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#1 Mensagem por rodrigo » Qui Mar 03, 2005 10:44 am

Rombo da Varig cresce e chega a R$ 9,4 bilhões

São Paulo - A situação financeira e patrimonial da Varig é bem pior do que se imaginava. Documento "confidencial" intitulado "Reestruturação da Varig", ao qual o Estado teve acesso, mostra que o passivo total já atingia R$ 9,472 bilhões em 31 de dezembro. O número representa um crescimento de 39% no passivo em relação a 2003.

O documento trata apenas do passivo da empresa, com valores que diferem dos que constam nos balanços enviados à Comissão de Valores Mobiliários (CVM). No terceiro trimestre do ano passado, último balanço disponível, o passivo era de R$ 6,6 bilhões e vinha em ligeira queda. No trimestre anterior, era R$ 260 milhões maior. Caso o plano de reestruturação que está sendo elaborado pelo Unibanco, em conjunto com o Wald Advogados e a Trevisan Consultoria, seja levado adiante, haverá mais uma conta de R$ 500 milhões com rescisões e passivos trabalhistas, conforme o documento. O plano prevê demissão de todos os 11,5 mil funcionários e a recontratação de parte deles numa nova Varig, que ficaria blindada de todo o passivo.

´Esqueletos´ à bordo - Apesar da magnitude dos valores, ainda assim eles parecem não dizer tudo. O texto abre com uma "Nota de Ressalva" em que Unibanco, Wald Advogados e Trevisan advertem que não se responsabilizam nem pela exatidão nem pela veracidade dos números elaborados "com base e como resultado de informações fornecidas pelos administradores do Grupo Varig e fontes públicas, sem qualquer verificação independente". Com isso, sugerem a existência de "esqueletos", o principal fator que explica o salto do passivo em 2004.

O porta-voz da Varig, João Zacharias, afirma que, oficialmente, a empresa desconhece a existência do documento, que tem a chancela do Unibanco, do Wald e da Trevisan Consultoria. Diz, ainda, que não comenta os números nele contidos nem sua eventual atualização, porque o balanço de 31 de dezembro de 2004 ainda não foi encaminhado à CVM.

http://www11.estadao.com.br/economia/noticias/2005/mar/03/18.htm




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#2 Mensagem por ferrol » Qui Mar 03, 2005 11:25 am

Estaba a Iberia interesada por Varig desde había algún tempo. Para voltar a entrar en latinoamérica, despois do fracaso de Aerolineas Argentinas, tiñan pensado en Varig ou en AeroMéxico, pero desde hai algún tempo se centraron na mexicana, debido á mala situación da brasileña.

De todos xeitos, esperemos que se recupere destes malos tempos. Despois do 11-S, a aviación comercial sufríu moito, pero xa se está a recuperar pouco a pouco...

Un saúdo.




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#3 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qui Mar 03, 2005 12:15 pm

Nesse aspecto, a nossa TAP tem passado por melhores momentos, depois de há uns anos ter estado virtualmente falida.

Chegou a integrar o grupo liderado pela Swissair, e acabou por ser esta a falir como a outra empresa grande do grupo - a SABENA.

A TAP, sob a gestão do brasileiro Fernando Pinto, antigo quadro da VARIG acabou por conseguir acordos de empresa com os trabalhadores, com ordenados congelados, mas com bons resultados de gestão, e segurou a empresa.

E agora até conta com o apoio dos trabalhadores de terra e do ar da Companhia.

Durante o governo de Durão Barroso, colocaram a presidir à empresa um comissário político profissional que tentou destruir o trabalho de Fernando Pinto, como é timbre dos gestores públicos portugueses que vão de empresa pública em empresa pública a ganhar o quádruplo dos ministros e a deixarem essas empresas financeiramente de rastos.

Quem saiu a mal foi Cardoso e Cunha, o tal gestor profissional, dos que tanto são colocados à frete de uma empresa de petróleos, como 3 anos depois estão à frente dos caminhos de ferro, e a seguir são colocados nos correios, ou na RTP.

E se o Estado lhes rescindir a comissão de serviço, têm direito a indeminizaçõpes ao nível das dos grandes futebolistas.

Assim vai Portugal.

No fundo, e sem exagero, a TAP é hoje uma ilha de boas contas e algum lucro, no panorama mundial.




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#4 Mensagem por P44 » Qui Mar 03, 2005 12:37 pm

Acho que é já no próximo dia 14 de Março que a TAP adere "oficialmente" á STAR ALLIANCE (de que a Varig também faz parte :? )

Quanto ao Cardoso e Cunha, palavras para quê? É um "artista" português... :(




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#5 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qui Mar 03, 2005 12:57 pm

Quanto ao Cardoso e Cunha, palavras para quê? É um "artista" português...


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#6 Mensagem por Slip Junior » Sáb Mar 05, 2005 4:29 pm

Fechada a venda da Varig!

Foi finalmente assinado o pré-acordo da venda da Varig ao grupo português Pestana, com respaldo do Banco Português de Negócios. Com isso, chega a bom termo a novela, garantindo-se a continuidade da empresa que tantos motivos de orgulho já deu ao país. E importante: assegurando os empregos de milhares de aeroviários. Louve-se a atuação do ministro da Defesa, o vice-presidente José Alencar, pela sua visão e grande habilidade na condução das negociações. Os portugueses apenas aguardam que seja feito o encontro de contas - a Varig deve R$ 2,5 bilhões ao Governo Brasileiro, enquanto este deve à Varig R$ 2,5 bilhões - para fazer o pagamento de quinhentos milhões de euros concretizando a compra. O Grupo Pestana deterá o controle da empresa aérea, com 55%, a Fundação Rubem Berta permanecerá nela com 20% e os demais sócios serão a Boeing e a General Electric, fabricantes de aviões...
Em tempo: uma das exigências feitas por Lula para a venda foi de que a nova Varig promova um vôo diário Brasil-China. O que ficou acertado...


Fonte: JB via NOTIMP/FAB.

Abraços




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#7 Mensagem por pt » Sáb Mar 05, 2005 4:31 pm

Isso não será noticia de primeiro de Abril :shock: :shock: :?:




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#8 Mensagem por VICTOR » Sáb Mar 05, 2005 4:32 pm

Rui Elias Maltez escreveu:Nesse aspecto, a nossa TAP tem passado por melhores momentos, depois de há uns anos ter estado virtualmente falida.

Chegou a integrar o grupo liderado pela Swissair, e acabou por ser esta a falir como a outra empresa grande do grupo - a SABENA.

A TAP, sob a gestão do brasileiro Fernando Pinto, antigo quadro da VARIG acabou por conseguir acordos de empresa com os trabalhadores, com ordenados congelados, mas com bons resultados de gestão, e segurou a empresa.

E agora até conta com o apoio dos trabalhadores de terra e do ar da Companhia.

Durante o governo de Durão Barroso, colocaram a presidir à empresa um comissário político profissional que tentou destruir o trabalho de Fernando Pinto, como é timbre dos gestores públicos portugueses que vão de empresa pública em empresa pública a ganhar o quádruplo dos ministros e a deixarem essas empresas financeiramente de rastos.

Quem saiu a mal foi Cardoso e Cunha, o tal gestor profissional, dos que tanto são colocados à frete de uma empresa de petróleos, como 3 anos depois estão à frente dos caminhos de ferro, e a seguir são colocados nos correios, ou na RTP.

E se o Estado lhes rescindir a comissão de serviço, têm direito a indeminizaçõpes ao nível das dos grandes futebolistas.

Assim vai Portugal.

No fundo, e sem exagero, a TAP é hoje uma ilha de boas contas e algum lucro, no panorama mundial.

A TAP tem algo de estatal ou é privada?




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#9 Mensagem por P44 » Sáb Mar 05, 2005 4:40 pm

Fechada a venda da Varig!

Foi finalmente assinado o pré-acordo da venda da Varig ao grupo português Pestana, com respaldo do Banco Português de Negócios]

:?: :?: :?: :?: :?: :?:

QUE?
Essa para mim é nova!!!!! Ainda não ouvi nada em Portugal!!!!!! :shock:




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#10 Mensagem por P44 » Sáb Mar 05, 2005 4:46 pm

Slip Junior escreveu:Fechada a venda da Varig!

Foi finalmente assinado o pré-acordo da venda da Varig ao grupo português Pestana, com respaldo do Banco Português de Negócios. Com isso, chega a bom termo a novela, garantindo-se a continuidade da empresa que tantos motivos de orgulho já deu ao país. E importante: assegurando os empregos de milhares de aeroviários. Louve-se a atuação do ministro da Defesa, o vice-presidente José Alencar, pela sua visão e grande habilidade na condução das negociações. Os portugueses apenas aguardam que seja feito o encontro de contas - a Varig deve R$ 2,5 bilhões ao Governo Brasileiro, enquanto este deve à Varig R$ 2,5 bilhões - para fazer o pagamento de quinhentos milhões de euros concretizando a compra. O Grupo Pestana deterá o controle da empresa aérea, com 55%, a Fundação Rubem Berta permanecerá nela com 20% e os demais sócios serão a Boeing e a General Electric, fabricantes de aviões...
Em tempo: uma das exigências feitas por Lula para a venda foi de que a nova Varig promova um vôo diário Brasil-China. O que ficou acertado...


Fonte: JB via NOTIMP/FAB.

Abraços


:? Em Portugal NINGUÉM SABE DE NADA :!: :!: :!:

ISSO NÂO È PIADA??????????????? :?: :oops:




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#11 Mensagem por FinkenHeinle » Sáb Mar 05, 2005 5:56 pm

pt escreveu:Isso não será noticia de primeiro de Abril :shock: :shock: :?:


P44 escreveu: :? Em Portugal NINGUÉM SABE DE NADA :!: :!: :!:

ISSO NÂO È PIADA??????????????? :?: :oops:


Antes Fosse!

Antes a Varig fosse à bancarrota, do que ser vendida dessa maneira...




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#12 Mensagem por Rui Elias Maltez » Seg Mar 07, 2005 11:33 am

VICTOR:

A TAP já foi empresa pública e agora é uma Sociedade Anónima, mas de capitais exclusivamente públicos.

Ou seja:

Na prática continua sob a alçada do Estado Português, o que não a impede de manter uma filosofia de empresa privada, no que respeita à sua operação comercial.

Recentemente apenas uma parte da Companhia, que foi o do handling de terra foi privatizado.

As rotas que mantém são eminentemente comerciais, e apenas um ou outra para África se mantém, por motivações de estratégia política.
_____________

Quanto à VARIG passar para o Grupo Pestana, eu não sei de nada.

Isso é mesmo assim ou trata-se de boato??? :shock:

É que com os interesses que o Grupo Pestana tem no Brasil, qualquer dia será a VARIG a explorar a totalidade das rotas entre Lisboa e o Brasil, e a TAP ficará a ver navios. :?



FROTA DA TAP:

A frota da TAP-Air Portugal é constituída actualmente por 4 Airbus A-340, 5 Airbus A-310, 2 Airbus A-321, 8 Airbus A-320 e 16 Airbus A-319.

Para o Brasil tem voos regulares de Lisboa para S. Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Salvador, Natal e Fortaleza.

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#13 Mensagem por Rui Elias Maltez » Seg Mar 07, 2005 11:35 am

VICTOR:

A TAP já foi empresa pública e agora é uma Sociedade Anónima, mas de capitais exclusivamente públicos.

Ou seja:

Na prática continua sob a alçada do Estado Português, o que não a impede de manter uma filosofia de empresa privada, no que respeita à sua operação comercial.

Recentemente apenas uma parte da Companhia, que foi o do handling de terra foi privatizado.

As rotas que mantém são eminentemente comerciais, e apenas um ou outra para África se mantém, por motivações de estratégia política.
_____________

Quanto à VARIG passar para o Grupo Pestana, eu não sei de nada.

Isso é mesmo assim ou trata-se de boato??? :shock:

É que com os interesses que o Grupo Pestana tem no Brasil, qualquer dia será a VARIG a explorar a totalidade das rotas entre Lisboa e o Brasil, e a TAP ficará a ver navios. :?



FROTA DA TAP:

A frota da TAP-Air Portugal é constituída actualmente por 4 Airbus A-340, 5 Airbus A-310, 2 Airbus A-321, 8 Airbus A-320 e 16 Airbus A-319.

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#14 Mensagem por FinkenHeinle » Seg Mar 07, 2005 6:28 pm

Rui Elias Maltez escreveu:Quanto à VARIG passar para o Grupo Pestana, eu não sei de nada.

Isso é mesmo assim ou trata-se de boato???


Espero mesmo que seja apenas boato...




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#15 Mensagem por fredom » Seg Mar 07, 2005 9:03 pm

parece que segundo o codigo de aviacao civil, somente 20% de uma empresa aerea brasileira pode ter capital extrangeiro o que de certa forma torna essa materia -como varias que a gente ja viu - falsa. Existe um projeto de lei que permite a venda de 49% do capital da empresa, mas ela ainda nao foi votada.




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