VARIG
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- rodrigo
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VARIG
Rombo da Varig cresce e chega a R$ 9,4 bilhões
São Paulo - A situação financeira e patrimonial da Varig é bem pior do que se imaginava. Documento "confidencial" intitulado "Reestruturação da Varig", ao qual o Estado teve acesso, mostra que o passivo total já atingia R$ 9,472 bilhões em 31 de dezembro. O número representa um crescimento de 39% no passivo em relação a 2003.
O documento trata apenas do passivo da empresa, com valores que diferem dos que constam nos balanços enviados à Comissão de Valores Mobiliários (CVM). No terceiro trimestre do ano passado, último balanço disponível, o passivo era de R$ 6,6 bilhões e vinha em ligeira queda. No trimestre anterior, era R$ 260 milhões maior. Caso o plano de reestruturação que está sendo elaborado pelo Unibanco, em conjunto com o Wald Advogados e a Trevisan Consultoria, seja levado adiante, haverá mais uma conta de R$ 500 milhões com rescisões e passivos trabalhistas, conforme o documento. O plano prevê demissão de todos os 11,5 mil funcionários e a recontratação de parte deles numa nova Varig, que ficaria blindada de todo o passivo.
´Esqueletos´ à bordo - Apesar da magnitude dos valores, ainda assim eles parecem não dizer tudo. O texto abre com uma "Nota de Ressalva" em que Unibanco, Wald Advogados e Trevisan advertem que não se responsabilizam nem pela exatidão nem pela veracidade dos números elaborados "com base e como resultado de informações fornecidas pelos administradores do Grupo Varig e fontes públicas, sem qualquer verificação independente". Com isso, sugerem a existência de "esqueletos", o principal fator que explica o salto do passivo em 2004.
O porta-voz da Varig, João Zacharias, afirma que, oficialmente, a empresa desconhece a existência do documento, que tem a chancela do Unibanco, do Wald e da Trevisan Consultoria. Diz, ainda, que não comenta os números nele contidos nem sua eventual atualização, porque o balanço de 31 de dezembro de 2004 ainda não foi encaminhado à CVM.
http://www11.estadao.com.br/economia/noticias/2005/mar/03/18.htm
São Paulo - A situação financeira e patrimonial da Varig é bem pior do que se imaginava. Documento "confidencial" intitulado "Reestruturação da Varig", ao qual o Estado teve acesso, mostra que o passivo total já atingia R$ 9,472 bilhões em 31 de dezembro. O número representa um crescimento de 39% no passivo em relação a 2003.
O documento trata apenas do passivo da empresa, com valores que diferem dos que constam nos balanços enviados à Comissão de Valores Mobiliários (CVM). No terceiro trimestre do ano passado, último balanço disponível, o passivo era de R$ 6,6 bilhões e vinha em ligeira queda. No trimestre anterior, era R$ 260 milhões maior. Caso o plano de reestruturação que está sendo elaborado pelo Unibanco, em conjunto com o Wald Advogados e a Trevisan Consultoria, seja levado adiante, haverá mais uma conta de R$ 500 milhões com rescisões e passivos trabalhistas, conforme o documento. O plano prevê demissão de todos os 11,5 mil funcionários e a recontratação de parte deles numa nova Varig, que ficaria blindada de todo o passivo.
´Esqueletos´ à bordo - Apesar da magnitude dos valores, ainda assim eles parecem não dizer tudo. O texto abre com uma "Nota de Ressalva" em que Unibanco, Wald Advogados e Trevisan advertem que não se responsabilizam nem pela exatidão nem pela veracidade dos números elaborados "com base e como resultado de informações fornecidas pelos administradores do Grupo Varig e fontes públicas, sem qualquer verificação independente". Com isso, sugerem a existência de "esqueletos", o principal fator que explica o salto do passivo em 2004.
O porta-voz da Varig, João Zacharias, afirma que, oficialmente, a empresa desconhece a existência do documento, que tem a chancela do Unibanco, do Wald e da Trevisan Consultoria. Diz, ainda, que não comenta os números nele contidos nem sua eventual atualização, porque o balanço de 31 de dezembro de 2004 ainda não foi encaminhado à CVM.
http://www11.estadao.com.br/economia/noticias/2005/mar/03/18.htm
"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."
João Guimarães Rosa
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- ferrol
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Estaba a Iberia interesada por Varig desde había algún tempo. Para voltar a entrar en latinoamérica, despois do fracaso de Aerolineas Argentinas, tiñan pensado en Varig ou en AeroMéxico, pero desde hai algún tempo se centraron na mexicana, debido á mala situación da brasileña.
De todos xeitos, esperemos que se recupere destes malos tempos. Despois do 11-S, a aviación comercial sufríu moito, pero xa se está a recuperar pouco a pouco...
Un saúdo.
De todos xeitos, esperemos que se recupere destes malos tempos. Despois do 11-S, a aviación comercial sufríu moito, pero xa se está a recuperar pouco a pouco...
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- Rui Elias Maltez
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Nesse aspecto, a nossa TAP tem passado por melhores momentos, depois de há uns anos ter estado virtualmente falida.
Chegou a integrar o grupo liderado pela Swissair, e acabou por ser esta a falir como a outra empresa grande do grupo - a SABENA.
A TAP, sob a gestão do brasileiro Fernando Pinto, antigo quadro da VARIG acabou por conseguir acordos de empresa com os trabalhadores, com ordenados congelados, mas com bons resultados de gestão, e segurou a empresa.
E agora até conta com o apoio dos trabalhadores de terra e do ar da Companhia.
Durante o governo de Durão Barroso, colocaram a presidir à empresa um comissário político profissional que tentou destruir o trabalho de Fernando Pinto, como é timbre dos gestores públicos portugueses que vão de empresa pública em empresa pública a ganhar o quádruplo dos ministros e a deixarem essas empresas financeiramente de rastos.
Quem saiu a mal foi Cardoso e Cunha, o tal gestor profissional, dos que tanto são colocados à frete de uma empresa de petróleos, como 3 anos depois estão à frente dos caminhos de ferro, e a seguir são colocados nos correios, ou na RTP.
E se o Estado lhes rescindir a comissão de serviço, têm direito a indeminizaçõpes ao nível das dos grandes futebolistas.
Assim vai Portugal.
No fundo, e sem exagero, a TAP é hoje uma ilha de boas contas e algum lucro, no panorama mundial.
Chegou a integrar o grupo liderado pela Swissair, e acabou por ser esta a falir como a outra empresa grande do grupo - a SABENA.
A TAP, sob a gestão do brasileiro Fernando Pinto, antigo quadro da VARIG acabou por conseguir acordos de empresa com os trabalhadores, com ordenados congelados, mas com bons resultados de gestão, e segurou a empresa.
E agora até conta com o apoio dos trabalhadores de terra e do ar da Companhia.
Durante o governo de Durão Barroso, colocaram a presidir à empresa um comissário político profissional que tentou destruir o trabalho de Fernando Pinto, como é timbre dos gestores públicos portugueses que vão de empresa pública em empresa pública a ganhar o quádruplo dos ministros e a deixarem essas empresas financeiramente de rastos.
Quem saiu a mal foi Cardoso e Cunha, o tal gestor profissional, dos que tanto são colocados à frete de uma empresa de petróleos, como 3 anos depois estão à frente dos caminhos de ferro, e a seguir são colocados nos correios, ou na RTP.
E se o Estado lhes rescindir a comissão de serviço, têm direito a indeminizaçõpes ao nível das dos grandes futebolistas.
Assim vai Portugal.
No fundo, e sem exagero, a TAP é hoje uma ilha de boas contas e algum lucro, no panorama mundial.
- P44
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- Rui Elias Maltez
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- Slip Junior
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Fechada a venda da Varig!
Foi finalmente assinado o pré-acordo da venda da Varig ao grupo português Pestana, com respaldo do Banco Português de Negócios. Com isso, chega a bom termo a novela, garantindo-se a continuidade da empresa que tantos motivos de orgulho já deu ao país. E importante: assegurando os empregos de milhares de aeroviários. Louve-se a atuação do ministro da Defesa, o vice-presidente José Alencar, pela sua visão e grande habilidade na condução das negociações. Os portugueses apenas aguardam que seja feito o encontro de contas - a Varig deve R$ 2,5 bilhões ao Governo Brasileiro, enquanto este deve à Varig R$ 2,5 bilhões - para fazer o pagamento de quinhentos milhões de euros concretizando a compra. O Grupo Pestana deterá o controle da empresa aérea, com 55%, a Fundação Rubem Berta permanecerá nela com 20% e os demais sócios serão a Boeing e a General Electric, fabricantes de aviões...
Em tempo: uma das exigências feitas por Lula para a venda foi de que a nova Varig promova um vôo diário Brasil-China. O que ficou acertado...
Fonte: JB via NOTIMP/FAB.
Abraços
Foi finalmente assinado o pré-acordo da venda da Varig ao grupo português Pestana, com respaldo do Banco Português de Negócios. Com isso, chega a bom termo a novela, garantindo-se a continuidade da empresa que tantos motivos de orgulho já deu ao país. E importante: assegurando os empregos de milhares de aeroviários. Louve-se a atuação do ministro da Defesa, o vice-presidente José Alencar, pela sua visão e grande habilidade na condução das negociações. Os portugueses apenas aguardam que seja feito o encontro de contas - a Varig deve R$ 2,5 bilhões ao Governo Brasileiro, enquanto este deve à Varig R$ 2,5 bilhões - para fazer o pagamento de quinhentos milhões de euros concretizando a compra. O Grupo Pestana deterá o controle da empresa aérea, com 55%, a Fundação Rubem Berta permanecerá nela com 20% e os demais sócios serão a Boeing e a General Electric, fabricantes de aviões...
Em tempo: uma das exigências feitas por Lula para a venda foi de que a nova Varig promova um vôo diário Brasil-China. O que ficou acertado...
Fonte: JB via NOTIMP/FAB.
Abraços
- VICTOR
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Rui Elias Maltez escreveu:Nesse aspecto, a nossa TAP tem passado por melhores momentos, depois de há uns anos ter estado virtualmente falida.
Chegou a integrar o grupo liderado pela Swissair, e acabou por ser esta a falir como a outra empresa grande do grupo - a SABENA.
A TAP, sob a gestão do brasileiro Fernando Pinto, antigo quadro da VARIG acabou por conseguir acordos de empresa com os trabalhadores, com ordenados congelados, mas com bons resultados de gestão, e segurou a empresa.
E agora até conta com o apoio dos trabalhadores de terra e do ar da Companhia.
Durante o governo de Durão Barroso, colocaram a presidir à empresa um comissário político profissional que tentou destruir o trabalho de Fernando Pinto, como é timbre dos gestores públicos portugueses que vão de empresa pública em empresa pública a ganhar o quádruplo dos ministros e a deixarem essas empresas financeiramente de rastos.
Quem saiu a mal foi Cardoso e Cunha, o tal gestor profissional, dos que tanto são colocados à frete de uma empresa de petróleos, como 3 anos depois estão à frente dos caminhos de ferro, e a seguir são colocados nos correios, ou na RTP.
E se o Estado lhes rescindir a comissão de serviço, têm direito a indeminizaçõpes ao nível das dos grandes futebolistas.
Assim vai Portugal.
No fundo, e sem exagero, a TAP é hoje uma ilha de boas contas e algum lucro, no panorama mundial.
A TAP tem algo de estatal ou é privada?
- P44
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- P44
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Slip Junior escreveu:Fechada a venda da Varig!
Foi finalmente assinado o pré-acordo da venda da Varig ao grupo português Pestana, com respaldo do Banco Português de Negócios. Com isso, chega a bom termo a novela, garantindo-se a continuidade da empresa que tantos motivos de orgulho já deu ao país. E importante: assegurando os empregos de milhares de aeroviários. Louve-se a atuação do ministro da Defesa, o vice-presidente José Alencar, pela sua visão e grande habilidade na condução das negociações. Os portugueses apenas aguardam que seja feito o encontro de contas - a Varig deve R$ 2,5 bilhões ao Governo Brasileiro, enquanto este deve à Varig R$ 2,5 bilhões - para fazer o pagamento de quinhentos milhões de euros concretizando a compra. O Grupo Pestana deterá o controle da empresa aérea, com 55%, a Fundação Rubem Berta permanecerá nela com 20% e os demais sócios serão a Boeing e a General Electric, fabricantes de aviões...
Em tempo: uma das exigências feitas por Lula para a venda foi de que a nova Varig promova um vôo diário Brasil-China. O que ficou acertado...
Fonte: JB via NOTIMP/FAB.
Abraços
Em Portugal NINGUÉM SABE DE NADA
ISSO NÂO È PIADA???????????????
Triste sina ter nascido português
- FinkenHeinle
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pt escreveu:Isso não será noticia de primeiro de Abril
P44 escreveu: Em Portugal NINGUÉM SABE DE NADA
ISSO NÂO È PIADA???????????????
Antes Fosse!
Antes a Varig fosse à bancarrota, do que ser vendida dessa maneira...
Atte.
André R. Finken Heinle
"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
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- Rui Elias Maltez
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VICTOR:
A TAP já foi empresa pública e agora é uma Sociedade Anónima, mas de capitais exclusivamente públicos.
Ou seja:
Na prática continua sob a alçada do Estado Português, o que não a impede de manter uma filosofia de empresa privada, no que respeita à sua operação comercial.
Recentemente apenas uma parte da Companhia, que foi o do handling de terra foi privatizado.
As rotas que mantém são eminentemente comerciais, e apenas um ou outra para África se mantém, por motivações de estratégia política.
_____________
Quanto à VARIG passar para o Grupo Pestana, eu não sei de nada.
Isso é mesmo assim ou trata-se de boato???
É que com os interesses que o Grupo Pestana tem no Brasil, qualquer dia será a VARIG a explorar a totalidade das rotas entre Lisboa e o Brasil, e a TAP ficará a ver navios.
FROTA DA TAP:
A frota da TAP-Air Portugal é constituída actualmente por 4 Airbus A-340, 5 Airbus A-310, 2 Airbus A-321, 8 Airbus A-320 e 16 Airbus A-319.
Para o Brasil tem voos regulares de Lisboa para S. Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Salvador, Natal e Fortaleza.
A TAP já foi empresa pública e agora é uma Sociedade Anónima, mas de capitais exclusivamente públicos.
Ou seja:
Na prática continua sob a alçada do Estado Português, o que não a impede de manter uma filosofia de empresa privada, no que respeita à sua operação comercial.
Recentemente apenas uma parte da Companhia, que foi o do handling de terra foi privatizado.
As rotas que mantém são eminentemente comerciais, e apenas um ou outra para África se mantém, por motivações de estratégia política.
_____________
Quanto à VARIG passar para o Grupo Pestana, eu não sei de nada.
Isso é mesmo assim ou trata-se de boato???
É que com os interesses que o Grupo Pestana tem no Brasil, qualquer dia será a VARIG a explorar a totalidade das rotas entre Lisboa e o Brasil, e a TAP ficará a ver navios.
FROTA DA TAP:
A frota da TAP-Air Portugal é constituída actualmente por 4 Airbus A-340, 5 Airbus A-310, 2 Airbus A-321, 8 Airbus A-320 e 16 Airbus A-319.
Para o Brasil tem voos regulares de Lisboa para S. Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Salvador, Natal e Fortaleza.
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A TAP já foi empresa pública e agora é uma Sociedade Anónima, mas de capitais exclusivamente públicos.
Ou seja:
Na prática continua sob a alçada do Estado Português, o que não a impede de manter uma filosofia de empresa privada, no que respeita à sua operação comercial.
Recentemente apenas uma parte da Companhia, que foi o do handling de terra foi privatizado.
As rotas que mantém são eminentemente comerciais, e apenas um ou outra para África se mantém, por motivações de estratégia política.
_____________
Quanto à VARIG passar para o Grupo Pestana, eu não sei de nada.
Isso é mesmo assim ou trata-se de boato???
É que com os interesses que o Grupo Pestana tem no Brasil, qualquer dia será a VARIG a explorar a totalidade das rotas entre Lisboa e o Brasil, e a TAP ficará a ver navios.
FROTA DA TAP:
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Para o Brasil tem voos regulares de Lisboa para S. Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Salvador, Natal e Fortaleza.
A TAP já foi empresa pública e agora é uma Sociedade Anónima, mas de capitais exclusivamente públicos.
Ou seja:
Na prática continua sob a alçada do Estado Português, o que não a impede de manter uma filosofia de empresa privada, no que respeita à sua operação comercial.
Recentemente apenas uma parte da Companhia, que foi o do handling de terra foi privatizado.
As rotas que mantém são eminentemente comerciais, e apenas um ou outra para África se mantém, por motivações de estratégia política.
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Quanto à VARIG passar para o Grupo Pestana, eu não sei de nada.
Isso é mesmo assim ou trata-se de boato???
É que com os interesses que o Grupo Pestana tem no Brasil, qualquer dia será a VARIG a explorar a totalidade das rotas entre Lisboa e o Brasil, e a TAP ficará a ver navios.
FROTA DA TAP:
A frota da TAP-Air Portugal é constituída actualmente por 4 Airbus A-340, 5 Airbus A-310, 2 Airbus A-321, 8 Airbus A-320 e 16 Airbus A-319.
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Rui Elias Maltez escreveu:Quanto à VARIG passar para o Grupo Pestana, eu não sei de nada.
Isso é mesmo assim ou trata-se de boato???
Espero mesmo que seja apenas boato...
Atte.
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"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
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parece que segundo o codigo de aviacao civil, somente 20% de uma empresa aerea brasileira pode ter capital extrangeiro o que de certa forma torna essa materia -como varias que a gente ja viu - falsa. Existe um projeto de lei que permite a venda de 49% do capital da empresa, mas ela ainda nao foi votada.