A confusão entre U-209PN / U-214 / U-212 ?
As dúvidas sobre que tipo de submarino é efectivamente o U-209PN, prende-se com o facto de este ter sido apresentado apenas na segunda fase do concurso, tendo na primeira fase a HDW alemã apresentado o U-209-1400 (proposto na versão com AIP e na versão sem AIP).
O U-214 (e o U-209PN) tem na sua génese, não os mais antigos U-209 (nas suas várias versões), mas sim o submarino U-212.
Este, é um projecto alemão que tem como objectivo substituir os pequenos submarinos costeiros alemães, por um submarino com características de submarino costeiro, mas com dimensões maiores e (naturalmente) com o sistema AIP.
Isto vai permitir à marinha alemã, se necessário, operar no Atlântico, coisa que, com os pequenos U-206 não podia fazer.
O U-212 foi pensado para as necessidades decorrentes da utilização do sistema AIP.
O reservatório de Oxigénio está colocado fora da zona pressurizada do navio, assim como os reservatórios de Hidrogénio. Esta é aliás a maior diferença entre os dois navios, porque o U-214, não tem os reservatórios de Oxigénio na parte exterior, mas sim na parte pressurizada.
A razão prende-se com o facto de, um submarino oceânico, ter necessidade de submergir a profundidades maiores.
É por isto que o seu casco, (ou a parte pressurizada) deve ser mais resistente. O U-214, tem uma área pressurizada uniforme, quase como uma enorme botija de gás.
Parece ter-se optado por colocar o reservatório de Oxigénio “dentro” da parte pressurizada, porque ao contrário, isso implicaria o aumento da parte exterior, o que tornaria o submarino, ou muito mais volumoso, ou então implicaria a existência de bossas, no casco exterior, o que prejudicaría uma das vantagens do U-214, que é o seu casco hidrodinâmico, que reduz o ruído.
No U-212, o reservatório de Oxigénio está colocado na parte exterior. Como resultado, o U-212 tem uma área pressurizada com dois diâmetros diferentes.
A secção frontal é maior que a secção posterior, exactamente porque, nessa secção do navio, está alojado o tanque de Oxigénio.
O único problema neste caso, é a possibilidade de existir aí, um ponto de menor resistência à pressão, tornando o U-212 menos eficiente que o U-214 no que respeita a mergulho a grande profundidade. [/b
[b]Outra diferença entre U-212 e U-214, são os lemes.
http://imageshack.us][/URL]
Enquanto que o U-214 tem um leme vertical de proa, o U-214, dispõe de lemes verticais na vela.
Também se verifica no leme traseiro uma diferença considerável:
[b]
Assim: Enquanto o U-212 tem um leme em " X" o U-214 tem um leme tradicional, na configuração "+"
Quer num caso quer noutro, as razões prendem-se com o conceito de utilização. O leme em "X" do U-212, torna-o menos proeminente, facilitando ao mesmo tempo o "pouso" no fundo do mar.
Também por isso, os lemes verticais foram colocados na vela e não mais abaixo no casco, como no U-214, que, pensado para operar no oceano, não tem que "pousar" no fundo do mar, o que tornaria o leme em X e o leme vertical na vela, de pouca utilidade.
A família U-209 e a família U-212/214 são diferentes, no entanto, há, mesmo dentro da nova família (U-212/214) diferenças que estão directamente relacionadas com os teatros de operações onde se espera que os navios venham a ser utilizados.
O U-209PN, sendo um U-214, embora cumprindo com todas as exigências da marinha portuguesa, determinadas para os U-209 inicialmente propostos, são dos navios mais modernos presentemente em construção, e, serão, em 2010, quando forem incorporados, dos submarinos convencionais mais eficientes de qualquer marinha europeia