F-X em outubro

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

F-X em outubro

#1 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qua Set 03, 2003 12:32 am

Governo reafirma retomada do projeto do caça supersônico da FAB

CINDY CORRÊA
da Folha Online

O ministro da Defesa, José Viegas, afirma que o projeto de aquisição dos
caças supersônicos para a FAB (Força Aérea Brasileira) será retomado em
outubro.

Segundo ele, a perspectiva é que a partir de outubro, o ministério retome o
recebimento das propostas devidamente atualizadas.

Esse contrato está cotado em US$ 1 bilhão e foi suspenso no início do
governo Lula.

As empresas interessadas terão 60 dias para entregar o documento e a
perspectiva de Viegas é que, no início do próximo ano, o governo defina a
compra.

Apesar disso, o mercado considerou que o processo deverá atrasar, já que o
próprio ministro deixou bem claro que esse cronograma é apenas uma
expectativa.

Com isso, as as ações da Embraer lideraram a lista de baixas no índice da
Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo). O papel PN caiu 2,6%, a R$ 14,75.

A Embraer participa da concorrência em parceria com seu sócio francês
Dassault. Além disso, estão interessados no projeto o consórcio anglo-sueco
SAAB-BAE Systems com o modelo Gripen, os americanos da Lockheed Martin (com
o F-16) os russos da Rosoboronexoport com o Sukhoi e da RAC, com o caça
MiG-29.

Fonte: Folha de São Paulo

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Mau
Júnior
Júnior

#2 Mensagem por Mau » Qua Set 03, 2003 9:02 am

Será que desta vez aprovarão a encomenda??? :? :? :? :?

Sou Brasileiro...soberano sobre todos os povos!!!!!!
frajola
Intermediário
Intermediário

#3 Mensagem por frajola » Qui Set 04, 2003 8:56 am

gostaria de saber em poucas palavras se o sukhoi é a melhor opcao mesmo,e sera que o governo brasileiro escolheria a pior opcao apenas por interesses e nao tivesse outra saida e teria que aceita-la

palmeiras campeao do seculo
César
Sênior
Sênior
Contato:

#4 Mensagem por César » Sex Set 05, 2003 1:09 pm

frajola escreveu:gostaria de saber em poucas palavras se o sukhoi é a melhor opcao mesmo,e sera que o governo brasileiro escolheria a pior opcao apenas por interesses e nao tivesse outra saida e teria que aceita-la

Frajola, essa discussão vai longe hein? Não é possível definir com absoluta certeza qual dos concorrentes é que apresenta a melhor relação custo/benefício. Fazer uma análise dessas requer o levantamento de muitos dados referentes a preço, custo de operação(manutenção mais gastos com combustível), capacidades técnicas, off-set´s, tranferência de tecnologia, armamentos integrados e por aí vai.
Alguns preferem o Mirage, outros preferem o Gripen, outros o Flanker ou F-16(nunca vi ninguém defender o MiG-29). No meu caso, estou meio em cima do muro, entre o Flanker ou Gripen.
E sim, o mais provável que irá acontecer é uma escolha política, mesmo que não apresente o melhor custo/benefício. O provável vencedor será o Mirage2000Br.

Abraços :D

"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
Plinio Jr
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#5 Mensagem por Plinio Jr » Qui Set 11, 2003 11:40 am

Notícia do site Sistema de Armas...

O ministro da Defesa José Viegas afirmou que o projeto FX será retomado em outubro. O MinDef irá receber as propostas atualizadas.

As empresas interessadas terão 60 dias para entregar o documento.

O governo deve determinar o vencedor em janeiro de 2004. O Ministro Viegas brifou o presidente Lula, que já sabe que o Mirage 2000 não vai ser nacional, e deu muita ênfase ao Sukhoi.

Como previsto, o Viegas está apoiando fortemente os seus camaradas russos e tbm atendendo a preferência do pessoal da FAB ao Su-35 P/ minimizar os cortes no orçamento p/ 2004 e elevar um pouco o moral do pessoal.

Abraços

Plinio

Slip Junior
Sênior
Sênior

#6 Mensagem por Slip Junior » Qui Set 11, 2003 1:16 pm

Plinio Jr escreveu:Como previsto, o Viegas está apoiando fortemente os seus camaradas russos e tbm atendendo a preferência do pessoal da FAB ao Su-35 P/ minimizar os cortes no orçamento p/ 2004 e elevar um pouco o moral do pessoal.

Sinceramente, não acredito muito nessa história... Apesar de adorar o Su-35 eu acho um tanto improvável que o mesmo esteja sendo tão ovacionado (eeee palavra bonita... heheheh :lol: ) pelo Ministro da Defesa.. Mesmo assim os candidatos mais fortes são mesmo o Su-35 e o Mirage 2000.
O Gripen ainda tb tem boas chances (porém relativamente menores que os mencionados antes) e inclusive li em algum lugar que a Saab estaria tentando acertar um acordo com que aquele consórcio brasileiro que participou dos programas P-X e CL-X junto a EADS (acho que se chama HAI). Além disso a Saab tem um ótimo relacionamento com a Embraer assim como a IAI (que atualmente está integrando seus Python 4 e Popeye no caça sueco).
Mas vamos esperar para ver quem é que vai ver... e sem mais demora, por favor...

Abraços

Plinio Jr
Sênior
Sênior

#7 Mensagem por Plinio Jr » Sex Set 12, 2003 12:19 am

Blz Slip !!!!

Para ser sincero, acredito no FX qdo o mesmo for concretizado, ainda não confio no Presidente Mulão, para mim o adiamento do projeto foi uma jogada para favorecer e dar tempo hábil a Dassault e a Embraer em melhorar a sua proposta, que de longe era a mais cara, e queria ver ele justificando em público a escolha do avião que não foi o vencedor nos critérios da FAB e o mais caro da licitação...

Durante este período, a Avibrás tem trabalhado muito bem pelos bastidores, algo que não vinha acontecendo até então, melhorou sensivelmente a imagem e o apoio do Ministro Viegas deve ser considerado como um peso que pode ser decisivo, algo a não ser desprezado.

Acho que a parada no momento está entre Mirage 2000Br e Su-35, qto ao Gripen, eu o vejo correndo por fora, seria a minha segunda escolha, vejo muito potencial neste avião . Se o FX fosse decidido pelo FHC no final do ano passado, não teria dúvidas que ele seria o escolhido, na reta final o suecos quase passaram por cima de todo mundo, este adiamento caiu como um banho gelado nas pretensões deles.

É bom lembrar que a Saab não digeriu a aquisição de parte das ações da da Embraer pelos franceses, eles sentiram-se enganados, pois haviam iniciado conversações na época e os franceses passaram-lhes a perna, eu diria que é uma relação de cordialidade, mas nada mais sério.

Outro lance a ser colocado, a IAI não gostou nem um pouco de ter ficado para trás no F-5Br e ALX, cuja escolhida fora a Elbit, acho que tudo isto deve ser analisado e considerado. Quanto aos demais, F-16 e Mig-29, p/ mim estão fora da parada...

Um grande abraço

Plinio

Malandro
Sênior
Sênior

Adiamento

#8 Mensagem por Malandro » Sex Set 19, 2003 1:52 pm

Bah esse adiamento foi ate apoiado pela FAB nao pelo motivo oficial idiota apresentado ( causas sociais ) . Mas sim para maturar mais o processo de escolha . Li isso numa revista especializada ( que ja esqueci qual :roll:) em que um oficial da FAB de alta patente diz isso . E o fato da IAIA nao ter gostado ser preterida nao tem relevacncia :wink:

VICTOR
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes

#9 Mensagem por VICTOR » Ter Set 30, 2003 2:16 pm

Governo retoma 5.ª-feira licitação de caças da FAB

O governo retomará na quinta-feira o processo de compra dos caças que substituirão os Mirages da Força Aérea Brasileira (FAB), que deixarão de voar em 2005. As cinco empresas concorrentes deverão, então, apresentar suas propostas finais na disputa. O processo ficou parado por quase dez meses e só em agosto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizou o ministro da Defesa, José Viegas, a retomar as discussões. A expectativa é de que até o fim do ano o processo esteja concluído e Lula tome sua decisão em janeiro.

Terça-feira, 30 de setembro de 2003

http://www.estado.estadao.com.br/editor ... ol005.html

Carlos Eduardo

Podcast F1 Brasil
Ronaldo
Intermediário
Intermediário

Incoerencias

#10 Mensagem por Ronaldo » Qua Out 01, 2003 12:28 am

Bem, a grande incoerencia é dizer que adiou por quase 10 meses. As novas propostas são apresentadas na quinta e em um curto espaço de tempo 4 meses até janeiro, o Lula bate o martelo. Não da para engolir esta historia, por favor. Como é que em 4 meses se analisarão as novas propostas quando a FAB levou mais de um ano para elaborar o primeiro relatório técnico? Outra incoerencia é dizer que a proposta da EMBRAER tem apoio politico. Ninguém por mais cabeça de bagre que seja(alguns membros do CDN) vai decidir por uma proposta por que gosta mais dela. Deve por bom senso basear sua decisão com base no relatório técnico. Que ninguém se engane, ninguém irá contra a FAB só se ela quiser.

Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Contato:

#11 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qua Out 01, 2003 2:20 am

Como é que em 4 meses se analisarão as novas propostas quando a FAB levou mais de um ano para elaborar o primeiro relatório técnico?

Porque as novas propostas acrescentarão pouco ou quase nada ao que já era proposto anteriormente. A apresentação de propostas melhoradas é facultativo, ou seja, as empresas decidirão se vão ou não adicionar novos itens. O principal das propostas permanecerá o mesmo, se as empresas quiserem poderão não enviar novas propostas que, ainda assim, as antigas continuam valendo.

Outra incoerencia é dizer que a proposta da EMBRAER tem apoio politico. Ninguém por mais cabeça de bagre que seja(alguns membros do CDN) vai decidir por uma proposta por que gosta mais dela. Deve por bom senso basear sua decisão com base no relatório técnico. Que ninguém se engane, ninguém irá contra a FAB só se ela quiser.

Ah valeu, vai nessa pensando que no CDN só tem "estadistas". Eles são políticos, e você deve (ou pelo menos deveria) saber como eles agem.

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Ronaldo
Intermediário
Intermediário

#12 Mensagem por Ronaldo » Qua Out 01, 2003 10:41 am

Bem Vinicius, nesse caso então poderiamos supor que a maioria dos membros do CDN sao desonestos. Pessoas que nao tem a menor condição de decidir coisa alguma. Prefiro pensar que apenas alguns sao assim. Quanto a maioria deles desconhecer a proposta da AVIBRAS, acho dificil, pois ja faz um bom tempo que se discute esse assunto.

Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Contato:

#13 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qua Out 01, 2003 11:40 am

Ronaldo, não é questão de ser desonesto, é apenas agir politicamente. Há um enorme diferença entre Embraer e Avibras. O prestígio e a importância política e econômica da Embraer são infinitamente superiores aos da Avibras.

Não será o fato de eles não escolherem o Su-35 que fará deles desonestos. E se a FAB não quiser o Su-35, é porque ela é desonesta? Óbvio que não.

Vinicius Pimenta

Ronaldo
Intermediário
Intermediário

#14 Mensagem por Ronaldo » Qua Out 01, 2003 8:20 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Ronaldo, não é questão de ser desonesto, é apenas agir politicamente. Há um enorme diferença entre Embraer e Avibras. O prestígio e a importância política e econômica da Embraer são infinitamente superiores aos da Avibras.

Não será o fato de eles não escolherem o Su-35 que fará deles desonestos. E se a FAB não quiser o Su-35, é porque ela é desonesta? Óbvio que não.

Tudo bem Vinicius, mas como fornecedora de armas para Exercito(ASTROSII) Marinha e Aeronautica a AVIBRAS é importante sim. Acho injusto que a EMBRAER abocanhe todos os recursos do BNDES. A EMBRAER nao fabrica armas só avioes. A EMBRAER nao precisa mais de ajuda do governo ja tem mercados para seus avioes comerciais. Quanto a escolha da FAB pela proposta da Embraer, continuo achando incoerente pois se o fosse ja o teriam feito em 2001 antes da AVIBRAS entrar na disputa.

Malandro
Sênior
Sênior

Re: Incoerencias

#15 Mensagem por Malandro » Qui Out 02, 2003 1:36 pm

Ronaldo escreveu:Bem, a grande incoerencia é dizer que adiou por quase 10 meses. As novas propostas são apresentadas na quinta e em um curto espaço de tempo 4 meses até janeiro, o Lula bate o martelo. Não da para engolir esta historia, por favor. Como é que em 4 meses se analisarão as novas propostas quando a FAB levou mais de um ano para elaborar o primeiro relatório técnico? Outra incoerencia é dizer que a proposta da EMBRAER tem apoio politico. Ninguém por mais cabeça de bagre que seja(alguns membros do CDN) vai decidir por uma proposta por que gosta mais dela. Deve por bom senso basear sua decisão com base no relatório técnico. Que ninguém se engane, ninguém irá contra a FAB só se ela quiser.

Bme mais voce tem que ver que TODAS as licitaçôes militares no mundo tem um viés político que ( acho que vou ser linchado aqui :lol: ) acho até saudáel dentro de certos parametros . Esse viés político , qdo bem usado serve para estreitar as reaÇôes diplomáticas entre os interessados , por isso acho que o Su35 Não vai anhar , mas quem sabe? Se lelelevar essa fico feliz tb pois é um ótimo aviâo

Acho injusto que a EMBRAER abocanhe todos os recursos do BNDES.

Nao sâo todps mas a maioria vai para a EMBRAER , mas acho , as micro e média empresas devia levar mais .

Responder