Foguete de sondagem brasileiro na Europa
Enviado: Qui Jun 16, 2005 1:03 pm
Propulsor projetado pela FAB levará ao espaço experimento alemão
O propulsor S30, desenvolvido pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), foi o escolhido para levar ao espaço a atual menina dos olhos da Agência Espacial Alemã (DLR), o Projeto SHEFEX, cujo lançamento está previsto para 30 de setembro próximo.
O S30 é um propulsor de 3,7 m de comprimento, carregado com aproximadamente 900kg de combustível sólido e é o mais utilizado no Programa Espacial Brasileiro. Desde a década de 70, quando voou pela primeira vez, o S30 equipa os veículos Sonda III (primeiro estágio), Sonda IV (segundo estágio), VS-30 (monoestágio) e VS-30/Orion (primeiro estágio), contando com cerca de 50 vôos realizados.
Mais recentemente, o S30 foi utilizado como segundo estágio do VSB-30, primeiro foguete brasileiro submetido ao processo de revisão da qualificação pela Agência Espacial Européia. Isto o caracteriza como, dentre todos os propulsores disponíveis no Brasil, o de melhor desempenho e de maior confiabilidade.
O propulsor que transportará o experimento SHEFEX deverá ser entregue ao DLR no final de agosto, para ser lançado da base de Andoya, próxima à cidade de Andenes, na Noruega.
Projeto SHEFEX - A Alemanha, assim como os demais países que desenvolvem trabalhos de ponta no segmento espacial, pesquisa formas aerodinâmicas para a reentrada de veículos espaciais em regime hipersônico, quando a velocidade do corpo no ar é maior que cinco vezes a velocidade do som. O projeto SHEFEX (Sharp Edge Flight Experiment) é uma destas pesquisas que vai submeter um corpo facetado e com arestas agudas a uma velocidade de sete vezes a velocidade do som (Mach 7), por meio de uma reentrada atmosférica. A carga útil dispõe de um sistema de controle de atitude para manter o corpo de reentrada tangente à trajetória, e de uma ogiva ejetável, que será alijada no momento oportuno, expondo assim o corpo facetado. Para se verificar a viabilidade do projeto, serão efetuadas medidas de temperatura e pressão para ajustar os modelos matemáticos do ambiente hipersônico em volta do corpo. A uma certa altitude, será liberado um sistema de recuperação no mar.
Caso o projeto SHEFEX evolua, prevê-se um vôo com a velocidade do corpo no ar superior a dez vezes a velocidade do som (Mach 10), para o que será necessário um propulsor de maior capacidade, o que poderá abrir nova oportunidade de mercado para o propulsor S43, desenvolvido para equipar o primeiro e segundo estágios do VLS-1. Para mais informações sobre o SHEFEX, consulte o sítio
http://www.st.dlr.de/BK/knowhow/space/shefex-flyer.pdf.
Fonte: IAE/FAB
Foguete VSB-30 é aprovado para vôo na Europa
Pela primeira vez um foguete brasileiro foi submetido ao processo de Revisão de Qualificação por agências espaciais internacionais. O veículo de sondagem VSB-30 teve seu vôo de qualificação realizado na Agência Espacial Alemã (DLR), em Oberpfaffenhofen, arredores de Munique.
Com a presença de representantes da Agência Espacial Européia (ESA), do DLR, da Agência Espacial Sueca (SSC) e das indústrias EADS e Kayser-Threde, os especialistas do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) participaram de uma série de reuniões, cujo objetivo era analisar o processo de qualificação do veículo, realizado no Brasil, bem como a capacidade do país em reproduzir o foguete com a qualidade e confiabilidade necessárias ao transporte de cargas úteis européias.
A descrição dos subsistemas; os resultados dos respectivos processos de qualificação; o relato da campanha de lançamento do primeiro protótipo do veículo, ocorrida no Brasil em outubro de 2004; os resultados obtidos em vôo; o relato da metodologia de produção do veículo; e a fase de produção em que se encontram os dois próximos veículos, cujos vôos estão previstos para o final deste ano e segundo trimestre de 2006, foram alguns dos temas abordados nas reuniões.
Após três dias de exaustivas reuniões, o VSB-30 foi considerado aprovado para ser lançado na Europa e teve sua documentação técnica elogiada pelo escopo e conteúdo.
A etapa seguinte do processo será a realização do primeiro vôo operacional, partindo de Esrange, na Suécia, em novembro próximo, com o lançamento da carga TEXUS EML, contendo experimento de levitação magnética. O vôo seguinte também já está planejado e deverá ocorrer em abril de 2006.
Os especialistas Coronel José Carlos Argolo, Diretor do IAE, Tenente-Coronel Engenheiro Carlos Antônio de Magalhães Kasemodel, Ariovaldo Felix Palmerio, Silvio Fazolli, Eduardo Dore Roda, Wilson Kiyoshi Shimote, Francisco Antônio Visconti Jr e Valmir José Nogueira, fizeram parte da delegação brasileira.
Sobre o VSB-30 -- O veículo VSB-30 é um foguete de sondagem, bi-estágio, não-guiado, estabilizado por empenas e lançado de trilho.
O desenvolvimento do VSB-30 foi solicitado ao IAE pela Agência Espacial Alemã (DLR), em 2001, para emprego no Programa Europeu de Microgravidade, em substituição ao foguete Skylark 7 que não é mais fabricado.
O primeiro vôo do VSB-30 ocorreu em 23 de outubro de 2004, durante a realização da Operação Cajuana, quando foi lançado com sucesso, a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) .
Fonte: IAE/FAB
Abraços
O propulsor S30, desenvolvido pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), foi o escolhido para levar ao espaço a atual menina dos olhos da Agência Espacial Alemã (DLR), o Projeto SHEFEX, cujo lançamento está previsto para 30 de setembro próximo.
O S30 é um propulsor de 3,7 m de comprimento, carregado com aproximadamente 900kg de combustível sólido e é o mais utilizado no Programa Espacial Brasileiro. Desde a década de 70, quando voou pela primeira vez, o S30 equipa os veículos Sonda III (primeiro estágio), Sonda IV (segundo estágio), VS-30 (monoestágio) e VS-30/Orion (primeiro estágio), contando com cerca de 50 vôos realizados.
Mais recentemente, o S30 foi utilizado como segundo estágio do VSB-30, primeiro foguete brasileiro submetido ao processo de revisão da qualificação pela Agência Espacial Européia. Isto o caracteriza como, dentre todos os propulsores disponíveis no Brasil, o de melhor desempenho e de maior confiabilidade.
O propulsor que transportará o experimento SHEFEX deverá ser entregue ao DLR no final de agosto, para ser lançado da base de Andoya, próxima à cidade de Andenes, na Noruega.
Projeto SHEFEX - A Alemanha, assim como os demais países que desenvolvem trabalhos de ponta no segmento espacial, pesquisa formas aerodinâmicas para a reentrada de veículos espaciais em regime hipersônico, quando a velocidade do corpo no ar é maior que cinco vezes a velocidade do som. O projeto SHEFEX (Sharp Edge Flight Experiment) é uma destas pesquisas que vai submeter um corpo facetado e com arestas agudas a uma velocidade de sete vezes a velocidade do som (Mach 7), por meio de uma reentrada atmosférica. A carga útil dispõe de um sistema de controle de atitude para manter o corpo de reentrada tangente à trajetória, e de uma ogiva ejetável, que será alijada no momento oportuno, expondo assim o corpo facetado. Para se verificar a viabilidade do projeto, serão efetuadas medidas de temperatura e pressão para ajustar os modelos matemáticos do ambiente hipersônico em volta do corpo. A uma certa altitude, será liberado um sistema de recuperação no mar.
Caso o projeto SHEFEX evolua, prevê-se um vôo com a velocidade do corpo no ar superior a dez vezes a velocidade do som (Mach 10), para o que será necessário um propulsor de maior capacidade, o que poderá abrir nova oportunidade de mercado para o propulsor S43, desenvolvido para equipar o primeiro e segundo estágios do VLS-1. Para mais informações sobre o SHEFEX, consulte o sítio
http://www.st.dlr.de/BK/knowhow/space/shefex-flyer.pdf.
Fonte: IAE/FAB
Foguete VSB-30 é aprovado para vôo na Europa
Pela primeira vez um foguete brasileiro foi submetido ao processo de Revisão de Qualificação por agências espaciais internacionais. O veículo de sondagem VSB-30 teve seu vôo de qualificação realizado na Agência Espacial Alemã (DLR), em Oberpfaffenhofen, arredores de Munique.
Com a presença de representantes da Agência Espacial Européia (ESA), do DLR, da Agência Espacial Sueca (SSC) e das indústrias EADS e Kayser-Threde, os especialistas do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) participaram de uma série de reuniões, cujo objetivo era analisar o processo de qualificação do veículo, realizado no Brasil, bem como a capacidade do país em reproduzir o foguete com a qualidade e confiabilidade necessárias ao transporte de cargas úteis européias.
A descrição dos subsistemas; os resultados dos respectivos processos de qualificação; o relato da campanha de lançamento do primeiro protótipo do veículo, ocorrida no Brasil em outubro de 2004; os resultados obtidos em vôo; o relato da metodologia de produção do veículo; e a fase de produção em que se encontram os dois próximos veículos, cujos vôos estão previstos para o final deste ano e segundo trimestre de 2006, foram alguns dos temas abordados nas reuniões.
Após três dias de exaustivas reuniões, o VSB-30 foi considerado aprovado para ser lançado na Europa e teve sua documentação técnica elogiada pelo escopo e conteúdo.
A etapa seguinte do processo será a realização do primeiro vôo operacional, partindo de Esrange, na Suécia, em novembro próximo, com o lançamento da carga TEXUS EML, contendo experimento de levitação magnética. O vôo seguinte também já está planejado e deverá ocorrer em abril de 2006.
Os especialistas Coronel José Carlos Argolo, Diretor do IAE, Tenente-Coronel Engenheiro Carlos Antônio de Magalhães Kasemodel, Ariovaldo Felix Palmerio, Silvio Fazolli, Eduardo Dore Roda, Wilson Kiyoshi Shimote, Francisco Antônio Visconti Jr e Valmir José Nogueira, fizeram parte da delegação brasileira.
Sobre o VSB-30 -- O veículo VSB-30 é um foguete de sondagem, bi-estágio, não-guiado, estabilizado por empenas e lançado de trilho.
O desenvolvimento do VSB-30 foi solicitado ao IAE pela Agência Espacial Alemã (DLR), em 2001, para emprego no Programa Europeu de Microgravidade, em substituição ao foguete Skylark 7 que não é mais fabricado.
O primeiro vôo do VSB-30 ocorreu em 23 de outubro de 2004, durante a realização da Operação Cajuana, quando foi lançado com sucesso, a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) .
Fonte: IAE/FAB
Abraços