TAP quer fusão com a Varig

Área para discussão de tudo que envolve a aviação civil e atividades aeroespaciais em geral como aeronaves, empresas aéreas, fabricantes, foguetes entre outros.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55559
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2834 vezes
Agradeceram: 2498 vezes

TAP quer fusão com a Varig

#1 Mensagem por P44 » Qua Mai 04, 2005 4:25 am

EMPRESAS Publicado 4 Maio 2005 6:00

TAP quer fusão com a Varig para dominar Atlântico Sul

A TAP fez uma proposta de fusão à Varig, a maior companhia de aviação brasileira e da América Latina, soube o Jornal de Negócios de fonte do processo.

--------------------------------------------------------------------------------

Jornal de Negócios Online
negocios@mediafin.pt


A TAP fez uma proposta de fusão à Varig, a maior companhia de aviação brasileira e da América Latina, soube o Jornal de Negócios de fonte do processo.

O objectivo é criar uma grande companhia de transporte aéreo no Atlântico Sul, ficando a TAP como principal accionista, com 20% do capital e o controlo da gestão da nova companhia.

O Governo português, primeiro com o ministro António Mexia, agora com o seu sucessor Mário Lino, avaliza a operação: «tenho uma grande confiança na equipa de gestão da TAP e acompanhado com interesse as diligências que têm sido feitas de aproximação à Varig», confirmou o ministro das Obras Públicas e dos Transportes ao Jornal de Negócios.


fonte:Jornal de Negócios




*Turn on the news and eat their lies*
Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceu: 6 vezes
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

Re: TAP quer fusão com a Varig

#2 Mensagem por FinkenHeinle » Qua Mai 04, 2005 7:58 pm

P44 escreveu:TAP quer fusão com a Varig para dominar Atlântico Sul

A TAP fez uma proposta de fusão à Varig, a maior companhia de aviação brasileira e da América Latina, soube o Jornal de Negócios de fonte do processo.

Só o que me faltava a Varig aceitar esse tipo de proposta.


É uma proposta ridícula, infame, e sobretudo petulante. Querer realizar uma fusão humilhante para a Varig, isso é o cúmulo. Só mesmo a TAP para achar que a Varig iria entrar num negócio desses.

A Varig é uma grande empresa, e não deve dar ouvidos à convites como esse. É muito mais empresa do que a TAP, e quando a Varig se reerguer, coitadinha da TAP.




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Avatar do usuário
VICTOR
Sênior
Sênior
Mensagens: 4238
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 5:50 pm
Localização: Curitiba
Agradeceu: 3 vezes

#3 Mensagem por VICTOR » Qua Mai 04, 2005 9:48 pm

Parece-me que a Varig não anda em posição de escolher muito, e sim de ser escolhida... :wink:




Carlos Eduardo

Podcast F1 Brasil
Carlos Mathias

#4 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Mai 04, 2005 10:14 pm

Puta que pariu! Pelo menos alguém se dispõe a entrar no negócio antes que a madrasta vá pro brejo, que é o que acontecerá se ninguém fizer algo e rápido. Finken, já até saiu num jornal, acho que o JB, que a intenção do governo é fuder a Varig e fazê-la falir, deixando assim o caminho livre para TAM e Gol, que ficariam com os restosa mortais, ou seja, desempregados que se sujeitariam a tudo para conseguir empregos mal pagos, rotas consolidadas por mais de 70 anos de operação perfeita, 60% do faturamento da indústria de aviação(sim, a Varig fatura prá cacete) e etc. Se o Fernando Pinto vier para arrumar a casa será talvez muito bom, pois quando ele esteve à frente dela(Varig) a coisa estava tomando um ótimo rumo, mas aí começou a mexer em coisa que não era prá mexer e tiraram o cara. Os brasileiros que querem entrar é tudo espertão, tipo Canhedo.




cebola
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 254
Registrado em: Dom Abr 17, 2005 2:29 pm

#5 Mensagem por cebola » Qua Mai 04, 2005 11:07 pm

Espero que o négocio com a TAP realmente se concretize, acho que é disparado o melhor para a VARIG.




Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55559
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2834 vezes
Agradeceram: 2498 vezes

#6 Mensagem por P44 » Qui Mai 05, 2005 7:16 am

Caros,

Ouvi esta manhã na rádio que o Admnistrador Delegado da TAP, o Brasileiro Fernando Pinto, emitiu um comunicado DESMENTINDO esta noticia, e que apenas existem consultas mútuas referentes á partilha de voos para a Argentina e o Chile, no seio da Star Alliance.

O nosso 1º Ministro , Eng. José Socrates, também afirmou ontem desconhecer tal intenção, não negando no entanto reuniões conjuntas com vista a um intensificar de cooperação entre as 2 Companhias.




*Turn on the news and eat their lies*
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#7 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qui Mai 05, 2005 7:20 am

Segundo alguma comunicação social, o que a TAP está interessada em fazer é uma troca de participações entre as 2 empresas e não uma fusão.




Imagem
Avatar do usuário
pt
Sênior
Sênior
Mensagens: 3131
Registrado em: Qua Out 01, 2003 6:42 pm
Localização: Setubal - Portugal
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 161 vezes
Contato:

#8 Mensagem por pt » Sáb Mai 07, 2005 1:18 pm

As últimas referências à noticia, com a troca de participações, não é uma fusão, mas é muito parecido.

O mais provavel, se o negocio for para a frente, é que se trate de um negócio parecido com a fusão entre a Air France e a KLM. Nenhuma das duas companhias perde a sua imagem internacional. Os aviões continuam com o VARIG ou o TAP pintado nas fuselagens. É a coordenação das operações que é feita em conjunto.

Essa coordenação de qualquer jeito já ocorre por causa de as duas companhias fazerem parte da Star Aliance, e ocorria, antes de a VARIG aderir à STAR, e de a TAP aderir ao grupo Qualiflyer.

Outra curiosidade é a questão de um eventual caminho no sentido da uniformização de frotas, o que respresentaria um problema, pois a VARIG é uma transportadora 100% Boeing enquanto a TAP é uma transportadora 100% AIRBUS.

Não sei até que ponto este tipo de negociações afectaria as compras das duas companhias.

Cumprimentos




Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceu: 6 vezes
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#9 Mensagem por FinkenHeinle » Sáb Mai 07, 2005 6:37 pm

pt escreveu:As últimas referências à noticia, com a troca de participações, não é uma fusão, mas é muito parecido.

O mais provavel, se o negocio for para a frente, é que se trate de um negócio parecido com a fusão entre a Air France e a KLM. Nenhuma das duas companhias perde a sua imagem internacional. Os aviões continuam com o VARIG ou o TAP pintado nas fuselagens. É a coordenação das operações que é feita em conjunto.

Essa coordenação de qualquer jeito já ocorre por causa de as duas companhias fazerem parte da Star Aliance, e ocorria, antes de a VARIG aderir à STAR, e de a TAP aderir ao grupo Qualiflyer.

Outra curiosidade é a questão de um eventual caminho no sentido da uniformização de frotas, o que respresentaria um problema, pois a VARIG é uma transportadora 100% Boeing enquanto a TAP é uma transportadora 100% AIRBUS.

Não sei até que ponto este tipo de negociações afectaria as compras das duas companhias.

Cumprimentos

Os amigos portugueses que me desculpem,


Eu prefiro ver a Varig falir à se fusionar com alguma empresa qualquer!

De qualquer forma, se não sair nenhum proheto de compra ou fusão ainda nesse ano, as chances de uma salvação da Varig com dinheiro público aumenta, visto que ninguém quer arcar com as dívidas da Varig, e portanto as possibilidades de compra/fusão diminuem.

E digo mais, provavelmente ano que vem a Varig já deve voltar à ter um lucro, mesmo que pequeno, e portanto as análises de falência vão mudar.




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#10 Mensagem por Rui Elias Maltez » Seg Mai 09, 2005 7:08 am

Eu prefiro ver a Varig falir à se fusionar com alguma empresa qualquer!


Finkenheinl:

Mas isso é efender uma política de "terra queimada".

Prefere ver o Brasil sem companhias de voos internacionais?

As injecções de dinheiro públicos são uma solução de recurso, e não passam de balões de oxigénio.

Mas é preferível uma troca de acções, como a referida pelo PT em relação à Air France e a histórica KLM que o fecho das portas.

Repare que ambas as companhias continuariam a voar com os seus aviões e com as suas cores.

Não há fusão no sentido literal do termo, nem perca de imagem ou de identidade.




Imagem
Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceu: 649 vezes
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#11 Mensagem por Paisano » Seg Mai 09, 2005 10:41 am

Rui Elias Maltez escreveu:
Eu prefiro ver a Varig falir à se fusionar com alguma empresa qualquer!


Finkenheinl:

Mas isso é efender uma política de "terra queimada".

Prefere ver o Brasil sem companhias de voos internacionais?

As injecções de dinheiro públicos são uma solução de recurso, e não passam de balões de oxigénio.

Mas é preferível uma troca de acções, como a referida pelo PT em relação à Air France e a histórica KLM que o fecho das portas.

Repare que ambas as companhias continuariam a voar com os seus aviões e com as suas cores.

Não há fusão no sentido literal do termo, nem perca de imagem ou de identidade.


Rui, como já afirmei em um outro post, aqui no DB, o FinkenHeinle está apenas exercendo o bom, velho e saudável gauchismo. :wink: :D

E antes que você me pergunte, gauchismo é o apego que o povo do Rio Grande do sul têm as coisas autenticamente gaúchas, como por exemplo o chimarrão e a Varig. :wink:




Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#12 Mensagem por Rui Elias Maltez » Seg Mai 09, 2005 11:53 am

Paisano:

Eu adoro Chimarrão e outros rodízios de carnes (dá para perceber que gosto de comer :roll: )

Quanto à VARIG, se os gaúchos gostam da sua Companhia do coração, devem preferir que ela exista, ainda que com capital estrangeiro, que sem capital estrangeiro e os aviões estacionados na pista e os trabalhadores despedidos, como aconteceu há 5 anos com a belga SABENA.

Mas isto é só a minha opinião.




Imagem
Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceu: 649 vezes
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#13 Mensagem por Paisano » Seg Mai 09, 2005 11:59 am

Rui Elias Maltez escreveu:Paisano:

Eu adoro Chimarrão e outros rodízios de carnes (dá para perceber que gosto de comer :roll: )

Quanto à VARIG, se os gaúchos gostam da sua Companhia do coração, devem preferir que ela exista, ainda que com capital estrangeiro, que sem capital estrangeiro e os aviões estacionados na pista e os trabalhadores despedidos, como aconteceu há 5 anos com a belga SABENA.

Mas isto é só a minha opinião.


Mas aí, nesse caso, a VARIG deixará de ser autenticamente gaúcha, entendeu? :wink:




Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55559
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2834 vezes
Agradeceram: 2498 vezes

#14 Mensagem por P44 » Seg Mai 09, 2005 12:20 pm

vou fazer uma pergunta 1/2 fora do contexto...

Que tem o Rio Grande do Sul de diferente do Resto do Brasil???

Existem "tendências" autonomistas/ separatistas???

(Tou só perguntando pois desconheço a situação por completo, não precisam vir com a artilharia pesada toda pra cima de mim) :oops:

Peace! :oops:




*Turn on the news and eat their lies*
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#15 Mensagem por Rui Elias Maltez » Seg Mai 09, 2005 12:34 pm

Eu julgo que não passam de regionalismos, que desde que não passsem disso até são saudáveis.

É como a rivalidade entre o Porto e Lisboa.

Mas os colegas do Brasil poderão explicar melhor isso.




Imagem
Responder