez por dia. No máximo dia sim, dia não.

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
César
Sênior
Sênior
Contato:

#15 Mensagem por César » Sex Set 02, 2005 12:20 pm

Nossa, e eu. Faço uma vez por semana! :lol:

Acho que, se eu quiser ser militar, vou ter que mudar meus rápidos rapidamente! :D

Mas, eu tenho uma certa tradição aqui no DB. Talvez possa ter barba por isso :twisted:

"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
Responder