REVISTA DA ARMADA escreveu:INÍCIO DA CONSTRUÇÃO DOS NOVOS SUBMARINOS
No passado dia 7 de Março realizou-se em Kiel – Alemanha, nas instalações do estaleiro Howaldtswerke Deutsche Werft (HDW), a cerimónia do início de construção dos novos submarinos. Este importante evento contou com a presença de uma delegação do Ministério da Defesa Nacional que integrou nomeadamente o Ministro de Estado, da Defesa Nacional e dos Assuntos do Mar e o Director-Geral de Armamento e Equipamentos de Defesa, sendo a Marinha representada pelo Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, acompanhado do Vice-Almirante Superintendente dos Serviços do Material e pelo Presidente e demais elementos da Missão de Construção dos Submarinos (MCSUB). O consórcio alemão foi representado por membros da administração da HDW e da THYSSENKRUPP MARINE SYSTEMS (TKMS), grupo industrial onde a HDW foi recentemente integrada.
A cerimónia foi iniciada pelo senhor Walter Freitag, membro da administração da TKMS, dando as boas vindas a todos os presentes e proferindo uma breve alocução onde sublinhou a importância do reagrupamento de empresas de construção naval alemã para permitir manter a competitividade e liderança na construção de submarinos. Salientou as excelentes características dos submarinos cuja produção se ia iniciar, a sua importância para qualquer Marinha com componente oceânica como a de Portugal, terminando com um agradecimento aos intervenientes no processo de negociação, destacando a determinação e empenho do Ministro da Defesa Nacional de Portugal.
O Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Vidal Abreu, fez incidir a sua intervenção na importância do significado do acto que se celebrava, por marcar o início da fabricação de meios navais indispensáveis à nossa Marinha. Salientou a importância dos submarinos, especialmente os dotados de AIP, (Air Independent Propulsion) para a dissuasão no mar, bem como para a protecção das unidades de superfície, sem a qual o seu valor seria muito reduzido em caso de ameaça. Terminou a sua alocução referindo que as provas dadas pelo estaleiro na construção de submarinos e a boa cooperação com o Estado Português, representado pela MCSUB, são o garante do fornecimento, em 2010, de excelentes unidades navais.
Seguidamente o Ministro de Estado, da Defesa Nacional e dos Assuntos do Mar deu início ao corte, por plasma, de dois segmentos da primeira baliza do casco resistente.
A construção ora iniciada, de dois (1) submarinos tipo 209 PN, foi contratada em 21 de Abril de 2004, tendo o contrato entrado em vigor em 24 de Setembro do mesmo ano.
A continuidade da capacidade submarina materializada, dentro de cinco anos, pela 5ª esquadrilha de dois submarinos modernos, assegurará à Marinha Portuguesa uma valência indispensável a qualquer força naval equilibrada, no conjunto das suas capacidades.
Para além da grande flexibilidade de emprego num alargado leque de situações, os submarinos, pelas suas características de discrição e capacidade de sobrevivência, proporcionam a melhor alternativa para enfrentar a supremacia militar no mar, preservando uma possibilidade de intervenção de elevado poder, quando não houver meios de superfície ou aéreos suficientes, ou não fôr viável o seu uso.
(Colaboração da SSM)
--------------------------------------------------------------------------------
Notas
(1) O contrato prevê, como opção, um terceiro submarino
ARMADA PORTUGUESA-INICIO DA CONSTRUÇÃO DOS NOVOS SUBMARINOS
Moderador: Conselho de Moderação
ARMADA PORTUGUESA-INICIO DA CONSTRUÇÃO DOS NOVOS SUBMARINOS
O tempo acende as paixões verdadeiras e apaga as superficiais.
- P44
- Sênior
- Mensagens: 55371
- Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
- Localização: O raio que vos parta
- Agradeceu: 2783 vezes
- Agradeceram: 2456 vezes
Amigo Raul, Valeu!!!!!
Finalmente algo concreto, que vai passar a existir mesmo, sem ser em papel!!!!
Um Abraço!
==================
EDITADO: Estive á procura no site da HDW de fotos referentes aos nossos novos subs, mas não encontrei nada...deixo no entanto aqui imagens do U31 Alemão semelhante aos nossos futuros U209PN/ U214.
Finalmente algo concreto, que vai passar a existir mesmo, sem ser em papel!!!!
Um Abraço!
==================
EDITADO: Estive á procura no site da HDW de fotos referentes aos nossos novos subs, mas não encontrei nada...deixo no entanto aqui imagens do U31 Alemão semelhante aos nossos futuros U209PN/ U214.
Triste sina ter nascido português
- P44
- Sênior
- Mensagens: 55371
- Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
- Localização: O raio que vos parta
- Agradeceu: 2783 vezes
- Agradeceram: 2456 vezes
Finmeccanica Sells Torpedoes to Portugal
By TOM KINGTON, ROME
The Portuguese Navy has signed an agreement to buy an unspecified number of Italian-built torpedoes, the manufacturer, Whitehead Alenia Sistemi Subacquei (WASS), said March 4.
WASS, a unit of Finmeccanica, here, said the 47 million euro ($61.6 million) contract was to supply its heavyweight Black Shark torpedo to Portuguese 209/P submarines, built by HDW, Kiel, Germany.
The torpedo previously has been supplied to the Chilean and Malaysian navies to arm their French-built Scorpene-class submarines, WASS said. "
http://www.whiteheadaleniasistemisubacq ... ml?cat=0,1
Description
The Black-Shark torpedo currently under sea trials evaluation on production, will offer a considerably enhanced capability in respect of the currently available torpedoes in the market. Three major areas are being upgraded: the homing head, the propulsion system and the control and guidance unit.
The new ASTRA (Advanced Sonar Transmitting and Receiving Architecture) seeker, featuring improved signal processing with real-time multiple digital processing, incorporates a new flat, steerable, multibeam planar array which offers increased bandwidth in two operating frequencies – 15 kHz medium passive only and 30 kHz active and passive high frequency. The high-frequency mode provides high resolution over a short range while the medium frequency provides long-range acquisition. The seeker can operate simultaneously in both frequencies in passive mode, allowing the torpedo to discriminate between signals from a real target and signals from an acoustic countermeasure decoy. In active and passive mode, both frequencies are independently processed on each lobe. Digital pulse compression techniques are used in any transmission mode. Signal and data processing algorithms include spatial and frequency filtering, constant false alarm rate processing, echo elongation analysis and spatial coherence and angular extension analysis. The seeker transducers have been carefully sited so that high-speed flow noise does not interfere with transmission or reception of acoustic signals. Damping materials are sited around the weapon’s nose to further limit self-generated noise, resulting in increased acquisition ranges in both active and passive modes. The ASTRA seeker has been fully tested at sea and is now in production [The wake homing feature is a well proven capability of the Black-Shark system].
The propulsion system features a new brushless axial flux motor and skewed direct-drive contrarotating propellers connected to a new tail cone and actuation system. The new arrangement allows continuous regulation of the speed over the entire speed envelope. The redesigned propellers
are very quiet and, with the new motor, exhibit a very low acoustic signature. The AgO-Al battery offers improved capacity. It will improve endurance and provide the more powerful new motor with increased energy, allowing speed to be raised in excess of 52 Kt.
The new guidance and control unit features a new fibre optic link to the submarine in place of the traditional wire-guidance link. The fibre optic link carries sensor data and command and guidance signals to and from the submarine. This allows the torpedo to operate as an advanced sensor for the submarine. The fibre optic cable allows a higher data exchange rate between the submarine and the weapon, giving a 100% increase in normally available torpedo guidance range. The guidance unit incorporates a strapdown inertial navigation system using three laser gyros and three accelerometers for guidance and control.
Triste sina ter nascido português
- pt
- Sênior
- Mensagens: 3131
- Registrado em: Qua Out 01, 2003 6:42 pm
- Localização: Setubal - Portugal
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 161 vezes
- Contato:
Se você procurasse noutros sites, que não os da HDW, encontrava uma comparação do perfil do U209PN/U214 e do U212
Se reparar nas dimensões gerais, e no formato da vela (torre ) verificará que a diferença é considerável.
http://www.areamilitar.net/marinha/U209 ... a=Portugal
Cumprimentos
Se reparar nas dimensões gerais, e no formato da vela (torre ) verificará que a diferença é considerável.
http://www.areamilitar.net/marinha/U209 ... a=Portugal
Cumprimentos
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Mensagens: 13951
- Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
- Localização: Sintra, Portugal
- Agradeceram: 1 vez
- Contato:
De facto é uma óptima notícia, embora esperada.
O anterior Governo encarou esta hipotese de termos uma força submarina como unhas e dentes, por pressões da Marinha que não queria perder essa valência, e ao contrário das opiniões de alguns sectores da NATO que chegaram a defender a ideia de que Portugal deveria perder essa capacidade, apostando mais em meios de superfície.
Não vou agora repetir tudo o que penso sobre essa opção.
Direi apenas que por princípio sou a favor desta arma.
E seria uma pena que não se contratualizasse brevemente a construção do 3º submarino, como foi sugerido por Paulo Portas.
Tudo dependerá agora deste Governo, e de eventuais e necessárias mexidas na LPM.
É possível que lá para 2008/2010 esse novo contrato seja assinado.
Uma flotilha de submarinos para um país como Portugal que tem à sua responsabilidade um mar imenso, se quer ter uma arma submarina, deve tê-la com um número mínimo de 3, e idealmente de 5 unidades.
Como 5 unidades seriam uma utopia, 3 é o mínimo exigível.
Esperemos (e eu espero muito) que se encomende essa terceira unidade.
O anterior Governo encarou esta hipotese de termos uma força submarina como unhas e dentes, por pressões da Marinha que não queria perder essa valência, e ao contrário das opiniões de alguns sectores da NATO que chegaram a defender a ideia de que Portugal deveria perder essa capacidade, apostando mais em meios de superfície.
Não vou agora repetir tudo o que penso sobre essa opção.
Direi apenas que por princípio sou a favor desta arma.
E seria uma pena que não se contratualizasse brevemente a construção do 3º submarino, como foi sugerido por Paulo Portas.
Tudo dependerá agora deste Governo, e de eventuais e necessárias mexidas na LPM.
É possível que lá para 2008/2010 esse novo contrato seja assinado.
Uma flotilha de submarinos para um país como Portugal que tem à sua responsabilidade um mar imenso, se quer ter uma arma submarina, deve tê-la com um número mínimo de 3, e idealmente de 5 unidades.
Como 5 unidades seriam uma utopia, 3 é o mínimo exigível.
Esperemos (e eu espero muito) que se encomende essa terceira unidade.
- P44
- Sênior
- Mensagens: 55371
- Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
- Localização: O raio que vos parta
- Agradeceu: 2783 vezes
- Agradeceram: 2456 vezes
pt escreveu:Se você procurasse noutros sites, que não os da HDW, encontrava uma comparação do perfil do U209PN/U214 e do U212
Se reparar nas dimensões gerais, e no formato da vela (torre ) verificará que a diferença é considerável.
http://www.areamilitar.net/marinha/U209 ... a=Portugal
Cumprimentos
Olha o home! E sempre com mau feitio!!!!!
Posso ir á areamilitar.net? Não sou corrido á pedrada???
Triste sina ter nascido português
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Mensagens: 13951
- Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
- Localização: Sintra, Portugal
- Agradeceram: 1 vez
- Contato:
Portanto, se julgo ter entendido, os nossos futuros submarinos serão os U-209/214, ou seja, os maiores que os U-212.
Certo?
Outra coisa:
Uma sugestão para os colaboradores do site do nosso amigo PT (que parece que anda sempre mal disposto com o mundo ):
Uma comparação técnica e se possível de preços, entre os nossos futuros U-209/214, e o recente Tikuna brasileiro.
Julgo que no fundo pertencem, à mesma "família", mas gsotaria de saber mais directamente o que um tem e o outro não tem.
Certo?
Outra coisa:
Uma sugestão para os colaboradores do site do nosso amigo PT (que parece que anda sempre mal disposto com o mundo ):
Uma comparação técnica e se possível de preços, entre os nossos futuros U-209/214, e o recente Tikuna brasileiro.
Julgo que no fundo pertencem, à mesma "família", mas gsotaria de saber mais directamente o que um tem e o outro não tem.
- P44
- Sênior
- Mensagens: 55371
- Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
- Localização: O raio que vos parta
- Agradeceu: 2783 vezes
- Agradeceram: 2456 vezes
Eu acho que o TIKUNA é basicamente um "UPGRADE" dos U209, ao passo que os nossos "U209PN" são na realidade U214s...apena têm esta designação devido a um "malabarismo" aquando do concurso com os Scorpene Franceses...
Do Site da HDW (sempre serve para alguma coisa )
EVOLUÇÃO DOS SUBS
Do Site da HDW (sempre serve para alguma coisa )
EVOLUÇÃO DOS SUBS
Triste sina ter nascido português
- pt
- Sênior
- Mensagens: 3131
- Registrado em: Qua Out 01, 2003 6:42 pm
- Localização: Setubal - Portugal
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 161 vezes
- Contato:
1 - Eu nunca estou mal disposto. Ou melhor, nunca ninguém me viu mal disposto...
2 - Como é que se pode expuisar alguém de um site ?
3 - Sim, o U209PN é maior que o U-212
4 - Vai haver no Areamlitar uma comparação entre o U-214 e o U-212
5 - Tenho feito um desenho, do U-209-1200 da Marinha do Peru, que será colocado online, para se ver a diferença de tamanhos e conceito.
6 - O U-209-1400 é diferente do U-214, em variadissimos aspectos, mesmo que muita gente insista em dizer que são derivados. Na realidade, trata-se de navios diferentes, que mantêm caracterisiticas básicas. Mas, é como um novo modelo de carro, que é parecido com o modelo anterior, porque também tem quatro rodas, um volante e um motor. A similitude, tem muito mais a ver com as funções.
O U-214, não é uma mistura de U-212 com U-214, é apenas um submarino que tem em comum com o U-212 o sistema de propulsão, e tem em comum com o U-209, mais tubos, maior tamanho, e maior capacidade bélica, porque dispara torpedos e misseis.
Ou seja, os conceitos de utilização são derivados, mas não há uma linhagem directa.
As Vasco da Gama, não são derivados das Pereira da Silva, embora umas tenham substituido as outras.
No caso do U-209/U-214, nem o motor é o mesmo.
De facto, os alemães têm todo o sucesso que têm com os submarinos, porque são capazes de fazer uma classe de submarinos diferente para cada país.
Cumprimentos
2 - Como é que se pode expuisar alguém de um site ?
3 - Sim, o U209PN é maior que o U-212
4 - Vai haver no Areamlitar uma comparação entre o U-214 e o U-212
5 - Tenho feito um desenho, do U-209-1200 da Marinha do Peru, que será colocado online, para se ver a diferença de tamanhos e conceito.
6 - O U-209-1400 é diferente do U-214, em variadissimos aspectos, mesmo que muita gente insista em dizer que são derivados. Na realidade, trata-se de navios diferentes, que mantêm caracterisiticas básicas. Mas, é como um novo modelo de carro, que é parecido com o modelo anterior, porque também tem quatro rodas, um volante e um motor. A similitude, tem muito mais a ver com as funções.
O U-214, não é uma mistura de U-212 com U-214, é apenas um submarino que tem em comum com o U-212 o sistema de propulsão, e tem em comum com o U-209, mais tubos, maior tamanho, e maior capacidade bélica, porque dispara torpedos e misseis.
Ou seja, os conceitos de utilização são derivados, mas não há uma linhagem directa.
As Vasco da Gama, não são derivados das Pereira da Silva, embora umas tenham substituido as outras.
No caso do U-209/U-214, nem o motor é o mesmo.
De facto, os alemães têm todo o sucesso que têm com os submarinos, porque são capazes de fazer uma classe de submarinos diferente para cada país.
Cumprimentos
- Paisano
- Sênior
- Mensagens: 16163
- Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
- Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
- Agradeceu: 649 vezes
- Agradeceram: 285 vezes
- Contato:
Rui, nos links abaixo você poderá ter mais informações sobre o submarino Tikuna e sobre o Programa de Submarinos da MB:
http://www.infomarmb.hpg.ig.com.br/progsna.htm
http://www.infomarmb.hpg.ig.com.br/tikuna.htm
Um abraço.
http://www.infomarmb.hpg.ig.com.br/progsna.htm
http://www.infomarmb.hpg.ig.com.br/tikuna.htm
Um abraço.
- P44
- Sênior
- Mensagens: 55371
- Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
- Localização: O raio que vos parta
- Agradeceu: 2783 vezes
- Agradeceram: 2456 vezes
pt escreveu:P44 ->
O Tikuna, para todos os efeitos, é um U-209-1500
O U-209 mod, é um U-209 que pode ser alterado para sistema AIP.
O Tikuna, e a classe TUPI, podem ser alterados para lhes incorporar um sistema de propulsão AIP.
Cumprimentos
Obrigado pelo exclarecimento! É como eu pensava, então!
ps-Estava a brincar consigo, acerca de não puder ir á Áreamilitar
é que vc escreve sempre de uma maneira que dá a entender que quer bater a todos por não sabermos tanto como o PT sabe...se calhar é impressão minha
(Oh homem anime-se, este fim de semana até vai levar uma cabazada do fcp ...)
Já que referiu aos U-209 do Peru, aqui estão:
Não sei se são todos do subtipo 1200, eles apenas referem Tipo 209
no total, 6 unidades:
Unidades de Submarinos
B.A.P Angamos
B.A.P Antofagasta
B.A.P Arica
B.A.P Chipana
B.A.P Islay
B.A.P Pisagua
http://www.marina.mil.pe/
Triste sina ter nascido português
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Mensagens: 13951
- Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
- Localização: Sintra, Portugal
- Agradeceram: 1 vez
- Contato:
- P44
- Sênior
- Mensagens: 55371
- Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
- Localização: O raio que vos parta
- Agradeceu: 2783 vezes
- Agradeceram: 2456 vezes
- P44
- Sênior
- Mensagens: 55371
- Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
- Localização: O raio que vos parta
- Agradeceu: 2783 vezes
- Agradeceram: 2456 vezes
http://www.navyleague.org/sea_power/jun_04_44.php
Portuguese Navy Inks Deal For Type-209 Submarines
After six years of debate, evaluation and negotiation, the Portuguese Navy (PN) signed a construction contract with the German Submarine Consortium (GSC) for two Type-209 submarines April 21, with an option for a third.
The contract is worth $911 million to GSC and features $1.42 billion in offsets for Portuguese industry. Specific offset arrangements include the provisions for an LPD design to meet the PN’s specifications, on which the GSC is teamed with Schelde Naval Shipbuilding.
The submarines are tailored for the PN and include air independent propulsion and other features of the later U214 design. The submarines are scheduled for commissioning in 2009 and 2010. The contract signing follows the Nov. 6 selection of GSC as the preferred builder for the program.
The North Atlantic Treaty Organization (NATO) criticized the contract following its signing, saying it believes Portugal has no need for a submarine force. Portuguese officials, however, maintain that Portugal, although part of NATO, still has its own goals to achieve and are moving forward with the program.
First Greek Type 214 Submarine is Launched
The first Greek Katsonis- (Type 214) class submarine was launched April 22 from the Howaldtswerke-Deutsche Werft (HDW) shipyard in Kiel, Germany. As the first fuel cell submarine for export, the Papanikolis will undergo sea trials prior to its commissioning in late 2005. The Papanikolis is the first of four Type 214s that will be procured by the Greek Navy. The first four units of the class are under contract, with the first unit built in Germany and the follow-on three units to be built at HDW’s subsidiary, Hellenic Shipyard in Greece. All four units are scheduled to be commissioned by 2009.
A second batch of four units could be ordered by 2008 if the Greek Navy decides to maintain an eight-unit submarine force. The current submarine force consists of eight Glavkos-class submarines that were commissioned from 1971 through 1980.
Triste sina ter nascido português