FAB Escolhe Mirage 2000-5 ? Será ?

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Mateus Dias
Avançado
Avançado
Mensagens: 418
Registrado em: Seg Mar 01, 2004 11:56 am
Contato:

FAB Escolhe Mirage 2000-5 ? Será ?

#1 Mensagem por Mateus Dias » Ter Abr 26, 2005 10:06 am

FAB vai comprar caças usados

Aviões Mirage 2000-5 substituirão aeronaves retiradas de operação

KLÉCIO SANTOS/ Agência RBS/Brasília




O Brasil deve anunciar nos próximos dias a aquisição de caças Mirage 2000-5, atualmente em uso pela força aérea francesa. Os aviões usados substituirão os Mirage III, que no final do ano têm de ser retirados de operação. A oferta da França surge como a mais atraente.

Um lote de 10 a 12 aviões custaria cerca de 100 milhões de euros, mas com um prazo de pagamento de 10 anos, considerado vantajoso para uma solução tapa-buraco. A compra foi a solução emergencial encontrada pela Aeronáutica, após o sepultamento em fevereiro do Programa F-X, licitação de US$ 750 milhões que previa a compra de novos supersônicos.

Eu diria que tem 80% de chances de o negócio ser oficializado. A oferta é muito favorável - revela uma fonte da Aeronáutica.

O lote de aviões usados deverá ser entregue em sete ou oito meses. O atraso seria motivado pela necessidade de retirada de todos os implementos sigilosos - equipamentos de navegação e ataque específicos da força áerea francesa - existentes nos Mirage 2000-5.

O Mirage 2000-5 participou da Cruzex - exercício que envolveu a FAB e as forças aéreas da França e de países da América Latina, em Natal (RN) no fim do ano passado - e foi testado por pilotos brasileiros.

Ao fechar negócio com a França, o Brasil vislumbra no futuro adquirir um avião mais moderno do que os oferecidos no Programa F-X. E o sonho da FAB é o francês Rafale, que estaria iniciando sua vida útil. O Rafale também é fabricado pela Dassault, parceira da Embraer, o que facilitaria a transferência de tecnologia, permitindo à empresa brasileira continuar ampliando espaço no mercado internacional.

- A proposta atual não tem nenhuma relação efetiva com o Rafale - nega um brigadeiro.

Segundo a fonte, como a intenção da França é desativar todos os Mirage 2000-5, o Brasil poderá adquirir, se necessário, ainda outro lote de caças com um baixo preço.

Aviões F-16 da Holanda, uma versão modernizada do modelo originário dos EUA, também foram oferecidos. Os Estados Unidos ainda pressionam para a adoção dessa alternativa, com o objetivo de restabelecer a primazia da venda de material bélico para o Brasil. Setores da Aeronáutica acreditam que o assunto deverá entrar na pauta da visita da secretária de Estado norte-americana Condoleezza Rice, que hoje desembarca no Brasil.




PS: Não foi o Godoy que escreveu a matéria




Mateus Dias
BRASIL ACIMA DE TUDO !!!
Avatar do usuário
Guilherme
Sênior
Sênior
Mensagens: 3153
Registrado em: Qua Set 03, 2003 5:06 pm
Localização: Florianópolis - Santa Catarina
Agradeceram: 58 vezes

#2 Mensagem por Guilherme » Ter Abr 26, 2005 10:16 am

Acho uma boa. Melhor que deslocar F-5s para Anápolis.




Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9367
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 526 vezes

#3 Mensagem por Brasileiro » Ter Abr 26, 2005 10:23 am

Realmente é um bom negócio. Melhor do que F-5, com certeza. Mas eu espero que este não seja o futuro da FAB. Mas imagino que os Mirage2000 estejam tão modernos para os padrões da FAB que ele seja desativado somente junto com o F-5.
Mas creio que a FAB vai fazer um bom negócio sim.



abraços




Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9367
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 526 vezes

#4 Mensagem por Brasileiro » Ter Abr 26, 2005 10:26 am

Só pra completar, a FAB está tornando a sua força aérea moderna, mas não da melhor maneira, modernizando sim, mas não da maneira que eu esperava. E também, acho que de 10 a 12 é um número muito pequeno, acho que o correto seria de 12 a 14.


abraços




Avatar do usuário
Lauro Melo
Sênior
Sênior
Mensagens: 3312
Registrado em: Qui Jun 24, 2004 10:36 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:

#5 Mensagem por Lauro Melo » Ter Abr 26, 2005 10:31 am

Lembrando que este reporte KLÉCIO SANTOS do jornal ZERO HORA, sempre mostra fatos reais. Muito diferente de outros.

E esta notícia esta no site da FAB :


http://www.fab.mil.br/portal/imprensa/e ... p_capa.htm


*******************************************************

No Domingo dia 24 o Pablo Maica tinha dito estas informações abaixo :

Pablo Maica :
Pessoal um major da FAB falou em outro forum e um reporter amigo meu que tambem é conhecido do Luiz Padilha confirmou, os caçadores da FAB foram informados no dia 22 la na BASC que a FAB confirmou o leasing de 12 Mirage 2000 que chegarão em setembro, porem essa noticia deve ser liberada na midia só la por agosto.


Um abraço e t+
_________________
"Patria amada Brasil!"




Editado pela última vez por Lauro Melo em Ter Abr 26, 2005 11:24 am, em um total de 1 vez.
"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
Avatar do usuário
Fábio Nascimento
Sênior
Sênior
Mensagens: 1849
Registrado em: Sex Nov 26, 2004 9:55 am
Localização: Salvador Ba
Agradeceram: 5 vezes
Contato:

#6 Mensagem por Fábio Nascimento » Ter Abr 26, 2005 10:51 am

se vier com os Micas acho que pode acrecentar muita coisa na doutrina da FAB.




_______________________________________________.
Ronaldo
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 171
Registrado em: Ter Mai 27, 2003 9:39 pm

#7 Mensagem por Ronaldo » Ter Abr 26, 2005 11:02 am

Bom negocio? Cade o BVR? o HUD? Pessoal se isso se confirmar essa solucao temporaria vai virar permanente. Esses cacas deveriam ter entrado na FAB a 15 anos atras. Sera que se leva mais de 4 anos para montar e homologar 12 cacas novos? Pessoal essa historia de caca tampao ta mal explicada.




Avatar do usuário
Mateus Dias
Avançado
Avançado
Mensagens: 418
Registrado em: Seg Mar 01, 2004 11:56 am
Contato:

#8 Mensagem por Mateus Dias » Ter Abr 26, 2005 11:11 am

O lote de aviões usados deverá ser entregue em sete ou oito meses. O atraso seria motivado pela necessidade de retirada de todos os implementos sigilosos - equipamentos de navegação e ataque específicos da força áerea francesa - existentes nos Mirage 2000-5.




O que me preocupa na notícia é essa parte do texto acima... Que equipamentos serão retirados ??? Vão nos vender aviões "pelados" ??




Mateus Dias
BRASIL ACIMA DE TUDO !!!
Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

#9 Mensagem por rodrigo » Ter Abr 26, 2005 11:57 am

Se vierem sem armas BVR, é melhor ficar com os F-5BR e treinar neles.




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Avatar do usuário
Alitson
Sênior
Sênior
Mensagens: 4327
Registrado em: Dom Abr 04, 2004 9:35 pm
Agradeceram: 20 vezes

#10 Mensagem por Alitson » Ter Abr 26, 2005 12:53 pm

Ronaldo escreveu:Bom negocio? Cade o BVR? o HUD? Pessoal se isso se confirmar essa solucao temporaria vai virar permanente. Esses cacas deveriam ter entrado na FAB a 15 anos atras. Sera que se leva mais de 4 anos para montar e homologar 12 cacas novos? Pessoal essa historia de caca tampao ta mal explicada.


HUD, pelo que me consta os primeiros M2000C(1983)já contavam com HUD ou vc se referia ao HMD???

E quanto ao bom negócio, é sim um bom negócio... Só poderemos saber se estes virão com os MICA na hora da entrega, antes, pode esquecer!!!!!!!!!!!!!!

Estes caças franceses são na verdade M2000C com upgrade de avionica, ECM, motor e radar para o padrão -5. Logo, será necessário trocar a avionica de painel para o padrão BR, mas nada que tenha o custo muito alto. No demais os computadores de missão, ECM, radar, etc., estão muito bons para a AL!!!!!!!!!!




A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
Avatar do usuário
Guilten
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 188
Registrado em: Qui Abr 29, 2004 3:51 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mirage 2000 - 5

#11 Mensagem por Guilten » Ter Abr 26, 2005 1:27 pm

O quê??? A Força aérea francesa quer destivar todos os 200-5?? É ruim hein!!!!! Só se for lá no jornal desse reporter.... Se a França for realmente repassar alguns Mirage's 2000 ao Brasil é ÓBVIO que estes serão da versão Charlie. Não há motivos para acreditar que o brasil vai adquirir 12 traço-cinco por US$ 100 MILHÕES, isso é conta de burro, o cara se equivocou feio, é coisa de leigo em aviação....
Fazer o quê... o MIII vai cair fora mesmo, antes o Mirage 2000 que o Cheetah, mas se ele vier PÉ-DE-BOI, aí meu amigo sou 1000 vezes mais o F-5Br!!!!!!!!!!!!!




Avatar do usuário
Lauro Melo
Sênior
Sênior
Mensagens: 3312
Registrado em: Qui Jun 24, 2004 10:36 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:

#12 Mensagem por Lauro Melo » Ter Abr 26, 2005 1:30 pm

Mirage 2000 C ( França ) - Mica

Não me lembro onde li ( parece que foi em uma Revista Força Aérea ou Tecnologia e Defesa ), mas todos os Mirage 2000 C Franceses podem utilizar os Micas.

A reportagem mostra que os primeiros 36 ( trinta e seis ) Mirage 2000 C, não podiam utilizar, mas foram “modernizados” , possibilitando assim utilizar os Micas.

sds,




"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
Avatar do usuário
Plinio Jr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5278
Registrado em: Qui Fev 20, 2003 10:08 pm
Localização: São Paulo - SP
Agradeceram: 1 vez

#13 Mensagem por Plinio Jr » Ter Abr 26, 2005 1:32 pm

Estes caças franceses são na verdade M2000C com upgrade de avionica

Correto, são aeronaves modernizadas e não novas saídas de fabrica, o que acho estranho é como os franceses vão abrir mão destas aeronaves se eles tem poucas delas em serviço (37) e são as únicas que operam mísseis Mica.

Ao visto, a FAB aceitou isto porque no mínimo o Rafale entrou na parada e esta seria uma solução temporária. Se vierem bem equipadas em termos de avionicos e com Micas, será muito bom (vale-se dizer que como tampão) caso contrário, não vale a pena.

Dizem que a Condoleeza Rice tbm tem a sua oferta de F-16s debaixo do braço na visita que estará fazendo, o melhor é esperar e ver no que dá.




Avatar do usuário
Lauro Melo
Sênior
Sênior
Mensagens: 3312
Registrado em: Qui Jun 24, 2004 10:36 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:

#14 Mensagem por Lauro Melo » Ter Abr 26, 2005 1:43 pm

Grande Plinio Jr,

Me parece que a França tem 280 ( 288 ) Mirage’s 2000.
Subdivididos entre os Mirage 2000 C, H, N e o Mirage 2000-5.

Acho que todos os 2000 C e os 2000-5 podem utilizar os Micas.

Sds,




"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
Avatar do usuário
Plinio Jr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5278
Registrado em: Qui Fev 20, 2003 10:08 pm
Localização: São Paulo - SP
Agradeceram: 1 vez

#15 Mensagem por Plinio Jr » Ter Abr 26, 2005 2:10 pm

Blz Lauro...

As versões Mirage 2000C/B não estão optimizadas em utilizar misseis Mica, tanto que eles modernizaram 37 Mirages 2000C para a versão Mirage 2000-5F justamente para terem estes capacidade, alem de poderem operar outras armas mais modernas e recentes, como o Scalp, trocaram o radar colocando o multi-mode Thales RDY , melhoraram ECM entre outras mudanças.

Não sei se as versões de ataque bipostos Mirage 2000D/N possuem esta capacidade, é bem provavel que não.




Responder