Helicópteros Navais
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Helicópteros Navais
Caros colegas,
Gostaria da opinião de vocês sobre qual helicóptero o Brasil deveria comprar para substituir os Sea King.
Até mais,
Arthur
Gostaria da opinião de vocês sobre qual helicóptero o Brasil deveria comprar para substituir os Sea King.
Até mais,
Arthur
Caros colegas,
Eu particurlamente prefiro o EH101, dada sua grande autonomia e sua capacidade extraordinária de carga.
Além disso, há as vantagens dele ser trirreator, o que lhe confere uma maior flexibilidade no seu emprego. (Ex: ele pode executar missões SAR que incluam vôo pairado sem um de seus motores, que tb pode ser desligado p/ economizar combustível no caso de deslocamentos mto longos, sem comprometer sua segurança de vôo)
Creio que nessa discussão o que mais vale é o desempenho dos helis, já que os sensores e as armas (sonar, radar, mísseis e torpedos) serão muito possivelmente bem parecidos, independentemente do heli a ser escolhido, já que a MB já sabe muito bem que tecnologias ela precisa.
Espero suas respostas,
Arthur
Eu particurlamente prefiro o EH101, dada sua grande autonomia e sua capacidade extraordinária de carga.
Além disso, há as vantagens dele ser trirreator, o que lhe confere uma maior flexibilidade no seu emprego. (Ex: ele pode executar missões SAR que incluam vôo pairado sem um de seus motores, que tb pode ser desligado p/ economizar combustível no caso de deslocamentos mto longos, sem comprometer sua segurança de vôo)
Creio que nessa discussão o que mais vale é o desempenho dos helis, já que os sensores e as armas (sonar, radar, mísseis e torpedos) serão muito possivelmente bem parecidos, independentemente do heli a ser escolhido, já que a MB já sabe muito bem que tecnologias ela precisa.
Espero suas respostas,
Arthur
- Jet Crash®
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Vou ser do contra. Não estando o Ka-60 nesta lista a melhor opção é sem sombra de dúvida o SH-60.
Estes helos europeus novos custam quase o mesmo que um Flanker e na versão de transporte, básica, quase US$ 35 milhões cada unidade
Um helo destes especializado custará certamente uma fábula.
Na pior das hipóteses, um SH-60 custará metade do valor do helo europeu.
Os Super Puma/Cougar Mk.2 não são ideais por vários motivos, um deles é a dependência dos diabólicos francesinhos. Chega disso.
Estes helos europeus novos custam quase o mesmo que um Flanker e na versão de transporte, básica, quase US$ 35 milhões cada unidade
Um helo destes especializado custará certamente uma fábula.
Na pior das hipóteses, um SH-60 custará metade do valor do helo europeu.
Os Super Puma/Cougar Mk.2 não são ideais por vários motivos, um deles é a dependência dos diabólicos francesinhos. Chega disso.
Editado pela última vez por Jet Crash® em Sáb Abr 09, 2005 9:09 pm, em um total de 1 vez.
Jet Crash®
Jet Crash® escreveu:Vou ser do contra. Não estando o Ka-60 nesta lista a melhor opção é sem sombra de dúvida o SH-60.
Estes helos europeus novos quase o mesmo que um Flanker na versão de transporte, básica, quase US$ 35 milhões cada unidade
Um helo destes especializados custará certamente uma fábula.
Na pior das hipóteses, um SH-60 custará metade do valor do helo europeu.
Os Super Puma/Cougar Mk.2 não são ideais por vários motivos, um deles é a dependência dos diabólicos francesinhos. Chega disso.
Caro Jet,
Só não coloquei o KA-60 na enquete porque a MB dificilmente compraria um heli russo. Me lembro que quando pensou em emitir um RFI para a possível substituição dos SH-3 a MB nem mesmo o enviaria à Kamov, limitando-se a envià-lo a Eurocopter, à AgustaWestland e à Sikorsky.
Até mais,
Arthur
-
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hELICOPTEROS NAVAIS
Votei no EH-10l,exelente máquina,ideal para o SP,mas continuo com o Lince para dotaçao nas fragatas e corvetas,desde que equipadas com o sonar,pois os atuais, não os tem.Sao guiados pelo rádio dos navios,que plotando os submarinos com o seu sonar,dão a posição para o helicoptero.
E preciso ser raposa para reconhecer as armadilhas,e leão para afugentar os lobos.
- Jet Crash®
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Arthur escreveu:Jet Crash® escreveu:Vou ser do contra. Não estando o Ka-60 nesta lista a melhor opção é sem sombra de dúvida o SH-60.
Estes helos europeus novos quase o mesmo que um Flanker na versão de transporte, básica, quase US$ 35 milhões cada unidade
Um helo destes especializados custará certamente uma fábula.
Na pior das hipóteses, um SH-60 custará metade do valor do helo europeu.
Os Super Puma/Cougar Mk.2 não são ideais por vários motivos, um deles é a dependência dos diabólicos francesinhos. Chega disso.
Caro Jet,
Só não coloquei o KA-60 na enquete porque a MB dificilmente compraria um heli russo. Me lembro que quando pensou em emitir um RFI para a possível substituição dos SH-3 a MB nem mesmo o enviaria à Kamov, limitando-se a envià-lo a Eurocopter, à AgustaWestland e à Sikorsky.
Até mais,
Arthur
Os militares divulgam o RFI e as empresas interessadas e que acham ter um produto que atenda o pedido enviam as informações técnicas relevantes. O RFI não é um clube fechado. É igual ao que os sul-coreanos fizeram ao anunciar o KHP.
A verdade é que a Kamov não tem um helo desta categoria para oferecer. O Ka-60 é da mesma categoria do SH-60, Pantera e Super Lynx. Veja que mesmo o SH-60 não teria a menor chance de entrar como substituto dos Sea King.
A Mil até tem o Mi-38(em parceria com a Eurocopter no Consórcio Euromil), mas este ainda está na fase de testes do protótipo.
Acho precipitado falar sobre a substituição dos Sea King porque a MB já anunciou que tem planos de modernizar a frota padronizando-os já que tem unidades fabricadas na Itália e outra fabricadas nos EUA com sistemas embarcados diferentes. A MB considera que existe uma sobrevida nestas aeronaves que justifique sua modernização (quem sabe até a compra de mais umas unidades usadas).
Até lá quem sabre estes novos helos europeus já podem ter seu custo de aquisição bem reduzido, no mínimo uns US$ 15 milhões na versão básica.
Jet Crash®
- Vinicius Pimenta
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Os planos da MB não são de modernizar os Sea King. Essa hipótese só não foi totalmente descartada porque eles não sabe como vão ser os repasses de recursos do governo. Mas, se depender da MB, o EH-101 está a 10 cm de tocar no convôo do A12.
Vinicius Pimenta
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- talharim
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Srs,esses próximos 10 anos serao decisivos para a MB.
Logo que chegar a sua vez para receber verbas do governo para reequipamento a Marinha do Brasil terá definitivamente capacidade de operaçao em águas azuis...
Poderemos dizer com orgulho que temos a melhor marinha de guerra do hemisfério sul do globo terrestre (A Austrália que se dane!)
A MB já tem vários projetos engatilhados de substituiçao e modernizaçao de meios,quando chegarem as verbas já poderiam começar imediatamente.....................A MB serve de exemplo para as 2 outras FAs
EH-101 = Provável aquisiçao
Super Lynx 300 = Provável aquisiçao para complemento dos que já possuímos,necessidade clara com o aumento das escoltas...
Um terceiro heli poderia ser adquirido para utilizaçao exclusiva dos FN,um heli mais barato que poderiam ser Seahawks usados...
Logo que chegar a sua vez para receber verbas do governo para reequipamento a Marinha do Brasil terá definitivamente capacidade de operaçao em águas azuis...
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A MB já tem vários projetos engatilhados de substituiçao e modernizaçao de meios,quando chegarem as verbas já poderiam começar imediatamente.....................A MB serve de exemplo para as 2 outras FAs
EH-101 = Provável aquisiçao
Super Lynx 300 = Provável aquisiçao para complemento dos que já possuímos,necessidade clara com o aumento das escoltas...
Um terceiro heli poderia ser adquirido para utilizaçao exclusiva dos FN,um heli mais barato que poderiam ser Seahawks usados...
- Jet Crash®
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Vinicius Pimenta escreveu:Os planos da MB não são de modernizar os Sea King. Essa hipótese só não foi totalmente descartada porque eles não sabe como vão ser os repasses de recursos do governo. Mas, se depender da MB, o EH-101 está a 10 cm de tocar no convôo do A12.
Contraditória sua afirmação.
Para a aquisição de helos novos nesta categoria serão gastos centenas de milhões de dólares, pois estes helos europeus atualmente custam o mesmo que um caça. Um upgrade custará uma fração deste valor.
Justamente por não ter uma programação orçamentária é mais lógico que a MB opte pela modernização dos Sea King (porque este procedimento pode ser feito com remanejamento de recursos ao contrário da compra de material novo), algo que até pouco atrás ela desejava ardentemente.
Sendo a declaração acima um verdade absoluta não vejo como a MB planeje comprar um novo vetor sem a menor previsão de dotação orçamentária ficando como única opção a modernização da frota existente.
É o famoso "beco sem saída".
Jet Crash®
- Jet Crash®
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talharim escreveu:Um terceiro heli poderia ser adquirido para utilizaçao exclusiva dos FN,um heli mais barato que poderiam ser Seahawks usados...
Porque não um Super Lynx pelado, como já usado nas forças britânicas?
Os ingleses anunciaram o prosseguimento do desenvolvimento do Super Lynx em detrimento do NH-90 oferecido pela Eurocopter.
Mais vantajoso para a logística da MB.
Jet Crash®
- Plinio Jr
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A MB deverá adquirir novos hels na substituição dos Sea Kings, ela analisou as modernizações disponiveis no mercado e viu que as mesmas não trazem os resultados positivos esperados por ela, tanto que alguem poderia me dizer quem optou em modernizar suas aeronaves ??
Eu desconheço e com certeza a MB tbm pensou nisto.
O ideal seria um programa em conjunto com a FAB e EB na aquisição de hels, uma vez que as demais tbm pretendem adquirir novas unidades.
A FAB deseja adquirir Black Hamks, o EB tbm deseja adquirir novas unidades destes hels, poderia-se adquirir a versão naval SH-60 para MB, poderiamos ter grandes benefícios em termos financeiros, logisticos e de manutenção, mas pela visto, o desejo deles é o EH-101 , que com certeza é um forte candidato, mesmo pelos altos custos de aquisição e manutenção.
Eu desconheço e com certeza a MB tbm pensou nisto.
O ideal seria um programa em conjunto com a FAB e EB na aquisição de hels, uma vez que as demais tbm pretendem adquirir novas unidades.
A FAB deseja adquirir Black Hamks, o EB tbm deseja adquirir novas unidades destes hels, poderia-se adquirir a versão naval SH-60 para MB, poderiamos ter grandes benefícios em termos financeiros, logisticos e de manutenção, mas pela visto, o desejo deles é o EH-101 , que com certeza é um forte candidato, mesmo pelos altos custos de aquisição e manutenção.
- Jet Crash®
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Plinio Jr escreveu:A MB deverá adquirir novos hels na substituição dos Sea Kings, ela analisou as modernizações disponiveis no mercado e viu que as mesmas não trazem os resultados positivos esperados por ela, tanto que alguem poderia me dizer quem optou em modernizar suas aeronaves ??
Eu desconheço e com certeza a MB tbm pensou nisto.
O ideal seria um programa em conjunto com a FAB e EB na aquisição de hels, uma vez que as demais tbm pretendem adquirir novas unidades.
A FAB deseja adquirir Black Hamks, o EB tbm deseja adquirir novas unidades destes hels, poderia-se adquirir a versão naval SH-60 para MB, poderiamos ter grandes benefícios em termos financeiros, logisticos e de manutenção, mas pela visto, o desejo deles é o EH-101 , que com certeza é um forte candidato, mesmo pelos altos custos de aquisição e manutenção.
O problema é que o EH-101 é caro prá caramba, 27 milhões de Euros a unidade, este foi o preço pago pelos portugueses. O NH-90 é mais caro ainda chegando a US$ 35 milhões a unidade.
Sinceramente, do fundo do meu coração, eu não vejo a menor possibilidade da MB vir a adquirir um destes helos porque ela não tem dinheiro para isto.
Agora imagina se a MB por algum motivo consegue que o governo libere verbas para a compra destes helos. Imagine o ciúme que os comandos da FAB e do EB terão?
Pode parecer ridícula a declaração acima, mas você sabe que é a pura verdade. A FAB está magoada por causa do FX e o EB há tempos não vê um recurso extra que seja. O que será que eles vão fazer? Derrubar mais um ministro da defesa? Passar a rasteira no Zé?
O que vai acontecer é o seguinte. A MB vai recorrer ao FMS existindo a possibilidade dos EUA negarem o SH-60 se isto ocorrer eles certamente oferecerão alguns Sea King do deserto e a MB aceitará de bom grado além de modernizar toda sua frota, o que arrisco a dizer pode ser feito com menos de 1 NH-90 e meio.
E tem mais. Você já se esqueceu do lobbye da Eurocopter? Você acha que eles vão deixar a Agusta-Westland vender impunemente aqui? Eles vão arrumar um escandalo, vão movimentar toda sua folha de pagamento para evitar que isto ocorra.
Eles arrumaram a maior briga com o Ministério da Defesa da Inglaterra que preferiu dar prosseguimento ao desenvolvimento do Super Lynx a compra o NH-90. Imagina aqui em Cubanacam, digo Brasil.
Jet Crash®
- Vinicius Pimenta
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Jet Crash® escreveu:Vinicius Pimenta escreveu:Os planos da MB não são de modernizar os Sea King. Essa hipótese só não foi totalmente descartada porque eles não sabe como vão ser os repasses de recursos do governo. Mas, se depender da MB, o EH-101 está a 10 cm de tocar no convôo do A12.
Contraditória sua afirmação.
O que é contraditório? Não há nada contraditório! Entenda:
1- Os planos da MB não são de modernizar os Sea King! Já deram o que tinham que dar. Fato.
2- Isso só não foi completamente descartado porque não se sabe se haverá verbas para a compra de um modelo de helicóptero novo, seja qual for, não necessariamente o EH-101. Fato.
3- SE depender dela, ou seja, SE o governo der a possibilidade de escolha (pressupõe-se alocação de recursos), o favorito da MB é o EH-101. Informação não-oficial, é claro, mas essa informação é de lá de dentro.
Não vi contradição. Não falei que o EH-101 é caro, que é barato, se é bom, se é ruim, se a MB vai comprar, se não vai. Apenas disse que a modernização dos Sea King não é a opção da MB. A opção da MB é por uma aeronave nova, sendo o EH-101 o favorito internamente. Mas a MB não descarta a possibilidade de modernização porque sabe que o governo pode muito bem não disponibilizar os recursos. Aí a modernização seria o caminho mais possível, porém, longe do ideal.
Para a aquisição de helos novos nesta categoria serão gastos centenas de milhões de dólares, pois estes helos europeus atualmente custam o mesmo que um caça. Um upgrade custará uma fração deste valor.
E daí? Chega-se a um limite de evolução das células e a própria fadiga estrutural que pode levar a sérios riscos à operação. Lembre-se que a operação embarcada desgasta mais a estrutura de um modo geral. O upgrade é barato mas pode mostrar-se desvantajoso. Pode-se não conseguir prolongar a vida útil dessas células por um bom período. Um helo novo duraria pelo menos mais 25 anos.
Justamente por não ter uma programação orçamentária é mais lógico que a MB opte pela modernização dos Sea King (porque este procedimento pode ser feito com remanejamento de recursos ao contrário da compra de material novo), algo que até pouco atrás ela desejava ardentemente.
Ora, e é exatamente por isso que a MB não descartou a possibilidade de modernização!!!!! Mas ela continua desejando "ardentemente" um material novo.
Sendo a declaração acima um verdade absoluta não vejo como a MB planeje comprar um novo vetor sem a menor previsão de dotação orçamentária ficando como única opção a modernização da frota existente.
Porque planos existem. Primeiro se planeja. O governo não vai chegar e dar uma "mesada" de 3 bilhões e falar: "divirta-se". Primeiro se planeja, se vê quanto precisa e depois faz-se as correções de acordo com as possibilidades. Você já ouviu falar no PRM? Não há previsão orçamentária ainda. Falta a autorização do governo. O PFCEAB era um plano que foi aprovado e hoje só falta o F-X. Houve mudanças durante os anos mas basicamente o plano continua o mesmo. A MB planeja, deseja, vislumbra a compra de um novo vetor. SE, e somente SE, o governo não quiser/puder, aí parte-se para a modernização.
Vinicius Pimenta
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- Plinio Jr
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Você já se esqueceu do lobbye da Eurocopter? Você acha que eles vão deixar a Agusta-Westland vender impunemente aqui?
É bom lembrar que a MB trabalha com produtos da AugustaWestland há décadas e acredito que a mesma não deixe este programa virar o circo que virou o FX da FAB, lição que ficou para ser aprendida pelos demais.
É bom lembrar que a MB trabalha com produtos da AugustaWestland há décadas e acredito que a mesma não deixe este programa virar o circo que virou o FX da FAB, lição que ficou para ser aprendida pelos demais.